[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Pessoal, é necessário uma segunda bomba MCP655-B no meu sistema?
Estou desmontando o cosmos 2 e retirando tudo para abrir espaço.
Meus radiadores são 4: todos alphacool, um xt45 120mm na traseira, um ut60 240mm localizado no "andar" de baixo, um UT60 360mm na parte superior e outro UT60 360mm na parte frontal onde desmontei as baias de HD, cd/dvd...
São 2 blocos das 1080ti´s e um bloco para o cpu (8700k c/ delid), tudo em loop único.

estava antes sem o radiador 120mm e o 360mm frontal e uma MCP655-B me atendia muito bem ao meu ver, mas como coloquei mais 2 radiadores, penso se é suficiente.

(estou na espera de algumas peças para montar, vendi o 6950X e rampage 10).
 
Pessoal, é necessário uma segunda bomba MCP655-B no meu sistema?
Estou desmontando o cosmos 2 e retirando tudo para abrir espaço.
Meus radiadores são 4: todos alphacool, um xt45 120mm na traseira, um ut60 240mm localizado no "andar" de baixo, um UT60 360mm na parte superior e outro UT60 360mm na parte frontal onde desmontei as baias de HD, cd/dvd...
São 2 blocos das 1080ti´s e um bloco para o cpu (8700k c/ delid), tudo em loop único.

estava antes sem o radiador 120mm e o 360mm frontal e uma MCP655-B me atendia muito bem ao meu ver, mas como coloquei mais 2 radiadores, penso se é suficiente.

(estou na espera de algumas peças para montar, vendi o 6950X e rampage 10).

Eu colocaria mais uma bomba/res no meio do loop. Bombas em sequência nunca fizeram sentido pra mim.

OFF: Um 8700k tá mais forte que um 6950x? :olho:
 
Eu colocaria mais uma bomba/res no meio do loop. Bombas em sequência nunca fizeram sentido pra mim.

OFF: Um 8700k tá mais forte que um 6950x? :olho:

Posso colocar após sair das vgas passar para o radiador traseiro depois superior e ai sim a cpu, antes das vgas os outros 2 radiadores frontal e inferior com a segunda bomba em sequência ou antes de ir a cpu.

Não testei, ainda não montei o PC, mas como estou com 3 monitores 240hz e um 4K e tenho usado somente para jogos no momento e tiver uma oferta boa no meu kit anterior, aceitei. Acho que talvez até ganhe uns FPS.

Pelo que experimentei mesmo com o 6950X a 4.4Ghz faltava cpu para empurrar as vgas, uso elas em 2080/12000mhz sem muita queda devido a baixa temperatura. A expectativa é que um single core mais forte , 6 nucleos e clock maior deem conta.
 
Posso colocar após sair das vgas passar para o radiador traseiro depois superior e ai sim a cpu, antes das vgas os outros 2 radiadores frontal e inferior com a segunda bomba em sequência ou antes de ir a cpu.

Não testei, ainda não montei o PC, mas como estou com 3 monitores 240hz e um 4K e tenho usado somente para jogos no momento e tiver uma oferta boa no meu kit anterior, aceitei. Acho que talvez até ganhe uns FPS.

Pelo que experimentei mesmo com o 6950X a 4.4Ghz faltava cpu para empurrar as vgas, uso elas em 2080/12000mhz sem muita queda devido a baixa temperatura. A expectativa é que um single core mais forte , 6 nucleos e clock maior deem conta.
Geralmente os radiadores adicionam pouca queda de pressão no sistema, era bom vc ir atrás de um review do radiador pra ter certeza (pq existem alguns que fogem a regra), mas provavelmente da conta sim se dava antes.
Além disso, fisicamente falando, não faz a menor diferença o local da segunda bomba no loop, sou eng civil, tive aula de hidráulica.
 
A mangueira deve entrar justa mas nao apertada demais, pode ser que a medida do tubo que foi enviado esta errado ou a medida do conector esteja errada.

Voce ja mediu o diametro interno da mangueira e comparou com o diametro externo espigao do conector (aonde a mangueira se encaixa), outra coisa a parte externa do conector a que vai por cima da mangueira passa pela mangueira de maneira justa mas confortavel? Tudo isso pode ser facilmente verificado e descobrir o que esta realmente errado no conjunto, mangueira ou conector.

Como voce esta dizendo que a mangueira esta apertada eu presumo que eles mandaram esse conector para voce:

https://pt.aliexpress.com/store/pro...90.html?spm=a2g03.12010612.0.0.23e918b5WzDOtx

o que esta causando o problema todo.
essa é a medida do "topo" do fitting, 10mm
35272175_266737757403617_3321889107302416384_n.jpg

já a interna da mangueira, é de aproximadamente 9mm, e fica uma folga de 1mm + - com a parte externa
 
Última edição:
essa é a medida do "topo" do fitting, 10mm
35272175_266737757403617_3321889107302416384_n.jpg

já a interna da mangueira, é de aproximadamente 9mm, e fica uma folga de 1mm + - com a parte externa

Se é isso mesmo ela vai entrar justa e as medidas internas estao corretas, so ver as medidas externas (se o conector for do tipo pressao) se estiverem tambem corretas vai dar tudo certo.
 
Chegaram alguns conectores de tubo rigido 14mm, mas a ordem veio errada e vieram a mais (bem a mais) se alguem tiver interesse.

KJBR1R6m.jpg

jkh76vYm.jpg


Manda MP, valeu.
 
Última edição:
Bom dia pessoal,
Faz quase 1 ano que não comprava nada direto do site da EK alguém sabe informar se eles ainda enviam código de rastreio no frete mais em conta? Comprei umas coisas e se nao tiver mais track terei de pagar um mendigo pra ficar em frente a minha casa pra receber a encomenda.

Obrigado.

Edit:. Recebi hoje o numero de rastreio das encomendas da ek, eles só demoraram um pouco mais que o normal.
 
Última edição:
Se é isso mesmo ela vai entrar justa e as medidas internas estao corretas, so ver as medidas externas (se o conector for do tipo pressao) se estiverem tambem corretas vai dar tudo certo.
sim, são de pressão, mas é assim mesmo? pq a mangueira é menor que o topo, não consigo ver uma maneira de colocar que não seja aquecendo ela pq não entra de jeito nenhum
 
sim, são de pressão, mas é assim mesmo? pq a mangueira é menor que o topo, não consigo ver uma maneira de colocar que não seja aquecendo ela pq não entra de jeito nenhum

Colega pelas fotos voce esta com uma diferença de 1mm, ela deve entrar justo.
Eu tive uma experiencia desse tipo logo que comecei com water cooler a uns 10+ anos atraz. Essa diferença é devido a medidas polegadas e milimitros que nao batem de maneira correta, tinha que dar uma forçadinha mas em uma mangueira que comprei era dura demais (muito pvc) e nao entrava.
Tive que esquentar para poder usar, mas nao usei isqueiro, vela ou qualquer tipo de fogo que danifica a mangueira, expande e ela nao contrai novamente e por fim deixa ela mais rigida ainda.
Esquenta colocando a ponta em uma caneca com agua bem quente, vai ficar bem mole, flexivel e facil de entrar. Depois que esfria fica super justa, nao danifica a mangueira e continua flexivel.

Atençao ao corte, faz um corte bem uniforme e paralelo a mangueira para ela entrar ate o fim do conector e ficar sem falhas.

Fazendo um corte uniforme, esquentando com agua quente e conectando ate o fim voce vai ter praticamente zero chance de vazamento.

Boa sorte ai :bat:
 
Estou com uma dúvida. Meu radiador furou e fizeram 6 soldas (acho que de alumínio). Por meu radiador ser de cobre terá algum problema? Terá a famosa corrosão galvânica?
 
Estou com uma dúvida. Meu radiador furou e fizeram 6 soldas (acho que de alumínio). Por meu radiador ser de cobre terá algum problema? Terá a famosa corrosão galvânica?

Como nao tem fotos :john:

1. As soldas foram externas, entao o contato com o liquido sera minimo ou ate inexistente nao tem problema nao.

2. O trabalho foi arrombado, meteram solda em tudo que lugar, o radiador esta com o dobro do peso so de solda, mesmo assim ainda acho que nao havera um contato continuo do liquido com o aluminio problema so em muitos anos de uso.

3. Devolveram um bloco de aluminio no lugar... bem.... nesse caso ja sabe.
 
Foram umas gotinhas só de solda, quase nada, pois os furos eram bem pequenos. Mas para prevenir, posso usar água destilada com aditivo?
 
Foram umas gotinhas só de solda, quase nada, pois os furos eram bem pequenos. Mas para prevenir, posso usar água destilada com aditivo?
Pra testar, acho bom você deixar uns 2 dias o sistema rodando a agua no radiador, pra ver se não nenhum vazamento.
Você levou aonde pra fazer o reparo ?
 
Levei em uma loja de conserto e manutenção de radiador aqui no RJ. Minha preocupação é sobre o fluído, pois sempre usei somente água destilada. Não sei se o desempenho ficará o mesmo com aditivo junto, se irá esquentar mais... Vi que algumas pessoas falaram que com auditivo ficou mais quente.
 
Cara, agora q os rígidos estao fortes no mercado, tá impossível achar mangueira 5/8-7/16, já era ruim.... Kkkk

O mais caro do wc era a montoera de rotaries q o cara junta, agora q tá impossível as mangueiras, faço oq com esses montes de compression? Maldições....

Vou ter q ir numa fábrica de siliconados e descer o nível pra mangueiras "genéricas"

To caçando block universal pra vaga, se alguém tiver um encostado por ae.... Negocio.
 
Cara, agora q os rígidos estao fortes no mercado, tá impossível achar mangueira 5/8-7/16, já era ruim.... Kkkk

O mais caro do wc era a montoera de rotaries q o cara junta, agora q tá impossível as mangueiras, faço oq com esses montes de compression? Maldições....

Vou ter q ir numa fábrica de siliconados e descer o nível pra mangueiras "genéricas"

To caçando block universal pra vaga, se alguém tiver um encostado por ae.... Negocio.

O negocio ta feio pra mangueira, achei essa aqui

https://produto.mercadolivre.com.br...-xspc-uv-water-cooler-custom-716-od-58-id-_JM

meu componentes para tubos estao em Curitiba :feelbad: Ja liberou sem imposto mas a espera.....

ai tambem nao sei o que fazer com todos os meus conectores de pressao, mangueiras e tal.
 
Cara, agora q os rígidos estao fortes no mercado, tá impossível achar mangueira 5/8-7/16, já era ruim.... Kkkk

O mais caro do wc era a montoera de rotaries q o cara junta, agora q tá impossível as mangueiras, faço oq com esses montes de compression? Maldições....

Vou ter q ir numa fábrica de siliconados e descer o nível pra mangueiras "genéricas"

To caçando block universal pra vaga, se alguém tiver um encostado por ae.... Negocio.

Ta bem em conta nesse site, se comprar na hora do frete coloca o mais barato que eles mandam rastreio mesmo assim.
https://www.ekwb.com/shop/ek-duraclear-11-1-15-9mm
 
O negocio ta feio pra mangueira, achei essa aqui

https://produto.mercadolivre.com.br...-xspc-uv-water-cooler-custom-716-od-58-id-_JM

meu componentes para tubos estao em Curitiba :feelbad: Ja liberou sem imposto mas a espera.....

ai tambem nao sei o que fazer com todos os meus conectores de pressao, mangueiras e tal.
Eu vi essa, problema é q ela é muito linda demais pro meu projeto... Kkk
Ta bem em conta nesse site, se comprar na hora do frete coloca o mais barato que eles mandam rastreio mesmo assim.
https://www.ekwb.com/shop/ek-duraclear-11-1-15-9mm
. Vou bisbilhotar. Valew ae
 
Eu vi essa, problema é q ela é muito linda demais pro meu projeto... Kkk
. Vou bisbilhotar. Valew ae

ja usou mangueira epdm? tenho da tygon mto velha troco por tubo nenhum. no brasil deve achar. na ek tem
 
ja usou mangueira epdm? tenho da tygon mto velha troco por tubo nenhum. no brasil deve achar. na ek tem
Tava querendo colocar desses epdm, más queria saber antes se alguém daqui já tinha usado ou está usando pra ver o relato.
Pela sua declaração é de boa então rs.
 
Tava querendo colocar desses epdm, más queria saber antes se alguém daqui já tinha usado ou está usando pra ver o relato.
Pela sua declaração é de boa então rs.

é a melhor. nao resseca nao vaza nao suja nao contamina. faz u de curvatura sem dobra, economiza em conexão. so nao tem glamour hehehu
 
Parece bem dura e com a parede grossa.... Dobra mesmo? Posso tentar ver aqui no BR mesmo, tem em vários locais...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo