Prezados,
Conforme relatei, a algar estava com 1gb por 89,90 (residencial) aqui em Santos. Como praticamente ao mesmo tempo a Vivo encerrou minha degustação de 600mb (passou para 300mb por 83), resolvi assinar a Algar.
Instalaram o serviço na sexta feira. Os técnicos (eram dois) chegaram às 9h30 e sairam por volta das 13h30.
Apesar de eu residir em prédio, a instalação foi feita igual uma casa, puxaram o Drop até NAP óptico uma quadra daqui, o Drop entrou no prédio, passou pelos conduites até chegar no meu apartamento direto até o modem. Não houve instalação de CDOI/DGOI dentro do prédio; segundo o técnico eles só instalam CDOI (caixa) dentro do prédio se tiver vários assinantes no prédio.
Antes de instalar eles verificaram as tubulações do prédio para ver se comportava a fibra.
Após isto, eles passaram a fiação no conduite do prédio e depois no apto. A tubulação tinha bastante espaço, então eles foram rápidos. Por fim, fizeram a parte da rua (do poste até o NAP optico).
A ONT instalada foi uma ONT Nokia. Indaguei sobre a marca, ele disse que depende da área da cidade, que tem área que usam Nokia, e tem área que usam Huawei.
A ONT é capada, mas ao menos permite acesso às funções básicas. Não é possível colocar em bridge pela página da ONT, no entanto é possível solicitar ao SAC que coloquem em bridge.
A velocidade tem vindo dentro do contratado, normalmente em torno dos 940mb de download (limitação da porta gigabit) e entre 500~510mb de upload.
Quanto ao Ping, não fiz muitos testes, mas o ping parece ser bom dentro do brasil (ping 3ms pra SP), para o Mercosul (Argentina em torno de 40ms) e para Miami (cheguei a conseguir ping 106ms/107ms). Para Europa é bem mais alto que a Claro/NET.
Quanto ao IP, no caso, tem sido fornecido IPv4 dinâmico. Eles não usam CGNAT (graças a Deus!).
Fora isso, o IP parece ter geolocalizacao zoada, fica acusando como se eu estivesse em Santa Catarina, só que estou em Santos: pra quem usa serviços legalizados de iptv tipo Claro box pode ter problema, pois ele usa o geoip para determinar a afiliada local que será transmitida.
Depois talvez eu traga alguns testes comparando a Algar com a Claro Fibra e a Vivo Fibra.