[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal,

Quais as vantagens, na prática, de retirar o modem da vivo e usar um ONT ou deixar em modo bridge usando outro modem / roteador para fazer a discagem e o roteamento da internet.
Vejo muitas pessoas fazendo ou querendo fazer isso, mas queria saber os reais benefícios.

Valeu!
 
Tendi. Obrigado. Tem algum modem pra recomendar até uns R$ 400?
Nesse valor é melhor deixar a HGU da Vivo, ela suporta 600Mb/s no wifi por exemplo e como roteador eu não tenho do reclamar.
 
Tendi. Obrigado. Tem algum modem pra recomendar até uns R$ 400?
Xiaomi ax3000 do aliexpress. Tenho 2 ax1800, tem um alcance MUITO superior ao modem da vivo, não tem nem comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal,

Quais as vantagens, na prática, de retirar o modem da vivo e usar um ONT ou deixar em modo bridge usando outro modem / roteador para fazer a discagem e o roteamento da internet.
Vejo muitas pessoas fazendo ou querendo fazer isso, mas queria saber os reais benefícios.

Valeu!
Estabilidade e alcance do WIFI. Dependendo do seu equipamento (modelo da HGU), pode apresentar "coisas estranhas" em modo router (video no youtube não carregar, sites demorarem para abrir, bufferbloat ruim, packetloss, alcance wifi horrível). Se tu não for muito exigente pode deixar a HGU do jeito que está. No meu caso, preferi deixar a HGU em bridge com meu router. Até o presente momento está 100%. E sobre a ONT, não acho uma troca válida, ao que me parece (e pelo que eu testei) a ONT é um pouco mais responsiva, no final se tu não joga/ não quer mais esquentar a cabeça com HGU dando pau, não vale o custo e a dor de cabeça de instalar e configurar (sem contar o risco que não pode funcionar em sua região). Modo bridge + roteador é a melhor opção, se não resolver, só partindo pra ont mesmo ou abrindo suporte técnico para trocar a HGU.
 
Última edição:
Xiaomi ax3000 do aliexpress. Tenho 2 ax1800, tem um alcance MUITO superior ao modem da vivo, não tem nem comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estabilidade e alcance do WIFI. Dependendo do seu equipamento (modelo da HGU), pode apresentar "coisas estranhas" em modo router (video no youtube não carregar, sites demorarem para abrir, bufferbloat ruim, packetloss, alcance wifi horrível). Se tu não for muito exigente pode deixar a HGU do jeito que está. No meu caso, preferi deixar a HGU em bridge com meu router. Até o presente momento está 100%. E sobre a ONT, não acho uma troca válida, ao que me parece (e pelo que eu testei) a ONT é um pouco mais responsiva, no final se tu não joga/ não quer mais esquentar a cabeça com HGU dando pau, não vale o custo e a dor de cabeça de instalar e configurar (sem contar o risco que não pode funcionar em sua região). Modo bridge + roteador é a melhor opção, se não resolver, só partindo pra ont mesmo ou abrindo suporte técnico para trocar a HGU.
No caso eu acabei de contratar 300MB (degustação de 600), e dois pontos de TV. Colocar o modem (estou com o Mitra) em bridge, implicaria eu perder a conexão com um dos pontos, ou eu consigo ainda utilizá-la? Pergunto pois uma conexão da TV é feita através do RJ45, já o outro é via coaxial.

Eu tinha vivo fibra há um bom tempo (me mudei, e tive que assinar Claro por 1 ano até ter uma porta disponível da vivo e consegui voltar agora), quando a ONT era separada do roteador. Naquela época eu procurei tutoriais para colocar o modem em modo bridge, mas eu perderia a TV via coaxial.
 
No caso eu acabei de contratar 300MB (degustação de 600), e dois pontos de TV. Colocar o modem (estou com o Mitra) em bridge, implicaria eu perder a conexão com um dos pontos, ou eu consigo ainda utilizá-la? Pergunto pois uma conexão da TV é feita através do RJ45, já o outro é via coaxial.

Eu tinha vivo fibra há um bom tempo (me mudei, e tive que assinar Claro por 1 ano até ter uma porta disponível da vivo e consegui voltar agora), quando a ONT era separada do roteador. Naquela época eu procurei tutoriais para colocar o modem em modo bridge, mas eu perderia a TV via coaxial.
Acredito que iria perder sim os pontos. O que tu pode fazer é setar um IP Fixo na HGU para seu Router conectado em DHCP e habilitar o DMZ para o ip dele, fazendo com que a rede seja gerenciada por ele e desabilitar as redes WIFI da HGU.
Naquela época da ONT separada do roteador talvez desse para colocar um Switch, ligar um router apenas para Internet, desabilitar a vlan de internet do roteador da vivo e talvez funcionaria a tv + internet. Já fiz parecido, só que com telefone, usei uma askey RTF7000 + modem TG1692A da net + HGU (para telefone, configurei ela para receber sinal via Ethernet) e o meu ax1800 fazendo a vlan taggin da internet e discando PPPoE.
 
No caso eu acabei de contratar 300MB (degustação de 600), e dois pontos de TV. Colocar o modem (estou com o Mitra) em bridge, implicaria eu perder a conexão com um dos pontos, ou eu consigo ainda utilizá-la? Pergunto pois uma conexão da TV é feita através do RJ45, já o outro é via coaxial.

Eu tinha vivo fibra há um bom tempo (me mudei, e tive que assinar Claro por 1 ano até ter uma porta disponível da vivo e consegui voltar agora), quando a ONT era separada do roteador. Naquela época eu procurei tutoriais para colocar o modem em modo bridge, mas eu perderia a TV via coaxial.

na última vez q tive a oportunidade de testar isso (em dez/21, senão me falhe a memória), com um mitrastar gpt-2741gnac-n1, se vc colocasse em "bridge" pelo menu "avançado" da hgu (só desativando, renomeando a vlan 10 original e criando uma outra vlan 10 com a opção "bridge" ativada), a tv (a parte "ao vivo", de tv mesmo) continuava funcionando, mas vc perdia toda a parte "smart"/de interatividade (apps de tv, opção de retroceder etc.. e tbm as thumbnails dos menus do sistema de tv da vivo)... eu tbm tinha 2 ptos de tv e os decoders de tv ficavam ligados na hgu via ethernet (o meu modelo de hgu nem tinha coaxial), mesmo com outro roteador tbm ligado na hgu cuidando de todo o resto da minha rede (dhcp, pppoe, wifi etc..)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal,

Quais as vantagens, na prática, de retirar o modem da vivo e usar um ONT ou deixar em modo bridge usando outro modem / roteador para fazer a discagem e o roteamento da internet.
Vejo muitas pessoas fazendo ou querendo fazer isso, mas queria saber os reais benefícios.

Valeu!

acho q a vantagem "prática" mais óbvia é a questão do wifi.... existem roteadores com wifi mais "parrudos" e com mais recursos que a hgu (sistemas mesh, por exemplo, com vários nodes p/ vc espalhar pela casa, sistemas com wifi 6, wifi 6e, ou mesmo com mais antenas, mais potentes o q levaria a melhorias na experiência).... as vezes p/ ter essas vantagens relacionadas ao wifi vc nem precisa colocar a hgu em bridge (é só desligar o wifi da hgu e configurar o roteador wifi em bridge ou em modo "access point" se tiver essas opções)

agora tbm tem a questão do próprio desempenho/estabilidade da hgu como roteador (isso é mais difícil de se perceber ou mesmo verificar se, na prática, muda alguma coisa)

eu pessoalmente coloco a hgu em bridge e uso meu próprio equipamento (até onde é possível e vc não tem gdes dores de cabeça) pela questão do wifi (principalmente), mas tbm por questões ligadas a sistema do roteador (gosto de uns sistemas mais bem feitos, com mais informações, dados etc.. as vezes vc tem questões de "ecossistema" envolvidas, por exemplo, na época da Apple com seus Airports ou agora, alguns roteadores com suporte ao homekit (p/ quem usa)... hj, no meu caso, unifi - fica "melhor" com tudo da mesma marca/linha etc..) e tbm estética do aparelho (geralmente as operadoras não costumam ter muito bom gosto ou se preocupam com isso..hehehehehe)

agora, sobre eliminar totalmente a hgu da instalação (colocando uma ont "pura" no lugar), não vejo muita vantagem prática (eu mesmo troquei a hgu por uma uf-loco, na época, por questão de espaço/estética... o sisteminha da uf-loco tbm é mais legalzinho, mas na prática, não mudou nada... até acabei voltando com a hgu depois de uma rearrumação/realocação de equipamentos no meu apto e de um problema técnico com a vivo - q não teve nada a ver com a então troca da ont)

é importante pesar tbm q ao sair da "bolha da vivo" vc aumenta as fontes de possíveis problemas na sua rede (teoricamente se vc ficar no mundinho da vivo, eles resolveriam tudo p/ vc via suporte oficial e todas as configurações, compatibilidade de equipamentos etc.. teriam sido "testadas" por eles antes de sair comercializando/instalando por aí)
 
Última edição:
Xiaomi ax3000 do aliexpress. Tenho 2 ax1800, tem um alcance MUITO superior ao modem da vivo, não tem nem comparação.

Esse modelo dá pra usar sem colocar o router da Vivo em modo bridge? Qual seria a forma de configurar?
 
Última edição:
Xiaomi ax3000 do aliexpress. Tenho 2 ax1800, tem um alcance MUITO superior ao modem da vivo, não tem nem comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


assino embaixo. tenho 1 ax1800 também...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia, atualmente tenho o combo da Claro. Mas todo mês a fatura vem errada. Me cansei disso.

Aqui tenho a opção da vivo fibra.
Gostaria de saber se vocês qual a melhor combinação custo beneficio, especialmente internet e TV.

Obrigado.
voce é daonde???? pode fazer uma simulação no site tb para melhor custo x beneficio
e sua necessidade.
 
Última edição:
Xiaomi ax3000 do aliexpress. Tenho 2 ax1800, tem um alcance MUITO superior ao modem da vivo, não tem nem comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estabilidade e alcance do WIFI. Dependendo do seu equipamento (modelo da HGU), pode apresentar "coisas estranhas" em modo router (video no youtube não carregar, sites demorarem para abrir, bufferbloat ruim, packetloss, alcance wifi horrível). Se tu não for muito exigente pode deixar a HGU do jeito que está. No meu caso, preferi deixar a HGU em bridge com meu router. Até o presente momento está 100%. E sobre a ONT, não acho uma troca válida, ao que me parece (e pelo que eu testei) a ONT é um pouco mais responsiva, no final se tu não joga/ não quer mais esquentar a cabeça com HGU dando pau, não vale o custo e a dor de cabeça de instalar e configurar (sem contar o risco que não pode funcionar em sua região). Modo bridge + roteador é a melhor opção, se não resolver, só partindo pra ont mesmo ou abrindo suporte técnico para trocar a HGU.
Boa tarde, amigo. E qual roteador você recomenda com bom custo x benefício?
Sou de Belo Horizonte, tenho a Vivo Fibra 200 Megas, meu modem é o "Askey RTF8115VW", o sinal wi-fi é péssimo em todo o apartamento (77m²).
Segue o desenho do AP:

Desenho-AP.png
 
Esse modelo dá pra usar sem colocar o router da Vivo em modo bridge? Qual seria a forma de configurar?
Sim, só acessar o 192.168.15.1 da hgu, modo da wan , que vai ter uma opção de bridge. No roteador tu vai configurar o PPPoE cliente@cliente senha cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde, amigo. E qual roteador você recomenda com bom custo x benefício?
Sou de Belo Horizonte, tenho a Vivo Fibra 200 Megas, meu modem é o "Askey RTF8115VW", o sinal wi-fi é péssimo em todo o apartamento (77m²).
Segue o desenho do AP:

Desenho-AP.png
Eu te recomendo a linha da xiaomi (ax3000; redmi ax6s e redmi ax5400, qualquer um desses irá te suprir). Só toma cuidado onde você irá posicionar o roteador, seria bom colocá-lo mais próximo ao centro do seu ap, fazendo com que o sinal seja mais bem distribuído. Se as paredes forem de drywall melhor ainda.
 
Última edição:
Sim, só acessar o 192.168.15.1 da HGU que vai ter uma opção de bridge. No roteador tu vai configurar o PPPoE cliente@cliente senha cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu te recomendo a linha da xiaomi (ax3000; redmi ax6s e redmi ax5400, qualquer um desses irá te suprir). Só toma cuidado onde você irá posicionar o roteador, seria bom colocá-lo mais próximo ao centro do seu ap, fazendo com que o sinal seja mais bem distribuído. Se as paredes forem de drywall melhor ainda.
As paredes são bem grossas, é apartamento antigo.
O modem fica no quarto do fundo, então eu ligaria o roteador no modem da Vivo, mas deixando o roteador em outro cômodo? Consigo jogar no quarto 1 através da parede.
E o modem mais barato desses 3 que você me mandou é R$ 400,00 mesmo? Não teria nenhum outro mais barato que resolveria o problema?
 
As paredes são bem grossas, é apartamento antigo.
O modem fica no quarto do fundo, então eu ligaria o roteador no modem da Vivo, mas deixando o roteador em outro cômodo? Consigo jogar no quarto 1 através da parede.
E o modem mais barato desses 3 que você me mandou é R$ 400,00 mesmo? Não teria nenhum outro mais barato que resolveria o problema?

Posso sugerir um DIR-878 ou DIR-882 usado, comprei dois no mercado livre por R$300.

Possuem suporte oficial ao OpenWRT e a instalação é fácil, fica um baita aparelho, único ponto fraco é não ter Wi-Fi 6 (AX).

Dos aparelhos que o colega sugeriu, o Xiaomi AX6S possui suporte ao Snapshot do OpenWrt, mas a instalação é um pouco mais complicada e só é possível no modelo chinês.

Porque to falando de OpenWrt? Porque com dois aparelhos desse tu monta uma rede Mesh com muito mais liberdade de configuração e por preço bem mais acessível.

Acredito que Mesh pode ser a melhor solução para você. Um junto com o aparelho da Vivo e outro na sala.
 
Posso sugerir um DIR-878 ou DIR-882 usado, comprei dois no mercado livre por R$300.

Possuem suporte oficial ao OpenWRT e a instalação é fácil, fica um baita aparelho, único ponto fraco é não ter Wi-Fi 6 (AX).

Dos aparelhos que o colega sugeriu, o Xiaomi AX6S possui suporte ao Snapshot do OpenWrt, mas a instalação é um pouco mais complicada e só é possível no modelo chinês.

Porque to falando de OpenWrt? Porque com dois aparelhos desse tu monta uma rede Mesh com muito mais liberdade de configuração e por preço bem mais acessível.

Acredito que Mesh pode ser a melhor solução para você. Um junto com o aparelho da Vivo e outro na sala.
Vou ver esse dois aí. Obrigado.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


voce é daonde???? pode fazer uma simulação no site tb para melhor custo x beneficio
e sua necessidade.
Joinville - SC

Como disse tenho o combo da Claro, nada a reclamar. Especialmente no valor. Entretanto todo o mês tenho que ir na ANATEL para corrigir.
Pensando em trocar e ficar só com a internet da VIVO (fibra) e no lugar de TV gastar com streaming.

Sei que não terei os mesmo valores.... mas...

Atualmente:
Claro 1Giga (cabo): 99,99
Top HD 4k (3 pontos): 95,50
Claro Pós Conectado 40GB: 59,99
Fixo ilimitado: 0,00
 
Posso sugerir um DIR-878 ou DIR-882 usado, comprei dois no mercado livre por R$300
Potencia na FCCID desses router é próxima de 1000mW.. nunca mexi em um, mas o alcance deve ser violento..
 
As paredes são bem grossas, é apartamento antigo.
O modem fica no quarto do fundo, então eu ligaria o roteador no modem da Vivo, mas deixando o roteador em outro cômodo? Consigo jogar no quarto 1 através da parede.
E o modem mais barato desses 3 que você me mandou é R$ 400,00 mesmo? Não teria nenhum outro mais barato que resolveria o problema?
Ficaria melhor jogar o roteador no quarto um, talvez dê uma diferença no sinal de quem esteja conectado na sala. Eu não posso te afirmar com certeza que não há outras opções mais baratas para seu caso, pois como já havia dito, só testei o router da xiaomi e repetidores (que por sinal são horríveis, instalei um para meu primo e ele reclamava toda hora que o boneco do fortnite ficava teleportando). Entra no tópico sobre roteadores, lá a galera tem mais experiência com o alcance dos roteadores, testar na prática é sempre melhor. Talvez aqui no mercado Brasileiro os melhores sejam o da Tp Link e da Asus (caso você queira um roteador pouco mais barato sem perder muito), pelas specs parecem ser bons.
Algumas análises que achei sobre: Asus ; Tp link .
 
Joinville - SC

Como disse tenho o combo da Claro, nada a reclamar. Especialmente no valor. Entretanto todo o mês tenho que ir na ANATEL para corrigir.
Pensando em trocar e ficar só com a internet da VIVO (fibra) e no lugar de TV gastar com streaming.

Sei que não terei os mesmo valores.... mas...

Atualmente:
Claro 1Giga (cabo): 99,99
Top HD 4k (3 pontos): 95,50
Claro Pós Conectado 40GB: 59,99
Fixo ilimitado: 0,00
no site hoje 20-05-2022
so o plano de 1gb "Claro 1Giga (cabo) esta R$ 199,99 para sua localidade
o plano de tv "Top HD 4k" 1 ponto R$ 149,99
plano de celular nao achei esse seu atual, so um parecido de 15gb por R$ 109,99 "Claro Pós Conectado 40GB: 59,99"
fixo ilmitado R$ 30,00 "Fixo ilimitado: 0,00"
soma final De R$ 489,97 por: R$ 429,97

meu conselho, e chato ficar reclamando anatel ? continue cara, marca na sua agenda, que dia que vai vencer sua conta, voce liga uns 5 dias antes na anatel ou site nao sei por onde voce reclama, e seja feliz
na epoca da oi, oi conta total, eu tinha 2 celular com 500mb cada, e adsl 15 mb, consegui na epoca por causa que atndente escreveu errado e falou errado na ligacao, esse plano por R$ 79,90 na epoca, o preco real era R$ 199,90
durou coisa de 12 meses, apos isso subiu para R$ 270,00 e eu aumento o plano fazendo portabilidade na epcoa foi para 179,90 com 2 celular com 3gb
isso falando de 2013, nao era usado tanta internet no celular, pois os apps ainda estavam comendo
 
Posso sugerir um DIR-878 ou DIR-882 usado, comprei dois no mercado livre por R$300.

Possuem suporte oficial ao OpenWRT e a instalação é fácil, fica um baita aparelho, único ponto fraco é não ter Wi-Fi 6 (AX).

Dos aparelhos que o colega sugeriu, o Xiaomi AX6S possui suporte ao Snapshot do OpenWrt, mas a instalação é um pouco mais complicada e só é possível no modelo chinês.

Porque to falando de OpenWrt? Porque com dois aparelhos desse tu monta uma rede Mesh com muito mais liberdade de configuração e por preço bem mais acessível.

Acredito que Mesh pode ser a melhor solução para você. Um junto com o aparelho da Vivo e outro na sala.
Amigo, se eu estiver pesquisando certo, esse roteador está na faixa de 700 reais... o mais barato que achei foi no Ponto Frio por R$ 629,00

Ficaria melhor jogar o roteador no quarto um, talvez dê uma diferença no sinal de quem esteja conectado na sala. Eu não posso te afirmar com certeza que não há outras opções mais baratas para seu caso, pois como já havia dito, só testei o router da xiaomi e repetidores (que por sinal são horríveis, instalei um para meu primo e ele reclamava toda hora que o boneco do fortnite ficava teleportando). Entra no tópico sobre roteadores, lá a galera tem mais experiência com o alcance dos roteadores, testar na prática é sempre melhor. Talvez aqui no mercado Brasileiro os melhores sejam o da Tp Link e da Asus (caso você queira um roteador pouco mais barato sem perder muito), pelas specs parecem ser bons.
Algumas análises que achei sobre: Asus ; Tp link .

Muito obrigado. Vou dar uma olhadinha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Posso sugerir um DIR-878 ou DIR-882 usado, comprei dois no mercado livre por R$300.

Possuem suporte oficial ao OpenWRT e a instalação é fácil, fica um baita aparelho, único ponto fraco é não ter Wi-Fi 6 (AX).

Dos aparelhos que o colega sugeriu, o Xiaomi AX6S possui suporte ao Snapshot do OpenWrt, mas a instalação é um pouco mais complicada e só é possível no modelo chinês.

Porque to falando de OpenWrt? Porque com dois aparelhos desse tu monta uma rede Mesh com muito mais liberdade de configuração e por preço bem mais acessível.

Acredito que Mesh pode ser a melhor solução para você. Um junto com o aparelho da Vivo e outro na sala.
E outra coisa, a rede mesh é formada por 2 roteadores ou mais, não é isso? E esses roteadores são ligados entre si por cabos? Pois não teria como eu passar um cabo do quarto para sala.
 
Última edição:
Sim, só acessar o 192.168.15.1 da hgu, modo da wan , que vai ter uma opção de bridge. No roteador tu vai configurar o PPPoE cliente@cliente senha cliente.

Na real a minha pergunta foi o contrário, configurar esse AX3000 SEM usar modo bridge, se é possível e como seria a configuração (conectado via cabo mesmo).
 
Amigo, se eu estiver pesquisando certo, esse roteador está na faixa de 700 reais... o mais barato que achei foi no Ponto Frio por R$ 629,00



Muito obrigado. Vou dar uma olhadinha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E outra coisa, a rede mesh é formada por 2 roteadores ou mais, não é isso? E esses roteadores são ligados entre si por cabos? Pois não teria como eu passar um cabo do quarto para sala.

Eu comprei usado no mercado livre.... achei dois DIR-878 por R$300 cada na ocasião.

Rede Mesh são dois ou mais aparelhos conectados sem fio.

Potencia na FCCID desses router é próxima de 1000mW.. nunca mexi em um, mas o alcance deve ser violento..

Sim, no canal 149 pra cima a potência vai até 29dBm no Brasil.

YQguoIk.jpg
 
Aliás, falando em Vivo, mais alguém aqui de VV/VIX tem notado lentidão em alguns conteúdos?

Além da Vivo Fibra eu tenho Sumicity Fibra aqui, ambos com 600Mbps, e mesmo ambos entregando essa velocidade nos testes de velocidade, quando efetivamente preciso fazer um download ou usar algum streaming, a Vivo nitidamente é mais lenta, parece que está com algum filtro.

Neste exato momento baixando um jogo no Xbox App (reiniciei ambos routers)
- Vivo: máximo de 14/15 MB/s
- Trocando o cabo pro router da Sumicity: 50/70 MB/s

:incri2:

Edit: considerando que os downloads da MS até onde sei são P2P, to achando que a sacana da Vivo tá filtrando tráfego P2P hein...
 
Última edição:
Na real a minha pergunta foi o contrário, configurar esse AX3000 SEM usar modo bridge, se é possível e como seria a configuração (conectado via cabo mesmo).

teoricamente qq roteador vai funcionar sem colocar a hgu em modo bridge.... vc conecta um cabo saindo da lan da hgu da vivo e entrando na wan do roteador e deixa o tipo de conexão de internet no roteador novo como dhcp ou coisa do tipo (ip automático etc.. normalmente nem precisa mexer em nada, ele detecta automaticamente)....

o q vai ocorrer nesse caso é o chamado "duplo nat".... o seu roteador novo ele não ganha um ip público, ele ganha um ip da rede interna do hgu da vivo (e ambos vão fazer a função de nat, por isso o "duplo nat").... dependendo do q vc faça/use, não vai ter diferença nenhuma mas o pessoal q joga online costuma ter problemas com duplo nat....

se vc estiver colocando esse roteador adicional por causa do wifi, obviamente recomenda-se desativar o wifi da hgu e usar o wifi desse roteador novo (q supostamente seria melhor)

dependendo do roteador q for colocado, e se o interesse for o wifi, existe a opção de deixa-lo apenas como access point.... nesse caso vc não precisa tbm colocar a hgu em bridge e escapa do duplo nat usando o novo roteador só como gerador/transmissor de rede wifi
 
Última edição:
Quanto vocês pagam no plano de 200mb na vivo?

Internet + Telefone?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo