Apenas acrescentando "talvez" informação, nessa última semana tive uns problemas de sinal e, na visita técnica na última sexta-feira, indaguei o técnico sobre esses mesmos problemas que vocês postaram. Segundo ele, isso é o resultado do IPv6 mal implementado em determinadas regiões + IP Nateado fornecido pela Claro/Net aos clientes. E, que se o assinante utilizar ambos, somente agendando visita técnica e pedindo para o técnico na hora entrar em contato com a central para solicitar rollback de IPv4 pra também conseguir desativar o IPv6. Uma vez que estando "nateado" não adianta desativar que o IPv6 vai continuar ativo (mesmo a caixa de seleção estando desmarcada na interface do modem) após qualquer reinício do modem e o usuário pode comprovar isso pelo site
http://ipv6.br
Perguntei ainda, se não era um problema específico do ARRIS TG1692a, que tenho e sei que tem esse bug de não gravar certas seleções e, segundo ele, não. Estando nateado, vai ocorrer sempre e em qualquer modem fornecido por eles.
Verídico ou não, fica o relato.