[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Entendi o quis dizer. Mas será que a performance será ruim?! Porque ao invés da fan empurrar o ar para o radiador, ele irá puxar, certo?!

pode colocar empurrando ar no rad. melhor ate pois pega ar fresco de fora pras colmeia. pro ar quente que sair do rad pra dentro do case, vc otimiza as fan de exaustão do case
 
pode colocar empurrando ar no rad. melhor ate pois pega ar fresco de fora pras colmeia. pro ar quente que sair do rad pra dentro do case, vc otimiza as fan de exaustão do case
Verdade, poderia fazer isso. Mas eu só tenho uma fan como exaustor, aí acho que iria jogar muito ar quente dentro da case.
OBS: tenho uma fan frontal de 140mm, para jogar ar frio, e uma fan 120mm como exaustor.
 
Verdade, poderia fazer isso. Mas eu só tenho uma fan como exaustor, aí acho que iria jogar muito ar quente dentro da case.
OBS: tenho uma fan frontal de 140mm, para jogar ar frio, e uma fan 120mm como exauator.
 

Verdade, poderia fazer isso. Mas eu só tenho uma fan como exaustor, aí acho que iria jogar muito ar quente dentro da case.
OBS: tenho uma fan frontal de 140mm, para jogar ar frio, e uma fan 120mm como exauator.

as vzs nao, so testando. é so o processador nesse radiador? tem prolongadores variados na performace solutions, mas a loja é cara
 
as vzs nao, so testando. é so o processador nesse radiador? tem prolongadores variados na performace solutions, mas a loja é cara
Sim, só o processador. Meu medo é mandar ar quente para a GPU, pois no jogo a temperatura chega a 73/75 graus.
 
Entendi o quis dizer. Mas será que a performance será ruim?! Porque ao invés da fan empurrar o ar para o radiador, ele irá puxar, certo?!
A diferença não chega a 3°C
 
Sim, só o processador. Meu medo é mandar ar quente para a GPU, pois no jogo a temperatura chega a 73/75 graus.

Eu tentei acompanhar a conversa mas nao entendi muito bem (algumas fotos nao estao abrindo), voce esta com dificuldade em montar o sistema porque nao tem esses conectores?

https://produto.mercadolivre.com.br...romado-macho-x-fmea-watercooler-1-unidade-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br...s-15mm-compresso-refrigeraco-water-cooler-_JM

o segundo anuncio sao dois e mais longos, acho melhor negocio. Sim o preço comparado com o AliExp mas...

Agora em relacao a seu medo com as temperaturas, cuidado voce esta exagerando um pouco na sua preocupacao vamos com calma. Veja bem a temperatura de 73/75 é no nucleo do cpu, a temperatura na superficie do cpu bem menor, nos filamentos do bloco menor ainda, no liquido menor ainda, nos filamentos do radiador menor ainda, e finalmente o ar que passa pelo radiador deve subir em torno de 1 a 3 graus a da temperatura ambiente.
O ar quente que fica preso dentro do gabinete e que pode vir a prejudicar a sua vga vai ser proporcional a saida do mesmo, mas nunca vai ser algo que comprometa drasticamente a temperatura final da vga, pode ficar mais barulhenta por aumentar a velocidade dos fans e tal mas nao mais do que isso.
 
@BetoUK O problema era o bloco cpu, mas já foi resolvido. Agora só falta colocar extensor no radiador, pois não da para fechar com a mangueira. Irei tentar fazer o que noturani disse, colocar a fan primeiro. Mas as fan mandando ar para dentro ou tirando? Se for para dentro, posso colocar fan frontal como exaustor?
 
Última edição:
@BetoUK O problema era o bloco cpu, mas já foi resolvido. Agora só falta colocar extensor no radiador, pois não da para fechar com a mangueira. Irei tentar fazer o que noturani disse, colocar a fan primeiro. Mas as fan mandando ar para dentro ou tirando? Se for para dentro, posso colocar fan frontal como exaustor?
Ele muito provavelmente falou pra colocar a fan tirando o ar.

Poder vc pode, mas o desempenho cai, pq ar quente sobe, vc vai estar com um fluxo de ar contrário ao fluxo natural da convecção.
 
Última edição:
@BetoUK O problema era o bloco cpu, mas já foi resolvido. Agora só falta colocar extensor no radiador, pois não da para fechar com a mangueira. Irei tentar fazer o que noturani disse, colocar a fan primeiro. Mas as fan mandando ar para dentro ou tirando? Se for para dentro, posso colocar fan frontal como exaustor?

Se voce passa manteiga de um lado ou do outro da fatia de pao isso muda a manteiga em alguma coisa?

Voce pode colocar o fan de um lado ou do outro do radiador (push ou pull) sem afetar a sua performance, existem variacoes em testes mas todas nao dao margem para mais ou menos 1 grau, o que na pratica nao vai mudar em nada o desempenho final.

Agora voce pode colocar o fan para jogar o ar para fora ou para dentro do gabinete independente da posicao do mesmo em relacao ao radiador. A melhor escolha vai da posicao do radiador no sistema como um todo, ou seja, se o radiador esta na parte da traz do gabinete (em cima ou atraz tanto faz) o melhor é colocar o fan levando ar para fora do gabinete e favorecer assim o fluxo de ar, simples sem dor-de-cabeca.
 
É rapaziada, consegui montar e ficou show. Mas por eu ter rosqueado muito os parafusos no radiador, acabei cortando pcs e vazou....
Vou ter de qualquer forma comprar outro radiador e consequentemente aproveitar e comprar os extensores. Segue o link do radiador e fittings e se vocês concordam.

RADIADOR: https://pt.aliexpress.com/item/240m...002.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5924b90a7ieap3

EXTENSOR: https://www.aliexpress.com/snapshot...O&orderId=92565239636475&productId=2035165875

Esse era meu radiador antigo https://www.ebay.com/itm/Useful-240...0mm/282092489004?_trksid=p2485497.m4902.l9144
 
Cara, vc ainda está confundindo, 1/4 NÃO é medida de mangueira.
A medida do radiador é medida "em" 1/4, isso corresponde a rosca que encaixa no radiador.
O Fitting tem duas medidas (ou três, olha as imagens), de um lado têm o 1/4 que é a medida da rosca, do outro lado tem a medida do OD/ID de mangueira que entra no fitting, geralmente medido em mm.
A mangueira tem o ID e o OD, geralmente medido em mm (que não têm nenhuma relação com os 1/4).

Pensa um pouco no que vc está falando, 1/4 de polegada corresponde a 6,35mm, se o fitting servir em uma mangueira com 6,35mm ele é menor que isso, supondo uma espessura de uns 1,5mm, o fitting teria quase que 3mm internos.

Vc esta misturando as coisas.

Faz assim, manda o link de onde vc comprou o fitting e a mangueira.
isso ta cada vez mais bagunçado pra mim ;-;

https://pt.aliexpress.com/item/Byks...ter-pipes-1meter-pcs-B-WP-13/32816341251.html
https://pt.aliexpress.com/item/Silver-G1-4-3-8-ID-X-1-2-OD-9-5-X-12-7mm-tubing/32817284378.html
a mangueira encaixa nesse bloco aqui que eu comprei pra usar com as peltier
https://www.ebay.com/itm/M-type-Flo...rentrq:f03301ad1630a860dd6fadd1fff127f7|iid:1
 


TA, TA, TAAA, TAAAAAAA.

1. O padrao da rosca que fixa o conector (de qualquer tipo, modelo, tamanho) no bloco é padrao 1/4, entao toda "rosca" ou "orificio" que voce ver e em qualquer conector ou bloco ou reservatorio ou bomba ou etc sera dentro dos padroes adotados como "standards" para sistemas de water cooler sera na medida 1/4, pronto agora esquece a rosca e o orificio.

2. Conectores podem receber mangueiras nas mais diversas medidas, mas toda vez que se falar em "conector de pressao para mangueira" voce tera que verificar a medida interna e externa para esse conector, tipo ID (internal diameter) 9.5mm e OD (outside diameter) 12.7mm, essas medidas voce vai encontrar muito mais em polegadas entao nao confunda a rosca.

3. Conectores do tipo Barb como a area externa é livre voce pode se preocupar unicamente com a medida interna da mangueira ja que vai usar uma braçadeira, enforca gato, clipe, etc para apertar a mangueira.

ou seja

os links do conectores e da mangueira esta correto

mas...

o do bloco (bem ruinzinho por sinal) esta errado ele precisa de uma mangueira com ID 7 ou 8mm ou seja a sua mangueira iria ficar frouxa.

Espero ter ajudado :bat:


 
As dúvidas de 90% do pessoal que vem perguntar aqui poderia ser respondidas se eles lessem a primeira página do tópico. :kidding:
 
TA, TA, TAAA, TAAAAAAA.

1. O padrao da rosca que fixa o conector (de qualquer tipo, modelo, tamanho) no bloco é padrao 1/4, entao toda "rosca" ou "orificio" que voce ver e em qualquer conector ou bloco ou reservatorio ou bomba ou etc sera dentro dos padroes adotados como "standards" para sistemas de water cooler sera na medida 1/4, pronto agora esquece a rosca e o orificio.

2. Conectores podem receber mangueiras nas mais diversas medidas, mas toda vez que se falar em "conector de pressao para mangueira" voce tera que verificar a medida interna e externa para esse conector, tipo ID (internal diameter) 9.5mm e OD (outside diameter) 12.7mm, essas medidas voce vai encontrar muito mais em polegadas entao nao confunda a rosca.

3. Conectores do tipo Barb como a area externa é livre voce pode se preocupar unicamente com a medida interna da mangueira ja que vai usar uma braçadeira, enforca gato, clipe, etc para apertar a mangueira.

ou seja

os links do conectores e da mangueira esta correto

mas...

o do bloco (bem ruinzinho por sinal) esta errado ele precisa de uma mangueira com ID 7 ou 8mm ou seja a sua mangueira iria ficar frouxa.

Espero ter ajudado :bat:

tentando entender, mas fiquei preso numa parte, vc disse que a mangueira e os fittings de pressão estão nos tamanhos corretos, mas a mangueira não entra nele de modo algum, isso é normal? preciso aquecer pra mangueira entrar?
o bloco é bem ruim mesmo, peguei apenas pra ver como vai ficar com as pastilhas peltier, se ficar bom ai eu penso num bloco melhor e de mais qualidade

As dúvidas de 90% do pessoal que vem perguntar aqui poderia ser respondidas se eles lessem a primeira página do tópico. :kidding:

eu li, só que é a primeira vez que mexo com um sistema custom, tenho 0 experiencia nisso, e eu presumia que tudo viria mais ou menos dentro de um certo padrão, pra mim isso tudo ainda é bem confuso, pq eu ainda penso em "plug'n play"
 
tentando entender, mas fiquei preso numa parte, vc disse que a mangueira e os fittings de pressão estão nos tamanhos corretos, mas a mangueira não entra nele de modo algum, isso é normal? preciso aquecer pra mangueira entrar?
o bloco é bem ruim mesmo, peguei apenas pra ver como vai ficar com as pastilhas peltier, se ficar bom ai eu penso num bloco melhor e de mais qualidade



eu li, só que é a primeira vez que mexo com um sistema custom, tenho 0 experiencia nisso, e eu presumia que tudo viria mais ou menos dentro de um certo padrão, pra mim isso tudo ainda é bem confuso, pq eu ainda penso em "plug'n play"


A mangueira deve entrar justa mas nao apertada demais, pode ser que a medida do tubo que foi enviado esta errado ou a medida do conector esteja errada.

Voce ja mediu o diametro interno da mangueira e comparou com o diametro externo espigao do conector (aonde a mangueira se encaixa), outra coisa a parte externa do conector a que vai por cima da mangueira passa pela mangueira de maneira justa mas confortavel? Tudo isso pode ser facilmente verificado e descobrir o que esta realmente errado no conjunto, mangueira ou conector.

Como voce esta dizendo que a mangueira esta apertada eu presumo que eles mandaram esse conector para voce:

https://pt.aliexpress.com/store/pro...90.html?spm=a2g03.12010612.0.0.23e918b5WzDOtx

o que esta causando o problema todo.
 
tentando entender, mas fiquei preso numa parte, vc disse que a mangueira e os fittings de pressão estão nos tamanhos corretos, mas a mangueira não entra nele de modo algum, isso é normal? preciso aquecer pra mangueira entrar?
o bloco é bem ruim mesmo, peguei apenas pra ver como vai ficar com as pastilhas peltier, se ficar bom ai eu penso num bloco melhor e de mais qualidade



eu li, só que é a primeira vez que mexo com um sistema custom, tenho 0 experiencia nisso, e eu presumia que tudo viria mais ou menos dentro de um certo padrão, pra mim isso tudo ainda é bem confuso, pq eu ainda penso em "plug'n play"
é exatamente o que o @BetoUK disse, a mangueira e o fitting estão, teoricamente, corretos, se não ta entrando (era pra entrar justo) pega um paquímetro e mede os dois pq alguma coisa chegou errado. E o bloco realmente ta errado.
 
Isso é complicado, aconteceu comigo de furar o radiador do mesmo modo, mas leva numa oficina de radiadores que eles arrumam fácil fácil
Sério?! Irei ver isso direito. O ruim é que ontem mesmo eu comprei um radiador no aliex. "Magicool g2 slim" é bom? O meu que furou tem 14 pcs, e esse g2 tem apenas 12.

Outra coisa, pra deixar registrado pra futuras dúvidas de outras pessoas: Como resolveu o problema do bloco da cpu?
Nunca montei wc ryzen, tava colocando errado o parafuso do backplate. Mas também não veio com manual.
 
Sério?! Irei ver isso direito. O ruim é que ontem mesmo eu comprei um radiador no aliex. "Magicool g2 slim" é bom? O meu que furou tem 14 pcs, e esse g2 tem apenas 12.


Nunca montei wc ryzen, tava colocando errado o parafuso do backplate. Mas também não veio com manual.
Sim, eles arrumam, e não costuma ser caro, eu paguei 15 reais na epoca. O cara até estranhou e me perguntou onde um radiador tão pequeno era utilizado haha.
 
Sim, eles arrumam, e não costuma ser caro, eu paguei 15 reais na epoca. O cara até estranhou e me perguntou onde um radiador tão pequeno era utilizado haha.
Dei uma pesquisada na internet e achei umas lojas, mas só sábado que irei ver isso. Tomara que dê certo, aí no mesmo dia já monto.

Me tirem uma dúvida. Esse meu radiador antigo eu comprei no EBAY, não tem marca, ele tem 14 dutos. Comprei no aliex um magicool g2 slim, só tem 12 dutos. A performance será inferior? Esse radiador é bom?

Sem marca: https://www.ebay.com/itm/282092489004?ul_noapp=true

Magicool g2 : https://pt.aliexpress.com/item/240m...002.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3928b90aDa6CAI
 
Última edição:
Dei uma pesquisada na internet e achei umas lojas, mas só sábado que irei ver isso. Tomara que dê certo, aí no mesmo dia já monto.

Me tirem uma dúvida. Esse meu radiador antigo eu comprei no EBAY, não tem marca, ele tem 14 dutos. Comprei no aliex um magicool g2 slim, só tem 12 dutos. A performance será inferior? Esse radiador é bom?

Sem marca: https://www.ebay.com/itm/282092489004?ul_noapp=true

Magicool g2 : https://pt.aliexpress.com/item/240m...002.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3928b90aDa6CAI
Cara, vc definitivamente precisa pesquisar mais.

A pergunta que você está fazendo não é preto no branco assim não, com essas informações não da pra saber de nada, não da pra saber se são bons ou qual é melhor.

O único jeito de saber esse tipo de coisa é se algum site respeitável fez review e comparar os reviews. Número de dutos, entre as variáveis, é uma das menos relevantes, os sites que fazer review mal tocam nesse número e eu diria até que ela está atrelada com a qualidade do material e com o FPI do radiador. Esperasse que quanto maior o FPI e espessura melhor o desempenho (com fans com pressão boa, obviamente), mas se vc for olhar reviews de radiadores conhecidos vai ver que isso nem sempre acontece.

Enfim, não da pra ter certeza, o FPI do magiccol é bom, mas não tem o FPI do outro pra comparar e, como eu disse, as vezes os radiadores se comportam diferente do esperado.
 
Dei uma pesquisada na internet e achei umas lojas, mas só sábado que irei ver isso. Tomara que dê certo, aí no mesmo dia já monto.

Me tirem uma dúvida. Esse meu radiador antigo eu comprei no EBAY, não tem marca, ele tem 14 dutos. Comprei no aliex um magicool g2 slim, só tem 12 dutos. A performance será inferior? Esse radiador é bom?

Sem marca: https://www.ebay.com/itm/282092489004?ul_noapp=true

Magicool g2 : https://pt.aliexpress.com/item/240m...002.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3928b90aDa6CAI

A performance vai ser bem parecida ou ate melhor no magicool isso vai depender do tipo de fan que voce esta usando.
O seu radiador "sem marca" era de alta densidade o que pedia fans de alta pressao estatica e baixa rotacao para dar um fluxo adequado de ar pelo radiador, ja o magicool tem uma densidade bem menor o que vai facilitar a passagem de ar mesmo nao sendo fans de alta pressao estatica que sao os fan muito mais comuns de encontrar.
No final das contas nao me preocuparia muito com a diferença de performance entre um e outro que eu acho nao vai existir ou vai cair mais para o magicool que me parece pelas fotos ter uma pintura dos filamentos melhor (quase sem tinta).
Eu me preocuparia mais em montar o loop correto, boa sorte ai.
 
@BetoUK @DaniloFerracini Eu tinha um i5 e com cooler box tava chegando à 80°C, com o WC não passava de 55°C com over. As fans são CORSAIR ML.
Não achei nenhum tipo de testes com o magicool, mas falam bem dessa marca. Sábado irei levar o radiador para conserto e se der certo vou ficar com os dois, aí futuramente bloco a GPU. Mas valeu pela ajuda aí galera. Quando ficar pronto eu dou um alô.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo