[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A Claro deve ter um estudo de viabilidade para ver se vale a pena investir em EMTA's/routers com portas de 2.5GB para a oferta de planos de 1200Mbps tal como vemos na Xfinity por exemplo. O braço da Comcast no Docsis reestruturou os planos, atualmente temos nos tiers mais altos a oferta de 800Mbps e 1.200Mbps, (não há mais a oferta do plano de 940Mbps). Hoje um upgrade de 600 para 800MB automático para base instalada de PJ's na Claro conflitaria com o preço do plano de 1GB, justamente por essa razão torna-se pouco provável que tal migração ocorra automaticamente, não é impossível, mas vai gerar questionamentos.
Pode ser que de 600 para 800 não haja upgrade automático, assim como foi de 240 para 250.
O entrave nesse detalhe de um futuro plano de 1.2Gbps é o custo de hardware e o custo também para o usuário, pois até para você comprar um roteador 2.5G ou um switch 2.5G, o custo é substancialmente mais alto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Claro sabe da saturação por aqui, em várias cidades da região não liberaram 1GB, nem aparece no site pra contratar. Estão perdendo clientes a rodo, ou eles investem na rede, seja ampliando a capacidade do HFC, ou migrando pra fibra, ou vão virar pó.
O que ocorre aí é simplesmente uma vergonha. Um plano de 500 bater 200 e a toupeira do técnico com o supervisor falar que "SE FOR" saturação, não tem solução, é no mínimo um caso para demissão ou até mesmo internação urgente.
 
E a claro não resolveu a questão da cobrança indevida do upgrade pra 500mb e reduziram minha banda é cortaram a tv.

Nesse caso, qual é o melhor procedimento? Pago a conta e continuo a briga e pego como desconto depois?

Ou tem alguma outra recomendação?
Mete um processo no JEC e ganhe dinheiro. :coolface:
 
E a claro não resolveu a questão da cobrança indevida do upgrade pra 500mb e reduziram minha banda é cortaram a tv.

Nesse caso, qual é o melhor procedimento? Pago a conta e continuo a briga e pego como desconto depois?

Que barbeiragem:

1 - Cobrança indevida de upgrade;
2 - Redução de velocidade não solicitada;
3 - Corte do sinal da TV a cabo.

Veio o pacote completo da desgraça!:rolleyes: Se você não pagar a conta vai ter outra dor de cabeça, você deve correr atrás disso, se puder busque o Procon da sua cidade, em muitas cidades não precisa nem sair de casa podendo postar a demanda diretamente pela internet. Tem o caminho mais simples: reclamação na Anatel e consumidor.gov.

Anatel:


Consumidor.gov


Procon da sua cidade

Busque no Google ou no site da Prefeitura

JEC - Juizado Especial Civil

Site do Tribunal de Justiça da sua região
 
Última edição:
A Claro sabe da saturação por aqui, em várias cidades da região não liberaram 1GB, nem aparece no site pra contratar. Estão perdendo clientes a rodo, ou eles investem na rede, seja ampliando a capacidade do HFC, ou migrando pra fibra, ou vão virar pó. Os técnicos que vieram aqui devem estar empurrando com a barriga pra ver se "eu deixo por isso", estão enganados.
Claro que ficou Escuro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Extra, extra!!
DOCSIS 4.0 na Claro em 2030, contrate seus pacotes agora mesmo e ganhe um bonus de

4Gb/500
Oferta valida por 3 meses seu otário, depois disso vai a RS1200 e 1GB/100
DOCSIS 4.0 nem vai dar a cara por aqui.
Até la é XGSPON 100% da planta, investir em HFC é no mínimo uma burrice
 
Última edição:
Pode ser que de 600 para 800 não haja upgrade automático, assim como foi de 240 para 250.
O entrave nesse detalhe de um futuro plano de 1.2Gbps é o custo de hardware e o custo também para o usuário, pois até para você comprar um roteador 2.5G ou um switch 2.5G, o custo é substancialmente mais alto.
Acho que as redes LAN 2,5Gbps e WiFi 6 "AX" já são uma tendência. Quase todas as placas mãe modernas, até as intermediárias, já estão vindo com LAN de 2,5Gbps.

Logo, acho que a Claro está perdendo tempo de não trazer EMTAs com LAN 2,5Gbps e quem sabe criar um plano de 800 e um de 1,2Gbps (ambos PME) com um modem já com essas duas características (LANs 2,5 e WiFi 6).

Quem assina 800Mb/s ou acima, no mínimo tem uma placa mãe de 2018 pra cima intermediária/high end com pelo menos LAN 2,5Gbps nativa, sem falar das B550 da AMD que a maioria tá vindo com além da LAN 2,5 vem o WiFi 6 AX também, com uma antena que você conecta à placa mãe.

E uma coisa é certa: o cara que vai assinar 800Mb ou + não tem um notebook Positivo com um Atom, WiFi somente 2,4GHz e LAN 10/100. O cara tem uma máquina (ou laptop) no mínimo intermediário com as novas tecnologias.

A era das LANs 10/100/1000 já era pra ter sido esquecida. Lá fora já tem tempos que passaram do limite do 1Gbps e do WiFi 5GHz "AC". Falta é vontade ($$) da Claro de inovar com EMTAs mais de acordo com pleno ano de 2022 e seguindo.
 
Última edição:
brilhou aqui
8b1091d2-ad52-45b3-a4c4-f22b602c8842.png

e4c3b604-4fce-40b1-94bd-92d5538cee3d.png

11285c11-61ac-475a-ad74-c65ed92b9d2f.png



vamos ver o incêndio nos nodes quando começar o dia útil e os toradores de banda acordarem para mais um dia de full downloads.

Claro, nunca critiquei.
:tom:


:rub1:

Edit: plano PF
Teste no cabo ou wi fi? aqui só consigo os 700 mega no cabo, wi fi segue 500.. (meu plano é 500 mega)
 
Mete um processo no JEC e ganhe dinheiro. :coolface:
Eu fui numa loja da Claro, o atendente resolveu tudo rapidinho, sem burocracia ou enrolação, deu até gosto de ser cliente 😂
 
Tem que aguardar a próxima fatura para comemorar, antes disso...
Ah sim, com certeza.

Ele tbm arrumou a de janeiro, que já estava em aberto. Mas comentou que pra normalizar o valor da banda larga (remover de vez esse aumento indevido) , tem que voltar lá depois que liberasse.
 
Pode ser que de 600 para 800 não haja upgrade automático, assim como foi de 240 para 250.
Aqui nunca houve esse upgrade automático... Tinha 240 e assim foi um bom tempo até eu migrar pra 509 mega...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cabo, modem está em Bridge
No wi-fi do xiaomi ax6:
8047789877.png
Aqui no wi-fi, via router do modem CGA4233, note não chega os 700, máximo 600 e poucos.. quantos canais de down teu modem tá pegando? Aqui bairro Petrópolis, meu tá 16 + 1...
 
Aqui nunca houve esse upgrade automático... Tinha 240 e assim foi um bom tempo até eu migrar pra 509 mega...
Então, não teve mesmo. De 240 para 250 não teve.
 
Aqui nunca houve esse upgrade automático... Tinha 240 e assim foi um bom tempo até eu migrar pra 509 mega...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui no wi-fi, via router do modem CGA4233, note não chega os 700, máximo 600 e poucos.. quantos canais de down teu modem tá pegando? Aqui bairro Petrópolis, meu tá 16 + 1...
32 canais de down.

Screenshot-20220110-195233-Chrome.jpg
 
Aqui no wi-fi, via router do modem CGA4233, note não chega os 700, máximo 600 e poucos.. quantos canais de down teu modem tá pegando? Aqui bairro Petrópolis, meu tá 16 + 1...
Sem wi-fi 6 não chega 700 mesmo, máximo prático que já vi em wi-fi 5 2x2 80mhz foi por volta de 650mb.

Wi-Fi 6 5GHz com 80mhz consegue entregar gigabit.
 
Aqui em Santa Catarina algumas operadoras já começaram a migrar para XGS-PON com planos até o momento de 6.000Mega. Esse é o caso da NAXI (https://naxi.com.br) de Jaraguá do Sul.
A Unifique ja vende 2Giga há uns 6 meses e que atende quase todo o estado também já está atualizando a rede e pretende lançar 10.000Mega junto com a disponibilização do 5G. (Adquiriu uma faixa no leilão 5G regional).
Em resumo, a Claro vai sofrer por aqui se não atualizar rapidamente para fibra ponta a ponta.
 
Aqui em Santa Catarina algumas operadoras já começaram a migrar para XGS-PON com planos até o momento de 6.000Mega. Esse é o caso da NAXI (https://naxi.com.br) de Jaraguá do Sul.
A Unifique ja vende 2Giga há uns 6 meses e que atende quase todo o estado também já está atualizando a rede e pretende lançar 10.000Mega junto com a disponibilização do 5G. (Adquiriu uma faixa no leilão 5G regional).
Em resumo, a Claro vai sofrer por aqui se não atualizar rapidamente para fibra ponta a ponta.

Eu concordo até a parte do XGS-PON, mas essas operadoras garantem essa banda fora da rede deles ou é só para fazer teste no Speedtest deles? hehehe
 
Eu concordo até a parte do XGS-PON, mas essas operadoras garantem essa banda fora da rede deles ou é só para fazer teste no Speedtest deles? hehehe
NAXI não conheço. Já Unifique foi eleita a melhor banda larga do Brasil por duas vezes (segundo eles). E após o IPO na B3 começou comprar geral os pequenos provedores por aqui. Enfim, só o tempo e a concorrência dirá.
 
Tenho 500/35 coaxial aqui em Estância Velha - RS (50km de Porto Alegre) desde a época que lançou, e desde então sofre pra bater 500MB, principalmente no período 19h - 23h, quando chega a variar de 300MB para baixo. Em Maio/2021 eu abri uma reclamação no Consumidor.gov.br, logo mandei todos prints de teste de velocidade, niveis de sinal, etc, que mostraram que o sinal estava 100%, e falaram que iriam repassar a equipe de projetos para verificar a rede externa e me deram um desconto de R$ 80,00 (atualmente pago R$ 59). A rede aqui é 3.0 (o modem é 3.1), então sincroniza 32 canais DOWN 256-QAM e 4 canais UP 64-qam.

Como até o momento os problemas continuam exatamente os mesmos, entrei no resolva aqui semana passada para reclamar novamente, mandaram um técnico aqui na Quinta-Feira, verificou o caso, os sinais, não achou nenhum problema e disse que iria colocar minha conexão em monitoramento na central. No Sábado apareceu outro técnico, verificou novamente, ligou para o funcionário que estava "no monitoramento de rede", e novamente, nenhum problema encontrado desde o monitoramento iniciado na Quinta-Feira. Falei com este técnico de sábado que (no meu pouco conhecimento), deveria ser algum problema de sobrecarga da rede, visto o período que se agrava, e ele me disse que "se fosse isso, dificilmente seria resolvido".

Comentei com ele sobre a Claro instalar 100% fibra nas cidades aqui da região que são rede HFC, visto que as cidades ao redor, que não tiveram rede HFC, estão recebendo 100% fibra (cidades novas), e ele disse que já tem um projeto para esse ano para que as cidades HFC da região, tenham 100% fibra, mas muitos dizem que é história de técnico pra segurar cliente.

Eu já tenho uma fibra local aqui e uso a Claro como 2° link, mas nada mais justo que receber 100% do tempo o que está contratado, vamos ver no que vai dar.
A Claro realmente tá migrando FTTH nas cidades HFC, a informação procede. Já citaram aqui várias cidades de vários estados nessa situação.
 
A Claro realmente tá migrando FTTH nas cidades HFC, a informação procede. Já citaram aqui várias cidades de vários estados nessa situação.
Tem alguma base sobre essa informação? O que sabemos é que ela anda adequando um prédio aqui outro ali, mas migração mesmo como é dita por aqui, só boatos e nas conversas de boteco que técnicos ficam falando por aí.
 
Tem alguma base sobre essa informação? O que sabemos é que ela anda adequando um prédio aqui outro ali, mas migração mesmo como é dita por aqui, só boatos e nas conversas de boteco que técnicos ficam falando por aí.
Relatos que já apareceram aqui e algumas pessoas conhecidas minhas lá de dentro que estão nesse momento instalando as OLT´s nos sites. Para não dizer que é invenção minha, aos poucos, as fotos vão aparecendo de outros usuários país afora.

Ninguém é obrigado a acreditar ok?

Já falaram de Recife, Salvador, Fortaleza, várias cidades do RS, aqui no RJ tem a própria capital e entorno, porém a coisa vai acelerar mesmo a partir deste ano que estamos.
 
32 canais de down.

Screenshot-20220110-195233-Chrome.jpg
Que estranho isso. Aqui 16 canais de down mais 1 OFDM e 1 OFDMA.. aí na tela não aparece 32 mas é pq são quatro páginas, certo? Qual seu bairro aí? E modem?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

32 canais de down.

Screenshot-20220110-195233-Chrome.jpg
Que estranho isso. Aqui 16 canais de down mais 1 OFDM e 1 OFDMA.. aí na tela não aparece 32 mas é pq são quatro páginas, certo? Qual seu bairro aí? E modem
Sem wi-fi 6 não chega 700 mesmo, máximo prático que já vi em wi-fi 5 2x2 80mhz foi por volta de 650mb.

Wi-Fi 6 5GHz com 80mhz consegue entregar gigabit.
Entendi, então meu note que é de 2018 ou 2019 que é com placa ac não pegaria essa velocidade mesmo.. mas o modem aqui tem opção 160MHz..
 
Acho que as redes LAN 2,5Gbps e WiFi 6 "AX" já são uma tendência. Quase todas as placas mãe modernas, até as intermediárias, já estão vindo com LAN de 2,5Gbps.

Logo, acho que a Claro está perdendo tempo de não trazer EMTAs com LAN 2,5Gbps e quem sabe criar um plano de 800 e um de 1,2Gbps (ambos PME) com um modem já com essas duas características (LANs 2,5 e WiFi 6).

Quem assina 800Mb/s ou acima, no mínimo tem uma placa mãe de 2018 pra cima intermediária/high end com pelo menos LAN 2,5Gbps nativa, sem falar das B550 da AMD que a maioria tá vindo com além da LAN 2,5 vem o WiFi 6 AX também, com uma antena que você conecta à placa mãe.

E uma coisa é certa: o cara que vai assinar 800Mb ou + não tem um notebook Positivo com um Atom, WiFi somente 2,4GHz e LAN 10/100. O cara tem uma máquina (ou laptop) no mínimo intermediário com as novas tecnologias.

A era das LANs 10/100/1000 já era pra ter sido esquecida. Lá fora já tem tempos que passaram do limite do 1Gbps e do WiFi 5GHz "AC". Falta é vontade ($$) da Claro de inovar com EMTAs mais de acordo com pleno ano de 2022 e seguindo.
Ainda bem que ainda não paga pra sonhar :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo