Lembro bem de quando SC4 foi lançado. Era um jogo bugado e incompleto em muitos detalhes, longe de ser perfeito. Pra mim só foi melhorado significativamente com a expansão Rush Hour.
A meu ver, CS foi lançado em um estado bem melhor e com total suporte a mods o que, por si só, já o torna um jogo com futuro mais promissor e longevo. Definitivamente não sinto falta do SC4 como um todo, mas apenas de coisas como desastres, cidades vizinhas (não controladas pelo jogador), ferramentas de terreno e ciclo dia e noite. Dificuldade pra mim está aceitável.
Time attack é piada. Pra quem gosta dessas coisas sempre tem algo no Android ou iOS.
Exemplo:
[video=youtube;fl6OzkEX7IA]https://www.youtube.com/watch?v=fl6OzkEX7IA[/video]
![]()
Sua memória deve estar de pregando uma bela de uma peça, mas tudo bem.
O jogo foi melhorado, e muito, com o Rush Hour, mas não quer dizer que ele não era excelente no lançamento. Bugs eu não me recordo, mas talvez tenha existido.
Definitivamente você está fazendo uma análise extremamente rasa na comparação CS e SC4. Apenas o entendimento de RCI já seria suficiente pra dizer que CS peca monstruosamente e SC4 é sucesso absoluto.
Não quero que todos tenham a mesma opinião que eu. Mas é impossível comparar a complexidade de SC4 com a simplicidade quase infantil do CS em processamento de dados extraídos pelo próprio jogo.
Minha criança
Visão Terra-Mar
Foto tirada por um amante das belezas naturais depois de um longa escalada
Visão de um dos bairros costeiros, cravado entre montanha e mar
O novo bairro já conta com um novo ícone para a cidade
http://i.imgur.com/B7rogG4.jpg
Independente da opulência das construções modernas, ela ainda é mais majestosa
Observem que a torre é vista ao fundo, exatamente na mão de nossa soberana
Cortesia da Chirper Earth - subdivisão da Chirper Inc., recém instalada na cidade
Time attack é piada. Pra quem gosta dessas coisas sempre tem algo no Android ou iOS.
Exemplo:
[video=youtube;fl6OzkEX7IA]https://www.youtube.com/watch?v=fl6OzkEX7IA[/video]
![]()
Depois de algumas semanas, o jogo começa a apresentar alguns problemas que desanimam bastante. Em suma, ele vacila por ser simples demais. Parecia complexo no início, mas depois você começa a notar os vícios.
1- Sistema de demandas
Sistema de RCI do jogo não é eficiente e na maioria das vezes parece totalmente aleatório.
Quem decide pela demanda é a necessidade. E as próprias necessidades do jogo são erradas ao não separar muito claramente residências de baixa densidade e de alta. Quem deveria decidir isso seria a demanda natural da cidade. Se você tem muitas indústrias, obviamente você precisa de mão de obra não qualificada e, então, demanda por zonas residências de baixa densidade. Se você tem muitos escritórios, naturalmente a demanda por trabalhadores qualificados aumenta. Nada disso funciona. Ter demanda industrial, atender, e não ter demanda nem ao menos por caipiras é altamente estúpido e irracional.
A única coisa que parece funcionar bem no sistema RCI do jogo é a demanda por comércio. Quanto mais habitantes, maior a necessidade de se oferecer serviços ou produtos. Todo o resto precisa ser reestruturado para algo mais complexo e desafiador.
2- Acesso a Educação
No CS basta colocar uma escola e automaticamente, em questão de anos, todo aquele bloco estará altamente instruído e qualificado. Sem nenhuma exceção! Só não será altamente instruido quem ainda não tem idade suficiente pra frequentar faculdade. Talvez um sistema público de ensino mais caro ajude a equilibrar isso, mas esse não é o problema. O negócio é que todos os cims são sedentos por livros, por estudo. Isso é uma realidade chata para um city builder, nada desafiadora. Faltam bibliotecas, museus, cursos, entre outras coisas.
Quem jogou muito SC4 certamente está incomodado aqui, pois isso funcionava muito bem lá. Era muito difícil manter os sims educados ou fazê-los estudas. Exatamente como em 99% do planeta Terra.
3- Valor do terreno
Em CS, todos vivem muito felizes e contentes demais. Aliás, a partir de algum momento, nem pobres mais o jogo possui. É só colocar uma rua arborizada e uma pracinha de esportes e todo mundo passa a ser rico e muito feliz, os pequenos e humildes apartamentos ou conjunto de apartamentos viram luxuosos prédios.
Deveria ser mais difícil aumentar o valor do terreno, depender mais e mais do tráfego, do próprio zoneamento que você faz (e aí os habitantes não deveriam ser capazes de estudar tanto), não somente dos serviços prestados. Mais uma vez o jogo peca pela simplicidade no cálculo e fica muito fácil todo mundo virar rico ou no mínimo classe média.
Se você zonear 2 quarteirões depois de uma zona industrial altamente poluidora, aquela zona se desenvolverá a arranha-céus! Isso é bizarro, o jogo deveria ter uma tolerância infinitamente menor nesse sentido. Exigir uma distância bem maior para que cims qualificados não queiram viver praticamente ao lado de poluição.
Resumindo, acho que é isso aí. IA de tráfego seria repetitivo comentar. A partir desses acertos o jogo tomaria outra forma. Seria mais desafiador, teríamos que lidar com problemas de verdade e tornaria o jogo realmente complexo.
Infelizmente, passado o extase pelo bom trabalho dos caras, quando lembro de cada detalhe de SC4, percebo o quanto CS tem que evoluir internamente, dentro da sua complexidade de processamento dos próprios dados, para sequer poder se comparar.
Por enquanto SC4 é muito melhor dentro da proposta. Não por ser mais desafiador, por parecer muito mais com a realidade em que vivemos.
Não, minha memória é boa. Como todo jogo da Maxis tinha seus bugs chatos sim sendo o pior deles a perda de desempenho brutal conforme a cidade crescia. Isso era um problema sério na época e incomodava mesmo quem tinha PC acima dos requisitos.
E é você que está se apegando demais a detalhes da economia e RCI do SC4. Aliás, SC4 sofria do mesmo mal depois da expansão: ficava bem fácil tocar a cidade sem quebrar a economia. Era só fazer missões ou construir algo especial como cassino, prisão, etc e ir tocando na manha. Se tivesse usado os sliders nos serviços públicos pra equilibrar os gastos conforme a demanda, não havia qualquer segredo em administrar a cidade.
Fora isso tem o fato de que SC4 era 2D, nada inovador mesmo pra época em que foi lançado, onde já se esperava uma versão 3D.
Volto a dizer que em termos de resultado final e proposta futura, SC4 não bate CS.
Você tem toda a razão. Parece desafiador no inicio, mas passado 15 dias o jogo ficou sem graça.
Eu pensei que seria muito dificil, porem agora com 3000k, 100k cims e praticamente sem problemas,
ficou sem graça.
O mais importante: processador i5 3.6 8gb ram e placa nvidia gt640 2Gb, sempre super aquecendo.
Deveria então ser mais leve, já que os graficos do simcity2013 eram melhores.![]()
Não disse que SC4 era mais difícil. Até porque tem vários macetes.
Disse que ele possui um sistema realmente complexo e bem realista. Digamos que CS seja como uma criança vê o mundo. Tudo cor de rosa e lindo. SC4 é como um adulto educado e instruído vê o mundo e sabe como as coisas funcionam.
Não vou jogar SC4 de novo. Só gostaria que vocês fossem capazes de enxergar o quanto imaturo CS ainda é, por mais que tenha sido um excelente trabalho. Pois só assim eles poderiam melhorar. Se todos pensarem que tá tudo bem, que nada tá errado, eles vão partir pra melhorar coisas que não fazem sentido ou não vão acrescentar profundidade nenhuma.
Ou você realmente acha legal um cara com PhD limpar chão? Acha legal cara pegar carro do bolso e sair andando? Acha legal o cara não ligar pra ficar duzentas bilhões de horas no ponto de ônibus? Acha que faz sentido a demanda por zonas no jogo? Acha que realmente colocar uma pracinha no meio da favela e de repente brotam bilionários ali é realista? Acha bacana poder construir uma mansão luxuosa a dois quarteirões de uma zona imensa extremamente poluidora e cheio de problemas com tráfego? Acha legal ter 100% dos habitantes com PhD? Tá ótimo não separar o jogo por demanda de baixa densidade ou alta?
SC4 é mil vezes mais complexo, não melhor. É isso que defendo e isso que realmente tá fazendo falta pra transformar CS num city builder de verdade.
------------
Que bom que não sou o único.
E não me entendam mal. Adorei o CS, gostei da proposta, mas no momento eu me sinto jogando algo sem o mínimo de profundidade que deveria ter. É um simulador raso de cidades. O jogo depois de algumas horas se resume a organizar o tráfego (os serviços funcionam bem se isso estiver ok) e ficar desenhando na cidade.
E achar que tragédias e desastres seriam as únicas maneiras de se lidar com isso é um erro monumental. Muita gente tá achando que é isso que tá faltando no jogo. Definitivamente não é isso.
Não disse que SC4 era mais difícil. Até porque tem vários macetes.
Disse que ele possui um sistema realmente complexo e bem realista. Digamos que CS seja como uma criança vê o mundo. Tudo cor de rosa e lindo. SC4 é como um adulto educado e instruído vê o mundo e sabe como as coisas funcionam.
Não vou jogar SC4 de novo. Só gostaria que vocês fossem capazes de enxergar o quanto imaturo CS ainda é, por mais que tenha sido um excelente trabalho. Pois só assim eles poderiam melhorar. Se todos pensarem que tá tudo bem, que nada tá errado, eles vão partir pra melhorar coisas que não fazem sentido ou não vão acrescentar profundidade nenhuma.
Ou você realmente acha legal um cara com PhD limpar chão? Acha legal cara pegar carro do bolso e sair andando? Acha legal o cara não ligar pra ficar duzentas bilhões de horas no ponto de ônibus? Acha que faz sentido a demanda por zonas no jogo? Acha que realmente colocar uma pracinha no meio da favela e de repente brotam bilionários ali é realista? Acha bacana poder construir uma mansão luxuosa a dois quarteirões de uma zona imensa extremamente poluidora e cheio de problemas com tráfego? Acha legal ter 100% dos habitantes com PhD? Tá ótimo não separar o jogo por demanda de baixa densidade ou alta?
SC4 é mil vezes mais complexo, não melhor. É isso que defendo e isso que realmente tá fazendo falta pra transformar CS num city builder de verdade.
------------
Que bom que não sou o único.
E não me entendam mal. Adorei o CS, gostei da proposta, mas no momento eu me sinto jogando algo sem o mínimo de profundidade que deveria ter. É um simulador raso de cidades. O jogo depois de algumas horas se resume a organizar o tráfego (os serviços funcionam bem se isso estiver ok) e ficar desenhando na cidade.
E achar que tragédias e desastres seriam as únicas maneiras de se lidar com isso é um erro monumental. Muita gente tá achando que é isso que tá faltando no jogo. Definitivamente não é isso.
Entendi seu ponto de vista, mas acho que ainda é cedo... Se a desenvolvedora seguir o ritmo da Paradox, se prepara para trocentas DLCs, basta olhar para EUIV, que tem DLCs que mudam completamente o jogo e, praticamente, lhe obriga a comprar a DLC.
Eu acho essa discussão de SC4 vs CS irrelevante. São jogos diferentes.
No fundo não veria problema em DLCs complexas que acrescentem ao jogo. Cheguei a comentar isso aqui.
Só não pode ser como o CiM2, que foi abandonado para DLCs porquinhas roubadoras de dinheiro.
------------
Não acho que você tenha razão. Definitivamente. São jogos idênticos em termos de gênero. A discussão não é apenas relevante, mas pode elevar CS a um nível que ele está perto de chegar, mas precisa de uma visão maior de quem o desenvolve.
Teoricamente são do mesmo gênero. Do mesmo jeito que ARMA e CoD podem ser considerados shooters. Mas comparar um com o outro não tem nem sentido. Ou do mesmo jeito que poderiam simplesmente dizer que Need for Speed e Asetto Corsa são jogos de corrida, mesmo sendo jogos extremamente diferentes.
São dois jogos do mesmo gênero com propostas diferentes. Nunca vão chegar a um consenso sobre qual é o melhor simplesmente porque não existe resposta.
Acompanhando o fórum oficial, tem vários tópicos da galera descendo a lenha nos mesmos aspectos que eu estou reclamando. Alguns com quase dezena de páginas.
É maravilhoso ver que existem muitas pessoas que pensam assim, pois esse é a única maneira de fazer o jogo crescer. E incrível como os mesmos assuntos são levantados. Sistema de emprego terrível, demanda desfragmentada, etc.
EDIT
Erro meu, agora entendi o que você quer dizer. Apesar de continuar achando que você não tem razão, que é válida a comparação, que a proposta de CS seja exatamente a mesma do SC, entendi melhor o que tu acha e faz sentido sim.
Lembro de muita gente na época do SimCity 4 reclamando das mesmas coisas.
Eu tô pra lagar também. Pela 2x.
O jogo não é ruim, mas é muito casual e falha bastante em certos aspectos (Trânsito e Economia). O que eu disse de não poder comparar com o SC4 não pode ser encarado como eu achar o jogo perfeito. Longe disso. É que eu acho que ele tá mais pro novo Sim City do que pros velhos clássicos.
Eu passo mais tempo no Skylines fazendo viadutos mirabolantes pra tentar resolver o trânsito do que me preocupando com o resto. E isso incomoda depois de um tempo.
Concordo que a parte administrativa do jogo é simples, sendo fácil acumular capital. Mas temos que levar em consideração: a simulação do SimCity 4 tinha uma base abstrata, ou seja, não eram simulados os cidadãos. Isso dava muito mais liberdade pra implementar algumas coisas com complexidade. Já no Cities Skylines, a maioria das variáveis alteradas pelos devs acaba tendo consequências inesperadas.
Ficou muito, criei uma nova área residencial e coloquei o terminal e 4 linhas de ônibus, tá bem lotado viu...Fiquei amarradão nesse teu terminal aí! Parabéns! Conseguiu fazê-lo ficar efetivo?
Ficou muito, criei uma nova área residencial e coloquei o terminal e 4 linhas de ônibus, tá bem lotado viu...
ainda tem espaço para colocar mais linhas de ônibus, agora estou começando a ter problema com o transito.![]()