Putz que loucura... não achei que iria acontecer isso, claro em várias questões a VIVO é a frente da NET (HFC vs FTTH , mais banda de upload e tal) só que essa questão das rotas, Estou sentindo bastante...
Qual seria uma solução? VPN paga pra redirecionar a rota? Manter um Link com uma mínima velocidade da Claro somente pra automação?
Putz que loucura... não achei que iria acontecer isso, claro em várias questões a VIVO é a frente da NET (HFC vs FTTH , mais banda de upload e tal) só que essa questão das rotas, Estou sentindo bastante...
Qual seria uma solução? VPN paga pra redirecionar a rota? Manter um Link com uma mínima velocidade da Claro somente pra automação?
1. Conseguiria os IP's/Hosts reais que são contactados, o site pode não ser o IP dos serviços.
2. Anotaria a faixa de IP atual da Vivo e tentaria mudar o IP para outra faixa para ver se conseguiria resultados melhores.
3. Faria um teste com a WARP VPN do Cloudflare, é free.
Se nada disso der certo:
- Pegaria um servidor cloud no Brasil com um link internacional bom e faria uma VPN ou proxy nele.
- Testaria as conexões 4G e colocaria um roteador 4G para fazer o serviço.
- Não sei como é na Claro HFC, mas na Claro fibra se vc tiver só a linha telefônica ainda sim eles te dão uma internet de 2 Mbps, precisa testar no HFC para saber se liberam algum sinal.
- Assinaria uma VPN de terceiros (nordvpn, surf shark, etc)
1. Conseguiria os IP's/Hosts reais que são contactados, o site pode não ser o IP dos serviços.
2. Anotaria a faixa de IP atual da Vivo e tentaria mudar o IP para outra faixa para ver se conseguiria resultados melhores.
3. Faria um teste com a WARP VPN do Cloudflare, é free.
Se nada disso der certo:
- Pegaria um servidor cloud no Brasil com um link internacional bom e faria uma VPN ou proxy nele.
- Testaria as conexões 4G e colocaria um roteador 4G para fazer o serviço.
- Não sei como é na Claro HFC, mas na Claro fibra se vc tiver só a linha telefônica ainda sim eles te dão uma internet de 2 Mbps, precisa testar no HFC para saber se liberam algum sinal.
- Assinaria uma VPN de terceiros (nordvpn, surf shark, etc)
To pensando como posso conseguir os IPS reais que são contatados... será através do Wireshark?
Uso basicamente Alexa, Ewelink , e SmartLife , são esses 3 apps de automação, agora descobrir qual ips eles estão conectando não sei como
Você sabe se a Claro tem FTTH aqui em Caxias do Sul ?
Realmente talvez uma Proxy ou VPN, seja a melhor solução pois atualmente tenho um roteador wifi tplink ax20, que está distribuindo Vivo 600mbps pra todos equipamentos IoT (em média 45 aparelhos) e também para celulares, computadores, IPTV, CFTV também...
uma VPN com ping bem baixo e que tivesse banda o suficiente acho que seria a solução mais viável...
Pois estava pensando se eu manter um Link da Claro, vou ter que comprar outro roteador wifi exclusivo pros IoT
Preciso do apoio dos universitários, resido na cidade de São Paulo e como muitos, estou tendo diversos problemas com o modem da Vivo Fibra, o meu é o Askey RTF3505VW-N1, sendo assim resolvi comprar a ONU Tp-Link GPON XZ000-G3, porém estou tendo muitas dificuldades em coloca-la para funcionar.
Estou na região VIVO1 (dsl.telesp.net.br) e meu plano atualmente é de 600mb, minha ideia é colocar a ONU GPON como ponte e usar o meu roteador NETGEAR AC5300 Nighthawk X8 para realizar a conexão e gerenciar a rede.
Realizai na ONU GPON XZ000-G3 as seguintes configurações.
Senha GPON: Lancei os 10 digitos que esta informado no campo SLID no modem da Vivo.
GPON SN: Fiz a conversão hexadecimal com as 4 letras inicial do Número de Série GPON informado no modem.
VLAN: Selecionei o Modo TAG, parametrizei VLAN Vid como 10 de acordo com SP e como tinha mapeado também no modem.
Configurei o Router em PPPoE coloquei o login cliente@cliente e se senha cliente, mas não vai, o led PON na ONU fica só piscando em verde e não conecta.
Será que alguém aqui no fórum tem essa ONU configurada na rede da Vivo Fibra para compartilhar a forma correta de parametrizar caso eu tenha feito algo de errado?
To pensando como posso conseguir os IPS reais que são contatados... será através do Wireshark?
Uso basicamente Alexa, Ewelink , e SmartLife , são esses 3 apps de automação, agora descobrir qual ips eles estão conectando não sei como
Eu não sei se o wireshark captura tudo da rede, então não sei te dizer. O que eu faria: Servidor proxy com LOG em uma máquina ou transformaria a maquina num GATEWAY e aí sim utilizaria o WIRESHARK.
Realmente talvez uma Proxy ou VPN, seja a melhor solução pois atualmente tenho um roteador wifi tplink ax20, que está distribuindo Vivo 600mbps pra todos equipamentos IoT (em média 45 aparelhos) e também para celulares, computadores, IPTV, CFTV também...
uma VPN com ping bem baixo e que tivesse banda o suficiente acho que seria a solução mais viável...
Preciso do apoio dos universitários, resido na cidade de São Paulo e como muitos, estou tendo diversos problemas com o modem da Vivo Fibra, o meu é o Askey RTF3505VW-N1, sendo assim resolvi comprar a ONU Tp-Link GPON XZ000-G3, porém estou tendo muitas dificuldades em coloca-la para funcionar.
Estou na região VIVO1 (dsl.telesp.net.br) e meu plano atualmente é de 600mb, minha ideia é colocar a ONU GPON como ponte e usar o meu roteador NETGEAR AC5300 Nighthawk X8 para realizar a conexão e gerenciar a rede.
Senha GPON: Lancei os 10 digitos que esta informado no campo SLID no modem da Vivo.
GPON SN: Fiz a conversão hexadecimal com as 4 letras inicial do Número de Série GPON informado no modem.
VLAN: Selecionei o Modo TAG, parametrizei VLAN Vid como 10 de acordo com SP e como tinha mapeado também no modem.
Configurei o Router em PPPoE coloquei o login cliente@cliente e se senha cliente, mas não vai, o led PON na ONU fica só piscando em verde e não conecta.
Será que alguém aqui no fórum tem essa ONU configurada na rede da Vivo Fibra para compartilhar a forma correta de parametrizar caso eu tenha feito algo de errado?
Tenta mudar o MTU size 1492 no roteador e colocar prioridade 0 na onu, aqui sou da região telesp VLAN10 e uso um tx6610, porem fiz uma vez a cagada de atualizar o firmware da ONU e não subia o sinal por nada, dai tive que vender e comprar outra tx6610
Na região 1 existem casos e casos. Como a fibra começou por aqui houveram muitos fornecedores de OLT. Ou seja, nem todo equipamento pode ser compatível com a OLT que alimenta sua região e as vezes pode até ser por isso que você consegue alguma sincronia mas não conecta. Acontece comigo e com muitos outros colegas de fórum, alguns sortudos do fórum residem em regiões onde a OLT é menos restritiva e aí conseguem de boa. Se for região Vivo 2 consegue tranquilamente também.
eu tentaria deixar a onu em bridge e não configurar a vlan nela (só no seu roteador netgear)...
no mais é o q o colega acima falou.... tem q ter compatibilidade entre a olt q te atende e a onu q vc comprou.... e teoricamente, p/ nós meros clientes, sem contatos e informações internas, só testando dá p/ saber isso
É galera... é nítida a diferença da Claro pra Vivo em questões de rotas e velocidade internacionais, fiz uns 3 testes aqui no SpeedTest, usando 3 servidores em países diferentes (Eua, Europa, e China), a claro se saiu bem melhor em todos na questão velocidade e ping, lembrando que a claro é 500/35 (na verdade é 350/35) deram aquele UP free de velocidade, e a vivo 600/300.
Se alguém souber me auxiliar sobre alguma VPN brasileira, estou muito por fora disso... fiquei muito tempo OFF na área de redes
Tipo uma VPN brasileira com rotas melhores, que não tenha franquia de consumo e claro meu Ping até ela precisa ser baixo até 20/25 ms.... , alem de ter a banda disponível para suprir os 600mbs da vivo...
outra questão, alguém sabe como posso saber se tem Claro Fibra na minha rua? no 0800 vão dizer será? ou tem que ser com o pessoal da minha cidade?
É galera... é nítida a diferença da Claro pra Vivo em questões de rotas e velocidade internacionais, fiz uns 3 testes aqui no SpeedTest, usando 3 servidores em países diferentes (Eua, Europa, e China), a claro se saiu bem melhor em todos na questão velocidade e ping, lembrando que a claro é 500/35 (na verdade é 350/35) deram aquele UP free de velocidade, e a vivo 600/300.
Se alguém souber me auxiliar sobre alguma VPN brasileira, estou muito por fora disso... fiquei muito tempo OFF na área de redes
Tipo uma VPN brasileira com rotas melhores, que não tenha franquia de consumo e claro meu Ping até ela precisa ser baixo até 20/25 ms.... , alem de ter a banda disponível para suprir os 600mbs da vivo...
outra questão, alguém sabe como posso saber se tem Claro Fibra na minha rua? no 0800 vão dizer será? ou tem que ser com o pessoal da minha cidade?
esquece vpn, não vai achar uma que preste, mesmo que alguns ae falem que sim.
conexão tem que funcionar sem vpn e ponto, tu já paga pra ter conexão boa e ter que pagar um terceiro pra desviar conexão e sabe-se la se ele vai xeretar seus dados ainda.
no mais claro fibra só consultando no site da própria claro o seu endereço e vendo a velocidade de upload que é 50% do download na informação detalhada do plano.
e bem vindo ao club da rota internacional porcaria da vivo
meu chip 4g PJ cnpj tem as mesmas rotas da vivo fibra fixa aqui em BH, simplesmente não é bom pra rotas internacionais. claro em disparado é melhor nesse quesito.
no mais, se quiser arriscar uma vpn, eu recomendo tu ir atras duma vps na amazon aws ou m$ azure e criar por conta sua própria vpn privada.
Tenho minha residência automatizada, Utilizo sistemas como Alexa e Smart Life , ambos trabalham com informações via Cloud (remotas)
Notei que na VIVO, estou tendo um delay muito maior do que na CLARO, tipo as vezes para ligar uma Luz chega a demorar 3/4 segundos, o que nunca aconteceu com a outra operadora.
não consegui descobrir os IPS dos servidores da Amazon Alexa e do Smart Life (tuya), pois ainda estou com o LINK da Claro também....
Pingando para o Amazon.com, smarlife.me e o Tuya.com
Na CLARO tenho obtido na faixa de 320 a 330 ms, e na VIVO 450 ~ 460ms.
Alguma solução pra isso?
Não sei se é impressão minha, mas a CLARO que utiliza links da embratel parece ter rotas melhores internacionais... só que peca muito na tecnologia HFC
não sei se 150ms a mais são responsáveis pelas suas lâmpadas demorarem 3/4 segundos para ligarem.... e no caso da Alexa, a Amazon deve ter servidor no Brasil p/ isso
se suas lampadas são conectadas no wifi diretamente, vc checou as configurações da rede de 2.4ghz? canais (principalmente), potencia de sinal (aqui acho menos provável dar problema)?
vale a pena dar uma olhada nessas outras coisas antes de partir p/ tentar resolver um problema q não tem mto o q fazer facilmente (questão de rotas)
esquece vpn, não vai achar uma que preste, mesmo que alguns ae falem que sim.
conexão tem que funcionar sem vpn e ponto, tu já paga pra ter conexão boa e ter que pagar um terceiro pra desviar conexão e sabe-se la se ele vai xeretar seus dados ainda.
no mais claro fibra só consultando no site da própria claro o seu endereço e vendo a velocidade de upload que é 50% do download na informação detalhada do plano.
e bem vindo ao club da rota internacional porcaria da vivo
meu chip 4g PJ cnpj tem as mesmas rotas da vivo fibra fixa aqui em BH, simplesmente não é bom pra rotas internacionais. claro em disparado é melhor nesse quesito.
no mais, se quiser arriscar uma vpn, eu recomendo tu ir atras duma vps na amazon aws ou m$ azure e criar por conta sua própria vpn privada.
Putz , VPS tu quer dizer uma maquina remota, virtual private server no caso?
Contratei a vivo, instalaram faz nem 1 semana... que decepção isso, só troquei a claro, porque o UPLOAD é uma miséria e a tarde o HFC estava congestionando, o upload caia pra 12/15 mbps horrível, porem em links hospedados fora do BR nunca tive problema com a claro, nem em P2P nada...
Existe a possibilidade de cancelar a VIVO antes de 1 semana sem multas etc?
não sei se 150ms a mais são responsáveis pelas suas lâmpadas demorarem 3/4 segundos para ligarem.... e no caso da Alexa, a Amazon deve ter servidor no Brasil p/ isso
se suas lampadas são conectadas no wifi diretamente, vc checou as configurações da rede de 2.4ghz? canais (principalmente), potencia de sinal (aqui acho menos provável dar problema)?
vale a pena dar uma olhada nessas outras coisas antes de partir p/ tentar resolver um problema q não tem mto o q fazer facilmente (questão de rotas)
Boa noite , é questão de rotas sim, pois ao plugar o link da claro no Router vira outra situação...
Realmente as rotas internacionais da Claro são bem melhores...
Não sei se são somente 150 ms, pois que nem o amigo falou acima, teria que conseguir os IPS que esses 3 apps utilizam para se comunicar, mas que tem uma boa diferença em questão do LAG da vivo pra claro é notável.
Você consegue usar sem problema nenhum.
Moro também na região VIVO 2 (Brasília) e usei o XZ000-G3 sem nenhum problema, pois meu Askey estava com defeito em bridge.
Porém, consegui que a Vivo troca-se meu Askey com problema e estou usando o novo em bridge me atendendo perfeitamente, com isso, devolvi o XZ000.
Como você já tem um, tenta usar o S/N do seu GPON, convertendo os 4 primeiros dígitos em hexadecimal.
No lugar do SLID, coloca 9999999999 e coloca na VLAN 600.
Salve... estou tentando usar o XZ000-G3 e fazer a "discagem" direto pelo meu windows, mas não esotu conseguindo... Na parte para colocar o SN pede 16 digitos, e o que aparece ali no Askey é diferente, como funciona isso de hexadecimal que vc comentou?
Valeu!
Salve... estou tentando usar o XZ000-G3 e fazer a "discagem" direto pelo meu windows, mas não esotu conseguindo... Na parte para colocar o SN pede 16 digitos, e o que aparece ali no Askey é diferente, como funciona isso de hexadecimal que vc comentou?
Valeu!
Pega o GPON S/N do roteador -> MSTC01A1A1A1 Convertendo os 4 primeiros dígitos MSTC em hexadecimal (4d 53 54 43), concatenando com o restante já em hexadecimal fica (4d53544301A1A1A1)
Pega o GPON S/N do roteador -> MSTC01A1A1A1 Convertendo os 4 primeiros dígitos MSTC em hexadecimal (4d 53 54 43), concatenando com o restante já em hexadecimal fica (4d53544301A1A1A1)
Boa.. essa parte consegui. Mas não consegui conectar ainda. Retorna o erro 651 "o modem reportou um erro". Deve ter alguma configuração errada ainda na ONU. Vou dar uma pesquisada no forum
Boa.. essa parte consegui. Mas não consegui conectar ainda. Retorna o erro 651 "o modem reportou um erro". Deve ter alguma configuração errada ainda na ONU. Vou dar uma pesquisada no forum
Não dá pra levar isso em consideração, pelo menos aqui em Goiás os técnicos estão cagando completamente se estão atendendo idoso ou alguem mais frágil, vão sem mascara e ainda reclamam se pedem pra colocar. Se o técnico estiver sem mascara é so mandar ele embora e fazer uma reclamação, no caso...
Ter sua propria VPS eh mais vantajoso do que VPN, porem um pouco mais caro.
Mas usar VPN so pq o speedtest de fora ta ruim eh jogar grana no lixo... baseie no seu uso.. provavelmente 90% das coisas q vc vai baixar vai estar em algum CDN no brasil e vai ter velocidades boas.
Putz , VPS tu quer dizer uma maquina remota, virtual private server no caso?
Contratei a vivo, instalaram faz nem 1 semana... que decepção isso, só troquei a claro, porque o UPLOAD é uma miséria e a tarde o HFC estava congestionando, o upload caia pra 12/15 mbps horrível, porem em links hospedados fora do BR nunca tive problema com a claro, nem em P2P nada...
Existe a possibilidade de cancelar a VIVO antes de 1 semana sem multas etc?
da sim, não lembro se é pelo CDC ou regra da anatel, mas se vc contrata o serviço por telefone ou internet vc tem 7 dias corridos pós habilitação do serviço pra cancelar sem multa.
É mais vantajoso em que sentido? Existe a ideia de que o controle da administração da VPN em um servidor virtual alugado (VPS) ou em uma máquina EC2 "gratuita" na Amazon AWS é melhor. Por mais que o usuário tenha controle das chaves você não tem como eliminar terceiros do processo, se você vai alugar uma VPS ou implementar o código do OpenVPN no Amazon Web Services continuará tendo seu trafego passando por servidores de terceiros, o problema são as outras desvantagens:
- No médio e longo prazo tende a ser mais caro;
- OpenVPN no Amazon AWS em instância EC2 "gratis" tem grandes limitações em largura de banda;
- Você ficará limitado no quesito IP e localização, pode ter mais IP's e localizações, quantas quiser, mas o custo aumentará vertiginosamente;
- Sem desbloqueio de geolocalização em plataformas de streaming;
- A suposta garantia de privacidade contrasta com a realidade, você continuará não eliminando terceiros da ponta, dependerá da empresa que administra a máquina alugada;
- Complexidade para a implementação de mais de um protocolo de criptografia na mesma máquina (ex: WireGuard e OpenVPN);
- Complexidade para implementação de algum mecanismo de ofuscação para o cabeçalho dos protocolos.
Existe receio em relação a contratação de VPN's comerciais, mas como em qualquer contexto da vida tem os dois lados, empresas sérias e outras com condutas que podem ser questionadas dependendo do ponto de vista. No mundo real não há garantias absolutas, exceto da morte! Qualquer membro do fórum pode alegar que tendo uma VPS em nuvem elimina-se um player da cadeia, mas isso pode dar uma falsa impressão de segurança. Eu tenho as 2 opções: OpenVPN implementado em servidor remoto alugado e VPN's comerciais para teste. No mundo real (sem mistificações), uma VPS alugada para atender um usuário comum trará mais limitações, mais trabalho, sairá mais caro e implicará em um número de desvantagens muito maior que a assinatura de uma VPN comercial.
Caso você more na Região Vivo1 as chances são poucas de onu/ont diferentes das que a vivo usa terem compatibilidade. Só em algumas localidades a compatibilidade parece ser total. Fora da Vivo o processo descrito funciona tranquilo.
Bom pensei, pensei e pensei de novo, vou fazer o seguinte...
Manter os 2 links (Vivo e Claro) comprar um roteador mini-pc PFsense da vida, deixar o Link da claro só pra automações residenciais que necessitam de uma latência mais baixa e utilizam ips fora do br, e deixar o link da Vivo no que consome mais banda Utilização do PC/IP-TV/Cameras
E consigo deixar configurado pra um Router o link da Vivo como secundário caso caia o da Claro.
É mais vantajoso em que sentido? Existe a ideia de que ter o controle da administração de sua própria VPN em um servidor virtual alugado (VPS) ou em uma máquina EC2 "gratuita" na Amazon AWS é melhor, a alegação é que em tese traria maior privacidade. Por mais que o usuário tenha controle das chaves você não tem como eliminar terceiros do processo, se você vai alugar uma VPS ou implementar o código do OpenVPN no Amazon Web Services ainda assim terá a empresa detentora das máquinas envolvidas, fora outras desvantagens:
- No médio e longo prazo pagará mais caro;
- OpenVPN no Amazon AWS em instância EC2 "gratis" tem grandes limitações em largura de banda;
- Geralmente você ficará limitado a 1 IP e uma localização, pode ter mais IP's e localizações, quantas quiser, mas o custo aumentará vertiginosamente;
- Sem desbloqueio para geolocalização de plataformas streaming;
- A suposta garantia de privacidade contrasta com a realidade, você continua não eliminando terceiros da ponta, sempre dependerá da empresa que administra a máquina alugada.
- Complexidade para a implementação de várias protocolos de criptografia na mesma máquina;
- Complexidade para implementação de algum mecanismo de ofuscação para o cabeçalho dos protocolos;
Existe uma certa paranoia em relação a contratação de VPN's comerciais, como em qualquer contexto da vida tem empresas sérias e outras com condutas questionáveis, tem empresas que passaram por auditorias da "vida real", com mandado judicial para apreensão de máquinas ou entrega de logs, empresas que foram aos tribunais para provar que operam de uma forma que torna praticamente impossível ligar um usuário a determinado IP, que usam servidores RAM only (sem disco físico) e que os dados permanecem em memória volátil. Há o outro lado da moeda, empresas que cooperaram com autoridades, que alegaram não manter logs, mas que na hora "H" demonstraram manter registros. No mundo real não há garantias absolutas, exceto da morte! Você ou qualquer pessoa do fórum pode alegar que ao ter uma VPS em nuvem pode eliminar um player da cadeia, isso pode dar uma falsa impressão de maior privacidade. Eu tenho os 2: OpenVPN implementado em servidor remoto alugado e VPN's comerciais para teste.
Isso vai depender da necessidade de cada um. Se voce apenas quer ter uma "rota diferente" para "a internet", uma VPS com servidor VPN "privado" te da mais seguranca do que essas empresas de VPN e algumas as vantagens como por ex:
- IP NAO compartilhado com possibilidade de redirecionamento de porta
- 100% de certeza que o que vc trafega, nao esta sendo logado no OS (apesar de que a empresa que vende a VPS e ate mesmo o datacenter que vende o servidor possa logar o que entra e sai da trafego da VPS/Servidor)
- Pedir para o seu IP ser whitelisted ja que eh comum IPs e subnets inteira de VPN serem blacklisted.
- Re utilizar a VPS para outras coisas.
É possível ter uma assinatura de VPN comercial com "IP residencial dedicado", desde que você pague para tê-lo. Isso vale para uma infinidade de provedoras de serviços VPN, eu sou assinante da versão Pro da TorGuard, isso me permite ter um IP dedicado e uma experiência sem captchas ou outros mecanismos de verificação durante a navegação, dificilmente uma plataforma de streaming identifica que estou usando VPN.
O envolvimento de "terceiros" como o data center que é o proprietário da máquina sempre implicará em algum grau de confiança, afinal de contas, ele terá acesso ao trafego de entrada e saída e esse é o detalhe mais simplório. A questão não se resume ao fato da criptografia do trafego, mas isso é assunto para um tópico dedicado, não vamos atrapalhar o fluxo natural do tópico da Vivo.
Você pode ter um IP residencial dedicado em VPN comercial, vai encarecer bastante a assinatura. Sobre IP's "whitelisted" e "blacklisted". De Forma resumida no contexto VPN os IP's em geral são classificados como de datacenter ou residencial. Esses dados estão vinculados ao próprio IP quando são registrados por quem os comprou.
Os IP's de datacenter, conforme o nome, são usados em datacenters e na maioria das vezes, isso significa que são usados para algumas operações online de uma empresa.
Os IP's residenciais, por outro lado, são usados principalmente por ISP's residenciais atendendo clientes em casa, pense na Claro, Vivo, Tim, Oi etc.
Quando um site analisa um IP, ele favorece fortemente aqueles classificados como residenciais, porque há garantias que acompanham isso. Quais? Em tese pertence apenas a um ISP residencial e há uma chance muito alta de que o tráfego dele seja inofensivo. Compare isso com um IP de datacenter onde qualquer pessoa pode alugar um servidor e fazer o que quiser nele. Os datacenters são de onde vem a maioria dos ataques de bots e scripts e as chances de que seja apenas uma pessoa normal navegando na web a partir de um IP de datacenter é muito menor.