Vamos ter uma lição hoje? Vou fazer um OFFTOPIC aqui pra falar sobre essa ideia de "Skin"... "MOD"... "Xerox"... porque cada vez que leio um termo desse, tenho vontade de rasgar meu diploma. E esse assunto de "preço" já encheu o saco. Tava mais legal ser acusado de Xenofobia. Seguinte:
Isso é o que tínhamos há 15 anos atrás. Primeira coisa que reparamos é o tipo de modelagem, conhecida como Low Poly. Se trata de uma modelagem usando o mínimo de polígonos possíveis, sem permitir que o modelo perca suas características. Ela não é simples! Pelo contrário. Fazer algo bom e em Low Poly muitas vezes exige muito mais estudo do que fazer uma escultura digital em high poly. Já quanto ao mapeamento era conhecida como UV Mapping. Consistia em pegar uma imagem 2D e simular texturas sobre os modelos 3D. Utilizando UV Mapping você podia criar poros, vincos, depressões, etc. Pra isso o pessoal usava vários tipos de mapas juntos: Diffuse Map, Specular Map, Bump Map e por ai vai. Se vocês repararem na imagem, verão que tudo é muito chapado. As roupas, por exemplo, não eram de fato modeladas. Reparem no terno do cara do Mafia I, ele é um bloco só! A diferença entre o terno, camisa, gravata, nada mais é que uma imagem. A sensação de profundidade da roupa se da pela utilização de sombras (não dinâmicas) e do Bump Map que afunda/eleva a imagem. Isso era a famosa "Skin", terminologia que alguns aqui ainda insistem em empregar.
O que temos acima são alguns modelos tirados do BF1. Primeira coisa que muda é a modelagem. Mesmo os modelos ainda muitas vezes sendo feitos usando Low Poly, a quantidade desses polígonos aumentou exponencialmente nos últimos anos. Se antigamente os modelos eram criados no Max ou Maya, hoje eles deram lugar ao ZBrush e Blender. Técnicas extremamente complexas de modelagem como a de Hard Surface substituíram a velha extrusão de faces. A quantidade de detalhes aumentou violentamente e agora, os props (acessórios) que antes eram criados através de mapas 2D são modelados um a um. Reparem nas roupas dos soldados, fivelas, colarinhos, botões, brasões, tudo é modelado. Em muitos modelos ainda usa-se o UV Mapping aliado a Digital Painting, mas a forma de utilização ficou muito mais complexa e detalhista. No BF1 por exemplo nota-se que até os botões dos uniformes possuem mapeamento independente!
Agora deem uma olhada nesse vídeo, coloquem nos 16 minutos e olhem como é feita a modelagem de uma arma nos jogos de hoje. Os caras modelam PEÇA POR PEÇA, até os parafusos são modelados!!! Entendem porque eu fico possesso quando vejo alguém entrando aqui e falando que "só mudaram a skin" ou que é um "mod"?
Pois bem, no BF4 nós temos SÓÓÓÓ 170 modelos (entre armas e gadgets). Isso fora a modelagem e mapeamento orgânico de personagens, veículos, environment, e por ai vai. Será que deu trampo? Posso estar enganado, mas acho que não teremos nada de guerra moderna nesse BF1, ou seja, praticamente NADA poderia ter sido aproveitado.
O jogo pode custar caro, todo mundo pode estar putinh0, mas desmerecer um trampo FODA e complexo desses, como se os caras não tivessem feito nada, como se só tivessem mudado duas dúzias de mapas (texturas) do BF4 (ou Battlefront) e o tema, é inaceitável.
Eu sei que daqui 5 minutos alguém vai postar falando a mesma merd* de novo... não sei nem porque eu tento...
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E pro pessoal que está insatisfeito com o preço do jogo, recomendo essa leitura, fresquinho no Spotniks:
http://spotniks.com/15-precos-que-m...e-o-povo-mais-rico-ou-o-mais-otario-do-mundo/
Aqui é BRASIL P0000RRA! Vem monstro! E segue a vida.
Isso é o que tínhamos há 15 anos atrás. Primeira coisa que reparamos é o tipo de modelagem, conhecida como Low Poly. Se trata de uma modelagem usando o mínimo de polígonos possíveis, sem permitir que o modelo perca suas características. Ela não é simples! Pelo contrário. Fazer algo bom e em Low Poly muitas vezes exige muito mais estudo do que fazer uma escultura digital em high poly. Já quanto ao mapeamento era conhecida como UV Mapping. Consistia em pegar uma imagem 2D e simular texturas sobre os modelos 3D. Utilizando UV Mapping você podia criar poros, vincos, depressões, etc. Pra isso o pessoal usava vários tipos de mapas juntos: Diffuse Map, Specular Map, Bump Map e por ai vai. Se vocês repararem na imagem, verão que tudo é muito chapado. As roupas, por exemplo, não eram de fato modeladas. Reparem no terno do cara do Mafia I, ele é um bloco só! A diferença entre o terno, camisa, gravata, nada mais é que uma imagem. A sensação de profundidade da roupa se da pela utilização de sombras (não dinâmicas) e do Bump Map que afunda/eleva a imagem. Isso era a famosa "Skin", terminologia que alguns aqui ainda insistem em empregar.
O que temos acima são alguns modelos tirados do BF1. Primeira coisa que muda é a modelagem. Mesmo os modelos ainda muitas vezes sendo feitos usando Low Poly, a quantidade desses polígonos aumentou exponencialmente nos últimos anos. Se antigamente os modelos eram criados no Max ou Maya, hoje eles deram lugar ao ZBrush e Blender. Técnicas extremamente complexas de modelagem como a de Hard Surface substituíram a velha extrusão de faces. A quantidade de detalhes aumentou violentamente e agora, os props (acessórios) que antes eram criados através de mapas 2D são modelados um a um. Reparem nas roupas dos soldados, fivelas, colarinhos, botões, brasões, tudo é modelado. Em muitos modelos ainda usa-se o UV Mapping aliado a Digital Painting, mas a forma de utilização ficou muito mais complexa e detalhista. No BF1 por exemplo nota-se que até os botões dos uniformes possuem mapeamento independente!
Agora deem uma olhada nesse vídeo, coloquem nos 16 minutos e olhem como é feita a modelagem de uma arma nos jogos de hoje. Os caras modelam PEÇA POR PEÇA, até os parafusos são modelados!!! Entendem porque eu fico possesso quando vejo alguém entrando aqui e falando que "só mudaram a skin" ou que é um "mod"?
Pois bem, no BF4 nós temos SÓÓÓÓ 170 modelos (entre armas e gadgets). Isso fora a modelagem e mapeamento orgânico de personagens, veículos, environment, e por ai vai. Será que deu trampo? Posso estar enganado, mas acho que não teremos nada de guerra moderna nesse BF1, ou seja, praticamente NADA poderia ter sido aproveitado.
O jogo pode custar caro, todo mundo pode estar putinh0, mas desmerecer um trampo FODA e complexo desses, como se os caras não tivessem feito nada, como se só tivessem mudado duas dúzias de mapas (texturas) do BF4 (ou Battlefront) e o tema, é inaceitável.
Eu sei que daqui 5 minutos alguém vai postar falando a mesma merd* de novo... não sei nem porque eu tento...
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E pro pessoal que está insatisfeito com o preço do jogo, recomendo essa leitura, fresquinho no Spotniks:
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