@Ferras Só pra falar um pouco mais sobre delta/v e a escolha de thermal pads pra quem eventualmente tiver curiosidade aqui. Desculpe se soei um pouco arrogante na outra thread, mas depois de pesquisar muito e gastar horas mexendo nessa placa ouvir que eu usei o thermal pad errado que vem com o block da Bykski meio que me tirou do sério, mas eu sou longe de ser autoridade no assunto, afinal é meu primeiro custom loop com GPU blocada. A escolha pelo radiador de 280mm foi o que o meu gabinete permitia no momento. Eu montei o loop meio que às pressas para preservar a vida da minha 3090 e não liguei para a estética, meu gabinete sequer tem janela. Não tinha achado na época opção de gabinete que me agradava por um preço decente, e já tinha gastando muita grana com o loop pra ter que botar mais 500 pau num gabinete moderno. Hoje comprei e vou migrar o sistema quando meu segundo radiador de 360mm chegar. Mas o fato é que 280mm é mais do que suficiente para uma única 3090, a minha dúvida era se deveria incluir o 5900x no loop ou não e depois de pesquisar bastante cheguei a conclusão que daria a conta sim, e deu, afinal, não conheço nenhum jogo que puxe mais de 130w constante do 5900x. Minerando monero a 100w no CPU junto com ethereum a temperatura da água fica mais quente do que jogando devido a energia usada durante o jogo não ser constante, mesmo em 4k. Portanto eu ajusto o PPT no Ryzen master minerando monero de acordo com a temperatura ambiente para manter a temperatura da água abaixo de 40c facilmente, com 142ppt (padrão de boot do PBO,) são 19c de D/V, com 120w: 16c e com 90w: 14c. Essa faixa de temperatura de água é perfeitamente normal e aceitável para um custom loop.
Sobre o reservatório pequeno,
eu sugiro que você pesquise um pouco mais sobre custom loops, a quantidade de volume de água tem efeito quase que nulo na dissipação. Mais massa térmica no sistema vai influenciar apenas o tempo de saturação térmica, já que a dissipação é feita 99% no radiador e praticamente nada nos canos e reservatório. Quanto à diferença da temperatura da água? É uma relação de DELTA linear. Se baixar 10 graus a temperatura da água, vai baixar 10 graus a temperatura da memória e do core. Assim como se aumentar 10 graus a temperatura ambiente, vai aumentar 10 graus a temperatura da memória. Eu já comprovei isso em dias mais quentes. quando fazia 20c de ambiente no quarto vs quando chegou a fazer 26. a diferença de temperatura foi de exatos 6c tanto na memória como no core. Pela calculadora do site da EK, um segundo radiador de 360mm deve reduzir o D/V da água em pelo menos mais 10c (com ventoinhas similares, mas planejo em baixar um pouco suas rotações também.)
De qualquer forma, eu concordo com sua impressão de que talvez pelo fato dos thermal pads odyssey serem muito duros, o contato pode não estar ideal entre as memórias, eu mesmo tinha falado isso em outro post também, o meu D/V entre o die e as memórias com o active backplate é de ~32c. Os melhores resultados que vi com block similar ao meu eram na casa dos 26c, mas também estavam usando os Odysseys duros, mas no caso era uma placa da ASUS. Já vi outro cara que teve o mesmo resultado que o meu (32c) com os mesmos thermal pads também em outro modelo de placa (MSI) (Tudo relatos de reddit e videos no youtube. No reddit tem muita gente relatando os resultados com esse bloco com backplate da Bykski). No entanto nunca vi ninguém com um WC convencional com menos de 40c de diferença numa 3090, mesmo colocando ventoinhas na parte de trás. Lembrando novamente que estou falando de 3090s, as 3080 tem um D/V de memória bem menor. Eu tenho curiosidade de testar os pads da GELID que são mais maleáveis, mas pela aferição de espessura, 1,5mm me parece ser muito grosso, temo que mesmo se fizer bastante pressão para espremer os pads entre a memória, o contato com o Die seja prejudicado. Já vi relatos de gente bricando placas usando pads errados na hora de blocar tudo. Não estou a fim de gastar mais 200 pau em thermal pad pra testar uma hipótese que pode ou não melhorar 6c a memória sendo que vou conseguir manter abaixo de 80c só adicionando mais um radiador de qualquer jeito. E aí entra aqueal modificação extrema que eu sugeri: Usar o thermal putty pra melhorar o contato do thermal pad em vez da modificação de placas de cobre que são mais perigosas e difíceis de aferir de qualquer jeito. (pra quem tiver curiosidade, esse
vídeo fala sobre isso). Mas se pudesse fazer tudo de novo, eu compraria hoje os termal pads da Gelid por serem mais maleáveis, mesmo sendo menores e mais caros.