[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde, Pessoal.

Na empresa temos Vivo Fibra e o Ip é dinâmico. Ligando pra central é possível deixar um IP fixo? Seria desabilitar o CGNAT?
 
Boa tarde, Pessoal.

Na empresa temos Vivo Fibra e o Ip é dinâmico. Ligando pra central é possível deixar um IP fixo? Seria desabilitar o CGNAT?
IP fixo geralmente é pago a parte. Eu segui uma dica de um amigo aqui do forum. Fiz algumas reclamações dentro da vivo para gerar alguns protocolos, fiz eles trocaram 3 modem. Depois disso fiz uma solicitação pro IP publico, logico que nao fui atendido. Fui no site consumidor.gov.br e abri uma reclamação. Falando sobre problemas com a rede, que trabalhava de home office fazendo monitonamento de sistemas solares (real isso, mas nao dava b.o) e que usava tbm para lazer e que com a constante mudança do IP dinamico eu estava com problemas para utilizar minha internet de forma satisfatória. o Consumidor.gov.br deu prazo de 15 dias, No ultimo dia me ligaram e ofereceram o IP fixo sem custos. Não sei se daria certo novamente rs.
 
IP fixo geralmente é pago a parte. Eu segui uma dica de um amigo aqui do forum. Fiz algumas reclamações dentro da vivo para gerar alguns protocolos, fiz eles trocaram 3 modem. Depois disso fiz uma solicitação pro IP publico, logico que nao fui atendido. Fui no site consumidor.gov.br e abri uma reclamação. Falando sobre problemas com a rede, que trabalhava de home office fazendo monitonamento de sistemas solares (real isso, mas nao dava b.o) e que usava tbm para lazer e que com a constante mudança do IP dinamico eu estava com problemas para utilizar minha internet de forma satisfatória. o Consumidor.gov.br deu prazo de 15 dias, No ultimo dia me ligaram e ofereceram o IP fixo sem custos. Não sei se daria certo novamente rs.
Putz. Não imaginava que era pago.

Vou tentar ligando pra lá e vê se consigo tbm, se não, tento ver com consumidor.

Estamos usando o Mikrotik para fazer o balanceador de carga(temos 2 links) e está tendo algum conflito que está caindo a conexão das maquinas.
 
Boa tarde, Pessoal.

Na empresa temos Vivo Fibra e o Ip é dinâmico. Ligando pra central é possível deixar um IP fixo? Seria desabilitar o CGNAT?
IP dinâmico não tem relação alguma em estar em CGNAT ou não, só quer dizer que em algum momento seu IP poderá mudar. Até o momento o produto Vivo fibra vendido pela Vivo não tem CGNAT.
 
IMG-20220518-151618.jpg

Decoder WiFi da Vivo para o IPTV.
 
Chegou o novo roteador mas os resultados são os mesmos do roteador da vivo praticamente ( não está chegando os 600Mbps aqui ).

média de resultados do speedtest:

tt.jpg


velocidades mínima e máxima do wifi ( varia a velocidade ).

tt2.jpg
tt3.jpg
Alguém pode me dar uma resposta? O que faço agora para chegar os 600Mbps?
 
Essa seria da 2 geração, equipamento muito bom. Não entendo a insistência deles tentarem trocar seu equipamento ao pedir migração da velocidade.

Tenta por telefone e pede e migração e não se esqueça no seu roteador de configurar a Vlan 010.

Eu usava essa ONT e era excelente mas hoje estou usando HGU Mitra e está me satisfazendo bem.

Pessoal, agradecendo a ajuda de vocês e deixando o relato de como foi resolvido, para que possa servir de referência.

Fiz a mudança para 300mb ligando na central e não apareceu a necessidade de visita técnica para o operador, e assim que encerrei a ligação, a Internet parou de funcionar. Configurei a VLAN 10 no fpSense, reiniciei e já subiu com a alteração na velocidade.

Assim, continuarei com a ONT GG-11000 até quando ela aguentar. :)

Muito obrigado!
 
Alguém pode me dar uma resposta? O que faço agora para chegar os 600Mbps?
Aqui no celular pegas os 600Mb/s mas do lado do roteador. No note da minha irmã Lenovo não pegou os 600Mb/s, chegou perto e isso no wifi.

No cabo aqui pega em média 650 Mb/s, até onde eu sei nenhuma operadora garante velocidade pelo wifi por inumeros motivos.

No modem da Net por exemplo, mesmo celular eu não consigo os 500Mb/s de velocidade no wifi por exemplo mas no cabo sim.
 
Já realizou o teste pelo Speed test CLI?
Acho que consegui testar pelo CLI no windows aqui:

tt.jpg


Velocidade bem mais baixa do que direto no site do speedtest, e uma latência também muito maior, principalmente por o servidor não ser da minha cidade.
 
Última edição:
Como faço isso?
Realiza o download nesse site -> https://www.speedtest.net/apps/cli

Depois extrai ele e copia ''speedtest e speedtest.md`` e cola ele na pasta Disco Local (C) -> Windows

Após isso, você abre o prompt de comando do Windows e executa o comando -> '' speedtest -s id do servidor '' e dar enter

Site com o ID dos servidores Speed test -> https://williamyaps.github.io/wlmjavascript/servercli.html

Depois é só colocar a seta do mouse em cima do link do URL Speedtest e segurar *CTRL + Botão esquerdo do Mouse* e vai abrir o resultado do teste no navegador.
7DwmY5U.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que consegui testar pelo CLI no windows aqui:

tt.jpg


Velocidade bem mais baixa do que direto no site do speedtest, e uma latência também muito maior, principalmente por o servidor não ser da minha cidade.
Segue o tutorial que eu mencionei, é o jeito certo kk (Escolhe um servidor bom para testar)
 
Última edição:
Realiza o download nesse site -> https://www.speedtest.net/apps/cli

Depois extrai ele e copia ''speedtest e speedtest.md`` e cola ele na pasta Disco Local (C) -> Windows

Após isso, você abre o prompt de comando do Windows e executa o comando -> '' speedtest -s id do servidor '' e dar enter

Site com o ID dos servidores Speed test -> https://williamyaps.github.io/wlmjavascript/servercli.html

Depois é só colocar a seta do mouse em cima do link do URL Speedtest e segurar *CTRL + Botão esquerdo do Mouse* e vai abrir o resultado do teste no navegador.
7DwmY5U.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Segue o tutorial que eu mencionei, é o jeito certo kk (Escolhe um servidor bom para testar)
É instável a velocidade que dá, mas é maior que direto no site, consegui atingir os 600Mbps em um dos resultados via wifi.

Roteador: TP-Link AX50 com modem vivo em bridge

5ea06662-a8a8-480c-a8ce-78baf6b7b995.png


ttsa.jpg
 
Última edição:
Alguém pode me dar uma resposta? O que faço agora para chegar os 600Mbps?

Em bridge com o computador fazendo a conexão PPPoE, chega 600 Mega?
 
Bom dia galera. Tudo certo.
To precisando de ajuda.
Tenho feito alguns testes de bufferbloat e tenho notado um osclação muito alta na latência.
a minina fica em torno de 10ms e a maxima as vezes bate 200ms. Para alguns jogos tenho tido interferência
Tenho Vivo Fibra 300Mb com IP fixo. Roteador MitraStar GPT-2741GNAC-N1
Tenho pensado em pegar outro modem e deixar ele de brigde ou
subsitituir ele pelo Ufiber ubiquiti uf-loco de 4 portas.
Qual melhor opção? alguma indicação de modem como o mitra de brigde
ou o Ufiber seria mais interessante?

não sei se as ont da ubiquiti com 4 portas (as uf-wifi) são compatíveis com olt que não sejam ubiquiti....

por esse artigo de suporte da ubiquiti, dá a entender q só a uf-nano e a uf-loco (as 2 de 1 porta ethernet apenas) são compativeis com olt não-ubiquiti

 
Última edição:
não sei se as ont da ubiquiti com 4 portas (as uf-wifi) são compatíveis com olt que não sejam ubiquiti....

por esse artigo de suporte da ubiquiti, dá a entender q só a uf-nano e a uf-loco (as 2 de 1 porta ethernet apenas) são compativeis com olt não-ubiquiti
E substituiria o modem vivo? Pq ele tem entrada fibra
 
Alguém pode me dar uma resposta? O que faço agora para chegar os 600Mbps?

cara, assim, 550-600 no wifi, p/ uma conexão de 600 mbps tá bem dentro do "razoavel"..... se vc mora em apto, o ambiente deve ser bem congestionado, várias redes dos outros moradores....

de qq forma, vc pode testar outro canal ou ampliar a largura do mesmo (se tiver disponivel, testa em 160mhz)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E substituiria o modem vivo? Pq ele tem entrada fibra

depende o q vc quer dizer por "substituir"....
teoricamente substituiria a parte "ont/gpon" do equipamento da vivo (tem q ver a compatibilidade com as olts da sua região e se a rede é vivo1 ou vivo2).....

mais recentemente eles andaram adicionando modo router nesses ufiber, então, se funcionar a parte ont/gpon, vc conseguiria usar elas de roteador tbm, fazer o pppoe (e em tese substituiria por completo o modem da vivo)

o mais comum, no entanto (na verdade só vi relatos de pessoas usando assim) é usar as uf-loco/nano só de ont (em modo bridge) e colocar um roteador mais parrudo (ou seja, vc substituiria a hgu completamente com a combinação ont+outro roteador fazendo pppoe)
 
Última edição:
cara, assim, 550-600 no wifi, p/ uma conexão de 600 mbps tá bem dentro do "razoavel"..... se vc mora em apto, o ambiente deve ser bem congestionado, várias redes dos outros moradores....

de qq forma, vc pode testar outro canal ou ampliar a largura do mesmo (se tiver disponivel, testa em 160mhz)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



depende o q vc quer dizer por "substituir"....
teoricamente substituiria a parte "ont/gpon" do equipamento da vivo (tem q ver a compatibilidade com as olts da sua região e se a rede é vivo1 ou vivo2).....

mais recentemente eles andaram adicionando modo router nesses ufiber, então, se funcionar a parte ont/gpon, vc conseguiria usar elas de roteador tbm, fazer o pppoe (e em tese substituiria por completo o modem da vivo)

o mais comum, no entanto (na verdade só vi relatos de pessoas usando assim) é usar as uf-loco/nano só de ont (em modo bridge) e colocar um roteador mais parrudo (ou seja, vc substituiria a hgu completamente com a combinação ont+outro roteador fazendo pppoe)
Então, fisicamente tiraria o modem da vivo, colocaria o uf-loca pra entrar a fibra e sair com o cat6 para outro roteador.
 
sim....é a instalação padrão.... mas, por curiosidade, pq vc quer substituir o modem da vivo?

Tô tendo problemas na transmissão do wi-fi no meu apê, que não é grande. Tenho feito testes de buffetbloat e minha latência máxima tem ficado muito alta dentro do Xbox. Todo dia tenho que testar qual porta tá melhor. Principalmente pro FIFA. Minha latência in game é 8-12ms mas se eu jogar hj e tiver liso em uma porta, e amanhã jogar de novo não vai tá igual. Cada porta o jogo se comporta diferente. Já coloquei todas portas do FIFA, do Xbox, tenho IP fixo da vivo 200mb, IP fixo no modem pro Xbox e no Xbox e ativei o DMZ tbm. Como já fiz de tudo e comecei a estudar buffetbloat achei q o problema era do modem da vivo. A minha dúvida era a eu substituiria ou se usava ele como bridge. O que seria melhor?
 
Última edição:
Tô tendo problemas na transmissão do wi-fi no meu apê, que não é grande. Tenho feito testes de buffetbloat e minha latência máxima tem ficado muito dentro do Xbox. Todo dia tenho a testar qual porta tá melhor. Principalmente pro FIFA. Minha latência in game é 8-12ms mas se eu jogar hj e tiver liso em uma porta, e amanhã jogar de novo não vai tá igual. Cada porta o jogo se comporta diferente. Já coloquei todas portas do FIFA, do Xbox, tenho IP fixo da vivo 200mb, IP fixo no modem pro Xbox e no Xbox e ativei o DMZ tbm. Como já fiz de tudo e comecei a estudar buffetbloat achei q o problema era do modem da vivo. A minha dúvida era a eu substituiria ou se usava ele como bridge. O que seria melhor?

eu de vc, como opção "mais radical", deixaria em bridge.... trocar a ont acho q não vai afetar em nada essas questões de latencia/problemas com wifi etc..

agora, se a questão é o wifi, talvez nem deixar em bridge precise.... compra um roteador wifi melhor ou um access point e só desliga o wifi da hgu
aí configura o wifi através do roteador melhor q vc comprou (deixando ele em modo bridge ou modo access point se tiver)

enfim, se vc só tiver internet tbm não tem mto problema deixar a hgu em bridge e usar o novo roteador p/ fazer pppoe... questão de gosto, estética etc.. testar qual das opções fica melhor (teoricamente, p/ um uso tipico, não deverá fazer mta diferença quem vai ser o roteador... já vi (e eu tive esse problema) reclamações da hgu dar uma engasgada/bugada em modo router p/ fornecer mtos ips em redes "gdes" - 30-40 equipamentos)

na instalação hgu em bridge + outro roteador em modo router basicamente vc "copia" a instalação ont + roteador falada anteriormente, com a diferença de q a hgu fica como uma ont meio trambolhuda/gdona
 
eu de vc, como opção "mais radical", deixaria em bridge.... trocar a ont acho q não vai afetar em nada essas questões de latencia/problemas com wifi etc..

agora, se a questão é o wifi, talvez nem deixar em bridge precise.... compra um roteador wifi melhor ou um access point e só desliga o wifi da hgu
aí configura o wifi através do roteador melhor q vc comprou (deixando ele em modo bridge ou modo access point se tiver)

enfim, se vc só tiver internet tbm não tem mto problema deixar a hgu em bridge e usar o novo roteador p/ fazer pppoe... questão de gosto, estética etc.. testar qual das opções fica melhor (teoricamente, p/ um uso tipico, não deverá fazer mta diferença quem vai ser o roteador... já vi (e eu tive esse problema) reclamações da hgu dar uma engasgada/bugada em modo router p/ fornecer mtos ips em redes "gdes" - 30-40 equipamentos)

na instalação hgu em bridge + outro roteador em modo router basicamente vc "copia" a instalação ont + roteador falada anteriormente, com a diferença de q a hgu fica como uma ont meio trambolhuda/gdona
Tendi. Obrigado. Tem algum modem pra recomendar até uns R$ 400?
 
Tendi. Obrigado. Tem algum modem pra recomendar até uns R$ 400?

to totalmente por fora do "mercado de modens".... sugiro vc dar uma perguntada lá no tópico dedicado a isso

 
to totalmente por fora do "mercado de modens".... sugiro vc dar uma perguntada lá no tópico dedicado a isso

Vlw
 
Bom dia, atualmente tenho o combo da Claro. Mas todo mês a fatura vem errada. Me cansei disso.

Aqui tenho a opção da vivo fibra.
Gostaria de saber se vocês qual a melhor combinação custo beneficio, especialmente internet e TV.

Obrigado.
 
Bom dia, atualmente tenho o combo da Claro. Mas todo mês a fatura vem errada. Me cansei disso.

Aqui tenho a opção da vivo fibra.
Gostaria de saber se vocês qual a melhor combinação custo beneficio, especialmente internet e TV.

Obrigado.
A combinação vai depender do que você você efetivamente quer (velocidade, grade de canais, pontos adicionais, etc.) e de quanto pode pagar.

Com relação ao serviço em si (qual é o melhor ou pior) varia conforme a região mas nosso mantra é: Contrate sem cancelar seu provedor atual, se não gostar é só cancelar dentro de 7 dias.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo