[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Então o Docsis 4.0 é uma daquelas tecnologias que nasceu morta?

Volto a repetir, muito me intriga essa evasão de clientes do cabo. Tirando o upload, não vejo grande diferença para o usuário final.
A operadora pondera custos de ampliação/atualização x custos de implantação de nova tecnologia.
Cidades pequenas não cobertas hoje por HFC, vão ser implantadas em fibra ( GPON / XGSPON ) e assim permanecerão por alguns anos, pois ninguem troca a estrutura base com frequência.
Cidades com pouca expectativa de crescimento da base instalada e que tiver cabeamento em condições ( pouca manutenção necessária ) vai permanecer em HFC mais um tempo e pode até receber novas tecnologias ( questão do custo de implantação e da vida útil ).
Cidades com demanda por ultravelocidades e concorrência forte vão receber fibra direto.
A questão agora é não perder a base já instalada.
Não duvido que lancem pacotes combo com HFC mais barato que GPON.

Cidades Claro HFC com 1 Gbps avulso por R$ 199,00

Balneário Camboriú
Bento Gonçalves,
Blumenau,
Brusque,
Caxias do Sul,
Chapecó,
Criciúma,
Florianópolis,
Itajaí,
Joinville,
Navegantes,
Palhoça,
São José

Fonte:
O que adianta 1gb por 199 se torar umas 3 TVs 4k mais a steam e torrent aqui com certeza vão me jogar pro perfil escuro de 30/3, prefiro ir pra unifique mesmo por 190 1gb rede fibra xgspon ainda, mas isso esta acontecendo apenas pra quem está na rede HFC, ou pela fibra também?

Última edição:
O que adianta 1gb por 199 se torar umas 3 TVs 4k mais a steam e torrent aqui com certeza vão me jogar pro perfil escuro de 30/3, prefiro ir pra unifique mesmo por 190 rede fibra xgspon ainda, mas isso esta acontecendo apenas pra quem está na rede HFC, ou pela fibra também?
A Unifique é a que vende ou vendia 2 Gbps com ONU gigabit?

XGSPON? Daora, deve ser upload simétrico né?
Pior que não.. sempre foi costume dela oferecer 30% apenas acredite.. aqui tenho 400 mega mas apenas 100 Mb de upload, acho sacanagem mas pelo menos a rede dela, rotas são muito boas, parece que usa link da vivo

A Unifique é a que vende ou vendia 2 Gbps com ONU gigabit?
Não sei como está hoje, mas vi um cara reclamando que sim.. não sou famboy da operadora acho ridículo também mas apesar dessas práticas dela a Internet é muito estável e o suporte é bom, já tomou muitos clientes da claro aqui, só queria saber se esse cap da claro é apenas na rede hfc ou está acontecendo na fibra também? Pois pretendo sim ir pra claro fibra se por acaso chegar aqui no meu bairro, pois em alguns poucos lugares já estão fazendo a sobreposição, agora com esse limite aí não dá né

Galera esse perfil de uso 30/3 quando em uso extremo, afeta clientes fibra ou apenas HFC na Claro?

A questão agora é não perder a base já instalada.

O HFC da Net teve uma curva acentuada de crescimento quando a oferta de fibra era escassa e tínhamos uma base importante de acessos ainda ascendentes no cobre, o mercado se voltou para fibra e os custos vem caindo, o crescimento do coaxial estagnou e a partir desse ponto a linha de tendência é de baixa, não creio que o cenário é de tranquilidade tal como eu leio sendo "pintado", de uma Claro em uma situação "extremamente confortável" podendo ir bem devagarinho, curiosamente líamos há poucos meses atrás a opinião que a sobreposição em nível nacional como vinha sendo dita estava muito longe de se concretizar, era especulação e que não haveria razão para isso, a operadora não colocaria de lado os investimentos no Docsis 3.1 tão cedo e essa também era minha opinião.

O gráfico do HFC :
forte crescimento > redução da curva ascendente> estagnação > tendência de baixa (ltb)

É nesse estágio que a Claro está entrando com a sobreposição nas capitais que antes eram atendidas apenas pelo cabo, será que o cenário indica tranquilidade ou a próxima etapa pode confirmar a consolidação da tendência de baixa traduzindo-se em perda de assinantes? A operadora registrou queda de 2,5% na receita dos serviços fixos no segundo trimestre do ano vigente.

Última edição:
O HFC da Net teve uma curva acentuada de crescimento quando a oferta de fibra era escassa e tínhamos uma base importante de acessos ainda ascendentes no cobre, o mercado se voltou para fibra e os custos vem caindo, o crescimento do coaxial estagnou e a partir desse ponto a linha de tendência é de baixa, não creio que o cenário é de tranquilidade tal como eu leio sendo "pintado", de uma Claro em uma situação "confortável" podendo ir bem devagarinho, curiosamente liamos há poucos meses atrás a opinião que a sobreposição em nível nacional como estamos assistindo estava muito longe de se concretizar, era especulação e que não haveria razão para isso.
Andarilho, desculpa responder desviando o foco da conversa, mas para uma conexão HFC, você acha que TX 44 e RX 10 são parâmetros "aceitáveis"? Obrigado desde já.

O HFC da Net teve uma curva acentuada de crescimento quando a oferta de fibra era escassa e tínhamos uma base importante de acessos ainda ascendentes no cobre, o mercado se voltou para fibra e os custos vem caindo, o crescimento do coaxial estagnou e a partir desse ponto a linha de tendência é de baixa, não creio que o cenário é de tranquilidade tal como eu leio sendo "pintado", de uma Claro em uma situação "extremamente confortável" podendo ir bem devagarinho, curiosamente liamos há poucos meses atrás a opinião que a sobreposição em nível nacional como estamos assistindo estava muito longe de se concretizar, era especulação e que não haveria razão para isso, a operadora não colocaria de lado os investimentos no Docsis 3.1 tão cedo e essa também era minha opinião.

forte crescimento > redução da curva ascendente> estagnação > tendência de baixa (ltb)

É nesse estágio que a Claro está entrando com a sobreposição nas capitais que antes eram atendidas apenas pelo cabo, será que o cenário indica tranquilidade ou a próxima etapa pode confirmar a consolidação da tendência de baixa traduzindo-se em perda de assinantes? A operadora registrou queda de 2,5% na receita dos serviços fixos no segundo trimestre do ano vigente.
Muit bom andarilho. Se houvesse conforto ela não estaria correndo para fibrar cidades novas e fazer sobreposições em capitais que já atendia com HFC. Além do mais, vejo um mercado bastante competitivo na fibra daqui para frente com a tendência das redes neutras e varias formas de negócios para a rede. Acho que a Claro tem que ver e tentar equacionar custo x lucro. A tendência daqui pra frente são redes neutras para equacionar custos altos e tentar utilizar redes passivas em que somente houve o custo para instalar a fibra, sendo que na mesma localidade existem várias empresas e sabemos que para se pagar, aquele rede tem que estar sendo usada. O mercado agora tá um esganando o outro.

Onde encontro essas informações? Sou novo na Claro então ainda estou um pouco perdido.
http://niveis.virtua.com.br/
Código Cidade: 3 primeiros numeros esta na fatura
Mac Address: Na etiqueta do modem sem dois pontos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muit bom andarilho. Se houvesse conforto ela não estaria correndo para fibrar cidades novas e fazer sobreposições em capitais que já atendia com HFC. Além do mais, vejo um mercado bastante competitivo na fibra daqui para frente com a tendência das redes neutras e varias formas de negócios para a rede. Acho que a Claro tem que ver e tentar equacionar custo x lucro. A tendência daqui pra frente são redes neutras para equacionar custos altos e tentar utilizar redes passivas em que somente houve o custo para instalar a fibra, sendo que na mesma localidade existem várias empresas e sabemos que para se pagar, aquele rede tem que estar sendo usada. O mercado agora tá um esganando o outro.
Graças a DEUS depois que a tecnologia GPON chegou pra ficar, a rede HFC diminuindo clientes , esses passivos que ficavam pendurados nos TAPs da rua estao sendo retirados. Tanta burrice paliativas que a Escuro usava pra entulhar clientes nos passivos.

Vem aí .... 5G .... AGUARDEEEEEM!

Meus sinais no frio de 15° estao bem balanceados, agora esperar o calor de 45° no verão e ver como vai se comportar a rede

Galera esse perfil de uso 30/3 quando em uso extremo, afeta clientes fibra ou apenas HFC na Claro?
até o momento muitos relatos do HFC

http://niveis.virtua.com.br/
Código Cidade: 3 primeiros numeros esta na fatura
Mac Address: Na etiqueta do modem sem dois pontos

Graças a DEUS depois que a tecnologia GPON chegou pra ficar, a rede HFC diminuindo clientes , esses passivos que ficavam pendurados nos TAPs da rua estao sendo retirados. Tanta burrice paliativas que a Escuro usava pra entulhar clientes nos passivos.

Vem aí .... 5G .... AGUARDEEEEEM!

Meus sinais no frio de 15° estao bem balanceados, agora esperar o calor de 45° no verão e ver como vai se comportar a rede
Alem do custo da manutenção quando há necessidade de trocar esses passivos, oque acontece meses para trocar um amplificador ou outras itens
e também o custo de energia elétrica, para alimentar a rede.

Última edição:
O gráfico do HFC :

Eu até entendo a questão relativa ao custo de manutenção, mas fora isso, qual a razão dos assinantes estarem abandonado o cabo?

Como eu disse, a Claro oferece até 1Gbps de velocidade no cabo, que é basicamente igual o que a maioria dos planos de fibra também oferece.

Não vejo pq alguém mudar de serviço tão somente por um ser cabo e outro fibra.

manutenção, mas fora isso, qual a razão dos assinantes estarem abandonado o cabo?

Como eu disse, a Claro oferece até 1Gbps de velocidade no
Eu abandonaria basicamente pois venho sofrendo com as microquedas desde que o OFDMA está ativo e a ESCURO não resolve o problema, ja veio tecnico, supervisor, reclamação na anatel, consumidor.gov.br e etc, a fibra local que tenho que é o meu link principal me entrega uma conexão mais esperta com os sites e serviços que uso abrindo instantaneamente e na ESCURO, é visivel o engasgo pra abrir os sites, fora upload, limite de franquia que dizem não existir, mas que te capam ao chegar 3/4TB, entre outros...

só não abandonei pois o valor está bom para um link de backup de 720/50, mas a minha experiencia não é nada satisfatória com a ESCURO.

DOCSIS 4.0 podemos dizer que nem nasceu de fato rsrsrs mas provavelmente ficará restrito às empresas participantes do consórcio da CableLabs, coisa que a Claro S.A. não é.
E se não me engano, essa tecnologia proprietária desse consórcio é todo composto de empresas norte-americanas. Lá não tem Nokia, Alcatel, Huawei... A sorte é que eles foram pioneiros e tem uma pequena presença em outros mercados, porque se não fosse por isso, todo mundo que pudesse contruir uma rede do zero hoje faria GPON.

Eu até entendo a questão relativa ao custo de manutenção, mas fora isso, qual a razão dos assinantes estarem abandonado o cabo?

Eu não disse que há evasão desenfreada da base instalada no coaxial. Quais sinais podem indicar tendência de baixa no coaxial?

- A Claro teve retração de 2,5% na receita dos serviços fixos (banda larga) no segundo trimestre de 2022;
- Com um cenário ainda mais desafiador pela frente a Claro mudou sua estratégia, até então a operadora só entrava com fibra em novas praças, hoje a sobreposição de fibra nos locais com cobertura de malha HFC é uma realidade em muitas capitais;
- Os pequenos ISP's se multiplicaram cobrindo lacunas até então deixadas pelos grandes players, levando a opção da fibra onde só existia o cobre.
- A implantação e manutenção da malha HFC tornou-se mais cara comparada ao GPON.

Você quer uma resposta do porque muita gente optaria pela fibra?

- Menor latência (jogos);
- Relação entre download e upload;
- O cabo em muitas regiões apresenta um número maior de intervenções para manutenção e a rede é mais complexa;
- O preço dos planos de fibra é igual ou muito próximo aos planos ofertados no cabo;
- O nome fibra vende mais (apelo de marketing) "Claro com Fibra", "Claro: internet com fibra". Jamais: "Claro internet a cabo", Jamais a palavra coaxial salvo nas letras minúsculas pra ninguém conseguir ler, letras bem miúdas mesmo, com contorno fininho e fundo branco para se ler com lupa.

Cabo-coax.png

O público do fórum pode entrar com contraponto afirmando que a latência não faz diferença, que pouca gente vai usar mais upload, que o preço dos planos no cabo está se igualando à fibra ou é ainda mais barato. No final das contas o fator determinante é custo e o mercado que dita o que quer! Eu também sou usuário do cabo e tem me atendido.

Última edição:
Sim, nat restrito é um grande inimigo do torrent e realmente prejudica bastante!
Mano eu tenho a provedora Unifique (antiga NajaNET) que o NAT esta fechado, e várias vezes quando jogo FIFA, Warzone, Minecraft, varias pessoas não conseguem entrar em partidas x1 no fifa, ou no mundo que estou. Quando uso o 4G como rede do PC ele funciona, e isso não é somente no pc, no celular e console também. Já tentei abrir uma porta pelo pc mas não tive sucesso.

Conseguem me ajudar nisso?

Mano eu tenho a provedora Unifique (antiga NajaNET) que o NAT esta fechado, e várias vezes quando jogo FIFA, Warzone, Minecraft, varias pessoas não conseguem entrar em partidas x1 no fifa, ou no mundo que estou. Quando uso o 4G como rede do PC ele funciona, e isso não é somente no pc, no celular e console também. Já tentei abrir uma porta pelo pc mas não tive sucesso.

Conseguem me ajudar nisso?
CGNAT

Users who are viewing this thread

Voltar