[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Depois de praticamente 2 dias de zueira, a rede agora parece estar 100% OK (digo isso porque eu ainda achei o ping alto), mas recolocaram a linha fixa, que estava com LED vermelho piscando. Finalmente o técnico veio aqui, a sacanagem foi tanta que ajeitaram a banda larga ontem (teve "massiva" na região) e cancelaram a visita, sem consertar o fixo. Como eu ficava olhando o aplicativo, marquei a visita pra reparo na linha, que ficou pra manhã desse domingo. Não sei qual foi a necessidade, mas ele resetou o modem pras configurações de fábrica.

De fato, a degustação de 600 Mega FOI RETIRADA, e o técnico me mostrou isso no celular dele, lá constava "INATIVO DEGUSTAÇÃO, ATIVO 200", os caras simplesmente esperaram uns 3 dias depois da reclamação que fiz (encerrada lá pelo dia 19 ou 20 de Agosto), relativo ao sinal do 600 Mega, que esse mesmo técnico de hoje até veio e ajeitou no poste, pois os parâmetros do 192.168.15.1 estavam altos. Não teve nada a ver com downgrade (eu achava que isso tinha sido feito porque não estaria chegando 600 direito, pois no Speedtest apontava isso, mas a atenuação devia estar alta), na maldade alguém foi lá e rebaixou sem aviso prévio pra 200.

No SAC vc só tem que falar com o setor de retenção/cancelamento, são esses que confirmam se vc tem desconto ativo ou não, porque os imbecis que mexem com problemas técnicos ficam dizendo que sua degustação está ativa e que era pra chegar 600 (de sinal) no modem, até enviando técnico pra cá, pra em seguida o sistema cancelar automaticamente (pois ele consegue ver que está tudo bem com sua internet).

Parece que um setor não se comunica com o outro, e como eu já sabia, a VIVO consegue aumentar sua velocidade na FIBRA do próprio 103-15, não precisa enviar técnico nenhum pra ir em armário ou na sua casa fazer isso.

Então, agora só resta esperar o que vão dizer na Anatel e consumidor.gov.

EDIT: liguei pro 10315 e hoje lá pelas 14:30 falei com uma atendente que disse que mudaria pros 600 Mega e pagando os mesmos R$ 90. Mas em ligações subsequentes já passaram informação conflitante, de que a degustação havia acabado. Mas na última de 17:30 confirmei que existe protocolo em andamento, com prazo de 1-2 dias pra ser efetivado (ainda acusa 200). Eu devo ter ligado umas 20-30 vezes desde que isso aconteceu pra esses putos, vamos ver se nessa semana algum milagre acontece... :oremos:
aqui em casa foi a mesma coisa começo do ano, 3 atendentes tentaram colocar o plano com degustação de 600 e nenhum entrou, fiquei dias esperando e no final tive que assinar o plano de 500 megas.

aqui em casa foi a mesma coisa começo do ano, 3 atendentes tentaram colocar o plano com degustação de 600 e nenhum entrou, fiquei dias esperando e no final tive que assinar o plano de 500 megas.
É, não teve jeito, e até agora eu devo ter ligado umas 20-30 vezes... A VIVO está realmente a fim de me sacanear. Dizem que a degustação foi retirada e as 2 tratativas de ontem não deram em nada, disseram que iam recolocar os 600 Mega e quando vc liga de novo, o papo é sempre o mesmo, no máximo te empurram essa velocidade a R$ 160 (eu pago R$ 92 com o fixo).

Só resta aguardar pela Anatel e consumidor.gov, porque o 10315 é impossível resolver algo, é o SAC mais esculhambado da história DESSIPAIZ. :deal:

O calhorda que retirou a degustação que era por prazo indeterminado vai queimar no inferno... :mesa: da próxima vez que rolar algum defeito, deixem ficar zoado mesmo, o importante é a velocidade bater, ainda que os parâmetros estejam fora... pois vai que algum crápula invente de podar teu plano sem aviso prévio, vc vai ficar numa novela até resolver (se é que isso vai rolar)... :facepalm:

É, não teve jeito, e até agora eu devo ter ligado umas 20-30 vezes... A VIVO está realmente a fim de me sacanear. Dizem que a degustação foi retirada e as 2 tratativas de ontem não deram em nada, disseram que iam recolocar os 600 Mega e quando vc liga de novo, o papo é sempre o mesmo, no máximo te empurram essa velocidade a R$ 160 (eu pago R$ 92 com o fixo).

Só resta aguardar pela Anatel e consumidor.gov, porque o 10315 é impossível resolver algo, é o SAC mais esculhambado da história DESSIPAIZ. :deal:

O calhorda que retirou a degustação que era por prazo indeterminado vai queimar no inferno... :mesa: da próxima vez que rolar algum defeito, deixem ficar zoado mesmo, o importante é a velocidade bater, ainda que os parâmetros estejam fora... pois vai que algum crápula invente de podar teu plano sem aviso prévio, vc vai ficar numa novela até resolver (se é que isso vai rolar)... :facepalm:
Essa ladainha toda porque retiraram a degustação, algo que eles podem colocar e retirar voluntariamente como bem entenderem ? Tens quantos anos ?

mesmo com consumidor.gov não colocaram os 600 novamente, isso é degustação e eles não são obrigado a cumprir

O calhorda que retirou a degustação que era por prazo indeterminado
Cara, é serio que vc tá fazendo esse drama todo porque acabou uma vantagem a seu favor que a operadora lhe forneceu por, como você mesmo disse, prazo indeterminado?
Porque a degustação é nada mais do que isso, uma vantagem que é/era oferecida pela operadora em troca do bom relacionamento com o cliente.

Sugiro atualizar a sua definição da palavra indeterminado, porque ela não significa interminável. Enquanto faz isso aproveita pra dar uma olhada também no significado de degustação.

A degustação, como você mesmo trouxe aqui, era para o período de 12 meses (podendo ou não ser renovada a critério da operadora), e quando foi renovada pela operadora, foi feito por prazo indeterminado (ficando, novamente, o prazo a critério da mesma).
Esse prazo poderia ter durado mais 1 dia ou mais 100 anos, e durou por 1 ano e 6 meses, 50% a mais que o prazo que a operadora costuma aplicar degustações!

Eu espero, de verdade, que suas reclamações no Consumidor/Anatel resolvam seu problema sua questão, mas não me surpreenderia não voltarem com a degustação, seja para você, ou para todos os clientes no Next, e ainda arriscaria dizer que acabaram com as degustações justamente por usuários como você.

E, se você já ligou N vezes e
10315 é impossível resolver algo, é o SAC mais esculhambado da história DESSIPAIZ
sugiro então parar de fazer isso e aguardar o retorno deles nos outros canais (Consumidor/Anatel), porque só o que você consegue com isso é, aparentemente, chateação para a sua cabeça. Ou então muda logo para outra operadora já que essa não está mais atingindo suas necessidades e você não tá com paciência de esperar o retorno deles sobre a sua solicitação/reclamação.

Última edição:
Cara, é serio que vc tá fazendo esse drama todo porque acabou uma vantagem a seu favor que a operadora lhe forneceu por, como você mesmo disse, prazo indeterminado?
Porque a degustação é nada mais do que isso, uma vantagem que é/era oferecida pela operadora em troca do bom relacionamento com o cliente.

Sugiro atualizar a sua definição da palavra indeterminado, porque ela não significa interminável. Enquanto faz isso aproveita pra dar uma olhada também no significado de degustação.

A degustação, como você mesmo trouxe aqui, era para o período de 12 meses (podendo ou não ser renovada a critério da operadora), e quando foi renovada pela operadora, foi feito por prazo indeterminado (ficando, novamente, o prazo a critério da mesma).
Esse prazo poderia ter durado mais 1 dia ou mais 100 anos, e durou por 1 ano e 6 meses, 50% a mais que o prazo que a operadora costuma aplicar degustações!

Eu espero, de verdade, que suas reclamações no Consumidor/Anatel resolvam seu problema sua questão, mas não me surpreenderia não voltarem com a degustação, seja para você, ou para todos os clientes no Next, e ainda arriscaria dizer que acabaram com as degustações justamente por usuários como você.

E, se você já ligou N vezes e

sugiro então parar de fazer isso e aguardar o retorno deles nos outros canais (Consumidor/Anatel), porque só o que você consegue com isso é, aparentemente, chateação para a sua cabeça. Ou então muda logo para outra operadora já que essa não está mais atingindo suas necessidades e você não tá com paciência de esperar o retorno deles sobre a sua solicitação/reclamação.
Vcs só podem estar de sacanagem também. Por diversas vezes eu expliquei aqui que desde o dia #0 que a degustação foi inserida, em momento algum se falou em 12 meses. JAMAIS. Na fatura e até hoje sempre constou 200 Mega FIBRA ESPECIAL *, e o combinado era nunca reduzir a velocidade e não reajustar o que se pagava.

* Mas não se contratou 200, e sim 600 pagando como se fosse 200, eu jamais teria aceitado que um dia minha velocidade fosse rebaixada em 3x, quem é o esquizofrênico que toparia uma merda dessas? :br::badass:

Tanto é que quando estava na véspera de completar 1 ano, na boa fé eu acionei os patifes e a resposta foi essa. JANEIRO de 2023.

DEG.jpg

Mas não é apenas um mero desconto acabar: reajustar o que vc paga ou despencar sua velocidade sem aviso prévio (vou repetir: AVISO PRÉVIO), ninguém precisa ser advogado pra saber que o Código do Consumidor não permite. E a canalhice é tamanha que vc não tem como saber que isso ocorreu, pois no painel consta 200 Mega e desde FEVEREIRO DE 2022 sempre constou. Como eu descobri? Com teste de velocidade. :crycat:

Ou seja, o que foi combinado foi descumprido, e isso JAMAIS pode ser feito a bel prazer, pois é o equivalente a defecar em cima do contrato por meio de ardil contra o consumidor. Qualquer "ADEVOGADO" de porta de cadeia meteria um processo no rabo da VIVO sem pensar 2x. :ratinho:

Mas se isso não foi suficiente pra te convencer, que tal se eu te passar as várias tratativas com os porcos do SAC em que diziam claramente que a degustação NÃO ACABOU e que recolocariam o 600 Mega? Eu até vou pedir a gravação de atendimento pra me escorar nisso, porque é coisa de canalha e vagabundo prometer algo e do dia pra noite, na surdina como um bom rapinante, retirar.

Não vai ficar barato essa cafajestada, vou até o inferno pra reverter isso, nem que tenha de ficar os mesmos 1 ano e 6 meses ligando pros arrombados, todo dia. :megusta:

Vcs só podem estar de sacanagem também. Por diversas vezes eu expliquei aqui que desde o dia #0 que a degustação foi inserida, em momento algum se falou em 12 meses. JAMAIS.
Olhe seu contrato. Eles deixam bem claro que é 12 meses. Vai estar lá no extrato de compras ou no e-mail.

Eles não despencaram sua velocidade sem aviso prévio. Eles retornaram sua velocidade ao que estava determinado em contrato, após o prazo da degustacao.

Desejo boa sorte, mas como todo mundo já falou, tu está reclamando de algo que vc está errado.

Na fatura e até hoje sempre constou 200 Mega FIBRA ESPECIAL *
Então seu plano era de 200 megas, ponto.
e o combinado era nunca reduzir a velocidade e não reajustar o que se pagava.
Onde estava isso no seu contrato?
Mas não se contratou 200, e sim 600 pagando como se fosse 200
Aparentemente vc só entendeu errado ou o atendente lhe enrolou e vc não verificou no contrato, mas tá bem claro pra todos aqui que vc tinha 200 mega com degustação de 600 e agora tá reclamando pq perdeu a degustação (que nunca vi dizerem ser pra sempre).
Ou seja, o que foi combinado foi descumprido, e isso JAMAIS pode ser feito a bel prazer, pois é o equivalente a defecar em cima do contrato por meio de ardil contra o consumidor. Qualquer "ADEVOGADO" de porta de cadeia meteria um processo no rabo da VIVO sem pensar 2x. :ratinho:
Boa sorte mostrando que seu contrato eram 600mb.

Olhe seu contrato. Eles deixam bem claro que é 12 meses. Vai estar lá no extrato de compras ou no e-mail.

Eles não despencaram sua velocidade sem aviso prévio. Eles retornaram sua velocidade ao que estava determinado em contrato, após o prazo da degustacao.

Desejo boa sorte, mas como todo mundo já falou, tu está reclamando de algo que vc está errado.
Ninguém recebeu ou recebe nada por email, velho. É tudo no app da VIVO, que é francamente inútil. Ou no PC. Vá lá em "RESUMO DO CONTRATO", que vc acha qual é seu plano.

Mas se vc duvida, eis a tela que permanece a mesma desde que a degustação foi inserida.

X1.jpg

X2.jpg

X3.jpg

Sabia que essa tela de hoje é a mesma dos últimos 18 meses? Nada mudou, exceto o aumento anual de 70 pra 90 $.

Como vc quer que eu ou outra pessoa descubra que a velocidade foi reduzida? Se ninguém avisou NADA? Se não bastasse essa "poda" sem avisar, ontem liguei 2x e disseram que iam recolocar os 600. Mas não esquentem não, tudo isso vai ficar registrado pra se nas queixas do Consumidor.gov e Anatel não resolverem. E sem contar as inúmeras vezes que essa fibra e o telefone deram problemas técnicos.

Provavelmente cansaram de me dar (e eu nunca pedi, tem mais essa) ressarcimento praticamente todo mês (e eles só dão quando vc reclama na Anatel ou consumidor.gov), e tiraram a degustação, pra nas próximas vezes quando a fibra falhar, ao menos o prejuízo deles ficar menor...

Aparentemente vc só entendeu errado ou o atendente lhe enrolou e vc não verificou no contrato, mas tá bem claro pra todos aqui que vc tinha 200 mega com degustação de 600 e agora tá reclamando pq perdeu a degustação (que nunca vi dizerem ser pra sempre).
Nunca existiu 200 Mega em lugar nenhum, exceto no print acima, e na fatura. Sempre foi 600.

Tanto é que em 2019 contratei a fibra, e era 300 Mega desde a instalação.

Boa sorte mostrando que seu contrato eram 600mb.
Eles sabem que sempre foi 600. Não preciso provar nada. Speedtest de 19/8:

15141412300.png

Olhe também o que eu reclamei nessa data... Que não está editado:

LINK PRO MEU POST AQUI NO TÓPICO

Foi depois desse LED vermelho no ícone de mouse (parâmetros ruins, mas velocidade OK) que rolou essa retirada dos 600, uns 3 dias depois do reparo. Tanto é que minha teoria sempre foi de que rolou lambança no meu "perfil", que por engano haviam resetado pra 200.

Última edição:
Vocês estão conseguindo trocar sua DNS ? Eu usava open dns para conseguir acessar sites torrent, agora não consigo mais.

Vcs só podem estar de sacanagem também.
Não vou nem me aprofundar muito. Contra meu melhor julgamento eu decidi engajar deixando minha opinião sobre sua saga (já era claro que sua opinião sobre o caso já está formada e ninguém vai te fazer mudar, ok).

Mas digo isto: se você acha que a operadora não está cumprindo com o que foi acordado entre vocês, você está no seu direito reclamar e de "correr atrás" e ir
até o inferno pra reverter isso
não nego isso.

Mas já que
Qualquer "ADEVOGADO" de porta de cadeia meteria um processo no rabo da VIVO sem pensar 2x
e você tem toda a convicção que está certo nesse caso, então está esperando o quê? Contrate logo um e meta o seu processo neles. Muito melhor que ficar se estressando a toa ligando no 10315 já que eles não resolvem nada, como você mesmo disse, e depois ficar vindo aqui no tópico chamando o pessoal de lá tudo quanto é nome, deixando o tópico até desagradável de acompanhar.

Vocês estão conseguindo trocar sua DNS ? Eu usava open dns para conseguir acessar sites torrent, agora não consigo mais.
Está tentando alterar direto na HGU da Vivo ou no dispositivo que está usando?

Testou mudando no painel de controle do Windows?

Uma sugestão seria o NextDNS cujo programinha para Windows ou para Android já configura o DNS dele de forma automática. Seria para testar, pois a versão gratuita tem limite de requisições.

Está tentando alterar direto na HGU da Vivo ou no dispositivo que está usando?

Testou mudando no painel de controle do Windows?

Uma sugestão seria o NextDNS cujo programinha para Windows ou para Android já configura o DNS dele de forma automática. Seria para testar, pois a versão gratuita tem limite de requisições.
Próprio modem da vivo, antes funcionava. Agora alterei no windows para conseguir entrar em sites torrent.

@guuhzin eu acabei de falar com o 10315 e ao passar o protocolo em que prometeram recolocar os 600 Mega, o papo já foi outro: vc precisa esperar 24-48h (foi feita solicitação no domingo). E a atendente disse que seria reinserida, sim. Mas 98% das vezes que liguei eu ouvi de tudo, desde que sairia a R$ 160 os 600 Mega a "não tem como reinserir o desconto" (e ainda teve aquela de enviar técnico 2x a toa, pra ver por que no modem não chegava os 600, e o sistema cancelar automaticamente, sem ele nem aparecer por aqui).

Eu já lidei com SAC no passado pra "batalhar" por um plano com valor razoável, mas nesse caso a briga não é essa... se tivessem removido o desconto após o prazo determinado, eu não teria dado um pio.

Mas já que vcs não estão acreditando no tratamento "VIP" dado pela operadora até o momento, na próxima vez eu vou upar aqui o áudio da conversa, caso não resolvam... achem o que vcs acharem, é fato que esse 10315 é bem ruim, inegavelmente. :poker:

No rol de desculpas os caras dizem até que não conseguem enxergar protocolos da Ouvidoria... pode não parecer, mas eu sou muito paciente, qualquer outro já teria mandado "comer um tomate cru" na décima oitava ligação. :banderas:

Notaram alguma alteração no tempo do ppp da VIVO ? Aqui passou de 8 dias e a conexão não caiu e nem trocou o ip.

Notaram alguma alteração no tempo do ppp da VIVO ? Aqui passou de 8 dias e a conexão não caiu e nem trocou o ip.
Notei isso também. Não sei exatamente há quanto tempo estou com o mesmo IP, mas tenho a impressão que já faz bem mais que 1 semana.

Aliás eu estou num ASN que não é muito comum, aparentemente. Acho que é o da antiga TVA: AS19182.

Notei isso também. Não sei exatamente há quanto tempo estou com o mesmo IP, mas tenho a impressão que já faz bem mais que 1 semana.

Aliás eu estou num ASN que não é muito comum, aparentemente. Acho que é o da antiga TVA: AS19182.
Eu estou usando um Banapi r3 e uma onu ODI 34x 2c2 na Vivo Fibra 700Mb/s . Agora está 8d 4h 18m .

Parece que tem algum bloqueio, todos os dns que coloco os sites não abrem.

A HGU/Modem da Vivo com frequência bloqueia o 1.1.1.1 (é meio aleatório, às vezes bloqueia o 1.0.0.1 ao invés do 1.1.1.1). Ou você muda para outro DNS (tipo 8.8.8.8) ou vai ter que usar roteador próprio com a HGU/modem da Vivo em bridge. Aparentemente a Vivo usou esses endereços para alguma coisa interna (possivelmente legada do ADSL da GVT) que foi herdada nas configurações automáticas desses modems/HGUs. Mais detalhes aqui e aqui.

Olhem o que eu acabei de achar no WhatsApp, dia 23/1 desse ano (foi quando eu questionei a VIVO pela Anatel, se a "degustação" de Fevereiro de 2022 não iria acabar).

Reparem no que é dito nesse print (que eu nem lembrava que estava lá). (minhas perguntas foram deletadas)

TRATATIVA.jpg

E esse contato foi deles mesmo, não dos fakes com números convencionais (golpistas) que todo dia se passam pela operadora, pra pegar dados...

O "reajuste" que ela fala no print da conversa foi de 70 pra 90, mas esse é inevitável, porque tem pra tudo, tipo conta de luz, plano de saúde... anualmente.

Mas em Janeiro, foi apenas isso que mudou. Até agora.

Pessoal, segui os tutoriais que encontrei aqui no fórum mas não consigo de jeito nenhum colocar meu modem em bridge pelo /padrao, consigo apenas pelo IP padrão mas ai perco meu telefone fixo. Teve alguma atualização recente de firmware? Meu modem é o 2741GNAC-N1. Alguma alma caridosa poderia me auxiliar?

Olhem o que eu acabei de achar no WhatsApp, dia 23/1 desse ano (foi quando eu questionei a VIVO pela Anatel, se a "degustação" de Fevereiro de 2022 não iria acabar).

Reparem no que é dito nesse print (que eu nem lembrava que estava lá). (minhas perguntas foram deletadas)

TRATATIVA.jpg

E esse contato foi deles mesmo, não dos fakes com números convencionais (golpistas) que todo dia se passam pela operadora, pra pegar dados...

O "reajuste" que ela fala no print da conversa foi de 70 pra 90, mas esse é inevitável, porque tem pra tudo, tipo conta de luz, plano de saúde... anualmente.

Mas em Janeiro, foi apenas isso que mudou. Até agora.
Em momento algum ela fala que a degustação é permanente.

Referente ao que vc mencionou em outra mensagem, de não receber e-mail, só posso dizer que eu, pelo menos sempre recebi qualquer alteração contratual via e-mail, tanto que mostrei print da época

Você pode tentar lutar, mas esqueça 10315. Ou vc tenta com ouvidoria ou com anatel/consumidor gov. O não vc já tem.

Eu estou usando um Banapi r3 e uma onu ODI 34x 2c2 na Vivo Fibra 700Mb/s . Agora está 8d 4h 18m .
Na verdade, olhando pelo log, aqui o que aconteceu foi que o UDM-Pro recebeu o IP 172.16.0.19 no dia 15/08. No dia 24/08 a sessão foi terminada e ao negociar a nova sessão ele recebeu o mesmo IP 172.16.0.19. Aí no dia 01/09 a sessão foi terminada novamente e na nova sessão recebeu o IP 172.16.0.14 (IPs parecidos, mudando apenas o último número), por isso a impressão de estar há bem mais de uma semana com o mesmo IP.

A sessão entre os dias 15/08 e 24/08 durou exatamente 8 dias e 18 horas.

Código:
2023-08-15T08:36:26-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Remote message: Login ok
2023-08-15T08:36:26-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: PAP authentication succeeded
2023-08-15T08:36:26-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: peer from calling number 01:23:45:AB:CD:EF authorized
2023-08-15T08:36:26-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: local  IP address 172.16.0.19

Código:
2023-08-24T02:36:25-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: LCP terminated by peer
2023-08-24T02:36:25-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Connect time 12600.0 minutes.
2023-08-24T02:36:25-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Modem hangup
2023-08-24T02:36:25-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Connection terminated.

Código:
2023-08-24T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Remote message: Login ok
2023-08-24T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: PAP authentication succeeded
2023-08-24T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: peer from calling number 01:23:45:AB:CD:EF authorized
2023-08-24T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: local  IP address 172.16.0.19

Código:
2023-09-01T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: LCP terminated by peer
2023-09-01T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Connect time 11520.1 minutes.
2023-09-01T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Modem hangup
2023-09-01T02:36:34-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Connection terminated.

Código:
2023-09-01T02:36:42-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: Remote message: Login ok
2023-09-01T02:36:42-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: PAP authentication succeeded
2023-09-01T02:36:42-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: peer from calling number 01:23:45:AB:CD:EF authorized
2023-09-01T02:36:42-03:00 UDM-Pro pppd[1569]: local  IP address 172.16.0.14

PS: alterei os IPs (e MAC address) originais para postar aqui.

Users who are viewing this thread

Voltar