[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Também tentei fazendo de acordo com as imagens lá e nada de conectar.

Mas no meu caso eu acho que tá mais complicado porque além do Bridge, eu uso um Mikrotik.

Acho que só resolvo isso se alguém tiver Mikrotik com Oi Fibra fizer um tutorial em vídeo, hahah
 
Mas no meu caso eu acho que tá mais complicado porque além do Bridge, eu uso um Mikrotik.

Acho que só resolvo isso se alguém tiver Mikrotik com Oi Fibra fizer um tutorial em vídeo, hahah
faça o seguinte, coloque o Huawei direto no seu computador na porta onde está o vlan220 e veja se da ping
 
Atualizando...

@FellpeSoares
Conseeeeguuuuiiii, finalmente, ô glória :much:

E obviamente, vou compartilhar com vocês como ficou.

TUTORIAL DE BRIDGE - HUAWEI HG8245Q2 COM MIKROTIK +VOIP NO PC

1 - Desconecte o cabo da fibra ótica do modem;
2 - Entre no 192.168.100.1 com o login admin e a senha que está na etiqueta do equipamento;
3 - Clique em "Status > WAN Information" e depois em "2_VOIP_IPTV_R_VID_220" e anote o seu "SIP SERVERS" pois vamos precisar disso lá na frente;
4 - Vá em "System Tools > Restore Default Configuration" e clique em "Default", o modem vai resetar, aguarde ele voltar;
5 - Mantenha a fibra desconectada e entre novamente no 192.168.100.1 com o usuário: super e a senha: admintelecom;
6 - Clique em "WAN > WAN Configuration" depois no "1_TR069_INTERNET_R_VID_210" e desmarque a opção "Enable WAN" e clique em "Apply" faça a mesma coisa com o "2_VOIP_IPTV_R_VID_220";
7 - Clique em "New" e faça as configurações conforme abaixo:





8 - Clique em "LAN > Port Locating" e desmarque a opção "Enable DHCP Option 82 Insertion:"
9 - Agora você já pode conectar a Fibra Ótica novamente;
10 - Os cabos devem estar configurados da seguinte forma: "LAN1" do Modem na porta "Internet" do Mikrotik / "LAN2" do Modem na porta "2" do Mikroti;
11 - Abra o WINBOX e clique em "Bridge > Ports" veja se a porta "ether2" está na lista, se tiver, remova;
12 - Clique em "IP > DHCP Client" possivelmente o "ether2" estará pegando um número de IP, abra a interface, clique em Status e anote os dados, depois desative-o clicando no "X";
14 - Clique em "IP > Address" e depois no "+" e em "Address" coloque o IP que apareceu no passo 12 e em Network coloque o Gateway que apareceu no passo 12, mas com 0 no final, exemplo: 10.33.48.0
15 - Agora vá em "IP > Routes" e vamos criar duas rotas, clique no "+" e aqui que está o segredo!!! Em "Dst. Address" coloque a rede do teu SIP Server, no meu caso, o meu SIP Server é 10.204.0.14, mas vamos colocar 10.204.0.0/24 e em "Gateway" vamos colocar o Gateway que pegamos lá no DHCP Client, no passo 12;
16 - Clique no "+" novamente e crie uma outra rota, em Dst. Address coloque o IP coletado no passo 12, ficando exemplo: 10.33.0.0/21 e o Gateway;
18 - Instale o MICROSIP baixando pelo site: https://www.microsip.org/downloads;
18 - Configure o MICROSIP conforme a seguir e clique em "Salvar";




19 - Se você tiver feito todos os passos corretamente, irá aparecer o "ONLINE" na parte inferior.

20 - Recomendo as configurações abaixo para o MicroSIP

 
Última edição:
Atualizando...

@FellpeSoares
Conseeeeguuuuiiii, finalmente, ô glória :much:

E obviamente, vou compartilhar com vocês como ficou.

TUTORIAL DE BRIDGE - HUAWEI HG8245Q2 COM MIKROTIK +VOIP NO PC

1 - Desconecte o cabo da fibra ótica do modem;
2 - Entre no 192.168.100.1 com o login admin e a senha que está na etiqueta do equipamento;
3 - Clique em "Status > WAN Information" e depois em "2_VOIP_IPTV_R_VID_220" e anote o seu "SIP SERVERS" pois vamos precisar disso lá na frente;
4 - Vá em "System Tools > Restore Default Configuration" e clique em "Default", o modem vai resetar, aguarde ele voltar;
5 - Mantenha a fibra desconectada e entre novamente no 192.168.100.1 com o usuário: super e a senha: admintelecom;
6 - Clique em "WAN > WAN Configuration" depois no "1_TR069_INTERNET_R_VID_210" e desmarque a opção "Enable WAN" e clique em "Apply" faça a mesma coisa com o "2_VOIP_IPTV_R_VID_220";
7 - Clique em "New" e faça as configurações conforme abaixo:





8 - Clique em "LAN > Port Locating" e desmarque a opção "Enable DHCP Option 82 Insertion:"
9 - Agora você já pode conectar a Fibra Ótica novamente;
10 - Os cabos devem estar configurados da seguinte forma: "LAN1" do Modem na porta "Internet" do Mikrotik / "LAN2" do Modem na porta "2" do Mikroti;
11 - Abra o WINBOX e clique em "Bridge > Ports" veja se a porta "ether2" está na lista, se tiver, remova;
12 - Clique em "IP > DHCP Client" possivelmente o "ether2" estará pegando um número de IP, abra a interface e faça conforme a seguir:




Clique em "Copy" irá abrir uma nova janela, e na janela anterior, você clica em "Remove" e na nova janela você vai clicar em "Apply" o "D" que tinha antes, vai sumir, tornando este DHCP fixo, caso a Interface ether2 não esteja na lista, basta clicar no "+" selecione "ether2" na opção interface, deixe marcado DNS, NTP e o yes e na aba "Advanced" vocês vão colocar em DHCP Options o "hostname" e o "clienteid" ficando assim:




Ao clicar em "Apply" possivelmente na aba "Status" ele já estará pegando alguns dados.


13 - Anote os dados que você pegou em "Status" porque vamos usar eles lá na frente.
14 - Clique em "IP > Address" procure o teu IP na lista, possivelmente ele estará com um "D" do lado mostrando que ele não esta fixo, clique sobre ele e faça a mesma coisa, copia e remova o anterior e clique em apply na janela do novo.
15 - Agora vá em "IP > Routes" e vamos criar uma rota, clique no "+" e aqui que está o segredo!!! Em "Dst. Address" coloque a rede do teu SIP Server, no meu caso, o meu SIP Server é 10.204.0.14, mas vamos colocar 10.204.0.0/24 e em "Gateway" vamos colocar o Gateway que pegamos lá no DHCP Client, no passo 12.
16 - Instale o MICROSIP baixando pelo site: https://www.microsip.org/downloads
17 - Configure o MICROSIP conforme a seguir e clique em "Salvar"




18 - Se você tiver feito todos os passos corretamente, irá aparecer o "ONLINE" na parte inferior.

19 - Recomendo as configurações abaixo para o MicroSIP




Consegui fazer ligações normalmente, porém, não estou recebendo, você sabe dizer o que é @FellpeSoares?


sera que esse metodo funciona no HG8245W5-6T?
 
Atualizando...

@FellpeSoares
Conseeeeguuuuiiii, finalmente, ô glória :much:

E obviamente, vou compartilhar com vocês como ficou.

TUTORIAL DE BRIDGE - HUAWEI HG8245Q2 COM MIKROTIK +VOIP NO PC

1 - Desconecte o cabo da fibra ótica do modem;
2 - Entre no 192.168.100.1 com o login admin e a senha que está na etiqueta do equipamento;
3 - Clique em "Status > WAN Information" e depois em "2_VOIP_IPTV_R_VID_220" e anote o seu "SIP SERVERS" pois vamos precisar disso lá na frente;
4 - Vá em "System Tools > Restore Default Configuration" e clique em "Default", o modem vai resetar, aguarde ele voltar;
5 - Mantenha a fibra desconectada e entre novamente no 192.168.100.1 com o usuário: super e a senha: admintelecom;
6 - Clique em "WAN > WAN Configuration" depois no "1_TR069_INTERNET_R_VID_210" e desmarque a opção "Enable WAN" e clique em "Apply" faça a mesma coisa com o "2_VOIP_IPTV_R_VID_220";
7 - Clique em "New" e faça as configurações conforme abaixo:





8 - Clique em "LAN > Port Locating" e desmarque a opção "Enable DHCP Option 82 Insertion:"
9 - Agora você já pode conectar a Fibra Ótica novamente;
10 - Os cabos devem estar configurados da seguinte forma: "LAN1" do Modem na porta "Internet" do Mikrotik / "LAN2" do Modem na porta "2" do Mikroti;
11 - Abra o WINBOX e clique em "Bridge > Ports" veja se a porta "ether2" está na lista, se tiver, remova;
12 - Clique em "IP > DHCP Client" possivelmente o "ether2" estará pegando um número de IP, abra a interface e faça conforme a seguir:




Clique em "Copy" irá abrir uma nova janela, e na janela anterior, você clica em "Remove" e na nova janela você vai clicar em "Apply" o "D" que tinha antes, vai sumir, tornando este DHCP fixo, caso a Interface ether2 não esteja na lista, basta clicar no "+" selecione "ether2" na opção interface, deixe marcado DNS, NTP e o yes e na aba "Advanced" vocês vão colocar em DHCP Options o "hostname" e o "clienteid" ficando assim:




Ao clicar em "Apply" possivelmente na aba "Status" ele já estará pegando alguns dados.


13 - Anote os dados que você pegou em "Status" porque vamos usar eles lá na frente.
14 - Clique em "IP > Address" procure o teu IP na lista, possivelmente ele estará com um "D" do lado mostrando que ele não esta fixo, clique sobre ele e faça a mesma coisa, copia e remova o anterior e clique em apply na janela do novo.
15 - Agora vá em "IP > Routes" e vamos criar uma rota, clique no "+" e aqui que está o segredo!!! Em "Dst. Address" coloque a rede do teu SIP Server, no meu caso, o meu SIP Server é 10.204.0.14, mas vamos colocar 10.204.0.0/24 e em "Gateway" vamos colocar o Gateway que pegamos lá no DHCP Client, no passo 12.
16 - Instale o MICROSIP baixando pelo site: https://www.microsip.org/downloads
17 - Configure o MICROSIP conforme a seguir e clique em "Salvar"




18 - Se você tiver feito todos os passos corretamente, irá aparecer o "ONLINE" na parte inferior.

19 - Recomendo as configurações abaixo para o MicroSIP




Consegui fazer ligações normalmente, porém, não estou recebendo, você sabe dizer o que é @FellpeSoares?

Perfeito! isso vai ajudar a todos que tem Mikrotik
Quanto ao receber a chamada deveria estar funcionando, aqui eu recebo ligação normalmente após está registrado.
DORKSdD.png
 
Atualizando...

@FellpeSoares
Conseeeeguuuuiiii, finalmente, ô glória :much:

E obviamente, vou compartilhar com vocês como ficou.

TUTORIAL DE BRIDGE - HUAWEI HG8245Q2 COM MIKROTIK +VOIP NO PC

1 - Desconecte o cabo da fibra ótica do modem;
2 - Entre no 192.168.100.1 com o login admin e a senha que está na etiqueta do equipamento;
3 - Clique em "Status > WAN Information" e depois em "2_VOIP_IPTV_R_VID_220" e anote o seu "SIP SERVERS" pois vamos precisar disso lá na frente;
4 - Vá em "System Tools > Restore Default Configuration" e clique em "Default", o modem vai resetar, aguarde ele voltar;
5 - Mantenha a fibra desconectada e entre novamente no 192.168.100.1 com o usuário: super e a senha: admintelecom;
6 - Clique em "WAN > WAN Configuration" depois no "1_TR069_INTERNET_R_VID_210" e desmarque a opção "Enable WAN" e clique em "Apply" faça a mesma coisa com o "2_VOIP_IPTV_R_VID_220";
7 - Clique em "New" e faça as configurações conforme abaixo:





8 - Clique em "LAN > Port Locating" e desmarque a opção "Enable DHCP Option 82 Insertion:"
9 - Agora você já pode conectar a Fibra Ótica novamente;
10 - Os cabos devem estar configurados da seguinte forma: "LAN1" do Modem na porta "Internet" do Mikrotik / "LAN2" do Modem na porta "2" do Mikroti;
11 - Abra o WINBOX e clique em "Bridge > Ports" veja se a porta "ether2" está na lista, se tiver, remova;
12 - Clique em "IP > DHCP Client" possivelmente o "ether2" estará pegando um número de IP, abra a interface e faça conforme a seguir:




Clique em "Copy" irá abrir uma nova janela, e na janela anterior, você clica em "Remove" e na nova janela você vai clicar em "Apply" o "D" que tinha antes, vai sumir, tornando este DHCP fixo, caso a Interface ether2 não esteja na lista, basta clicar no "+" selecione "ether2" na opção interface, deixe marcado DNS, NTP e o yes e na aba "Advanced" vocês vão colocar em DHCP Options o "hostname" e o "clienteid" ficando assim:




Ao clicar em "Apply" possivelmente na aba "Status" ele já estará pegando alguns dados.


13 - Anote os dados que você pegou em "Status" porque vamos usar eles lá na frente.
14 - Clique em "IP > Address" procure o teu IP na lista, possivelmente ele estará com um "D" do lado mostrando que ele não esta fixo, clique sobre ele e faça a mesma coisa, copia e remova o anterior e clique em apply na janela do novo.
15 - Agora vá em "IP > Routes" e vamos criar uma rota, clique no "+" e aqui que está o segredo!!! Em "Dst. Address" coloque a rede do teu SIP Server, no meu caso, o meu SIP Server é 10.204.0.14, mas vamos colocar 10.204.0.0/24 e em "Gateway" vamos colocar o Gateway que pegamos lá no DHCP Client, no passo 12.
16 - Instale o MICROSIP baixando pelo site: https://www.microsip.org/downloads
17 - Configure o MICROSIP conforme a seguir e clique em "Salvar"




18 - Se você tiver feito todos os passos corretamente, irá aparecer o "ONLINE" na parte inferior.

19 - Recomendo as configurações abaixo para o MicroSIP




Consegui fazer ligações normalmente, porém, não estou recebendo, você sabe dizer o que é @FellpeSoares?

consegui conectar e até fazer ligação, porém a voz vinda do microsip nao sai na ligação, ja tentei de tudo e não da certo

O microfone funciona mas a voz nao sai...to desistindo ja
 
sera que esse metodo funciona no HG8245W5-6T?
Qualquer ONU da Oi pode
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

consegui conectar e até fazer ligação, porém a voz vinda do microsip nao sai na ligação, ja tentei de tudo e não da certo

O microfone funciona mas a voz nao sai...to desistindo ja
Deixe o CODEC em G.711 alaw
 
Vejo o pessoal se matando para configurar VoIP, eu aqui que nem configurei o voip
Mais é bom sabe destas informações de configurações vou passa para quem quer usar o voip
 
Perfeito! isso vai ajudar a todos que tem Mikrotik
Quanto ao receber a chamada deveria estar funcionando, aqui eu recebo ligação normalmente após está registrado.
DORKSdD.png

Consegui resolver e já editei meu post.

Passo 16.

Precisava fazer mais uma rota, rs.
 
O problema de DLNA que eu achava que era da Oi Fibra, na verdade é com o meu segundo roteador. Porque usando o mesmo app conectado só na ONT da Oi Fibra, funciona perfeitamente a transmissão de arquivos. É sempre bom fuçar bem antes de apontar o dedo na cara da operadora e dizer que ela que é a errada.
 
Algum assinante de São Paulo por aqui? Como está o serviço?
Tenho Vivo Fibra desde 2014 (e até hoje era a única fibra que atendia a rua) e hoje vi o carro da Oi fibrando o bairro, técnico disse que em breve fazem a minha rua. Se o serviço estiver melhor considero mudar...a Vivo me encheu o saco com o atendimento deles.
 
Algum assinante de São Paulo por aqui? Como está o serviço?
Tenho Vivo Fibra desde 2014 (e até hoje era a única fibra que atendia a rua) e hoje vi o carro da Oi fibrando o bairro, técnico disse que em breve fazem a minha rua. Se o serviço estiver melhor considero mudar...a Vivo me encheu o saco com o atendimento deles.
Eu sou assinante vão fazer 3 meses. Como até citei na postagem anterior, estou descobrindo que os problemas que eu achei que eram da Oi Fibra, na verdade eram problemas técnicos locais aqui com meus equipamentos.
A experiência de usar a Oi Fibra com o plano de 500 Mega é totalmente diferente de qualquer internet que já usei. Nem sei se conseguiria reacostumar em utilizar internet de velocidades menores.

Tem vídeo no YouTube também de clientes de SP que assinaram.
 
Minha mikrotik não tá puxando o IP público da oi, só do roteador, o modem está em bridge
 
Última edição:
Eu sou assinante vão fazer 3 meses. Como até citei na postagem anterior, estou descobrindo que os problemas que eu achei que eram da Oi Fibra, na verdade eram problemas técnicos locais aqui com meus equipamentos.
A experiência de usar a Oi Fibra com o plano de 500 Mega é totalmente diferente de qualquer internet que já usei. Nem sei se conseguiria reacostumar em utilizar internet de velocidades menores.

Tem vídeo no YouTube também de clientes de SP que assinaram.
Como é o ping e as rotas internacionais? Estável? Algo a falar sobre o atendimento?
Valeu irmao
 
as DNS
A DNS da oi são da brasil telecom é muito ruim, tenho problemas com esta dns
opendns é boa mais para twittch não ta servido aqui para mim
Nextdns é muito boa muda algumas rota, não vai fazer milagre, o único problemas que eu tive com esta DNS foi bloquear as imagens do menu e amostragem do ping no Battlefield mais na parda deu uma melhora no ping as vez
Gigadns muito boa. funciona bem
Google dns funciona bem na oi não sei o porque, mais depende do dia
cloudflare ta muito instável aqui no brasil, fiz teste em provedores locais e provedora vivo, claro tem dias que funcionando e tem dias que não ta valendo a pena usar

O ruim desses DNS da Oi é que para muitos clientes como eu, o Pastebin é bloqueado. Já até reclamei na Anatel/Consumidor mas não deu em nada, e como basta configurar DNS de terceiros para desbloquear o site, não vale a pena se estressar mais.
 
Como é o ping e as rotas internacionais? Estável? Algo a falar sobre o atendimento?
Valeu irmao
Ping baixo em jogos, teste com servidores internacionais também muito melhores do que a operadora anterior, sobre o atendimento, atendem bem, parecem estar muito por dentro do assunto sobre qualquer coisa que você pergunte. Técnicos então, gente fina demais. O app Técnico Virtual e a Minha Oi, central do cliente, muito intuitivo e fácil de mexer.
 
Algum assinante de São Paulo por aqui? Como está o serviço?
Tenho Vivo Fibra desde 2014 (e até hoje era a única fibra que atendia a rua) e hoje vi o carro da Oi fibrando o bairro, técnico disse que em breve fazem a minha rua. Se o serviço estiver melhor considero mudar...a Vivo me encheu o saco com o atendimento deles.

A menos que esteja tendo problemas técnicos, eu não trocaria, no geral a fibra da Vivo é superior, principalmente na questão de rotas.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo