Essa briga vai longe e começou do nada. A Vivo foi a primeira com o desmonte do Vivo Easy. Fechou várias parcerias com apps, o plano se tornou um sucesso mas aí gerou alto tráfego, já que após ativar a diária, era ilimitado até o fim do mesmo dia. Eu mesmo fiz live usando a diária de YouTube direto do Sambodromo de SP uma vez e ainda tenho diárias promocionais de Twitch e vou usar em live. Usei Netflix e Spotify ilimitado viagem.
Na rede fixa como não há franquia, o tráfego gerado pelas redes sociais e esses apps é muito maior, principalmente com a popularização das Smart TVs e outros dispositivos de streaming.
Você navega nessas redes e tem os Reels (Facebook e Instagram), Status (WhatsApp), os vídeos automáticos no Twitter e os vídeos em rolagem infinita do Tik Tok, YouTube e Kwai. Isso gera alto tráfego.
Meu amigo que tá usando a linha Móvel do meu plano Vivo Total, tá quase batendo a franquia de 50GB antes de fechar o ciclo por causa desses apps. E ele veio de um Claro Flex de 34GB que já não dava.
A Claro agora deu a declaração falando que precisa mudar a neutralidade de rede para que as big techs dividam custo. Então pode se dizer que a atitude da Vivo com o Easy e essa declaração da Claro são coisas conversadas entre elas. Só falta a TIM se pronunciar com algo.
E já adianto, vai virar um grande debate ainda e no final não vai sair barato para o consumidor.
Eu tinha mesmo achado estranho a Vivo e a Oi baixarem preços na fibra e móvel e meses depois tudo subiu.
Elas chegaram a conclusão que se fizessem isso seriam prejudicadas e caminho sem volta. Não vão fazer guerra de preços pra brigar com médias e pequenas, mas os clientes sendo espertos vão passar a usar essas.
Aí vem a tal da consolidação, com as grandes passando o carro e comprando as pequenas.