Galera, hoje de manhã a internet caiu (plano 300Mbps) e solicitei visita técnica. Ele veio agora à tarde, trocou conectores interno e externo (no poste) da minha fibra pois segundo ele a atenuação estava muito forte e resolveu o problema.
O problema é que, após ressincronizar, a HGU (Mitrastar GPT com WiFi 6) bizarramente passou a receber IP do interior de São Paulo, sendo que eu moro em Fortaleza. Eu afirmo isso baseado nas seguintes evidências:
a) no Speedtest aparecem servidores do interior de SP, como Mogi das Cruzes e Suzano, como estando mais próximos, e servidores de provedores daqui de Fortaleza aparecem à 2354km de distância
b) meu IPv4 público antes começava com 177., agora inicia em 191.
c) em serviços de geolocalização como esse (
https://www.meuip.com.br/tools-geo.php), diz que estou em São Paulo capital.
d) fazendo traceroute para
www.google.com.br, no 3º salto aparece o host 201-1-224-0.dsl.
telesp.net.br que é um domínio usado pela Vivo no estado de São Paulo.
Ou seja, não há dúvidas que houve algum bug e a Vivo me atribuiu um IP do bloco de reservado para o estado de São Paulo.
Fiz teste de velocidade no cabo, baixando um jogo na Steam, e até chega 300Mbps, mas no WiFi agora não passa de 200Mbps, sendo que antes atingia 300Mbps tranquilamente próximo do modem. Ping para Google e CloudFlare continuam em cerca de 50ms, que era o que dava antes. Diante disso, ficam minhas dúvidas:
1) porque a Vivo está atribuindo um IP externo de outra região?
2) Será que adianta reclamar pra Vivo ou é perda de tempo? Atendente não deve nem saber o que é IP e tenho minhas dúvidas se vão mandar um técnico que tenha contato com alguém no datacenter, pois não é um problema na parte física.
3) É permanente esse erro ou tem possibilidade de receber um IP da minha região após renovar a concessão (lease) do IP?
4) como esse problema causou essa queda na velocidade do wifi de quase 100Mbps?