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    Atencionamente,

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[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Esse Zuim já começa Ruim pelo atendimento, mandei mensagem pelo whats pra esse número. Ninguém nunca respondeu. Tem um mês mais ou menos.
Se fosse só o atendimento que fosse ruim, tava bom.
Veja bem, o fluído dele é bom sim, nunca vi ninguém reclamar (apesar deu só usar água destilada), não vou entrar em detalhes pra não farpar muito, mas a pessoa em si é um caminhão de falar besteira e vc não pode discordar dele.
 
Se fosse só o atendimento que fosse ruim, tava bom.
Veja bem, o fluído dele é bom sim, nunca vi ninguém reclamar (apesar deu só usar água destilada), não vou entrar em detalhes pra não farpar muito, mas a pessoa em si é um caminhão de falar besteira e vc não pode discordar dele.
Bom eu não quero comprar opinião dele nem a amizade, eu compro fluido, e isso que importa
 
@Ferras Só pra falar um pouco mais sobre delta/v e a escolha de thermal pads pra quem eventualmente tiver curiosidade aqui. Desculpe se soei um pouco arrogante na outra thread, mas depois de pesquisar muito e gastar horas mexendo nessa placa ouvir que eu usei o thermal pad errado que vem com o block da Bykski meio que me tirou do sério, mas eu sou longe de ser autoridade no assunto, afinal é meu primeiro custom loop com GPU blocada. A escolha pelo radiador de 280mm foi o que o meu gabinete permitia no momento. Eu montei o loop meio que às pressas para preservar a vida da minha 3090 e não liguei para a estética, meu gabinete sequer tem janela. Não tinha achado na época opção de gabinete que me agradava por um preço decente, e já tinha gastando muita grana com o loop pra ter que botar mais 500 pau num gabinete moderno. Hoje comprei e vou migrar o sistema quando meu segundo radiador de 360mm chegar. Mas o fato é que 280mm é mais do que suficiente para uma única 3090, a minha dúvida era se deveria incluir o 5900x no loop ou não e depois de pesquisar bastante cheguei a conclusão que daria a conta sim, e deu, afinal, não conheço nenhum jogo que puxe mais de 130w constante do 5900x. Minerando monero a 100w no CPU junto com ethereum a temperatura da água fica mais quente do que jogando devido a energia usada durante o jogo não ser constante, mesmo em 4k. Portanto eu ajusto o PPT no Ryzen master minerando monero de acordo com a temperatura ambiente para manter a temperatura da água abaixo de 40c facilmente, com 142ppt (padrão de boot do PBO,) são 19c de D/V, com 120w: 16c e com 90w: 14c. Essa faixa de temperatura de água é perfeitamente normal e aceitável para um custom loop.

Sobre o reservatório pequeno, eu sugiro que você pesquise um pouco mais sobre custom loops, a quantidade de volume de água tem efeito quase que nulo na dissipação. Mais massa térmica no sistema vai influenciar apenas o tempo de saturação térmica, já que a dissipação é feita 99% no radiador e praticamente nada nos canos e reservatório. Quanto à diferença da temperatura da água? É uma relação de DELTA linear. Se baixar 10 graus a temperatura da água, vai baixar 10 graus a temperatura da memória e do core. Assim como se aumentar 10 graus a temperatura ambiente, vai aumentar 10 graus a temperatura da memória. Eu já comprovei isso em dias mais quentes. quando fazia 20c de ambiente no quarto vs quando chegou a fazer 26. a diferença de temperatura foi de exatos 6c tanto na memória como no core. Pela calculadora do site da EK, um segundo radiador de 360mm deve reduzir o D/V da água em pelo menos mais 10c (com ventoinhas similares, mas planejo em baixar um pouco suas rotações também.)

De qualquer forma, eu concordo com sua impressão de que talvez pelo fato dos thermal pads odyssey serem muito duros, o contato pode não estar ideal entre as memórias, eu mesmo tinha falado isso em outro post também, o meu D/V entre o die e as memórias com o active backplate é de ~32c. Os melhores resultados que vi com block similar ao meu eram na casa dos 26c, mas também estavam usando os Odysseys duros, mas no caso era uma placa da ASUS. Já vi outro cara que teve o mesmo resultado que o meu (32c) com os mesmos thermal pads também em outro modelo de placa (MSI) (Tudo relatos de reddit e videos no youtube. No reddit tem muita gente relatando os resultados com esse bloco com backplate da Bykski). No entanto nunca vi ninguém com um WC convencional com menos de 40c de diferença numa 3090, mesmo colocando ventoinhas na parte de trás. Lembrando novamente que estou falando de 3090s, as 3080 tem um D/V de memória bem menor. Eu tenho curiosidade de testar os pads da GELID que são mais maleáveis, mas pela aferição de espessura, 1,5mm me parece ser muito grosso, temo que mesmo se fizer bastante pressão para espremer os pads entre a memória, o contato com o Die seja prejudicado. Já vi relatos de gente bricando placas usando pads errados na hora de blocar tudo. Não estou a fim de gastar mais 200 pau em thermal pad pra testar uma hipótese que pode ou não melhorar 6c a memória sendo que vou conseguir manter abaixo de 80c só adicionando mais um radiador de qualquer jeito. E aí entra aqueal modificação extrema que eu sugeri: Usar o thermal putty pra melhorar o contato do thermal pad em vez da modificação de placas de cobre que são mais perigosas e difíceis de aferir de qualquer jeito. (pra quem tiver curiosidade, esse vídeo fala sobre isso). Mas se pudesse fazer tudo de novo, eu compraria hoje os termal pads da Gelid por serem mais maleáveis, mesmo sendo menores e mais caros.
 
Última edição:
@Ferras Só pra falar um pouco mais sobre delta/v e a escolha de thermal pads pra quem eventualmente tiver curiosidade aqui. Desculpe se soei um pouco arrogante na outra thread, mas depois de pesquisar muito e gastar horas mexendo nessa placa ouvir que eu usei o thermal pad errado que vem com o block da Bykski meio que me tirou do sério, mas eu sou longe de ser autoridade no assunto, afinal é meu primeiro custom loop com GPU blocada. A escolha pelo radiador de 280mm foi o que o meu gabinete permitia no momento. Eu montei o loop meio que às pressas para preservar a vida da minha 3090 e não liguei para a estética, meu gabinete sequer tem janela. Não tinha achado na época opção de gabinete que me agradava por um preço decente, e já tinha gastando muita grana com o loop pra ter que botar mais 500 pau num gabinete moderno. Hoje comprei e vou migrar o sistema quando meu segundo radiador de 360mm chegar. Mas o fato é que 280mm é mais do que suficiente para uma única 3090, a minha dúvida era se deveria incluir o 5900x no loop ou não e depois de pesquisar bastante cheguei a conclusão que daria a conta sim, e deu, afinal, não conheço nenhum jogo que puxe mais de 130w constante do 5900x. Minerando monero a 100w no CPU junto com ethereum a temperatura da água fica mais quente do que jogando devido a energia usada durante o jogo não ser constante, mesmo em 4k. Portanto eu ajusto o PPT no Ryzen master minerando monero de acordo com a temperatura ambiente para manter a temperatura da água abaixo de 40c facilmente, com 142ppt (padrão de boot do PBO,) são 19c de D/V, com 120w: 16c e com 90w: 14c. Essa faixa de temperatura de água é perfeitamente normal e aceitável para um custom loop.

Sobre o reservatório pequeno, eu sugiro que você pesquise um pouco mais sobre custom loops, a quantidade de volume de água tem efeito quase que nulo na dissipação. Mais massa térmica no sistema vai influenciar apenas o tempo de saturação térmica, já que a dissipação é feita 99% no radiador e praticamente nada nos canos e reservatório. Quanto à diferença da temperatura da água? É uma relação de DELTA linear. Se baixar 10 graus a temperatura da água, vai baixar 10 graus a temperatura da memória e do core. Assim como se aumentar 10 graus a temperatura ambiente, vai aumentar 10 graus a temperatura da memória. Eu já comprovei isso em dias mais quentes. quando fazia 20c de ambiente no quarto vs quando chegou a fazer 26. a diferença de temperatura foi de exatos 6c tanto na memória como no core. Pela calculadora do site da EK, um segundo radiador de 360mm deve reduzir o D/V da água em pelo menos mais 10c (com ventoinhas similares, mas planejo em baixar um pouco suas rotações também.)

De qualquer forma, eu concordo com sua impressão de que talvez pelo fato dos thermal pads odyssey serem muito duros, o contato pode não estar ideal entre as memórias, eu mesmo tinha falado isso em outro post também, o meu D/V entre o die e as memórias com o active backplate é de ~32c. Os melhores resultados que vi com block similar ao meu eram na casa dos 26c, mas também estavam usando os Odysseys duros, mas no caso era uma placa da ASUS. Já vi outro cara que teve o mesmo resultado que o meu (32c) com os mesmos thermal pads também em outro modelo de placa (MSI) (Tudo relatos de reddit e videos no youtube. No reddit tem muita gente relatando os resultados com esse bloco com backplate da Bykski). No entanto nunca vi ninguém com um WC convencional com menos de 40c de diferença numa 3090, mesmo colocando ventoinhas na parte de trás. Lembrando novamente que estou falando de 3090s, as 3080 tem um D/V de memória bem menor. Eu tenho curiosidade de testar os pads da GELID que são mais maleáveis, mas pela aferição de espessura, 1,5mm me parece ser muito grosso, temo que mesmo se fizer bastante pressão para espremer os pads entre a memória, o contato com o Die seja prejudicado. Já vi relatos de gente bricando placas usando pads errados na hora de blocar tudo. Não estou a fim de gastar mais 200 pau em thermal pad pra testar uma hipótese que pode ou não melhorar 6c a memória sendo que vou conseguir manter abaixo de 80c só adicionando mais um radiador de qualquer jeito. E aí entra aqueal modificação extrema que eu sugeri: Usar o thermal putty pra melhorar o contato do thermal pad em vez da modificação de placas de cobre que são mais perigosas e difíceis de aferir de qualquer jeito. (pra quem tiver curiosidade, esse vídeo fala sobre isso). Mas se pudesse fazer tudo de novo, eu compraria hoje os termal pads da Gelid por serem mais maleáveis, mesmo sendo menores e mais caros.
Primeiramente, não gosto de trazer isso aqui, mas como vc disse esse tipo de coisa... amigo, hidráulica e hidrodinâmica eu tive na faculdade, começamos por aqui...
Segundo, quando eu falei sobre a dissipação foi logo após eu mencionar o radiador, pode ter ficado confuso, mas dava pra ter sacado que eu estava falando sobre o radiador quando eu disse sobre dissipação e não sobre a quantidade de água em si, contudo sobre a quantidade de água, o que você disse está cabalmente certo mas o raciocínio está errado, a quantidade de água ajuda sim devido a fórmula do equilíbrio térmico, quanto mais "massa" de água fria menor será a temperatura de equilíbrio do sistema e a troca de calor acontece justamente tentando chegar no equilíbrio. Claro, de todos os fatores é o que menos ajuda, mas não chega a ser desprezível.
Terceiro, seu exemplo é um zuinzada clássica, pega uma coisa que parece que ta certa mas ta simplesmente errada, o core e as memos não estavam 6 graus mais frios porque a água estava 6 graus mais fria mas sim porque o ambiente inteiro estava 6 graus mais frio, isso é tão óbvio que eu sinceramente não sei como explicar... Agora sobre a temperatura dá água em si, na fórmula de fluxo de calor (que no caso é Q/dt=k.A.dtemp/L) quanto maior a diferença de calor maior o calor transferido pelo tempo, ou seja, se a água estiver mais fria vai haver maior transferência de calor, isso ta em todos os livros de física, não há o que argumentar aqui. Já tentando quebrar um possível contra argumento, claro, nesse caso se a água estiver mais fria a troca da água com o ar será menor, mas ai já é uma segunda fórmula de fluxo de calor com outros parâmetros (k, A e "L"), ai precisaríamos voltar pra primeira formula até chegar no equilíbrio, aqui é um chute bem grande mas eu diria que a curva do equilíbrio deve ter formato logaritmo e vc deve estar quase na reta da curva com o seu sistema...
Sobre o pad, eu falei na moralzinha o que eu tinha pesquisado e vc tinha veio todo arrogante, cara, todo mundo que bloca gpu gasta uns 2k no sistema pra mais, quando eu fechar o meu aqui se eu colocar na ponta do lapis deve ter dado o que, uns 5k fora as perfumarias (cablo custom, gpu vertical, rgb pra dar mais fps etc...)? Sim eu possivelmente estava errado, eu ainda não emporcalharia a placa toda, mas o thermal putty entre as memórias é de fato uma boa ideia ainda mais na 3090 e é provável que sua temperatura ruim se deva a outros fatores.
 
Primeiramente, não gosto de trazer isso aqui, mas como vc disse esse tipo de coisa... amigo, hidráulica e hidrodinâmica eu tive na faculdade, começamos por aqui...
Segundo, quando eu falei sobre a dissipação foi logo após eu mencionar o radiador, pode ter ficado confuso, mas dava pra ter sacado que eu estava falando sobre o radiador quando eu disse sobre dissipação e não sobre a quantidade de água em si, contudo sobre a quantidade de água, o que você disse está cabalmente certo mas o raciocínio está errado, a quantidade de água ajuda sim devido a fórmula do equilíbrio térmico, quanto mais "massa" de água fria menor será a temperatura de equilíbrio do sistema e a troca de calor acontece justamente tentando chegar no equilíbrio. Claro, de todos os fatores é o que menos ajuda, mas não chega a ser desprezível.
Terceiro, seu exemplo é um zuinzada clássica, pega uma coisa que parece que ta certa mas ta simplesmente errada, o core e as memos não estavam 6 graus mais frios porque a água estava 6 graus mais fria mas sim porque o ambiente inteiro estava 6 graus mais frio, isso é tão óbvio que eu sinceramente não sei como explicar... Agora sobre a temperatura dá água em si, na fórmula de fluxo de calor (que no caso é Q/dt=k.A.dtemp/L) quanto maior a diferença de calor maior o calor transferido pelo tempo, ou seja, se a água estiver mais fria vai haver maior transferência de calor, isso ta em todos os livros de física, não há o que argumentar aqui. Já tentando quebrar um possível contra argumento, claro, nesse caso se a água estiver mais fria a troca da água com o ar será menor, mas ai já é uma segunda fórmula de fluxo de calor com outros parâmetros (k, A e "L"), ai precisaríamos voltar pra primeira formula até chegar no equilíbrio, aqui é um chute bem grande mas eu diria que a curva do equilíbrio deve ter formato logaritmo e vc deve estar quase na reta da curva com o seu sistema...
Sobre o pad, eu falei na moralzinha o que eu tinha pesquisado e vc tinha veio todo arrogante, cara, todo mundo que bloca gpu gasta uns 2k no sistema pra mais, quando eu fechar o meu aqui se eu colocar na ponta do lapis deve ter dado o que, uns 5k fora as perfumarias (cablo custom, gpu vertical, rgb pra dar mais fps etc...)? Sim eu possivelmente estava errado, eu ainda não emporcalharia a placa toda, mas o thermal putty entre as memórias é de fato uma boa ideia ainda mais na 3090 e é provável que sua temperatura ruim se deva a outros fatores.
Certo, quando eu disse que se a redução de temperatura se traduz linearmente em 6 do ambiente, para 6 na agua (após atingir o equilíbrio, obviamente), e também disse em outra parte do texto que 10c a menos de temperatura da água se traduz para 10c a menos de temperatura do core (dado obviamente mesmas condições de dissipação térmica do sistema e velocidade de ventoinhas), elementariamente, uma coisa se deduz sobre a outra e está implícita no meu texto. Faltou interpretação aí da sua parte, não tinha por que eu ficar me repetindo 3 vezes no texto nos exemplos de D/V que eu dei, que inclusive, eram parte central da discussão sobre eficácia de troca de thermal pad que eu trouxe, e você ignorou deduzindo que "está ruim", quando não está. Ai vem todo pomposo agora me dizer que a troca não é linear, é logarítima... "ah mas nessa faixa deve ser praticamente reta..." Não me diga... Para efeitos práticos, nessa faixa de trabalho, o aumento de transferência térmica do cobre e da água entre 20c e 60c é uma ordem de magnitude menor do que esses termômetros sequer conseguem registrar, Para de fírula, galo. Minha primeira faculdade também foi de engenharia, apesar de nunca ter exercido.

Alias, nossas trocas infelizes de mensagens se deram por problemas de comunicação e hostilidades na maior parte oriundas de você, fazendo deduções erradas, sendo ríspido, subestimando e ignorando as informações e experiências da minha parte, misturando coisas que você leu com as coisas que eu li sem debater os dados trazidos em si, algo que eu esperaria de alguém com a sua formação supostamente técnica. Aí chega com essa cereja no bolo, novamente ignorando a maior parte do conteúdo que eu trouxe sobre d/v de outros usuários com bloco igual o meu, e dando uma "de autoridade" como você mesmo me acusou (ironicamente apresentando falhas na interpretação da minha resposta), botando fórmulas e teorias irrelevantes à discussão empírica sobre eficácia de contato entre os thermal pads, mesmo depois de eu ter me desculpado pela minha impaciência na penúltima mensagem e tentando retomar a discussão civilizada em vão... Bem já compartilhei minha experiência com os thermal pads para quem interessar, ponto esse principal no qual eu estava abordado o qual você ignorou e só fez presunções infundadas de outras coisas. Não tem nada de "ruim" nas temperaturas da minha 3090 no que diz respeito ao D/V que observei entre a temperatura da água e outros usuários com bloco similar como disse e você ignorou. Mas depois dessa ultima resposta pra mim acabou nossa troca de mensagens, "na moralzinha". Mais humildade para nós dois e paz.
 
Certo, quando eu disse que se a redução de temperatura se traduz linearmente em 6 do ambiente, para 6 na agua (após atingir o equilíbrio, obviamente), e também disse em outra parte do texto que 10c a menos de temperatura da água se traduz para 10c a menos de temperatura do core (dado obviamente mesmas condições de dissipação térmica do sistema e velocidade de ventoinhas), elementariamente, uma coisa se deduz sobre a outra e está implícita no meu texto. Faltou interpretação aí da sua parte, não tinha por que eu ficar me repetindo 3 vezes no texto nos exemplos de D/V que eu dei, que inclusive, eram parte central da discussão sobre eficácia de troca de thermal pad que eu trouxe, e você ignorou deduzindo que "está ruim", quando não está. Ai vem todo pomposo agora me dizer que a troca não é linear, é logarítima... "ah mas nessa faixa deve ser praticamente reta..." Não me diga... Para efeitos práticos, nessa faixa de trabalho, o aumento de transferência térmica do cobre e da água entre 20c e 60c é uma ordem de magnitude menor do que esses termômetros sequer conseguem registrar, Para de fírula, galo. Minha primeira faculdade também foi de engenharia, apesar de nunca ter exercido.

Alias, nossas trocas infelizes de mensagens se deram por problemas de comunicação e hostilidades na maior parte oriundas de você, fazendo deduções erradas, sendo ríspido, subestimando e ignorando as informações e experiências da minha parte, misturando coisas que você leu com as coisas que eu li sem debater os dados trazidos em si, algo que eu esperaria de alguém com a sua formação supostamente técnica. Aí chega com essa cereja no bolo, novamente ignorando a maior parte do conteúdo que eu trouxe sobre d/v de outros usuários com bloco igual o meu, e dando uma "de autoridade" como você mesmo me acusou (ironicamente apresentando falhas na interpretação da minha resposta), botando fórmulas e teorias irrelevantes à discussão empírica sobre eficácia de contato entre os thermal pads, mesmo depois de eu ter me desculpado pela minha impaciência na penúltima mensagem e tentando retomar a discussão civilizada em vão... Bem já compartilhei minha experiência com os thermal pads para quem interessar, ponto esse principal no qual eu estava abordado o qual você ignorou e só fez presunções infundadas de outras coisas. Não tem nada de "ruim" nas temperaturas da minha 3090 no que diz respeito ao D/V que observei entre a temperatura da água e outros usuários com bloco similar como disse e você ignorou. Mas depois dessa ultima resposta pra mim acabou nossa troca de mensagens, "na moralzinha". Mais humildade para nós dois e paz.
Ok, tbm não tenho a intenção de dar murro em ponta de faca nem em falar com as paredes, passar bem.
 
Softube é muito mais fácil/rápido a montagem/manutenção e troca de hardware do que wc com rigid tube?

Vai ser primeiro custom e não ligo para estética, meu único objetivo é em relação a temperatura, pois aqui no verão bate fácil acima dos 40°.

Então pensei em ir de soft tube, acredito que seja mais fácil a instalação e manutenção e para trocar o hardware quando adquirir um peça nova tb seja mais rápido e fácil para realizar a troca.

Para quem já teve experiência com os dois tipos de tubulação, o soft tube é realmente mais prático, fácil e rápido do que com o rigid?
 
Galera, um dos meus radiadores veio com uma das roscas lisas .-. Estou em busca de um macho manual para fazer a marcação da rosca, alguém já passou por isso? Pode me indicar qual ferramenta usar? E como posso proceder com a loja no aliexpress ?
 
Galera, um dos meus radiadores veio com uma das roscas lisas .-. Estou em busca de um macho manual para fazer a marcação da rosca, alguém já passou por isso? Pode me indicar qual ferramenta usar? E como posso proceder com a loja no aliexpress ?
Oloco, de que marca que é? Nossa nunca vi isso...
A ferramenta chama tarracha.
Abre disputa, no mínimo vc vai recuperar 50% sem stress algum, ou eles vão mandar outro/100%, mas se eles baterem o pé pra vc reenviar aí o próprio Aliexpress deve propor os 50%. Se tiver devolução gratuita aí provavelmente vc só recebe algo se devolver o produto.
 
Galera, um dos meus radiadores veio com uma das roscas lisas .-. Estou em busca de um macho manual para fazer a marcação da rosca, alguém já passou por isso? Pode me indicar qual ferramenta usar? E como posso proceder com a loja no aliexpress ?
Que BO, abre disputa, tira foto do produto, e fala que tu que o reembolso, se a loja pedir pra você enviar o produto por frete a sua custas, você argumenta que o valor pra enviar e igual o preço do produto ou superior, e quase certeza que você vai receber 100% do valor.

E sobre a rosca, e moleza, compra um vira macho + Macho G1/4 e passa na rosca, e fácil, porém tem que ter cuidado e paciência.
 
Que BO, abre disputa, tira foto do produto, e fala que tu que o reembolso, se a loja pedir pra você enviar o produto por frete a sua custas, você argumenta que o valor pra enviar e igual o preço do produto ou superior, e quase certeza que você vai receber 100% do valor.

E sobre a rosca, e moleza, compra um vira macho + Macho G1/4 e passa na rosca, e fácil, porém tem que ter cuidado e paciência.
Por incrível que pareça é da Bykski kkk mas beleza. Eu comprei uma ferramenta chamada macho manual de 1/4. Tô esperando chegar... vou procurar essa que você sugeriu tbm. Obrigado pelas orientações
 
Por incrível que pareça é da Bykski kkk mas beleza. Eu comprei uma ferramenta chamada macho manual de 1/4. Tô esperando chegar... vou procurar essa que você sugeriu tbm. Obrigado pelas orientações
A peça que você comprou sendo pra rosca de 1/4 está correta, mas provavelmente tu precisa da ferramenta pra usar o macho 1/4, que e justamente o "Vira macho".

 
A peça que você comprou sendo pra rosca de 1/4 está correta, mas provavelmente tu precisa da ferramenta pra usar o macho 1/4, que e justamente o "Vira macho".


Por sorte meu sogro tem essa aí. Eu só queria saber qual rosca era! Hoje corri metade do rio dr janeiro, mas achei uma menor do que preciso :( até sábado dou uma atualizado sobre a jornada. Valeu!
 
Que sorte, comprar só pra usar 1 vez e foda kkk , a rosca está na descrição do produto que tu comprou, mas quase certeza que e G1/4 mesmo.
Por sorte meu sogro tem essa aí. Eu só queria saber qual rosca era! Hoje corri metade do rio dr janeiro, mas achei uma menor do que preciso :( até sábado dou uma atualizado sobre a jornada. Valeu!
 
Softube é muito mais fácil/rápido a montagem/manutenção e troca de hardware do que wc com rigid tube?

Vai ser primeiro custom e não ligo para estética, meu único objetivo é em relação a temperatura, pois aqui no verão bate fácil acima dos 40°.

Então pensei em ir de soft tube, acredito que seja mais fácil a instalação e manutenção e para trocar o hardware quando adquirir um peça nova tb seja mais rápido e fácil para realizar a troca.

Para quem já teve experiência com os dois tipos de tubulação, o soft tube é realmente mais prático, fácil e rápido do que com o rigid?

Sim, a instalação e manutenção de mangueiras flexíveis são bem melhores do que de tubo rígido, além de ser um pouco mais barato.

A única vantagem do tubo rígido é a estética. De resto, as mangueiras flexíveis são melhores (facilidade de manutenção, flexibilidade, preço, segurança, etc).
 
Por incrível que pareça é da Bykski kkk mas beleza. Eu comprei uma ferramenta chamada macho manual de 1/4. Tô esperando chegar... vou procurar essa que você sugeriu tbm. Obrigado pelas orientações
Cara, no fim das contas vai é sair barato xD
"Vc deu sorte"
 
Vou comprar uma Titan X pascal com bloco EK, mas só vem ela com o bloco sem o sistema, Foto Aqui dela, eu não tenho experiencia com WC custom e pensei em partir para um kit desse: https://shopee.com.br/Bomba-C-Reser...r-Water-Cooler-Fitting-i.279669519.2967129565
Porém não sei se o reservatório não é demais ou a bomba fraca demais, tem kits com reservatório de 140mm, e ainda vou precisar ir atrás de mangueiras, radiador e fluido(sem cor). Eu acho que pode ser mais facil eu pegar um Kraken G12 com um AIO. Oque acham? eu nem comprei a titan ainda, a pessoa está pedindo R$4000 nela
 
Vou comprar uma Titan X pascal com bloco EK, mas só vem ela com o bloco sem o sistema, Foto Aqui dela, eu não tenho experiencia com WC custom e pensei em partir para um kit desse: https://shopee.com.br/Bomba-C-Reservatório-310mm-Watercooler-Water-Cooler-Fitting-i.279669519.2967129565
Porém não sei se o reservatório não é demais ou a bomba fraca demais, tem kits com reservatório de 140mm, e ainda vou precisar ir atrás de mangueiras, radiador e fluido(sem cor). Eu acho que pode ser mais facil eu pegar um Kraken G12 com um AIO. Oque acham? eu nem comprei a titan ainda, a pessoa está pedindo R$4000 nela
A não ser que tu queira ter uma Titan X, blocada, mas vou te dizer que em uma RTX 2060 tu vai ter mais desempenho custando abaixo dos 4k, que já é uma loucura pra 2060.
Ou mete o doido e vai de RTX 3060, nova a 5.8k, refrigerada a ar, com garantia.

Não recomendo muito o G12, esse invento da NZXT só pega o chip gráfico, o resto da placa como chip de memórias fica torrando e precisa colocar dissipadores, e o VRM fica recebendo um ar com aquele fan do sistema.
 
Bom, hoje "terminei" meu primeiro setup custom. Recentemente tive que fazer um upgrade e decidi fazer algo customizado.

Meu atual setup:
CPU: Ryzen 5 5600x
Mobo: Asus TUF B450M-PRO Gaming
RAM: 32x GB - Corsair Vengance 3200MHZ
Armazenamento: WD Black M2 500GB, Kingston 480GB e 1TB HD
GPU: Asus TUF RTX 3070TI
Fonte: XPG Core Reactor 850W
Pump: Corsair XD5 Preta
Blocos, fittings, tubos: Bykski
Pasta térmica: Thermal Grizzy
Commander Pro e RGB HUB corsair
Fluido: Hexa Pro
Fans: Corsair SP120 PRO RGB
Gabinete: Deepcool CL500
Splitter conversor de cabo RGB da Corsair

Sobre a montagem:
Recebi as encomendas na semana passada, todas elas vieram bem embaladas e eu não fui taxado pela PF. O radiador de 240mm veio sem a furação para rosca no lado esquerdo, detalhe que só fui observar durante a montagem do sistema. A Bkyski precisa, e muito, melhor seu apoio ao cliente.. os manuais são uma porcaria, não vem em inglês e apresentam poucas informações. Vou ter que retirar o sensor de LED pq não sabia da orientação interna dele (Ele esta numa parte em que o fluido passa da esquerda para direita, sendo que ele vem da direita para esquerda.

Tive trabalho de 3 dias para montagem e alguns detalhes que atrapalharam influenciaram isso.
1 - O radiador sem a furação (tive que correr o Rio de Janeiro para procurar a ferramenta, mas não achei). Perdi pelo menos 5 horas de trabalho
2 - Planejamento dos tubos. Um dos tubos que moldei estava com um leve vazamento devido a curva em que ele estava. Tive que refazer, levando mais tempo
3 - Tive um vazamento em cima do fitting da GPU, não estava bem apertado
4 - O bloco da GPU tem pouca orientação de montagem. Infelizmente coloquei um thermalpad de 2.0mm e assim a pasta térmica não fez contato com o chip

Em relação a temperatura: a CPU caiu uns 15-20 graus e agora está rodando com 60 graus no load. Com o meu ML240L ela ficava com 90 graus :(
De resto, o trabalho foi cansativo, mas prazeroso. Moldar as tubulações é algo muito bom de se fazer e com muita paciência vc faz um trabalho maravilhoso.

As próximas etapas são:
Trocar a direção do display de LED da Bykski
Colocar o segundo radiador
E acertar a iluminação do bloco da GPU (Está tudo ligado no commander pro, mas só o bloco da GPU não liga), talvez eu coloque ele na placa mãe, já que o software da Asus ta sincronizado com o iCUE

Seguem fotos

 
Sim, a instalação e manutenção de mangueiras flexíveis são bem melhores do que de tubo rígido, além de ser um pouco mais barato.

A única vantagem do tubo rígido é a estética. De resto, as mangueiras flexíveis são melhores (facilidade de manutenção, flexibilidade, preço, segurança, etc).
Vou optar pela tubulação flexível mesmo, pela facilidade e rapidez na manutenção e troca de hardware.
 
Vou optar pela tubulação flexível mesmo, pela facilidade e rapidez na manutenção e troca de hardware.

Realmente existe um apelo visual mais forte com rígido, dá um ar de coisa mais elaborada, mas sinceramente já vi muito setup lindo com mangueira flexível. Como não ligo tanto pra estética (zero rgb e até a mangueira é escura), a escolha óbvia pra mim foi flexível. Não esquece de colocar uma válvula/"torneirinha", dá uma prejudicada no visual dependendo da posição, mas é prático demais pra quem realiza manutenção constante e/ou troca de peças frequentemente.
 
Realmente existe um apelo visual mais forte com rígido, dá um ar de coisa mais elaborada, mas sinceramente já vi muito setup lindo com mangueira flexível. Como não ligo tanto pra estética (zero rgb e até a mangueira é escura), a escolha óbvia pra mim foi flexível. Não esquece de colocar uma válvula/"torneirinha", dá uma prejudicada no visual dependendo da posição, mas é prático demais pra quem realiza manutenção constante e/ou troca de peças frequentemente.
Também não ligo para estética, como não quero ficar o dia inteiro para fazer a manutenção do loop, ou para trocar uma peça, prefiro ir de tubulação flexível. Meu objetivo com o wc custom é a temperatura mesmo, aqui no verão já chegou aos 47°
 
Comprei umas mangueiras de silicone daquelas brancas (e pretas vindo da china). Percebi que elas são bem maleáveis, porém gostaria de saber de tem alguma manha ou dica pra evitar delas formarem aquelas dobras em curvas. As que eu tinha transparente não acontecia isso...
 

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