[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

As huawei parecem ser infinitamente superiores as Nokias!
  • Primeiro rapidez, ou seja, a modelo C da nokia aqui demora entre 5 a 10 min para inicializar e levantar a conexão e a interface web estar disponível, já a huawei? 30 segundos a 1 minuto.
  • UPNP da huawei funciona com tudo que testei, já o UPNP da nokia algumas coisas não conseguem abrir porta através dele!
  • Interface da huawei é bem mais responsiva e rápida, melhor organizada e mais completa também do que da nokia.
  • Huawei tem mais opções, ferramentas e configurações disponíveis.

Isso eu nunca vi em GPON, isso só existe nas outras tecnologias senão me engano(adsl, vdsl e etc).

Esse software seria para ser utilizar com a gerencia não?(OLT)
não sei se
só vi um vídeo do cara usando este software para fazer backup e acho que ele modificava em backup e subia na ont, bem não lembro muito bem faz tempo que vi isto é posso da errado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como eu expliquei, eu já fiz isso!

Aqui é a Oi colocou um nokia modelo G-240W-C como vc pode ver no print do post anterior, e eu peguei uma huawei Q2 no ml e ao clonar o serial do nokia na huawei, ela autentica na rede da Oi, porém, não recebe o ip correto na wan usando a vlan correta da internet, e sim recebe um IP do sistema SIP(telefone), o que não deveria ser o caso:

05RwyGf.png


cuifeDp.png


DVuOyzB.png


ggXjvFT.png


No momento eu tenho 4 ONT's aqui comigo:
  1. Nokia Modelo G-240W-C colocada pela Oi fibra
  2. Nokia Modelo G-240W-C que comprei no ML
  3. Huawei modelo HG8245Q2 que comprei no ML
  4. Tplink TX-6610 que comprei no ML anos atrás.
Quando coloco o huawei clonando o serial do nokia da oi fibra, acontece conforme eu expliquei acima! Quando coloco o Tp link TX-6610 clonando o serial do nokia da oi fibra, autentica na rede da Oi tbm, porém, não recebo IP algum no meu pc já que essa ONT só trabalha em modo bridge! E quanto ao Nokia que comprei no ml, ainda estou no processo de ter acesso root telnet para que eu possa clonar o serial do nokia da oi fibra e ver se vai funcionar e se vou conseguir colocar em bridge...

Ao levar o meu huawei Q2 na casa de um colega que a Oi fibra colocou uma huawei Q2 para ele, ao clonar o serial dele funciona na mesma hora a internet!
na policy to usando a Use the specified value, bem não sei se isto vai mudar alguma coisa para vc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A minha configuração
não configurei o telefone pq não uso
 
Última edição:
Agora finalmente consegui solucionar o problema do valor da fatura, o plano de 500 mega o valor veio um absurdo porque quem me colocou no valor de 200 paus não conseguiu me adicionar na oferta correta de 151,90 e nem se quer abriu a boca no dia da adesão :shrug:

Resumo: depois dessa palhaçada agora o valor fica 500 mega por 149,90 (não mais 152) e eu ainda perguntei varias vezes só pra confirmar se não vou ter surpresa na próxima fatura.

7kl3CjB.jpg



Sim essa parte eu até entendi, mas o que me espanta é que a OI parece que não tem controle de quem faz login com provedor em outros serviços kkk. Eu imaginei que na troca da HBO Go, que era um serviço um pouco mais simples, para MAX eles arrumariam essas permissões. Mas continuo usando HBO e Telecine sem pagar um centavo a mais. :ramon:
Ah esse problema é bem velho, antigamente quando eu usava apenas Oi Velox eu conseguia acessar esses serviços mesmo não tendo um plano de tv por assinatura kk


Já relataram situações similares aqui. Até se a pessoa deixar a ONT desligada por horas, já receberam ligação da Oi questionando se havia acontecido alguma coisa.
Aqui não posso informar se já tentaram me ligar, pois como recebo varias ligações de telemarketing todo santo dia eu deixo números suspeitos bloqueados, ou não atendo.
Já faz uns meses que o TR069 está desligado aqui e nenhum problema.


@xShARkx , tem alguma vantagem em utilizar a Ont Huawei ao invés da Nokia ?
As imagens que você colocou mostram uma interface melhor, mais completa. Tem algo mais ?
A proposito, alguma delas mostra o profile da conexão (a velocidade de down e up contratados) ?
Complementando uma coisa boa a mais que o @xShARkx disse, e que você pode usar o VOIP no seu smartphone ou pc sem precisar de um aparelho na Onu
 
Última edição:
Complementando uma coisa boa a mais que o @xShARkx disse, e que você pode usar o VOIP no seu smartphone ou pc sem precisar de um aparelho na Onu

Muito interessante, ainda mais se der para usar algum software de identificação e bloqueio de ligações, como o truecaller.
Mas porque não daria na ont Nokia ?
 
Agora finalmente consegui solucionar o problema do valor da fatura, o plano de 500 mega o valor veio um absurdo porque quem me colocou no valor de 200 paus não conseguiu me adicionar na oferta correta de 151,90 e nem se quer abriu a boca no dia da adesão :shrug:

Resumo: depois dessa palhaçada agora o valor fica 500 mega por 149,90 (não mais 152) e eu ainda perguntei varias vezes só pra confirmar se não vou ter surpresa na próxima fatura.

7kl3CjB.jpg




Ah esse problema é bem velho, antigamente quando eu usava apenas Oi Velox eu conseguia acessar esses serviços mesmo não tendo um plano de tv por assinatura kk



Aqui não posso informar se já tentaram me ligar, pois como recebo varias ligações de telemarketing todo santo dia eu deixo números suspeitos bloqueados, ou não atendo.
Já faz uns meses que o TR069 está desligado aqui e nenhum problema.



Complementando uma coisa boa a mais que o @xShARkx disse, e que você pode usar o VOIP no seu smartphone ou pc sem precisar de um aparelho na Onu
pode usa voip porem so se desliga voip do modem se conecta nos 2 mesmo tempo, servidor te derruba apos 1a ligacao 2a fica uns 5 minutos sem poder fazer, fiz uns testes aqui
 
Muito interessante, ainda mais se der para usar algum software de identificação e bloqueio de ligações, como o truecaller.
Mas porque não daria na ont Nokia ?
Truecaller não sei se suporta Voip, porque vc vai ter que utilizar um discador voip que não é o discador de android. (esquece eu dei uma olhada e o discador Google tem suporte SIP)
E quanto a Ont Nokia sim pode também fazer a mesma coisa, porém não sei como é o procedimento pois só tenho Huawei
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não precisa se preocupar, na próxima não tem surpresa, mais na outra sim :limo:
Não me mate do coração :haha:
fiquei exatos 40 minutos só pra conseguir consertar a fatura é o plano de 500 mega no valor correto
 
Última edição:
Agora finalmente consegui solucionar o problema do valor da fatura, o plano de 500 mega o valor veio um absurdo porque quem me colocou no valor de 200 paus não conseguiu me adicionar na oferta correta de 151,90 e nem se quer abriu a boca no dia da adesão :shrug:

Resumo: depois dessa palhaçada agora o valor fica 500 mega por 149,90 (não mais 152) e eu ainda perguntei varias vezes só pra confirmar se não vou ter surpresa na próxima fatura.

7kl3CjB.jpg




Ah esse problema é bem velho, antigamente quando eu usava apenas Oi Velox eu conseguia acessar esses serviços mesmo não tendo um plano de tv por assinatura kk



Aqui não posso informar se já tentaram me ligar, pois como recebo varias ligações de telemarketing todo santo dia eu deixo números suspeitos bloqueados, ou não atendo.
Já faz uns meses que o TR069 está desligado aqui e nenhum problema.



Complementando uma coisa boa a mais que o @xShARkx disse, e que você pode usar o VOIP no seu smartphone ou pc sem precisar de um aparelho na Onu
Quanto ao VOIP no celular, tem um APP específico para isso?
 
Provavelmente porque a ont baixou o firmware da Oi kkkk o bom do Q2 é que ele já vem com os ajustes do voip prontos, o TR só manda o user.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso mesmo, provavelmente alguma hora eles vão perceber q eu desliguei e vão ligar me atentando, há n ser q tenha algum sistema q mostre que tá td funcionando. Pq linkado tá, eles só não recebem os dados creio eu.
Não, eu configurei o voip na mão mesmo, a ONU baixou e atualizou o firmware para a versão mais nova. O TR69 mantive disable e eu mesmo configurei o voip, na aba voice, colocando +55DDMEUNUMERO@dominio.da.oi e depois a senha que copiei da ONU que foi instalada, depois só ativar a vlan 220/0. Pronto assim esta funcionando aqui!
 
Para Iphone você saberia dizer como fazer?
Não uso Iphone, mas vendo os apps que tem disponivel nele olhando no Google o Zoiper parece bom.
Configuração básica é igual pra todos os softphones, precisa do domínio, nome de usuário e senha. Esse domínio é o IP SIP que aparece na ONU, o nome de usuário e formado com numero do telefone dessa forma +55XXXXXXXXXX@ims.oi.net.br, e a senha e o numero do telefone sem o DDD.
 
A Oi poderia ter um app igual a GVT tinha, o Vono. Pra usar o VoIP dela em qualquer lugar. Querendo ou não, dá uma sobrevida no fixo. Tão em desuso hoje em dia mas necessário. Tem lugar que você nem faz compra ou cadastro se não passar número de telefone fixo.
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Oi poderia ter um app igual a GVT tinha, o Vono. Pra usar o VoIP dela em qualquer lugar. Querendo ou não, dá uma sobrevida no fixo. Tão em desuso hoje em dia mas necessário. Tem lugar que você nem faz compra ou cadastro se não passar número de telefone fixo.
Eu acho que logo a OI vai matar o telefone fixo, ja não é necessário assim como a Tim live fez. No meu caso na vivo
me empurram o telefone mas nunca solicitei.
Plano de celular hoje está muito mais competitivo do que telefone fixo. A operadora pode descontinuar esse serviço
e evoluir ainda mais na banda larga, que hoje tem mexido com as concorrentes em sp.
 
Não uso Iphone, mas vendo os apps que tem disponivel nele olhando no Google o Zoiper parece bom.
Configuração básica é igual pra todos os softphones, precisa do domínio, nome de usuário e senha. Esse domínio é o IP SIP que aparece na ONU, o nome de usuário e formado com numero do telefone dessa forma +55XXXXXXXXXX@ims.oi.net.br, e a senha e o numero do telefone sem o DDD.
Show de bola. Vou tentar aqui. Obrigado.
 
Como assim? porque vc precisaria de acesso a 140w para conseguir usar huawei? Aqui a Oi colocou uma nokia G-240W-C e eu comprei uma huawei q2 no ml e a mesma autentica na rede da Oi com o serial do nokia, porém, não pega IP! Não é problema de configuração na Q2 e sim configuração la na OLT da Oi que espera uma ONT nokia e não huawei.
Achei um vídeo aqui de um cara amostrando OLTs, logo no inicio ele mostra uma da Huawei e em seguida mostra outra sem logo que deve ser da Nokia, pode ser esse o limite de não conseguir o IP publico, já que a Oi deve ter configurado a OLT Nokia pra permitir o uso do IP publico e o da Huawei não, mas na autenticação ela configurou pra ambos aceitarem.
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu acho que logo a OI vai matar o telefone fixo, ja não é necessário assim como a Tim live fez. No meu caso na vivo
me empurram o telefone mas nunca solicitei.
Plano de celular hoje está muito mais competitivo do que telefone fixo. A operadora pode descontinuar esse serviço
e evoluir ainda mais na banda larga, que hoje tem mexido com as concorrentes em sp.

Então, é como falei, exemplo, você vai numa Casas Bahia, Magazine Luiza, Bancos e afins e precisa fazer uma compra. Se não tem cadastro, eles pedem obrigatoriamente um telefone fixo, se a pessoa não tem, tem que passar de parente, de amigos. Senão não conclui o pedido.
Outro exemplo, pelo menos em SP, para receber informações de saúde do posto de saúde, de consultas marcadas, eles só ligam no fixo, no celular, só SMS.
Agora o atendimento das UBS, você vai lá, abre a ficha, volta pra casa e eles estão ligando apenas no fixo.
São algumas coisas que ainda o fazem necessário.
No meu caso, inevitavelmente no caso que era cliente da TIM Live antes de mudar pro Oi Fibra e sei que a TIM Live está descontinuando o Fixo deles, teria que cancelar a internet. O bom foi que a Oi chegou agora com o Fixo e é muito mais alto e limpo o som e qualidade.
 
Um dúvida sobre o VoIP: Na minha rede local não consigo resolver o endereço ims.oi.net.br, vocês conseguem? Vi que na página de Voice Information da ONU tem o IP do Soft Switch, 10.204.0.xx (Imagino não ser o mesmo IP do IMS) e o User Agent IP é 10.52.154.xxx que quase certeza é o IP da minha ONU na VLAN 220. Desabilitei o VoIP na ONU e tentei configurar num softphone, sem sucesso.
 
Última edição:
Um dúvida sobre o VoIP: Na minha rede local não consigo resolver o endereço ims.oi.net.br, vocês conseguem? Vi que na página de Voice Information da ONU tem o IP do Soft Switch, 10.204.0.60 (Imagino não ser o mesmo IP do IMS) e o User Agent IP é 10.52.154.xxx que quase certeza é o IP da minha ONU na VLAN 220. Desabilitei o VoIP na ONU e tentei configurar num softphone, sem sucesso.
Esse ai 10.204.xxxx é o domínio SIP, o negocio é que vc tem que manualmente apontar esse IP pro endereço ims.oi.net.br porque certos softphones usam direto o domínio dentro do login.
ex: sip:5511999@10.204.x.x
Pra autenticação dar certo precisa ser sip:5511999@ims.oi.net.br, um softphone que não necessita disso é o MicroSip, olha como configurei
Vh1qPPk.png

Tem mais uma outra questão, verifique se está respondendo o ping no IP SIP, porque ele não vai funcionar se não configurar o static route caso a ONU esteja em modo router. Agora se estiver no modo bridge (como meu caso) a minha manobra foi configurar a saída do Vlan220 para o Wifi, pois no bridge o IP vem puro e não tem como acessar/juntar eles, a menos que coloque em outra saída.
DJkqvAp.png
 
Pessoal,

Já vai fazer 1 semana que fiz o pedido pelo site pra contratar a Oi Fibra, escolhi a data de instalação para 28/06 e até agora nada da Oi entrar em contato ou algo do tipo... não faço ideia de como está o pedido... alguma forma de acompanhar? é assim mesmo?

Abs,
 
Última edição:
Esse ai 10.204.xxxx é o domínio SIP, o negocio é que vc tem que manualmente apontar esse IP pro endereço ims.oi.net.br porque certos softphones usam direto o domínio dentro do login.
ex: sip:5511999@10.204.x.x
Pra autenticação dar certo precisa ser sip:5511999@ims.oi.net.br, um softphone que não necessita disso é o MicroSip, olha como configurei
Vh1qPPk.png

Tem mais uma outra questão, verifique se está respondendo o ping no IP SIP, porque ele não vai funcionar se não configurar o static route caso a ONU esteja em modo router. Agora se estiver no modo bridge (como meu caso) a minha manobra foi configurar a saída do Vlan220 para o Wifi, pois no bridge o IP vem puro e não tem como acessar/juntar eles, a menos que coloque em outra saída.
DJkqvAp.png

Na interface da VLAN 220 na ONU o NAT não tava habilitado, por isso não conseguia pingar o IP 10.204.0.X, depois que habilitei consegui pingar. Tentei no X-Lite e no Zoiper de tudo que foi jeito mas nada de habilitar a conta, no MicroSIP funcinou de primeira, bem como você mostrou. Muito obrigado pela ajuda.
 
Pessoal,

Já vai fazer 1 semana que fiz o pedido pelo site pra contratar a Oi Fibra, escolhi a data de instalação para 28/07 e até agora nada da Oi entrar em contato ou algo do tipo... não faço ideia de como está o pedido... alguma forma de acompanhar? é assim mesmo?

Abs,
28/07? Deve ser por isso que eles não entraram em contato ainda.
 
Instaram a Oi Fibra aqui em casa hoje, usaram o Huawei EchoLife HG8145V5, por enquanto tudo ok

Eu tentei acessar o menu de gerenciamento do Huawei EchoLife HG8145V5 e apareceu uma página para informar um email para desinscrição, nem apareceu os campos de usuário e senha. Alguém sabe se é assim mesmo?

Queria mudar o nome das redes e separar a rede de 2.4Ghz da 5Ghz.
 
Última edição:
Instaram a Oi Fibra aqui em casa hoje, usaram o Huawei EchoLife EG8145V5, por enquanto tudo ok

Eu tentei acessar o menu de gerenciamento do Huawei EchoLife EG8145V5 e apareceu uma página para informar um email para desinscrição, nem apareceu os campos de usuário e senha. Alguém sabe se é assim mesmo?

Queria mudar o nome das redes e separar a rede de 2.4Ghz da 5Ghz.
Não é o hg8145v5
Tem como manda uma imagem
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo