[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Pessoal... uma dúvida... a placa mãe x670 x-pro é melhor que o MSI MPG b650 carbon??? o chip x670 o chip x670 é bem melhor??? vale apena??? eu ja COMPREI o processador 7800x3d... nao achei nenhuma dessa x670 da MSI... e sim... quero montar desktop FULL MSI...

Última edição:
Pessoal... uma dúvida... a placa mãe x670 x-pro é melhor que o MSI MPG b650 carbon??? o chip x670 o chip x670 é bem melhor??? vale apena??? eu ja COMPREI o processador 7800x3d... nao achei nenhuma dessa x670 da MSI... e sim... quero montar desktop FULL MSI...
images

Sempre complicado dizer o que é melhor sem saber o que cada um busca, ainda mais porque ter mais coisa no papel nem sempre tem algum valor real/usabilidade pra pessoa, tem gente que fica neurado com VRM sem motivo algum, outros precisam de 12 portas USB-A, outros querem uma porrada de sata etcetc

Generalizando, se você não precisa de nada super específico é meio que tudo memamerda, maioria que vejo pegando algo overkill é só pra falar que tem mesmo porque no fim acabam nem usando maior parte das coisas

images

Sempre complicado dizer o que é melhor sem saber o que cada um busca, ainda mais porque ter mais coisa no papel nem sempre tem algum valor real/usabilidade pra pessoa, tem gente que fica neurado com VRM sem motivo algum, outros precisam de 12 portas USB-A, outros querem uma porrada de sata etcetc

Generalizando, se você não precisa de nada super específico é meio que tudo memamerda, maioria que vejo pegando algo overkill é só pra falar que tem mesmo porque no fim acabam nem usando maior parte das coisas
minha dúvida é que a msi MPG b650 carbon ela é cheio de detalhes... coiseraiada encima muito mais bonita... e cheio dos dissipadores... e tudo isso que ela tem a mais... é so estética??? a MSI x670-pro mesmo sendo o mesmo preço ela é BEM MELHOR??? pois vc disse que a x670 aguentaria de boas todos os processadores que lançar na plataforma AM5... se lançar o 10800x3d ela aguenta de boas... pois aí mesmo ela sendo menos bonita... seria melhor por ser o mesmo preço...

minha dúvida é que a msi MPG b650 carbon ela é cheio de detalhes... coiseraiada encima muito mais bonita... e cheio dos dissipadores... e tudo isso que ela tem a mais... é so estética??? a MSI x670-pro mesmo sendo o mesmo preço ela é BEM MELHOR??? pois vc disse que a x670 aguentaria de boas todos os processadores que lançar na plataforma AM5... se lançar o 10800x3d ela aguenta de boas... pois aí mesmo ela sendo menos bonita... seria melhor por ser o mesmo preço...
Foi justamente isso que o colega disse acima, basicamente vc tá comparando uma x670 mais "de entrada" com uma b650 mais completa, cabe a você ver o que cada uma tem nas demais funcionalidades e qual a melhor pra si. Em termos de compatibilidade futura certamente tanto faz uma ou outra.

Basicamente a melhor B650 contra a pior X670 da marca, que nem PCIE5 pra VGA tem :risos:
Pode pegar a Carbon, X670 só da Tomahawk pra cima, pois possui o chip E e tem PCIE5 em tudo. No NVME é besteira, eu não sinto diferença nem do 3 pro 4 e olha que tenho um SSD full 4.0.

Basicamente a melhor B650 contra a pior X670 da marca, que nem PCIE5 pra VGA tem :risos:
Pode pegar a Carbon, X670 só da Tomahawk pra cima, pois possui o chip E e tem PCIE5 em tudo. No NVME é besteira, eu não sinto diferença nem do 3 pro 4 e olha que tenho um SSD full 4.0.
msi mpg b650 carbon nao achei no brasil... apenas a mpg b650 edge wifi... o probblema é que ela é branca e to montando TUDO com DETALHES PRETOS... será q fica estranho??? e onde que vejo esse slot 5.0???

se for oq estou penssando nenhuma placa b650 da MSI possui pcie 5.0... e VGA??? nao seria aqueles cabos antigos para monitor??? pq ele seria importante???

no caso achei essa placa-mãe aqui já que na MSI nao tem PCIe 5.0

oq me falam dela???

Última edição:
msi mpg b650 carbon nao achei no brasil... apenas a mpg b650 edge wifi... o probblema é que ela é branca e to montando TUDO com DETALHES PRETOS... será q fica estranho??? e onde que vejo esse slot 5.0???

se for oq estou penssando nenhuma placa b650 da MSI possui pcie 5.0... e VGA??? nao seria aqueles cabos antigos para monitor??? pq ele seria importante???

no caso achei essa placa-mãe aqui já que na MSI nao tem PCIe 5.0

oq me falam dela???
As placas B650 com PCIexpress 5.0 pra GPU tem a denominação "E" de Extreme no final, conforme imagem que o colega postou acima.
Ou seja, as somente as B650E terão isso.

Até o momento nem a 4090 utiliza o PCIe 5.0.

Quando o colega falou "VGA", ele estava se referindo a GPU (placa de video), ou seja, essa x670 que voce comentou apesar de um ter um chipset melhor que o 650 (com mais trilhas), não possui o slot pcie 5.0 pra usar com placa de video.

Essa da foto é uma Asrock Pro x670E
No casso tem suporte a a PCIe 5.0 pra gpu

Tenho uma AsRock Extreme 6 (plataforma intel) com o meu antigo 3570k. Tão na caixa guardados, mas sempre funcionou muito bem.
Por sinal to pensando em reviver o kit pra deixar como um servidor em casa.

A respeito dessa em particular eu não posso opinar pois não pesquisei a fundo, porem parece ser uma boa placa.

Prepare-se para as APUs AM5 Next Gen. com a última atualização do BIOS da GIGABYTE

"A GIGABYTE TECHNOLOGY Co. Ltd, fabricante líder de placas-mãe, placas gráficas e soluções de hardware, lança o mais recente BIOS beta AGESA 1.1.0.0 que oferece suporte às APU AM5 de próxima geração em placas-mãe X670, B650, A620. A próxima APU AM5 de próxima geração será lançado no final de janeiro de 2024. O BIOS beta AGESA 1.1.0.0 para APUs AM5 de próxima geração já está pronto no site oficial da GIGABYTE, e o lançamento formal será no final de novembro. Os usuários podem atualizar facilmente o BIOS usando @BIOS, Q-Flash ou Q-Flash Plus da GIGABYTE. Para mais atualizações, fiquem atentos ao site oficial da GIGABYTE."

---

Ou seja, as APUs para desktop serão apresentadas na CES :D

Prepare-se para as APUs AM5 Next Gen. com a última atualização do BIOS da GIGABYTE

"A GIGABYTE TECHNOLOGY Co. Ltd, fabricante líder de placas-mãe, placas gráficas e soluções de hardware, lança o mais recente BIOS beta AGESA 1.1.0.0 que oferece suporte às APU AM5 de próxima geração em placas-mãe X670, B650, A620. A próxima APU AM5 de próxima geração será lançado no final de janeiro de 2024. O BIOS beta AGESA 1.1.0.0 para APUs AM5 de próxima geração já está pronto no site oficial da GIGABYTE, e o lançamento formal será no final de novembro. Os usuários podem atualizar facilmente o BIOS usando @BIOS, Q-Flash ou Q-Flash Plus da GIGABYTE. Para mais atualizações, fiquem atentos ao site oficial da GIGABYTE."

---

Ou seja, as APUs para desktop serão apresentadas na CES :D
Deram um tapa no visual também, não cheguei a uma conclusão se ficou mais bonita ou feia :limo:

pciex 5.0... o quanto de demsempenho tem a mais caso lance uma rtx 5000???

perdao pela ignorancia minha... comecei a montar PC esse ano e to MUITO ATRASADO... sempre mexi com notebook e notebook é so comprar e ja era

perdao pela ignorancia minha... comecei a montar PC esse ano e to MUITO ATRASADO... sempre mexi com notebook e notebook é so comprar e ja era
Meu chute é menos de 3%.

aí um vídeo de análise entre os pcie 3 4 e 5.0... onde nem há tanta diferença... aí eis a questão... qual a tara do pessoal para o PCIe 5.0... nao seria mais algo para o entusiasto???
pois algum outro argumento... aí eu teria que REALMENTE rever minha build... pois eu entendo pouco de PC... ainda mais de placa mãe...

qual a tara do pessoal para o PCIe 5.0...
Nenhuma. Alguns poucos ligam só pela ideia de future proof (mas também é a galera que acaba trocando de setup a cada 1~2 anos), então é só coisa de entusiasta mesmo.

O único caso que tem relevância atualmente é se vc tiver alguma demanda que precise de taxas de R/W altíssimas em um NVMe, aí vc pode espetar um gen 5.

Galera, to montando meu PC e estou entre essas duas Placas Mãe, Asus TUF Gaming B650M-PLUS e a TUF GAMING X670E-PLUS
A Asus TUF Gaming B650M-PLUS está saindo por R$ 1.450,00 e a TUF GAMING X670E-PLUS por R$ 1.935,80

Vale a pena pegar a X670E por R$ 485,00 a mais?

No caso a diferença principal é que a X670E tem PCIe 5.0

Basicamente não deve mudar nada. Se for pra comprar custo benefício, uma b650 vale mais a pena. Se for pra pegar PCIe 5.0, que pelo menos seja B650E ou X670E pra ter o pacote completo.

Basicamente não deve mudar nada. Se for pra comprar custo benefício, uma b650 vale mais a pena. Se for pra pegar PCIe 5.0, que pelo menos seja B650E ou X670E pra ter o pacote completo.
o msi x670 pro é a melhor placa mae da MSI AM5 no brasil... o meu intere-se nela é a sua saída de vídeo DP HDMI e USB-C vou usar uns 3 meses sem placa de vídeo e meu setup nao tem muito espaço... oq eu poderia colocar um montior portátil nesse usb-c dessa placa mãe... esse é o único ponto positivo que ache nessa placa... sem contar que o chip X670 é superior ao b650... oq aguentaria tranquilo até 2026 com o x800x3d hj possui um 7800x3d.. entao de boas.. fico triste pela MSI nao ter uma placa mae boa aqui representando... uma b650e nem lançaram ainda... e a x670e nao se encontra no brasil... e eu to montando build FULL msi

Galera, to montando meu PC e estou entre essas duas Placas Mãe, Asus TUF Gaming B650M-PLUS e a TUF GAMING X670E-PLUS
A Asus TUF Gaming B650M-PLUS está saindo por R$ 1.450,00 e a TUF GAMING X670E-PLUS por R$ 1.935,80

Vale a pena pegar a X670E por R$ 485,00 a mais?

No caso a diferença principal é que a X670E tem PCIe 5.0
TUF vendida no mercado nacional tem o grande porém de ser fabricada nacionalmente, e reza a lenda que a qualidade não é lá essas coisas.

Pessoalmente ainda não vejo serventia mas se faz questão de PCIe 5.0 vá na X670e, mas a B650 já é bem adequada para basicamente qualquer tipo de utilização.

TUF vendida no mercado nacional tem o grande porém de ser fabricada nacionalmente, e reza a lenda que a qualidade não é lá essas coisas.

Pessoalmente ainda não vejo serventia mas se faz questão de PCIe 5.0 vá na X670e, mas a B650 já é bem adequada para basicamente qualquer tipo de utilização.
é que alguns aí atraz falaram do PCie 5.0 que foi falado que é apenas entusiasto... eu queria a MSI x670 PRO mesmo... to quase pegando ela... pois ela tem 3 saídas de vídeo e o mais importante é o USB-c vídeo... em caso de uma tela portatil para meu SETUP pequeno... é útil... e essa x670 vai aguentar TRANQUILO até o melhor processador de 2026 que é o final da geraçao... e a futura RTX 5000 vai rodar de boas... perca de 2 ou 3% de FPS por ser PCIe 4.0 mais nao é nada... o importante é jogar GTA VI com tudo no ultra acima de 60FPS no meu MONITOR fullHD... meu setup nao comporta maior...

é que alguns aí atraz falaram do PCie 5.0 que foi falado que é apenas entusiasto... eu queria a MSI x670 PRO mesmo... to quase pegando ela... pois ela tem 3 saídas de vídeo e o mais importante é o USB-c vídeo... em caso de uma tela portatil para meu SETUP pequeno... é útil... e essa x670 vai aguentar TRANQUILO até o melhor processador de 2026 que é o final da geraçao... e a futura RTX 5000 vai rodar de boas... perca de 2 ou 3% de FPS por ser PCIe 4.0 mais nao é nada... o importante é jogar GTA VI com tudo no ultra acima de 60FPS no meu MONITOR fullHD... meu setup nao comporta maior...
Acho importante ressaltar que o chipset (x670 ou b650) não tem implicação direta com suportar CPUs do futuro ou não, isso tem mais a ver com VRMs e variam de modelo pra modelo. Tem B650 com construção melhor que outras x670 por aí, chipset é importante no quesito de conectividade e expansões.

De toda forma, essas mobos tão vindo todas bem parrudas, se não for fazer OC qualquer uma vai servir mesmo.

É isso, se te atende nos recursos é isso que importa, vai fundo.

Acho importante ressaltar que o chipset (x670 ou b650) não tem implicação direta com suportar CPUs do futuro ou não, isso tem mais a ver com VRMs e variam de modelo pra modelo. Tem B650 com construção melhor que outras x670 por aí, chipset é importante no quesito de conectividade e expansões.

De toda forma, essas mobos tão vindo todas bem parrudas, se não for fazer OC qualquer uma vai servir mesmo.
nao curto over clock... eu encaro isso mais como algo entusiasta... oq eu realmente quero é chegar em 2026 e colocar outro processador x3d que caiba no meu bolso... e provavelmente atualizar para uma futura 5070... apenas isso... e ja quardar grana para comprar a próxima AM6... hj eu to com um notebook de 2013... to sofrendo muito... sempre tive notebook... era so comprar e apertar o botão... comecei a estudar para montar PC... e to desesperado para colocar o bichão para ligar... so falta placa mãe e placa de vídeo... a placa de vídeo vou esperar para maio... lançar as futuras ''super'' e abaixar o preço da 4070 e eu pegar num preço melhor... da para esperar até la... e os graficos integrados do 7800x3d equivalem a uma 1050 pelo que vi ou até superior... meu notebook tem uma gt730m... kkkkkkk... bora bora... no AM6 eu vou aguardar uma placa equivalenta a x670e... agora to ancioso D+

To bem contente com meu kit Asrock B650M-HDV/M.2 + Ryzen 7600. Placa mãe com funcionalidades simples, mas que me atende super bem. Paguei 1k na mobo e 1,3k no Ryzen 7600.

Users who are viewing this thread

Voltar