[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

obrigado amigo, acabei de registrar nos dois locais.
Por nada!
Depois volta e compartilha com a gente se resolveram seu problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já tive um problema similar com a Vivo no passado (upgrade de plano de celular sem eu pedir).

Acredito que a prática das operadoras cadastrarem "representantes credenciados" (lojas terceiras que não são funcionários da operadora) que tenham acesso aos sistemas de vendas cria esse tipo de vulnerabilidade. Quero dizer, não acredito que um funcionário da operadora faria isso (colocar um plano não contratado na assinatura de um cliente), mas acho fácil que "representantes terceiros" com acesso aos sistemas das operadoras possam agir de má fé, fazendo isso para ganhar as "cotas de vendas".

Não só a Claro mas todas as operadoras deveriam ter processos e sistemas mais seguros. Por exemplo, a adição de um pacote ou assinatura deveria ter uma confirmação explícita do cliente de alguma forma (por exemplo, um WhatsApp automatizado da própria operadora que o cliente deveria confirmar a troca ou assinatura de pacote).

No meu ponto de vista é primeiramente falha das operadoras, mas também da Anatel que deveria fiscalizar e regulamentar essa prática de venda de pacotes por "representantes autorizados" das operadoras.
Recentemente teve uma galera da Vivo que foi presa por envolvimento numa quadrilha que adicionava serviços nos planos dos clientes sem o consentimento do titular e revendiam na internet.
Eles tinham preferência por clientes que pagavam no débito automático e que tinham histórico de ligar pouco na central de atendimento.
 
Última edição:
não a erro.

quando o endereço tem gpon liberado, a forma que a claro criou o site montador de combo dela e a api de consulta de cep, são removidos todos os planos de internet HFC da consulta.
inclusive, a real é a seguinte, se vc esta com plano hfc ae e mandar cancelar ele, e assinar de novo especificamente via site, só vão instalar planos gpon :limo:
É, pelo visto o GPON foi liberado, as opções de Banda Larga diminuíram consideravelmente, 1GB, 500 MEGA (duas opções), 250 e 350. No caso da TV, ainda continua a oferta em HFC pq eu já tenho TV no contrato. Para não perder o plano de TV (HFC), eu vou apenas pedir para trocar a tecnologia, de HFC para FIBRA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tentou pelos links daqui de promoção pelo site oficial tudo era negado e pelo telefone era aquela enrolação. parecia ser o problema igual do @SpeedRace.Claude
Mas pela loja física no shopping conseguiu de primeira e instalaram no dia seguinte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pois é né derrepente conseguiria pela loja física da claro hehehe vai saber.

Então vc ja consegue migrar para o GPON? ou ainda não.
Não, eu ainda não migrei. Depois que o técnico foi lá em casa, me retirou do CGNAT e ligou pra o setor de FIBRA que eu não liguei mais. Vou ligar amanhã.
 
Última edição:
É, pelo visto o GPON foi liberado, as opções de Banda Larga diminuíram consideravelmente, 1GB, 500 MEGA (duas opções), 250 e 350. No caso da TV, ainda continua a oferta em HFC pq eu já tenho TV no contrato. Para não perder o plano de TV (HFC), eu vou apenas pedir para trocar a tecnologia, de HFC para FIBRA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não, eu ainda não migrei. Depois que o técnico foi lá em casa, me retirou do CGNAT e ligou pra o setor de FIBRA que eu não liguei mais. Vou ligar amanhã.
Verifica na hora da instalação da fibra se tu continua fora do CGNAT.
É importante ver isso antes do técnico ir embora.
 
Verifica na hora da instalação da fibra se tu continua fora do CGNAT.
É importante ver isso antes do técnico ir embora.
é o melhor a se fazer, evita fatiga e o cara já liga direto pro suporte interno pedindo rollback.
 
estou em poa/rs.
estava na duvida entre vivo fibra e claro fibra. acabei optando por vivo fibra 600/300 porem no predio nao tem espaco para mais uma fibra, portanto serei obrigado a assinar Claro fibra 600/300.
Pergunta para o pessoal q assina claro fibra, como é a estabilidade do servico? ping bom velocidade bate o contratado ? Apagao de sinal quando chove?
 
estou em poa/rs.
estava na duvida entre vivo fibra e claro fibra. acabei optando por vivo fibra 600/300 porem no predio nao tem espaco para mais uma fibra, portanto serei obrigado a assinar Claro fibra 600/300.
Pergunta para o pessoal q assina claro fibra, como é a estabilidade do servico? ping bom velocidade bate o contratado ? Apagao de sinal quando chove?

O @_dsouza_ pode te responder isso hehehe.
 
estou em poa/rs.
estava na duvida entre vivo fibra e claro fibra. acabei optando por vivo fibra 600/300 porem no predio nao tem espaco para mais uma fibra, portanto serei obrigado a assinar Claro fibra 600/300.
Pergunta para o pessoal q assina claro fibra, como é a estabilidade do servico? ping bom velocidade bate o contratado ? Apagao de sinal quando chove?
Pelo menos aqui no interior de São Paulo o serviço é muito bom e bem estável além de entregar 47% a mais da velocidade contratada.
 
Achei muito legal da parte deles atualizarem meu plano. Acessei o app hoje e me deparei com "600M Migração Legado" na parte de plano.

Isso explica a velocidade de download que estava atingindo. Vou precisar trocar o HD mecânico por um SSD para acompanhar pois tá direto em 100% nos downloads.
Adicional:

Eles aumentaram a "Franquia" também. De 1TB para 2TB. Apesar da Anatel proibir franquia, eles deixam ali... Diminuir a velocidade não vão.

Screenshot-2023-07-29-17-19-30-72-3285f1033dc1d72e69ed9b5037d9e9ca.jpg
 
em 2023, algm ja teve a internet cancelada por """uso excessivo""" na claro?
Nunca houveram relatos de internet cancelada por uso excessivo na Claro.

Entretanto, existem relatos de corte de velocidade para 30mb caso a pessoa consuma mais de 4tb (alem de outros criterios nao conhecidos), sob alegação de suspeita de revenda, inclusive neste ano de 2023. Tais cortes só ocorrem em pessoas que utilizam a tecnologia HFC (popularmente conhecida como coaxial)

Cabe ressaltar que em geral, parte das pessoas que tiveram este problema conseguiram resolver após uma série de reclamações na anatel, consumidor gov, etc. A outra parte das pessoas desistiu no meio do caminho e cancelou o serviço.
 
Eles aumentaram a "Franquia" também. De 1TB para 2TB. Apesar da Anatel proibir franquia, eles deixam ali... Diminuir a velocidade não vão.

Screenshot-2023-07-29-17-19-30-72-3285f1033dc1d72e69ed9b5037d9e9ca.jpg

Não irão reduzir a sua velocidade pelo motivo de passar do valor estabelecido, eu passo todos os meses, mas como o colega acima mencionou fica o registro de que alguns clientes mais pesados foram limitados.

photo-5057935345731087156-y.jpg

Toragem mês julho. Se não torar não vai faltar.
 
Não irão reduzir a sua velocidade pelo motivo de passar do valor estabelecido, eu passo todos os meses, mas como o colega acima mencionou fica o registro de que alguns clientes mais pesados foram limitados.

photo-5057935345731087156-y.jpg

Toragem mês julho. Se não torar não vai faltar.
Sim, tô ligado e nem pode..

Caramba, belo consumo! :vai:
 
estou em poa/rs.
estava na duvida entre vivo fibra e claro fibra. acabei optando por vivo fibra 600/300 porem no predio nao tem espaco para mais uma fibra, portanto serei obrigado a assinar Claro fibra 600/300.
Pergunta para o pessoal q assina claro fibra, como é a estabilidade do servico? ping bom velocidade bate o contratado ? Apagao de sinal quando chove?
O @_dsouza_ pode te responder isso hehehe.

Estou com a Claro Fibra fechou 1 mês. Contratei 500/250, estou recebendo 700/350. Com isso dito:

1) Estabilidade 100%. Pelo menos durante esse mês não teve nenhuma queda.

2) Ping estável e baixo considerando a "last mile". Porém assim com qualquer provedor por aqui, e como a maioria dos servidores/CDNs estão em SP, então no melhor dos casos não espere nada abaixo de 15~20ms para a maior parte dos servidores localizados no Brasil. Detalhes abaixo:


3) Como comentei a velocidade é acima da contratada (assinei 500/250, estou recebendo 700/350).

Problemas até então em relação ao item (3) acima (testes com rede cabeada gigabit):

3.1) Windows 10 não atinge o upload esperado (350Mbps). Mas só acontece com o Windows 10. Windows 11, MacOS e Linux não tem problemas com upload, sempre batendo os esperados 350Mbps. Detalhes aqui. Ainda assim o upload atingido é ˜250Mbps (contratado), e por isso não posso reclamar. Acredito que o motivo desse problema com o upload no Windows 10 possa estar relacionado ao próximo problema abaixo.

3.2) Linux e MacOS não atingem o download esperado de 700Mbps (Windows 11 está OK, Windows 10 não testei pois já atualizei todos PCs). Aparentemente tem algum roteador na rede da Claro que está causando o recebimento de pacotes TCP fora de ordem/duplo ack e isso causa retransmissão e perda de pacotes, o que impacta em alguns casos a velocidade de download (ver abaixo e mais detalhes no meu post aqui sobre esse problema). Até agora não achei solução. Porém da mesma maneira que o upload não posso reclamar, pois esse problema reduz a velocidade para uns 630~680Mbps, que ainda assim é bem acima da contratada.

 
Última edição:
Pessoal me tirem uma dúvida, tinha o plano de 500/300 na claro fibra, e pedi a redução para 50mb, pois só minha mãe que usa e só ver redes sociais, porém ela está recebendo 250mb. No contrato está 50mb, porém na prática chega 250mb, isso é normal ?
É sim.
Tenho esse plano, porém no coaxial.
50 Mb, com bônus de 200 Mb.
 
Pessoal, alguém aí tem informações de expansão da claro fibra dentro de uma mesma cidade? Aqui parte do município é fibrado, desde final de 2021, e parte não foi cabeada, pela experiência, é algo que acontece com frequência?
 
O @Arris dando o ar da graça :haha:

At-t-fiber.jpg
Isso daí é pra levar a fibra o mais perto do cliente no prédio, sem precisar trocar a rede coaxial interna? E a alimentação dele é por... um conector rg6???
 
Alguém anda tendo sucesso desligando o modem por várias horas, esperando que mude o IP? Estou com o mesmo desde o começo do mês... Alguma ajuda em relação a isso? Maldita claro!
 
Isso daí é pra levar a fibra o mais perto do cliente no prédio, sem precisar trocar a rede coaxial interna? E a alimentação dele é por... um conector rg6???
Isso é da AT&T, mas creio que seja isso sim.
 
O @Arris dando o ar da graça :haha:

At-t-fiber.jpg
Entra o sinal na fibra e sai no coaxial ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É sim.
Tenho esse plano, porém no coaxial.
50 Mb, com bônus de 200 Mb.
Como que pede esse plano de 50 ? Sempre querem empurrar 125 dizendo que é a menor velocidade na claro, fora que ainda falam que tem que trocar o modem (do fast 3896 pra um inferior)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo