• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Troquei da Vivo pra Copel lá por outubro do ano passado e até hoje não tenho absolutamente nada a reclamar, tava dando uma conferida nos preços dos planos da Copel e outros provedores e vi que atualizaram o menor plano pra 150mb agora, liguei agora pouco e logo vão atualizar de 75/75 pra 150/150 pelo mesmo preço já já.

Recebia por volta de 80/80 com o plano de 75 e down/up batendo 10mb/s, espero que se mantenha assim atualizando pra 150.

É mais caro do que as outras opções? De fato, mas considerando que tenho 100% de estabilidade (até então nenhuma dor de cabeça) e que meu ping em servidores NA caiu em mais de 50ms, continuo com a Copel de olhos fechados. Lembrando que essa é a minha experiência até o momento com 10~ meses corridos.

EDIT: 150/75*, não 150/150
No meu caso troquei a NET pela Copel faz 1 ano e meio aproximadamente. Até agora está exemplar, acho que nesse período todo caiu uma ou duas vezes que eu me lembro. Uso mais a noite, mas uso bastante e uso muito upload ( faço backup do Note inteiro pro Google Drive ). Até ontem eu estava no plano 100/100 e também migrei para o 150/75. O interessante é que, apesar dos novos planos cortarem o upload pela metade, por enquanto não estão limitando, pois neste momento estou subindo pro Google Drive um arquivo de 161,5 GB (uma VM com Windows) e está batendo uma média de 160 Mbps. Considerando minha experiência até hoje, também não saiu da Copel de maneira alguma.
 
No meu caso troquei a NET pela Copel faz 1 ano e meio aproximadamente. Até agora está exemplar, acho que nesse período todo caiu uma ou duas vezes que eu me lembro. Uso mais a noite, mas uso bastante e uso muito upload ( faço backup do Note inteiro pro Google Drive ). Até ontem eu estava no plano 100/100 e também migrei para o 150/75. O interessante é que, apesar dos novos planos cortarem o upload pela metade, por enquanto não estão limitando, pois neste momento estou subindo pro Google Drive um arquivo de 161,5 GB (uma VM com Windows) e está batendo uma média de 160 Mbps. Considerando minha experiência até hoje, também não saiu da Copel de maneira alguma.

Na fibra não cair internet não é motivo pra elogio, é o mínimo a se esperar.
Na verdade não cortaram o upload pela metade mas sim dobraram o download, até uns tempos o menor plano era 75/75, agora já está 150/75.
Não gosto dessa politica de estar sempre aumentando as velocidades sem conseguir manter a qualidade.
Se continuar assim logo 500 mega será o mínimo, porem sendo pior que os 50 mega de uns 2 anos atras.
 
Na fibra não cair internet não é motivo pra elogio, é o mínimo a se esperar.
Na verdade não cortaram o upload pela metade mas sim dobraram o download, até uns tempos o menor plano era 75/75, agora já está 150/75.
Não gosto dessa politica de estar sempre aumentando as velocidades sem conseguir manter a qualidade.
Se continuar assim logo 500 mega será o mínimo, porem sendo pior que os 50 mega de uns 2 anos atras.
Apesar de ser 150/75, não estão limitando ainda. Aqui está batendo 160 de up fácil. Baixei uma imagem Linux a pouco que deu média de down de 175. Imagino que isso signifique que, por enquanto, ainda existe banda suficiente. Mas o nosso governador Ratinho anunciou que quer concretizar a venda até Março de 2020, aí é ver o que acontece né....
 
Última edição:
Esqueci de atualizar aqui mas tudo certo com a atualização de velocidade (tecnicamente), o cabeamento foi feito quando eu estava em viagem ano passado e o cara cabeou meu PC no roteador então estou limitado aos 100 Mbps do Tenda AC6 no momento :okay:
Agora pensar se refaço o cabeamento ou fico de olho em um roteador gigabit em promoção.
 
Pessoal, sou de Curitiba e tenho o plano COPEL 75mbs, porém esse modem que ele forneçem é um lixo completo, HG8245H, no Wifi fica simplesmente impossível utilizar com qualidade, jogar então nem pensar, o alcance é horrivel e fica cai e volta toda hora, a dúvida é, se eu comprar um Asus AC68U e ligar ele junto com o modem da copel eu melhoro esse problema de instabilidade ou por não conseguir deixar o deles em Bridge não compensa nem comprar e o negócio é procurar puxar um cabo do modem deles pro PC?
 
Pessoal, sou de Curitiba e tenho o plano COPEL 75mbs, porém esse modem que ele forneçem é um lixo completo, HG8245H, no Wifi fica simplesmente impossível utilizar com qualidade, jogar então nem pensar, o alcance é horrivel e fica cai e volta toda hora, a dúvida é, se eu comprar um Asus AC68U e ligar ele junto com o modem da copel eu melhoro esse problema de instabilidade ou por não conseguir deixar o deles em Bridge não compensa nem comprar e o negócio é procurar puxar um cabo do modem deles pro PC?
Também sou de Curitiba e também tenho o HG8245H. De alcance realmente ele é ruim, mas nunca tive problemas de queda. As instalações novas a Copel está instalando um novo modelo também da Huawei, quase o mesmo mas agora dual Band. Você pode ligar e pedir pra trocarem argumentando justamente que deseja ter dual band. Mas como não uso, não sei dizer se esse novo modelo é melhor ou não. Semelhante a você, também comprei um ASUS, um AC86U e pus o da Copel em bridge, é bem fácil, se quiser saber como fazer me mande uma MP que te ajudo. A diferença em relação ao Huawei é gritante, tanto em cobertura quanto em estabilidade. Pode ir fundo que ASUS é outro nível :)
 
Também sou de Curitiba e também tenho o HG8245H. De alcance realmente ele é ruim, mas nunca tive problemas de queda. As instalações novas a Copel está instalando um novo modelo também da Huawei, quase o mesmo mas agora dual Band. Você pode ligar e pedir pra trocarem argumentando justamente que deseja ter dual band. Mas como não uso, não sei dizer se esse novo modelo é melhor ou não. Semelhante a você, também comprei um ASUS, um AC86U e pus o da Copel em bridge, é bem fácil, se quiser saber como fazer me mande uma MP que te ajudo. A diferença em relação ao Huawei é gritante, tanto em cobertura quanto em estabilidade. Pode ir fundo que ASUS é outro nível :)
Não uso copel, no entanto minha provedora trabalha com esse modelo HG8245H para conexões menores que 100mb.
Aqui tenho instalado um HG8245Q2, esse sim é dual band, só que se for pra depender do sinal dele, é muito fraco também, unica coisa boa mesmo é que ambos equipamentos são estáveis e não esquentam.
Aqui uso a HGU como router e desligo ambas redes (2.4 e 5G) e ligo meu roteador em modo AP para wireless.
 
Bom dia, troquei de 60MB para 150MB, mas o modem continua aquele Huawei horrível. O wifi dele fica em 94MB no speedtest de manhã e 40-45MB durante horário de pico, isso com o notebook a 30cm do modem. Tentei ligar via LAN, mas a placa de rede do note é 100MB, então também bateu no 94MB, mas isso em todos os horários, o que me leva a crer que há interferência com outros sinais wifi durante horário de pico. Liguei lá e eles se recusaram a trocar de modem, dizendo que o wifi é um bônus. Não sei se abro protocolo na ANATEL para troca de modem ou compro um roteador.
 
Bom dia, troquei de 60MB para 150MB, mas o modem continua aquele Huawei horrível. O wifi dele fica em 94MB no speedtest de manhã e 40-45MB durante horário de pico, isso com o notebook a 30cm do modem. Tentei ligar via LAN, mas a placa de rede do note é 100MB, então também bateu no 94MB, mas isso em todos os horários, o que me leva a crer que há interferência com outros sinais wifi durante horário de pico. Liguei lá e eles se recusaram a trocar de modem, dizendo que o wifi é um bônus. Não sei se abro protocolo na ANATEL para troca de modem ou compro um roteador.
Pra testar o wifi você usou a rede de 2.4GHz ou 5GHz ? para obter 150Mb só com 5GHz mesmo, não tem mágica. Se você tem alguma exigência especial, tipo joga muito online ou vai conectar vários dispositivos, eu deixaria o Huawei mesmo e compraria um bom roteador. Tenho feito assim a quase 1 ano e meio sem nenhum problema. Agora se vc é um usuário "lite" pode insistir no Huawei dual band que vai lhe atender. O fato é que vai PRECISAR da rede de 5GHz, senão não vai usar nem a metade da banda. Você pode, inclusive, usar isso como argumento para a Copel, que a rede de 2.4 não suporta nem a metade da velocidade e que EXIGE a troca por um modelo dual band.
 
Utilizei a Copel por 2 anos, no plano de 60/60. Nada a reclamar, o ping no CS era muito bom. Troquei agora pela Empire no plano de 100/100, uma empresa pequena da região, contudo o ping aumentou consideravelmente.
 
Bom dia, troquei de 60MB para 150MB, mas o modem continua aquele Huawei horrível. O wifi dele fica em 94MB no speedtest de manhã e 40-45MB durante horário de pico, isso com o notebook a 30cm do modem. Tentei ligar via LAN, mas a placa de rede do note é 100MB, então também bateu no 94MB, mas isso em todos os horários, o que me leva a crer que há interferência com outros sinais wifi durante horário de pico. Liguei lá e eles se recusaram a trocar de modem, dizendo que o wifi é um bônus. Não sei se abro protocolo na ANATEL para troca de modem ou compro um roteador.

Não sei se protocolo em anatel ajudaria nesse caso. Eles não garantem a velocidade por wi-fi, se o modem não estiver com problemas eles não trocam mesmo.
Pra evitar um pouco da interferência você pode verificar qual o canal menos usado por wifi vizinhos e setar ele manualmente no seu router.
 
Agora mudaram os planos. Eu tinha o de 150mb simétricos e alterei para o de 300mb de down e 150mb de up, pelo mesmo preço. Peguntei pra atendente, e ela confirmou que a copel vai abandonar os planos simétricos e passar a vender assimétricos, com a velocidade de upload em 50% do download. Não é ruim, já que vc está pagando o mesmo pelo plano simétrico, porém com mais download. Espero que no futuro tenham o plano de 1GB/500mb com valor do de 300mb/150mb. Com o avanço do 5G nos próximos anos isso vai acontecer uma hora ou outra, com os preços dos planos residenciais descendo ladeira :)
 
Agora mudaram os planos. Eu tinha o de 150mb simétricos e alterei para o de 300mb de down e 150mb de up, pelo mesmo preço. Peguntei pra atendente, e ela confirmou que a copel vai abandonar os planos simétricos e passar a vender assimétricos, com a velocidade de upload em 50% do download. Não é ruim, já que vc está pagando o mesmo pelo plano simétrico, porém com mais download. Espero que no futuro tenham o plano de 1GB/500mb com valor do de 300mb/150mb. Com o avanço do 5G nos próximos anos isso vai acontecer uma hora ou outra, com os preços dos planos residenciais descendo ladeira :)
ta bem melhor q a net q me faz 240/20 hahah upload miseravel deles, pq a anatel nao faz uma regrinha com minimo de % de velocidade do upload com relacao ao down por exemplo se fosse minimo 10% 100 mb teria q ter 10mb de up e nao menos q isso
 
Estou tentando assinar e não estou conseguindo pelo site, a 3 semanas atrás eu tentei e estava funcionando, e por telefone não fazem assinatura, poderiam testar pelo site se está funcionando pra você, obrigado pela ajuda
 
Bom dia pessoal, ontem eu mudei meu plano de 75 mega pra 150 e estou muito confuso...
Fiz o teste no speedtest do meu celular e marca 94mb e no meu notebook Asus x510ur-bq292t não passa de 40mb..
A velocidade no meu PC conectado no cabo está normal, bate até 160 mega.
O modem é o Huawai Echolife HG8245H, eu imaginava que a velocidade maxima do 2.4ghz fosse de 450 Mbps.

Foi um grande downgrade no meu notebook que antes pegava 60~75mb e agora 30~40mb :mad::mad::mad:
 
Última edição:
Bom dia pessoal, ontem eu mudei meu plano de 75 mega pra 150 e estou muito confuso...
Fiz o teste no speedtest do meu celular e marca 94mb e no meu notebook Asus x510ur-bq292t não passa de 40mb..
A velocidade no meu PC conectado no cabo está normal, bate até 160 mega.
O modem é o Huawai Echolife HG8245H, eu imaginava que a velocidade maxima do 2.4ghz fosse de 450 Mbps.
450Mbps é a velocidade máxima teórica.

Não sei explicar porque o notebook ficou com uma taxa baixa mas uma rede 2.4Ghz dificilmente passa dos 70~90Mbps mesmo.

Oscilações podem ocorrer por vários motivos: Quantidade de dispositivos simultâneos, distancia em relação ao roteador, interferências de redes vizinhas, etc.

Para atingir velocidades maiores com alguma estabilidade só via rede 5Ghz mesmo.
 
450Mbps é a velocidade máxima teórica.

Não sei explicar porque o notebook ficou com uma taxa baixa mas uma rede 2.4Ghz dificilmente passa dos 70~90Mbps mesmo.

Oscilações podem ocorrer por vários motivos: Quantidade de dispositivos simultâneos, distancia em relação ao roteador, interferências de redes vizinhas, etc.

Para atingir velocidades maiores com alguma estabilidade só via rede 5Ghz mesmo.
Como eu faço pra mudar para 5ghz? (eles alegam que o wi-fi é bonus e duvido que façam a troca do modem)
A quantidade de dispositivos não mudou e o modem fica no meu quarto onde eu passo a maior parte do tempo navegando.
 
Última edição:
Como eu faço pra mudar para 5ghz? (eles alegam que o wi-fi é bonus e duvido que façam a troca do modem)
A quantidade de dispositivos não mudou e o modem fica no meu quarto onde eu passo a maior parte do tempo navegando.
Você já tentou solicitar a troca do modem ? pq é meio que uma questão de sorte sabe, já vi pessoas dizendo que eles se negaram na hora e outros que disseram que trocaram de boa. Sabemos que existe uma versão mais nova do modem Huawei que é dual band, então não custa tentar. Tente argumentar que sem os 5GHz não consegue aproveitar nem a metade da velocidade e que se negarem a troca vai registrar uma reclamação na Anatel. E se ainda assim se negarem, registre mesmo.

Agora se nada resolver, compre um roteador dual band e ligue via cabo no modem. Tem vários modelos dos mais variados custos, sendo que alguns inclusive irão trazer outros benefícios ( aumento de cobertura do sinal, por exemplo... ) só pesquisar :)
 
Eu tenho um Huawei dual band (hg8245q2), trocaram o meu huawei velhinho quando uparam minha velocidade de 20/20 para 30/30 (!) ano passado, porque falaram que o anterior não suportaria IPv6 ou coisa assim. Só alegria. Tenta pedir lá.

Aliás, hoje eu mudei meu plano pra 150/75 porque tava só 25 reais mais caro que o meu 30/30 lol.
 
Você já tentou solicitar a troca do modem ? pq é meio que uma questão de sorte sabe, já vi pessoas dizendo que eles se negaram na hora e outros que disseram que trocaram de boa. Sabemos que existe uma versão mais nova do modem Huawei que é dual band, então não custa tentar. Tente argumentar que sem os 5GHz não consegue aproveitar nem a metade da velocidade e que se negarem a troca vai registrar uma reclamação na Anatel. E se ainda assim se negarem, registre mesmo.

Agora se nada resolver, compre um roteador dual band e ligue via cabo no modem. Tem vários modelos dos mais variados custos, sendo que alguns inclusive irão trazer outros benefícios ( aumento de cobertura do sinal, por exemplo... ) só pesquisar :)
Vou tentar fazer isso sim, obrigado.

Meu medo é eles trocarem por um modem ''ruim''
Aqueles que eu vivia resetando na época da GVT, um pior que o outro...
peguei trauma disso.
 
Vou tentar fazer isso sim, obrigado.

Meu medo é eles trocarem por um modem ''ruim''
Aqueles que eu vivia resetando na época da GVT, um pior que o outro...
peguei trauma disso.
Eu entendo perfeitamente, fui cliente NET por muitos anos e também tive esse problema :) A boa notícia é que, até onde tenho conhecimento, a Copel só trabalha com dois modelos de modem - Huawei e Zhone - sendo que ambos são bem meia boca em termos de sinal, mas esquentam pouco e, na minha experiência, são bem estáveis. Espero que dê certo pra você. Até.
 
Vocês que querem ter uma velocidade no WiFi decente tem que usar banda de 5GHz. Esqueçam o modem fornecido pela Copel. Muito melhor investir num roteador padrão AC decente. Eu comprei um da TP-Link por 350 reais (modelo Archer C7) que me entrega praticamente os 300 Mb da minha conexão na rede WiFi em 5GHz, ou seja, atende muito bem minhas necessidades. Ter um link acima de 100 Mb e continuar usando roteadores 2.4GHz é furada.
 
Vocês que querem ter uma velocidade no WiFi decente tem que usar banda de 5GHz. Esqueçam o modem fornecido pela Copel. Muito melhor investir num roteador padrão AC decente. Eu comprei um da TP-Link por 350 reais (modelo Archer C7) que me entrega praticamente os 300 Mb da minha conexão na rede WiFi em 5GHz, ou seja, atende muito bem minhas necessidades. Ter um link acima de 100 Mb e continuar usando roteadores 2.4GHz é furada.
O uso de 5GHz é essencial, isso não se discute. Mas me permita discordar de você, pois o "esqueça o fornecido" não é bem assim, depende do seu uso. Geralmente os modems fornecidos pelas operadoras não tem cobertura tão boa e não trabalham bem com MUITOS dispositivos conectados, não tem capacidade de gerenciar corretamente. Mas já vi vários que atingem sim a velocidade contratada, até mais que 300 Mbps. Então a questão não é simplesmente sair comprando outro roteador, é mais analisar se o seu perfil necessita disso ou não. Conheço algumas pessoas que estão até hoje com o modem dual band da operador e estão felizes da vida.
 
O uso de 5GHz é essencial, isso não se discute. Mas me permita discordar de você, pois o "esqueça o fornecido" não é bem assim, depende do seu uso. Geralmente os modems fornecidos pelas operadoras não tem cobertura tão boa e não trabalham bem com MUITOS dispositivos conectados, não tem capacidade de gerenciar corretamente. Mas já vi vários que atingem sim a velocidade contratada, até mais que 300 Mbps. Então a questão não é simplesmente sair comprando outro roteador, é mais analisar se o seu perfil necessita disso ou não. Conheço algumas pessoas que estão até hoje com o modem dual band da operador e estão felizes da vida.

Sim, você tem razão. Não quis parecer rude na minha colocação, foi apenas no contexto do usuário acima que reclamou das velocidades no seu wifi usando o modem fornecido e operando a 2.4GHz. Mas é como você falou, cada um nas suas necessidades. Eu como um heavy user não pensei duas vezes em comprar um roteador e poder usufruir da melhor qualidade fornecida por estes equipamentos, principalmente operando em 5GHz e no padrão AC.
 
Sim, você tem razão. Não quis parecer rude na minha colocação, foi apenas no contexto do usuário acima que reclamou das velocidades no seu wifi usando o modem fornecido e operando a 2.4GHz. Mas é como você falou, cada um nas suas necessidades. Eu como um heavy user não pensei duas vezes em comprar um roteador e poder usufruir da melhor qualidade fornecida por estes equipamentos, principalmente operando em 5GHz e no padrão AC.
Aqui para meu uso a HGU fornecida supre, pois uso wifi apenas no meu quarto mesmo, onde fica o equipamento, no entanto como não é apenas eu que preciso, uso outro roteador que tenha sinal realmente mais forte.
Mas essa HGU se bem posicionada (algo dificil de fazer por a fibra chegar nela) supre 95% das casas familiares, salvo se tiver muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo