Pra quem está com problemas no transporte coletivo, esse vídeo ajuda um pouco a elucidar como devem ser feitas as baldeações. E como os cims realmente utilizam tudo que é possível e não tem a preguiça do brasileiro haha.
http://www.gamersyde.com/hqstream_cities_skylines_commuting-34219_en.html
Ainda assim existe uma lacuna muito grande entre o que entendemos e como realmente funciona o transporte no jogo. E acho que a Paradox deveria, para ontem, lançar um manual bem completo sobre esses detalhes do game. Porque por enquanto só sabemos o que percebemos nos baseando unicamente em pequenas observações. Dúvidas gerais:
1) Quantos depósitos de ônibus são necessários? Somente um pra toda uma cidade? Os ônibus saem dele ou só servem para spawnar em qualquer ponto da cidade?
2) Quantidade de ônibus para cada linha provavelmente depende da quantidade de pontos e da distância percorrida por ela. Alguém tem alguma evidência ou experiência que não funcione assim?
Então, tava pensando nisso agora.
Pasme com o que vou falar: que venham as DLCs! hahaha.
Esse jogo está tão bem trabalhado, tão bem feito, que eu não vou me incomodar por pagar por boas DLCs. Tipo uma DLC mais voltada para o transporte público, com mais informações sobre as linhas de ônibus e tráfego dos mesmos. Podendo cobrar pedágio, criar bus lanes (que saudade do CiM2), criar rodoviárias enormes, etc. Ou alguma DLC que permita políticas específicas para rodovias e ruas. Enfim, são inúmeras possibilidades para serem exploradas e que eu não vejo problema nenhuma de estarem numa DLC paga.
E não estou cobrando que esses aspectos estejam no jogo, seria apenas ótimo ver isso em DLC e, por ser um trabalho imenso, eu pagaria por eles tranquilamente e sorrindo ainda. Pra um mundo onde acostumamos a pagar até 10 reais por DLC com packs (as vezes no singular!!!) de skin, acho que não mataria ninguém pagar por algo que realmente acrescente. Estou muito ansioso por elas!
Ainda mais nesse caso, aonde a equipe é pequena, o jogo já foi lançado em um estágio muito raro de acabamento (Ubisoft, estou falando de você!), aonde raríssimos bugs ou nenhum são encontrados e tudo funciona, dentro de um limite mais do que aceitável, muito bem.
------------
Não imagino como você fez para abranger toda uma gigante cidade com apenas uma zona para aterros. Eu inclusive já tentei deixar eles dedicados a grandes estradas que ligam toda a cidade. Não serviu de nada.