[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Um amigo meu falou que ele insistiu com a operadora para que eles arrumassem a conexão.
Teria como eu resolver sem ligar pra eles?

Galera, consegui acessar os níveis de sinais, agradeço a todos os amigos.

image.png

Como vocês acham que estão? Estou tendo lentidão principalmente no wi-fi (mas o modem está relativamente longe).

image.png

Como vocês acham que estão? Estou tendo lentidão principalmente no wi-fi (mas o modem está relativamente longe).

Se estão verdes, é pq estão bons... wifi não tem nada a ver com esses números!

Queria tirar uma dúvida, ontem eu percebi que a rede da Claro estava com problemas.
Hoje já está normal, mas queria confirmar se os níveis estão bons

Captura-de-tela-2022-08-22-162021.png

13573942722.png

image.png

Seria pra algum site em específico ou todos? Abre o CMD e dá ping em alguma página, tipo um uol, youtube da vida em algum pc/note no cabo de preferência.
Ex:

ping -t www.uol.com.br

Deixa alguns minutos e vê como se comporta, se oscila muito, se dá perda de pacotes. Pra finalizar é só dar Ctrl + C ou fechar o cmd mesmo.
Y6AEiH7.png

Meu problema no caso não era o nível dos sinais na direita, mas alguma interferência/ruído na rede externa da Claro, tive que abrir chamado via Anatel pra conseguir "consertar" isso.
Se os pings estiverem normais e os problemas se concentrarem na wifi, aí precisaria dar uma olhada mais a fundo, se não está muito longe do modem ou interferência de algum aparelho (telefone sem fio, outro roteador, microondas e por aí vai)

Seria pra algum site em específico ou todos? Abre o CMD e dá ping em alguma página, tipo um uol, youtube da vida em algum pc/note no cabo de preferência.
Ex:

ping -t www.uol.com.br

Deixa alguns minutos e vê como se comporta, se oscila muito, se dá perda de pacotes. Pra finalizar é só dar Ctrl + C ou fechar o cmd mesmo.
Y6AEiH7.png

Meu problema no caso não era o nível dos sinais na direita, mas alguma interferência/ruído na rede externa da Claro, tive que abrir chamado via Anatel pra conseguir "consertar" isso.
Se os pings estiverem normais e os problemas se concentrarem na wifi, aí precisaria dar uma olhada mais a fundo, se não está muito longe do modem ou interferência de algum aparelho (telefone sem fio, outro roteador, microondas e por aí vai)
Eu tenho quase certeza que é a distância para o modem, que parece ser bem básico. Uma dúvida de leigo, se eu comprar um modem melhor, é só instalar ou precisa fazer mais algum procedimento junto a operadora?

Mano eu tenho a provedora Unifique (antiga NajaNET) que o NAT esta fechado, e várias vezes quando jogo FIFA, Warzone, Minecraft, varias pessoas não conseguem entrar em partidas x1 no fifa, ou no mundo que estou. Quando uso o 4G como rede do PC ele funciona, e isso não é somente no pc, no celular e console também. Já tentei abrir uma porta pelo pc mas não tive sucesso.

Conseguem me ajudar nisso?
So a Unifique pra reorganizar a porta que deseja
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Queria tirar uma dúvida, ontem eu percebi que a rede da Claro estava com problemas.
Hoje já está normal, mas queria confirmar se os níveis estão bons

Captura-de-tela-2022-08-22-162021.png

13573942722.png
sim, so Ofdma "com probleminha" . Continua monitorando

Eu acompanhei um caso de outro membro do fórum Adrenaline que também resolveu, são poucos porque é um caminho de pedra e é difícil ter essa paciência, ele ficou 3 meses insistindo e abrindo reclamações na Anatel. A operadora aposta todas as fichas na desistência do assinante, se aquele que está sendo prejudicado não jogar contra insistindo e abrindo uma queixa atrás da outra na Anatel/consumidor.gov/Procon não vai resolver! Não adianta endereçar a insatisfação diretamente para a Claro. O usuário prejudicado tem que pedir ao técnico durante as visitas que o problema seja descrito com clareza, exemplo: "usuário com velocidade em 30mb de download e 3mb de upload, o contratado é 500mb, caso encaminhado para tratamento interno." Isso é um bom ponto de partida para provar através da OS digital, documento oficial preenchido por técnico de campo da própria operadora a situação.

Alterar a titularidade enquanto o caso está sob análise e com contrato na "black list" do data center é meio arriscado. Nessa situação o contrato já estaria sinalizado internamente, o colega que citou a "brecha" pediu a alteração de titularidade depois que a operadora resolveu o caso dele, eu lembro que a fatura inclusive vinha zerada.

Se não se importar, poderia postar o print do aplicativo Minha Claro ou printar a tela do site com o consumo de tráfego dos últimos meses para gente tentar identificar algum padrão nesses casos? Se existe algum valor de tráfego comum a todos por exemplo.

segue o print do consumo, não consegui realizar antes.

Eu tenho quase certeza que é a distância para o modem, que parece ser bem básico. Uma dúvida de leigo, se eu comprar um modem melhor, é só instalar ou precisa fazer mais algum procedimento junto a operadora?
Aprendi com a galera do outro tópico:
(https://forum.adrenaline.com.br/thr...pergunte-aqui.536593/page-632#post-1076218008)

Não é bem uma certeza, mas costuma dar uma ideia da intensidade da emissão do sinal de wifi do roteador. E não, não é uma potência muito alta não.
https://fccid.io/WQTCG3000

Por sinal é esse mesmo modem que a Escuro enfiou aqui e ainda me cobrou 90 conto que vou ter que brigar com eles, mas isso é coisa pra outra hora.
Enfim, voltando.

Não dá pra substituir o modem da Claro, isso só eles podem fazer com equipamento deles. Tem uma galera aí do tópico que tem umas "técnicas" pra substituir modem bomba da Escuro, mas acho que não é o caso. O mais fácil é colocar outro roteador wifi e fazer ele distribuir o sinal, mas aí depende de cada situação/casa.
Se precisar de sugestões de roteadores wifi a parte, sugiro esse tópico que marquei primeiro, a galera lá tem boas informações e sugestões pros casos, só explicar mais ou menos qual velocidade contratada e como são as distâncias de onde quer instalar/usar, enfim.
Quanto a instalação em si, eu só desabilitei a wifi do modem da Claro porque o outro roteador fica do lado, poderia dar interferência no sinal de um pro outro. Se por exemplo a ideia é levar com cabo pra outro lugar, não teria necessidade. De resto, é basicamente plugar o cabo de rede em uma das portas do modem da Claro e seguir a página de configuração do seu novo roteador. Varia de fabricante pra fabricante, mas costuma ser tranquilo.

7d90a5a2-04f1-4ab0-a7e5-f80ad9dc015d.jpg

segue o print do consumo, não consegui realizar antes.

É uma situação delicada porque a operadora aposta na desistência do assinante e no cancelamento do plano, demandou mais de 3TB por 2 meses seguidos e foi capado! Tem que encher de reclamação, uma atras da outra na Anatel e vá encerrando todas como não resolvido/nota 1. Quando o técnico for até a sua casa peça para ele registrar na OS que a velocidade está abaixo do contratado: Exemplo: "cliente recebendo 30mb de download e 3mb de upload, o contratado é 500MB, solicitado análise do setor interno". Com isso você já tem a prova para ingressar no Procon! Na maioria das cidades é possível abrir reclamação no Procon através do site, tudo é feito online. Se prepara para maratona porque o teatro da Claro vai longe...

Última edição:
Fica pra sempre.
Caramba, aí realmente é pra forçar o cliente a cancelar o contrato. Fiz a assinatura da brisanet 1gb/500mb aqui e estou apenas aguardando instalar.
Na sexta feira 19/08 veio um técnico verificar meu modem e a desculpa para a velocidade foi de 30/3 foi que meu sinal estava "RX FORA DO PADRÃO NECESSÁRIO ADEQUAÇÃO DE SINAIS E PASSIVOS" e que a equipe ia reparar em até 48 horas.
Tive a claro por mais de 3 anos aqui e nunca tive nenhum problema com relação a limitação da conexão por excesso de uso.

Galera esse perfil de uso 30/3 quando em uso extremo, afeta clientes fibra ou apenas HFC na Claro?
Aqui é FTTH e já cheguei a 10TB em um mês e não tive nenhuma restrição.

Na sexta feira 19/08 veio um técnico verificar meu modem e a desculpa para a velocidade foi de 30/3 foi que meu sinal estava "RX FORA DO PADRÃO NECESSÁRIO ADEQUAÇÃO DE SINAIS E PASSIVOS" e que a equipe ia reparar em até 48 horas.

As 48 horas foram vencidas, conseguiu resolver? A desculpa do RX não cola, quem é afetado tem a largura de banda nessa faixa constante indicando que a limitação é proposital, aplicada no perfil do cliente.

Última edição:
As 48 horas foram vencidas, conseguiu resolver? A desculpa do RX não cola, quem é afetado tem a largura de banda nessa faixa constante indicando que a limitação é proposital, aplicada no perfil do cliente.
Cara isso da taxa RX pode ser realmente real. Eu tive um problema assim, o técnico verificou todo o cabeamento desde a rua até o meu modem e não encontrou nada de errado e foi embora dizendo que podia ser um problema na rua e que chamaria a equipe da "externa" para solucionar. Só que eu não acreditei nisso, então liguei na ouvidoria, reclamei e mandei trazerem um modem novo. O problema foi então resolvido, e o técnico que trocou o meu modem ficou surpreso pois nunca tinha visto um problema de taxa RX ser no modem e não no cabeamento do local.

Quem está na restrição dos 30/3 e tiver opção de internet decente é melhor cancelar mesmo.
Na época que isso aconteceu comigo eu não tinha opção melhor, mas se acontecesse hoje iria pra outra. O padrão dos provedores locais hoje é plano de 300/150 por R$ 99,90.
Quem sabe com a chegada da Unifique com 2Gbps a coisa mude.

Cara isso da taxa RX pode ser realmente real.

O perfil restrito da Claro deixa o cliente com 30MB de download e 3MB de upload permanentemente, os níveis do TX e RX ficam normais e a informação pode ser acessada no site. É um cap por consumo excessivo de trafego. O cliente troca o modem e no dia seguinte o data center repõe automaticamente a restrição, é algo que de vez em quando aparece no fórum, em algumas épocas com mais frequência. Não afeta todo mundo, parece algo aplicado em algumas regiões.

Última edição:
Que nada! Até perguntei ao técnico sobre essa limitação que muitos usuários estavam reportando, mas a resposta dele foi que a limitação só estava sendo aplicada em cidades que tinham pouca banda, ou seja, limitam sua conexão e os técnicos inventam desculpa no sinal. Detalhe que eu checo os sinais regularmente e na imagem que o técnico me mostrou sequer aparecia o OFDMA.
Segue print dos sinais que tirei
MVruwHO.png

Se essa restrição realmente foi proposital, já pensaram em procurar um advogado para processar a Claro por não estar cumprindo o plano contratado? Acredito que possa surtir efeito.

Eu acho um abuso essa política da Claro de "capar" o pessoal que passa de 3-4TB... eu trabalho em casa, uso literalmente umas 14-15h a internet, pra trabalhar e mesclo o uso com lazer, vendo youtube, twitch, quando dá tempo jogo um pouco pra relaxar... e tudo isso gera muitos dados.... em poucos minutos que navego pelo youtube ou twitch, já foram lá 2-3GB em coisa de 45min/1h...

Acho que é abusivo essa política da Claro... com tudo hoje online e "na nuvem" eles deviam é ter vergonha na cara de colocar fibra o mais breve possível pro upload aumentar (pois eu sofro com 50Mb de upload aqui pra enviar meus trabalhos pra empresa, não faço live nem tenho canal em rede social) e parar com essa coisa de ficar capando as pessoas. Vão é acabar ficando com cada vez menos clientes, e isso é um baita tiro no pé.

Por dia eu chego a usar cerca de 1,1-1,3TB tanto de upload como de download....isso relatado pelo meu roteador, com o meu consumo de trabalho/lazer + o uso da minha esposa e minha filha... não acho muito, e sempre passo dos 6TB/mês. Nunca levei nenhuma punição, mas acho totalmente injusto o que vejo que eles tem feito, pois é contra todos as leis da Anatel que diz claramente que não pode existir limitação de dados na BL fixa de forma nenhuma. Em plena era digital onde tudo dá pra fazer pela internet, alugar filmes em 4K, se divertir, fazer pagamentos, enfim tudo dá pra fazer online.... é uma verdadeira piada e acho bom a Claro repensar essa política deles.. melhorar a SUCATA da rede e parar de estourar sempre do lado mais fraco, como se não bastassem todos os impostos que nós brasileiros temos que pagar embutidos em todos os serviços de telecom...

Pois o tiro pode muito bem sair pela culatra, ainda mais hj em dia com tanto provedor local com fibra, sem limitação alguma de tráfego.

Última edição:
Passando aqui pra dar um update sobre a minha situação com o perfil restrito 30/3 da claro, após 3 visitas técnicas o ultimo foi o unico que tinha conhecimento sobre essa pratica da claro, assim que eu expliquei oq estava acontencendo ele ligou pro supervisor dele e o mesmo entrou em contato com o pessoal do data center e pediu para retirar o perfil de 30/3, o tecnico então recriou o ponto da minha internet e ela voltou a ficar bater 700/50, o tecnico me passou até o numero do whats dele pra caso no dia seguinte voltasse o perfil restrito ele ligaria pro pessoal do data center para cobrar a retirada do perfil 30/3, isso foi feito ontem e até agora pelos menos a intenet segue normal batendo 700/50.

Passando aqui pra dar um update sobre a minha situação com o perfil restrito 30/3 da claro, após 3 visitas técnicas o ultimo foi o unico que tinha conhecimento sobre essa pratica da claro, assim que eu expliquei oq estava acontencendo ele ligou pro supervisor dele e o mesmo entrou em contato com o pessoal do data center e pediu para retirar o perfil de 30/3, o tecnico então recriou o ponto da minha internet e ela voltou a ficar bater 700/50, o tecnico me passou até o numero do whats dele pra caso no dia seguinte voltasse o perfil restrito ele ligaria pro pessoal do data center para cobrar a retirada do perfil 30/3, isso foi feito ontem e até agora pelos menos a intenet segue normal batendo 700/50.

Pessoal aí da sua região parece que sabe trabalhar. Você consegue consultar ainda o consumo?

Users who are viewing this thread

Voltar