[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Vi exatamente esses vídeos, vou tentar fazer esse pbo do vídeo que mencionou, achei que 85w seria pouco, mas verificando aqui no jogo é mais ou menos a w que esta chegando.
Possuo hoje um watercooler da coolermaster (Cooler Master MasterLiquid ML120L), não possuo ar condicionado e acredito que minha temperatura ambiente deva ser uns 30 graus mesmo na parte da noite com esse calor surreal, possuo muitos móveis de madeira e isso esquenta bastante o quarto.
Existe alguma matemática de diferença entre o ambiente vs temperatura do processador?
Rapaz, esse cálculo entre a temperatura ambiente externa (na rua), a interna (dentro do escritório/quarto) e o que rola dentro do gabinete é um pouco complexo e provavelmente não será muito preciso mas tendo em vista as temperaturas altíssimas na maior parte do BR nos últimos dias temos que dar um desconto.

Pessoalmente não recomendo WCs em geral e muito menos de 120mm para processadores mais esquentados como o 7700x mas se após os tweaks via PBO tiver ficado legal acho que dá pra seguir o baile sem se preocupar com isso por ora, quando tiver um tempo ($) acho que vale a pena investir em um modelo de 240 ou 280mm pra ficar mais tranquilo.

Vi exatamente esses vídeos, vou tentar fazer esse pbo do vídeo que mencionou, achei que 85w seria pouco, mas verificando aqui no jogo é mais ou menos a w que esta chegando.
Possuo hoje um watercooler da coolermaster (Cooler Master MasterLiquid ML120L), não possuo ar condicionado e acredito que minha temperatura ambiente deva ser uns 30 graus mesmo na parte da noite com esse calor surreal, possuo muitos móveis de madeira e isso esquenta bastante o quarto.
Existe alguma matemática de diferença entre o ambiente vs temperatura do processador?
Não tem um cálculo exato e provavelmente nem encontra testes assim já que depende basicamente de um user casual que tenha termômetro se ligar nessas coisas, grandes sites de testes geralmente padronizam por volta de 21c~, mas dizendo pelo que vejo aqui no meu termômetro parece ser algo bem próximo de 1:1 o aumento nas temps de CPU/GPU com a temp ambiente, quando testei a GPU com 290w e 22c temp ambiente ela ficou 56c de média na GPU e 68c no hotspot, agora com 34c ambiente tava ficando próximo dos 69c de GPU e 82c hotspot, não é uma precisão absurda mas foi bem próximo de 1:1 aqui, isso usando os fans em rotação fixa de 50% pra não ter essa variável, já que no modo auto possivelmente vai rodar com o fan mais baixo e vai influenciar o resultado exato

EDIT: Só uma correção, no modo auto possivelmente vai rodar em rpm mais baixo em temp ambiente mais baixa e rpm mais alto em temp ambiente mais alta pra compensar, então a única forma de testar a influencia da temp ambiente na temp do hardware de forma correta é padronizar usando o mesmo rpm de fan em ambas as situações

Última edição:
isso usando os fans em rotação fixa de 50% pra não ter essa variável, já que no modo auto possivelmente vai rodar com o fan mais baixo e vai influenciar o resultado exato
Excelente ponto, por padrão os componentes tem uma curva de funcionamento dos coolers justamente para compensar essa variação na temperatura ambiente.

Minha mobo tem 2 sensores externos de temperatura que no momento estão posicionados na parte inferior do gabinete (perto da fonte) e outro praticamente no teto do gabinete (Full tower), a diferença entre eles costuma ficar na casa dos 5ºC mas isso não quer dizer muita coisa em relação à temperatura dos componentes em si que ficam posicionados entre esses sensores, na prática o de cima acaba pegando apenas o calor que ainda não foi eliminado do gabinete mas é uma boa referência para saber como está o setup geral de todos os fans.

Na próxima manutenção vou deslocar o sensor inferior mais pra fora do gabinete, assim -teoricamente- terei uma medição um pouco mais precisa da temperatura ambiente no escritório em si.

Gigabyte? Qual modelo (Aorus, Gaming, etc.) ?

Normalmente as diferenças não costumam ser gritantes mas existem, no caso da minha o que mudava da B650 Aorus Pro AX para a B650M Aorus Pro AX além do tamanho e do slot M.2 extra eram mais conectores de fans, mais sensores de temperatura (2 externos, inclusive), vrm mais parrudo e com mais fases, além do chipset de áudio e de rede que são diferentes também.

A tabela que um colega postou mais acima é bem útil pra fazer esse tipo de comparativo pois o site do fabricante é meio confuso às vezes, mas dá pra dizer que se a B650M em questão tiver o que vc precisa certamente será suficiente e te fará economizar uns trocados.
Perdão, acho que a dúvida não ficou clara, editei a mensagem e ficou pior ainda mas acho que entendi, segue os detalhes :

Seriam todas da MSI(Aorus) :
Placa Mãe Gigabyte B650m Aorus Elite vs Placa Mãe Gigabyte B650m Aorus Elite AX => Nesse caso, eu não havia entendido muito bem pelos sites de vendas e fabricante, achei um site comprador e ficou mais claro que o AX é com Wi-Fi.

A outra dúvida seria em relação a Placa Mãe Gigabyte B650M Aorus Elite (com ou sem AX) em relação a B650 Elite=> Nesse caso pelo que consegui finalmente entender pelo mesmo site, é que a mATX tem 2 ao invés de 3 slots m.2. Também, o número de portas USB 3.2 GEN 2 e 3.0 através de expansão , parece que não tem. Mas só isso.

a Aorus B650m , inclusive, vem com saída de audio spdf, algo que achei bem interessante. O modelo full atx não tem.

Rapaz, esse cálculo entre a temperatura ambiente externa (na rua), a interna (dentro do escritório/quarto) e o que rola dentro do gabinete é um pouco complexo e provavelmente não será muito preciso mas tendo em vista as temperaturas altíssimas na maior parte do BR nos últimos dias temos que dar um desconto.

Pessoalmente não recomendo WCs em geral e muito menos de 120mm para processadores mais esquentados como o 7700x mas se após os tweaks via PBO tiver ficado legal acho que dá pra seguir o baile sem se preocupar com isso por ora, quando tiver um tempo ($) acho que vale a pena investir em um modelo de 240 ou 280mm pra ficar mais tranquilo.
Não tem um cálculo exato e provavelmente nem encontra testes assim já que depende basicamente de um user casual que tenha termômetro se ligar nessas coisas, grandes sites de testes geralmente padronizam por volta de 21c~, mas dizendo pelo que vejo aqui no meu termômetro parece ser algo bem próximo de 1:1 o aumento nas temps de CPU/GPU com a temp ambiente, quando testei a GPU com 290w e 22c temp ambiente ela ficou 56c de média na GPU e 68c no hotspot, agora com 34c ambiente tava ficando próximo dos 69c de GPU e 82c hotspot, não é uma precisão absurda mas foi bem próximo de 1:1 aqui, isso usando os fans em rotação fixa de 50% pra não ter essa variável, já que no modo auto possivelmente vai rodar com o fan mais baixo e vai influenciar o resultado exato

EDIT: Só uma correção, no modo auto possivelmente vai rodar em rpm mais baixo em temp ambiente mais baixa e rpm mais alto em temp ambiente mais alta pra compensar, então a única forma de testar a influencia da temp ambiente na temp do hardware de forma correta é padronizar usando o mesmo rpm de fan em ambas as situações
Obrigado pela ajuda pessoal!
Realizei mais alguns testes aqui e estou tendo tela azul quando faço o teste do video enviado, mas acredito que os 80 graus sejam o confortáveis pra mim hahaha.
Não sei se vocês conseguem me ajudar, estou atualmente jogando CS2 e ele esta bem conhecido pelos bugs, anteriormente não possuia nada de crashs e atualmente venho tendo muitos crashs após a troca de máquina (anteriormente tinha um i5 9600k, bem mais fraco que o 7700x)
Ja fiz vários testes relacionados a stress test, fiz com o aida utilizando CPU, RAM, CACHE e GPU em uso 100%, pensando que seria alguma coisa relacionada a temperatura ou até mesmo potência da PSU, pois possuo a mesma de antes de 600w Gold Corsair.
Acreditam que seja algo relacionado ao pc ou realmente algo do jogo?

EDIT: Uma outra questão é: Vocês sabem dizer se existe diferença entre o XMP e EXPO, vi que a EXPO seria pra AMD, vocês recomendam qual?

EDIT2: Após alguns testes, percebi o motivo do erro que ja havia achado mas não estava acreditando...
Baixei um jogo que fosse mais pesado e que utilizasse melhor a CPU e GPU, e com isso teria como testar uma outra visão, então baixei o Remnant 2.
Logo após começar a testar, ele estava crashando, lembrei que sempre que crashava o cs, testava instalar novamente o mesmo drive da Nvidia (545.92, 2 atrás do atual).
Ou seja, instalei o mesmo driver que ja estava no computador e incrivelmente o Remant rodou liso por 30 minutos e cs rodou normal aqui também.
A pergunta que fica é: Seria possível quando o cs fecha, corromper algum arquivo do driver de vídeo?

Última edição:
É amigos. Definitivamente entrei pro time AM5.

Então sai o kit AM4
- Asus ROG STRIX X570-E Gaming
- Ryzen 9 3900x
- 2x8 DDR4 G.Skill 3600 (F4-3600C18D-16GTZRX)
F57-DF853-EA10-44-CE-AB61-DF28962-B4906.jpg

Entra o kit AM5
- Asus Prime X670E-Pro Wifi
- Ryzen 7 7800x3D
- 2x16 DDR5 XPG 6000CL30
84-AFE785-08-AA-4373-87-F6-1-ADAE6-D9-F5-DC.jpg

A ideia inicial era usar uma Asus STRIX B650-A que além de mais barata, acredito que supriria minha necessidade tranquilamente, porém estava em falta.

Acabei arriscando nessa prime pois a STRIX x670E-A acabava subindo significativamente o custo. Como preciso trocar a 970 guerreira, acabei optando por segurar essa diferença pra fazer upgrade na GPU.

É incrível a diferenca de acessórios e “mimos” nas caixas entre a ROG e a PRIME.

Domingo início a montagem da placa. Atualizar bios, montagem e etc. se tudo funcionar bem, show! Se der algum “BO” com as memórias aí vou cogitar fazer a troca pela B650 quando retornar os estoques.

Então sai o kit AM4
- Ryzen 9 3900x

Entra o kit AM5
- Ryzen 7 7800x3D
- 2x16 DDR5 XPG 6000CL30

A ideia inicial era usar uma Asus STRIX B650-A que além de mais barata, acredito que supriria minha necessidade tranquilamente, porém estava em falta.

Acabei arriscando nessa prime pois a STRIX x670E-A acabava subindo significativamente o custo. Como preciso trocar a 970 guerreira, acabei optando por segurar essa diferença pra fazer upgrade na GPU.

É incrível a diferenca de acessórios e “mimos” nas caixas entre a ROG e a PRIME.

Domingo início a montagem da placa. Atualizar bios, montagem e etc. se tudo funcionar bem, show! Se der algum “BO” com as memórias aí vou cogitar fazer a troca pela B650 quando retornar os estoques.
comprei minha MSI x670 pro... fico triste pela MSI nao ter a x670e carbon por aqui... talvez eu compre quando lançar...
minha config...

MSI x670 pro / 7800x3d / 2x 16gb[32gb] kingston fury renegade 5600mhz / MSI MPG a850g [850w] / lian li 011 dynamic evo / galahad II 360mm SL infinity b / 1tb nvme kingston KC3000 [por enquanto] 3x fans lian li sl infinity 120 [ainda sem placa de video... esperar lançar as 40 super e usar nos graficos integrados até la]

Então sai o kit AM4
- Ryzen 9 3900x

Entra o kit AM5
- Ryzen 7 7800x3D
- 2x16 DDR5 XPG 6000CL30

Tenho o mesmo kit de CPU e Mobo, achei bem interessante a Mobo, sai de uma X570 Tuf, gostei da prime pelo menos ter bios flashback, aquele click para remover a placa e os botoes para ligar a placa também, coisas que só as ROG tinham.

Aqui rodando o 7800x3D em stock ta tudo sussa.

Tenho o mesmo kit de CPU e Mobo, achei bem interessante a Mobo, sai de uma X570 Tuf, gostei da prime pelo menos ter bios flashback, aquele click para remover a placa e os botoes para ligar a placa também, coisas que só as ROG tinham.

Aqui rodando o 7800x3D em stock ta tudo sussa.
e outro detalhe... saída de vídeo no TYPE-C... to louco para comprar um munitor portatil e usar um único cabo para energia e vídeo no caso para monitor secundário

Perdão, acho que a dúvida não ficou clara, editei a mensagem e ficou pior ainda mas acho que entendi, segue os detalhes :

Seriam todas da MSI(Aorus) :
Placa Mãe Gigabyte B650m Aorus Elite vs Placa Mãe Gigabyte B650m Aorus Elite AX => Nesse caso, eu não havia entendido muito bem pelos sites de vendas e fabricante, achei um site comprador e ficou mais claro que o AX é com Wi-Fi.

A outra dúvida seria em relação a Placa Mãe Gigabyte B650M Aorus Elite (com ou sem AX) em relação a B650 Elite=> Nesse caso pelo que consegui finalmente entender pelo mesmo site, é que a mATX tem 2 ao invés de 3 slots m.2. Também, o número de portas USB 3.2 GEN 2 e 3.0 através de expansão , parece que não tem. Mas só isso.

a Aorus B650m , inclusive, vem com saída de audio spdf, algo que achei bem interessante. O modelo full atx não tem.
Então, entre essas Gigabyte eu iria na B650m Aorus Elite AX mas as diferenças entre elas são bem singelas e vc provavelmente vai ter que decidir pela mais adequada nesses detalhes (quantidade de slots M.2, S/PDIF, USB, etc.), esta planilha é bem útil e tem informações que vc não consegue encontrar com muita facilidade no site dos fabricantes, isso quando há.

Sugiro dar uma olhada nas MSI Mortar e Tomahawk também, não sei como estão os preços e disponibilidade no momento mas também são boas opções, com a vantagem dos 3 anos de garantia.

Sobre o Wi-Fi, particularmente não é algo que eu utilize mas é bom ter a alternativa para eventualidades, e também porque o módulo Wi-Fi adiciona bluetooth ao PC que pode ser útil para fones, controles, etc.

Não sei se vocês conseguem me ajudar, estou atualmente jogando CS2 e ele esta bem conhecido pelos bugs, anteriormente não possuia nada de crashs e atualmente venho tendo muitos crashs após a troca de máquina (anteriormente tinha um i5 9600k, bem mais fraco que o 7700x)
Ja fiz vários testes relacionados a stress test, fiz com o aida utilizando CPU, RAM, CACHE e GPU em uso 100%, pensando que seria alguma coisa relacionada a temperatura ou até mesmo potência da PSU, pois possuo a mesma de antes de 600w Gold Corsair.
Acreditam que seja algo relacionado ao pc ou realmente algo do jogo?
Se já estressou os componentes e nada aconteceu é mais provável que seja algo relacionado ao(s) jogo(s).

EDIT: Uma outra questão é: Vocês sabem dizer se existe diferença entre o XMP e EXPO, vi que a EXPO seria pra AMD, vocês recomendam qual?
Ambos são presets, no caso do EXPO são certificadas pela AMD e tem uma 'garantia extra' de compatibilidade e teoricamente performance ligeiramente melhor uma vez que o perfil tem alguns parâmetros extras, porém, já vi casos de gente passando apuro com memórias EXPO caríssimas enquanto eu tô feliz e contente usando memórias XMP quase de entrada, ou seja, roleta russa.

DIT2: Após alguns testes, percebi o motivo do erro que ja havia achado mas não estava acreditando...
Baixei um jogo que fosse mais pesado e que utilizasse melhor a CPU e GPU, e com isso teria como testar uma outra visão, então baixei o Remnant 2.
Logo após começar a testar, ele estava crashando, lembrei que sempre que crashava o cs, testava instalar novamente o mesmo drive da Nvidia (545.92, 2 atrás do atual).
Ou seja, instalei o mesmo driver que ja estava no computador e incrivelmente o Remant rodou liso por 30 minutos e cs rodou normal aqui também.
A pergunta que fica é: Seria possível quando o cs fecha, corromper algum arquivo do driver de vídeo?
Idem ao primeiro item, particularmente não tenho problemas com drivers Nvidia há muito tempo, de repente pode até ser algo relacionado à GPU mas tem que testar melhor.

Pessoal, fiz upgrade a alguns dias para um 7800x3D e B650E-E Strix Asus, e 2x16GB Lexar DDR5 6400Mhz CL32.
Instalei tudo ontem e estou tendo esse problema no StressTesd do Hwinfo64. Apenas quando marco Stress Cache e Stress System Memory.
Stress-Cache.jpg

Tambem acusou erro no teste de memoria do windows.
Imagem-do-Whats-App-de-2023-11-17-s-12-19-05-1bb5e062.jpg

Alguem sabe oq pode ser?

Pessoal, fiz upgrade a alguns dias para um 7800x3D e B650E-E Strix Asus, e 2x16GB Lexar DDR5 6400Mhz CL32.
Instalei tudo ontem e estou tendo esse problema no StressTesd do Hwinfo64. Apenas quando marco Stress Cache e Stress System Memory.
Stress-Cache.jpg

Tambem acusou erro no teste de memoria do windows.
Imagem-do-Whats-App-de-2023-11-17-s-12-19-05-1bb5e062.jpg

Alguem sabe oq pode ser?
Perfil XMP/EXPO ligado? Experimentou desativar pra ver se o problema também ocorre? Eu começaria por aí.

Bios está atualizada?

Perfil XMP/EXPO ligado? Experimentou desativar pra ver se o problema também ocorre? Eu começaria por aí.

Bios está atualizada?
Bios é a última, vou desabilitar o EXPO e retorno.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bios está atualizada?
Acertou na mosca. Desabilitei e passou no teste sem erro, agora preciso descobrir como fazer funcionar a 6400Mhz sem dar erro.
Vlw.

Última edição:
Acertou na mosca. Desabilitei e passou no teste sem erro, agora preciso descobrir como fazer funcionar a 6400Mhz sem dar erro.
Vlw.
Se puder postar as tensões talvez ajudaria, VDDIO/VSOC/VDDP/VDDG etc pra ter noção de como estão os valores, as vezes a mobo é muito conservadora (ou agressiva) em algum deles e talvez seja isso, e talvez tentar baixar pra 6200 ou 6000mhz e ver se continua dando erro

Se puder postar as tensões talvez ajudaria, VDDIO/VSOC/VDDP/VDDG etc pra ter noção de como estão os valores, as vezes a mobo é muito conservadora (ou agressiva) em algum deles e talvez seja isso, e talvez tentar baixar pra 6200 ou 6000mhz e ver se continua dando erro
Habilitei o DOCP II e baixei a frenquencia para 6000Mhz. Fiz um teste rapido e se manteve bem, vou deixar assim por enquanto, não estou com tempo pra ficar fazendo testes. Semana que vem dou uma olhada com mais tempo no youtube pra ver o que é possivel fazer.
Obrigado.

Habilitei o DOCP II e baixei a frenquencia para 6000Mhz. Fiz um teste rapido e se manteve bem, vou deixar assim por enquanto, não estou com tempo pra ficar fazendo testes. Semana que vem dou uma olhada com mais tempo no youtube pra ver o que é possivel fazer.
Obrigado.
IMC dos Ryzen 7000 oficialmente suporta apenas DDR5-5200, mesmo 6000MT/s não é garantido em todo sistema (além de poder aumentar o tempo de boot) e já estaria satisfeito se o sistema ficar estável nessa frequência. Eu sou meio conservador e considero um overclock agressivo, se fosse partir para AM5, rodaria no máximo memória de 5600MT/s a fim de reduzir a degradação da CPU a longo prazo.

IMC dos Ryzen 7000 oficialmente suporta apenas DDR5-5200, mesmo 6000MT/s não é garantido em todo sistema (além de poder aumentar o tempo de boot) e já estaria satisfeito se o sistema ficar estável nessa frequência. Eu sou meio conservador e considero um overclock agressivo, se fosse partir para AM5, rodaria no máximo memória de 5600MT/s a fim de reduzir a degradação da CPU a longo prazo.
Acredita que exista possibilidade de melhora em futuras atualizações de BIOS?

Recentemente uma atualização do AGESA melhorou a estabilidade e compatibilidade com memórias de frequência mais alta, mas dependendo da CPU, mobo ou memória, não tem muito o que fazer. 6000MT/s já é considerado o "ponto doce" de desempenho e estabilidade dos Ryzen 7000. Se está estável nesse clock eu nem perderia tempo alterando timings e testando estabilidade por horas e horas, pra no final obter um aumento desprezível de desempenho que não vai ser percebido na prática, melhor investir esse tempo jogando hehe.

É possível, tempinho atrás teve uma melhora bem significativa nos clocks máximos com um AGESA novo se não me engano, mas o 7800x3D é um CPU que vai se beneficiar menos de OC de memórias e mesmo rodando a "só" 5600/6000mhz dá pra ter resultado super próximo de clocks bem mais altos já que com a frequência menor dá pra conseguir timings menores geralmente e também dá pra rodar em tensões mais baixas, se for no OC.net tem bastante gente rodando a 7000-8000mhz mas eu sinceramente nem esquentaria tanto com isso, e se quiser o melhor do melhor você precisa obrigatoriamente tunar manualmente também que nem todo mundo tem saco, no final das contas qualquer ganho ou perda vai ser mínimo

Recentemente uma atualização do AGESA melhorou a estabilidade e compatibilidade com memórias de frequência mais alta, mas dependendo da CPU, mobo ou memória, não tem muito o que fazer. 6000MT/s já é considerado o "ponto doce" de desempenho e estabilidade dos Ryzen 7000. Se está estável nesse clock eu nem perderia tempo alterando timings e testando estabilidade por horas e horas, pra no final obter um aumento desprezível de desempenho que não vai ser percebido na prática, melhor investir esse tempo jogando hehe.
é ajuste no AGESA, tem memória que roda fino com clocks altíssimos e temporizações apertadíssimas, geralmente as de 16GB e algumas de 32GB. Também ocorre downgrade quando um pessoal estava conseguindo no 1.0.0.7c 128GB com 6000MTs e no 1.0.8.0 caiu para 4800MTs chorados, se apertava qualquer coisa já dava pane. E verificando entre alguns fabricantes de placa-mãe, não há uma correspondência direta, ou seja, a Asus pode dar suporte a algumas DDR5 do fabricante X e a MSI não tem suporte algum, além disso, tem muitos buracos no suporte e há memórias EXPO que também dão problema, geralmente as de 32GB.

na última versão que tenho com a Asus B650, precisei ativar o MBIST e outras coisas dentro dessa opção para segurar a memória em 6000MTs com timings apertados, detectei que o tRefresh anda dando problema, se baixo demais ele não segura e vai travando a memória. As DDR5 possuem um ajuste de sinal, se fica OK a memória trabalha legal, se não ficar OK a memória vai corrompendo dados e isso trava a controladora de memória. Nos Intel tem problema semelhante e risco de queima da controladora, coloquei essa indicação no vídeo do Hat Rat onde ele fala sobre QVL/EXPO/XMP, na pg anterior.

Afinal, colocar as DDR5 acima de 6000 vai alterar o desempenho ou não? Ainda tenho dúvidas no AM5 por causa da proporção utilizada em relação ao processador...

Users who are viewing this thread

Voltar