[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá gente, tenho Vivo Fibra 300/150 e estou enfrentando um problema com uma VPN corporativa da FortiNet. O download de arquivos dos servidores da empresa não passa de 1 ou 1.5MB/s. Inicialmente enchi o saco do TI achando que era algo na VPN, mas testando no 4G da própria Vivo consegui velocidades de 3.5MB/s, e conversando com uma galera do trabalho, incluindo quem tem Vivo Fibra, parece que o problema só ocorre comigo. Alguém aqui usa VPNs da FortiNet e já teve algum problema similar? A ONU que tenho aqui é RTF8115VW SW: BR_SG_g12.6_RTF_TEF001_V7.20_V016. Eu utilizo ela em modo router mesmo, não tenho outro roteador externo pra testar. Tentei mexer em algumas configurações mas não tive muito sucesso.

Um dos problemas que eu tenho com a Vivo aqui é justamente esse. Tenho que conectar em uma VPN Fortinet que fica em um dos sites da empresa em Londres, e não vai nem na reza braba. Já no 4G da TIM conecta tranquilamente. No caso o problema é diferente, já que ai conecta pelo menos, mas é engraçado que o problema é na mesma aplicação.

Opa, boa noite!

Estou considerando migrar da Claro para a Vivo, queria saber a opinião de vcs sobre a internet deles num geral.

A que estou atualmente enfrenta, há alguns meses, quantidade inaceitável de quedas/instabilidade no sinal, além de estar c diversos servidores c muito tráfego, causando perda de pacote permanente para endereços de SP, ou que passavam por ali - algo que me chateia profundamente.

Internet hoje caindo mais que
Opa, boa noite!

Estou considerando migrar da Claro para a Vivo, queria saber a opinião de vcs sobre a internet deles num geral.

A que estou atualmente enfrenta, há alguns meses, quantidade inaceitável de quedas/instabilidade no sinal, além de estar c diversos servidores c muito tráfego, causando perda de pacote permanente para endereços de SP, ou que passavam por ali - algo que me chateia profundamente.
Você tem direito de testar por 7 dias e ver como está o sinal da sua região.

Depende da região. Aqui em Recife-PE já tive muita dor de cabeça, assim como outros conhecidos meus.

Boa noite. Aqui acionei o consumidor e a Anatel para ver se conseguiria algo. Do tipo, 700mb ou 1gb rs. Mas falhou. Mas passaram de 200mb para 300mb com degustacao de 600mb. Ainda está valendo normal a degustação e abaixaram o valor da conta. Ainda confirmei se iriam manter mesmo a degustação e falaram que sim. E que não tem fidelidade, nem prazo de encerramento da degustação. Formalizaram tudo isso certinho.

Mais um novo cliente Vivo fibra chegando :omfg:

Finalmente após 2 anos sofrendo na mão da BOI vulgo VTALASCADO, chegou a Vivo aqui na minha rua. Infelizmente como fui a primeira pessoa a contratar a Vivo na rua, a instalação foi interrompida duas vezes devido a rede ainda não estar totalmente funcional, logo já fiquei meio que frustrado achando que a Vivo não iria resolver isso tão cedo. Felizmente a Vivo corrigiu o problema em uma semana, logo me ligaram pra confirmar o agendamento da instalação.

Na vinda do técnico, junto com ele veio um supervisor pra ver se dessa vez não daria merda a instalação, depois que o técnico começou a puxar a fibra, o supervisor foi embora e a instalação continuou numa boa.

dUizovl.png

rrBBwFF.png

E4JMei3.jpg

Inicialmente contratei 300 Mega por 99,90, depois de um tempo vou tentar chorar e pedir uma dessas degustações de 600.

Partiu agora a hora dos testes + comparação com o lixo BOI

Vtal SP
14380189233.png

Frontier Miami
14380232798.png

hhw7WNs.png

i3d SP
R7epLqR.png

Servidor Voz Discord SP
cDOX0pU.png

Vivo SPPD
5RQ1Xso.png

datapacket SP
5ugNK2O.png

1.1.1.1 - BOI RJ / VIVO SP
asocmUT.png

8.8.8.8 - SP
utdiLEC.png

NordVPN SP1
jzh00Fj.png

NordVPN SP2
OB7GVUV.png

NordVPN SP3
NVcXho1.png

NordVPN Miami
uhqFBfO.png

NordVPN New York
oxX68eh.png

OpenWrt EU
oUKaLNv.png

Gráfico Vivo no horário de pico
2CcgmIE.png

VaJ5uDz.png

Deixo aqui alguns pontos positivos e negativos que eu achei da Vivo Fibra:

Positivos
  • Latência mais baixa possível de Belém pra SP, media dos 40ms
  • Servidores fora do CDN velocidade Download no talo
  • Não tem problemas no horário de pico / perda de pacotes
Negativos
  • Não tem servidores Vivo no SpeedTest, se escolher outro servidor que não seja internet da Vivo, a rota vai primeiro pra SP e depois volta, deixando latência alta
  • Tem Bufferbloat ao fazer Downloads na velocidade máxima
  • A Vivo tem rotas ruins dependendo do IP que está sendo utilizado
Quanto a HGU MitraStar, já consegui substituir pelo Huawei HG8145V5, apenas clonei o S/N e autenticou sem nenhum problema :limo:

Para finalizar finalmente agora posso me livrar da maldita BOI fibra discada, meus laços com essa internet "GAMER" que tem as rotas mais ferradas do Brasil chegou ao fim, é vergonha de ver que até provedor fundinho de quintal consegue ter latência mais decente que essa bosta.

Vivo ON Caraiiiii
fireworks.gif

obs: se a vivo me sacanear, irei sentar o cassete na morta :thinking:

Finalmente após 2 anos sofrendo na mão da BOI vulgo VTALASCADO, chegou a Vivo aqui na minha rua. Infelizmente como fui a primeira pessoa a contratar a Vivo na rua, a instalação foi interrompida duas vezes devido a rede ainda não estar totalmente funcional, logo já fiquei meio que frustrado achando que a Vivo não iria resolver isso tão cedo. Felizmente a Vivo corrigiu o problema em uma semana, logo me ligaram pra confirmar o agendamento da instalação.

Na vinda do técnico, junto com ele veio um supervisor pra ver se dessa vez não daria merda a instalação, depois que o técnico começou a puxar a fibra, o supervisor foi embora e a instalação continuou numa boa.

dUizovl.png

rrBBwFF.png

E4JMei3.jpg

Inicialmente contratei 300 Mega por 99,90, depois de um tempo vou tentar chorar e pedir uma dessas degustações de 600.

Vtal SP
14380189233.png

Frontier Miami
14380232798.png

hhw7WNs.png

i3d SP
R7epLqR.png

Servidor Voz Discord SP
cDOX0pU.png

Vivo SPPD
5RQ1Xso.png

datapacket SP
5ugNK2O.png

asocmUT.png

8.8.8.8 - SP
utdiLEC.png

NordVPN SP1
jzh00Fj.png

NordVPN SP2
OB7GVUV.png

NordVPN SP3
NVcXho1.png

NordVPN Miami
uhqFBfO.png

NordVPN New York
oxX68eh.png

OpenWrt EU
oUKaLNv.png

2CcgmIE.png

VaJ5uDz.png

Positivos
Negativos
  • Não tem servidores Vivo no SpeedTest, se escolher outro servidor que não seja internet da Vivo, a rota vai primeiro pra SP e depois volta, deixando latência alta
Quanto a HGU MitraStar, já consegui substituir pelo Huawei HG8145V5, apenas clonei o S/N e autenticou sem nenhum problema :limo:

Para finalizar finalmente agora posso me livrar da maldita BOI fibra discada, meus laços com essa internet "GAMER" que tem as rotas mais ferradas do Brasil chegou ao fim, é vergonha de ver que até provedor fundinho de quintal consegue ter latência mais decente que essa bosta.

Vivo ON Caraiiiii
fireworks.gif

Ué, agora ela resolveu baixar o preço pra clientes novos? Pra todos estava 300mb por 120, tanto no site quando consultor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O bufferbloat é porque está testando pra longe.

Muito bom, mas acho que o supervisor foi embora cedo demais, essa fibra é a sua?

uymo8IC.png

Se sim, como está o sinal aí? hahahahaha

Ué, agora ela resolveu baixar o preço pra clientes novos? Pra todos estava 300mb por 120, tanto no site quando consultor.
No caso aqui em Belém é que está com o preço de 100$
uexLDSY.png

fIcGVXU.png

O bufferbloat é porque está testando pra longe.
Longe ou perto tem saturação, tem acréscimo de uns 50ms quando faço downloads no talo aproximadamente.

Muito bom, mas acho que o supervisor foi embora cedo demais, essa fibra é a sua?

uymo8IC.png

Se sim, como está o sinal aí? hahahahaha
Sim é eu, cliente número 1 :yeah:

Sinal está -20db

Agora percebi que ele deixou a fibra um pouco esticada demais, se der problema no futuro eu reclamo disso ai.

uexLDSY.png

fIcGVXU.png

Longe ou perto tem saturação, tem acréscimo de uns 50ms quando faço downloads no talo aproximadamente.

Sinal está -20db

Agora percebi que ele deixou a fibra um pouco esticada demais, se der problema no futuro eu reclamo disso ai.
Me refiro a morar longe de SP rsrs, já que como vc disse tudo até no speedtest ai pra lá e volta, e o servidor do site de bufferbloat fica lá tbm.

Achei que pelos relatos esse preço de 120 fosse nacional.

Essa sua fibra não vai quebrar desse jeito aí? Kkk

Me refiro a morar longe de SP rsrs, já que como vc disse tudo até no speedtest ai pra lá e volta, e o servidor do site de bufferbloat fica lá tbm.

O mesmo teste que faço no provedor local lá pra SP não tem bufferbloat, a latência se mantem a mesma do inicial.
14380381587.png

Essa sua fibra não vai quebrar desse jeito aí? Kkk
Sei não :ohh:

Distância influência
Pra mim tá praticamente igual o da Vivo kkk
Mas distância influência pq quando testa no exterior é bem maior.
E agora?
y5obQfT.png

Ha6PAjw.png

Teste direto no gateway, provedor local se mantem normal e a vivo fica saturado.

Cortaram meu acesso ao Paramount+ também. Plano de 600mb antigo.
vixe chegando em casa vou ver...
pelo menos deu tempo de assistir a temporada toda do tulsa.

Boa noite. Aqui acionei o consumidor e a Anatel para ver se conseguiria algo. Do tipo, 700mb ou 1gb rs. Mas falhou. Mas passaram de 200mb para 300mb com degustacao de 600mb. Ainda está valendo normal a degustação e abaixaram o valor da conta. Ainda confirmei se iriam manter mesmo a degustação e falaram que sim. E que não tem fidelidade, nem prazo de encerramento da degustação. Formalizaram tudo isso certinho.
Bom saber...

Última edição:
Belém com preço diferente de São Paulo capital.
É oque eu tinha comentado dias atrás, que ja vimos isso acontecer em outras cidades.

dUizovl.png

rrBBwFF.png

E4JMei3.jpg

Vtal SP
14380189233.png

Frontier Miami
14380232798.png

hhw7WNs.png

i3d SP
R7epLqR.png

Servidor Voz Discord SP
cDOX0pU.png

Vivo SPPD
5RQ1Xso.png

datapacket SP
5ugNK2O.png

asocmUT.png

8.8.8.8 - SP
utdiLEC.png

NordVPN SP1
jzh00Fj.png

NordVPN SP2
OB7GVUV.png

NordVPN SP3
NVcXho1.png

NordVPN Miami
uhqFBfO.png

NordVPN New York
oxX68eh.png

OpenWrt EU
oUKaLNv.png

2CcgmIE.png

VaJ5uDz.png

Positivos
Negativos

Vivo ON Caraiiiii
fireworks.gif

Esse drop saindo da caixa ta deixando a tua internet ruim. Drop não pode fazer curva assim. Chama o técnico e diz pra ele isso que eu disse pra ti. Tem que refazer isso aí.

dUizovl.png

rrBBwFF.png

E4JMei3.jpg

Vtal SP
14380189233.png

Frontier Miami
14380232798.png

hhw7WNs.png

i3d SP
R7epLqR.png

Servidor Voz Discord SP
cDOX0pU.png

Vivo SPPD
5RQ1Xso.png

datapacket SP
5ugNK2O.png

asocmUT.png

8.8.8.8 - SP
utdiLEC.png

NordVPN SP1
jzh00Fj.png

NordVPN SP2
OB7GVUV.png

NordVPN SP3
NVcXho1.png

NordVPN Miami
uhqFBfO.png

NordVPN New York
oxX68eh.png

OpenWrt EU
oUKaLNv.png

2CcgmIE.png

VaJ5uDz.png

Positivos
Negativos

Vivo ON Caraiiiii
fireworks.gif

Amigo se puder adicionar os teste na planilha para comparação, é só seguir o exemplo e ir adicionando os valores, se algum teste der falha vc repete ele.

docs.google.com/spreadsheets/d/1vrJbVZNIA2ON0Fy3xquNovBtvg1JuN4FiFeV5oZyrME/edit?usp=sharing

Aqui 600 antigo idem, e o lionsgate so pelo app da vivo , n pelo site
mesma coisa aqui, agora só o lionsgate e pelo app da vivo eu não gostei de usar não.

Uma outra dúvida a Tv da vivo está sendo por VLAN e eles ligam a tv via cabo de rede ? ou agora para tv também vai ser esse app ?

uexLDSY.png

fIcGVXU.png

Sinal está -20db

-20dB tá ótimo. Dizem que até -27dB segura bem, então dificilmente vai dar problema.

Eles aumentaram minha conta tbm, pagava 90 e foi para 98. Liguei lá reclamando, já que no contrato falava que só teria reajuste após 12 meses mas o atendente nem quis saber e falou que era isso msm e não tinha desconto disponível. Abri chamado na Anatel e meu plano agora é 80 reais.
Qual Mb é a sua net?

Users who are viewing this thread

Voltar