• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Radiador mesmo da EK nunca e full cobre, ai tem os fittings que não e de cobre tmb e de latão, de todo modo tem mistura de metais, se tu for fazer manutenção a cada 4-4 meses , mete bronca na agua destilada, senão não vai muito na onda do que le em fórum ai
Foi neste mesmo fórum/tópico que estamos que recomendaram água destilada apenas. Qual fluído vc recomenda?

Aproveitando, alguém já comprou na loja da bitspower? (shop.bitspower.com)
 
Foi neste mesmo fórum/tópico que estamos que recomendaram água destilada apenas. Qual fluído vc recomenda?

Aproveitando, alguém já comprou na loja da bitspower? (shop.bitspower.com)
Unico que uso e recomendo e fluido Zuim, o mesmo que o EmersonBR usa em suas montagens, ele é fornecedor de fluido da Kabum, que usa em seus projetos de WC Custom, fora os outros youtubers de hardware que só usam fluido dele.
Ele não tem loja e tudo por whatz.
Zuim (34) 99230-0074
 
Boa tarde pessoal,

Estou iniciando o meu primeiro projeto de WC Custom, comprei as partes abaixo:



Tudo vai num gabinete Lian Li O11D Mini

Ainda falta comprar o líquido, aonde vocês recomendam comprar?
 
Boa tarde pessoal,

Estou iniciando o meu primeiro projeto de WC Custom, comprei as partes abaixo:



Tudo vai num gabinete Lian Li O11D Mini

Ainda falta comprar o líquido, aonde vocês recomendam comprar?

Unico que uso e recomendo e fluido Zuim, o mesmo que o EmersonBR usa em suas montagens, ele é fornecedor de fluido da Kabum, que usa em seus projetos de WC Custom, fora os outros youtubers de hardware que só usam fluido dele.
Ele não tem loja e tudo por whatz.
Zuim (34) 99230-0074
 
Existe materiais que seriam interessantes de se usar ao invés da água destilada no loop?

Acho que os AIO fechado vem uma solução de álcool (reduz a temperatura de congelamento do líquido no loop), eu já pensei em comprar um AIO usado, e fazer testes com álcool isopropílico, mas não sei como ficaria a questão da evaporação, principalmente aquecida.

O youtuber Boris usou Vodka em um custom loop, aparentemente funcionou, mas eu fico pensando devido a questão de ser um material condutivo, eu vejo como um ponto negativo.
 
Existe materiais que seriam interessantes de se usar ao invés da água destilada no loop?

Acho que os AIO fechado vem uma solução de álcool (reduz a temperatura de congelamento do líquido no loop), eu já pensei em comprar um AIO usado, e fazer testes com álcool isopropílico, mas não sei como ficaria a questão da evaporação, principalmente aquecida.

O youtuber Boris usou Vodka em um custom loop, aparentemente funcionou, mas eu fico pensando devido a questão de ser um material condutivo, eu vejo como um ponto negativo.
Tu pode usar até mijo, o problema e a corrosão que vai existir nos materiais, muitos usuários usam agua destilada em sistema FULL Cobre, assim não tem degradação dos materiais, porém se houver mistura de metais, o recomendado e usar Fluidos próprios que aguentem a mistura de metais, meu Loop tem cobre, alumínio, latão e cobre niquelado, e eu uso fluidos Zuim, e único fluido que funciona.

Estou com um frasco a mais de 1 ano em teste, e os materiais dentro estão impecáveis, 0 corrosão.
 
Galera, to querendo expandir meu loop. Tenho um radiador de 280mm. Tá dando conta da minha 3090 mas comprei um gabinete que cabe mais um radiador no topo.
A dúvida é, 360 ou 240mm?

Eu não precisaria de 360, 240mm daria conta, mas eu penso um pouco na questão do custo e revenda depois, 360mm ficaria mais bonito, mas teria que comprar 3 p12 com argb em vez de duas. Sairia 300 reais a mais e maior risco de ser parado na alfândega. 240mm eu economizaria agora, e seria um pouco mais fácil de montar, mas tenho a impressão que pra revender vai ser mais fácil o 360mm pro pouco pessoal que compra radiador, em geral vão logo pro maior que cabe no gabinete... Por outro lado, o mercado de mini itx tem muito gabiente que só cabe 240m...

Vou comprar um Magicool.

Também tinha cogitado comprar só mais um radiador de 120mm, assim mantendo os dois em exhaust em cima e duas ventoinhas frontais de intake não ficaria com pressão negativa, mas acho que o upgrade não seria significante.
Tu pode usar até mijo, o problema e a corrosão que vai existir nos materiais, muitos usuários usam agua destilada em sistema FULL Cobre, assim não tem degradação dos materiais, porém se houver mistura de metais, o recomendado e usar Fluidos próprios que aguentem a mistura de metais, meu Loop tem cobre, alumínio, latão e cobre niquelado, e eu uso fluidos Zuim, e único fluido que funciona.

Estou com um frasco a mais de 1 ano em teste, e os materiais dentro estão impecáveis, 0 corrosão.
FULL cobre é raríssimo hoje em dia. Maioria dos radiadores tem câmara de latão e os blocos são niquelados. Se fossem 100% cobre, custaria mais de 200 dólares facilmente. Cobre anda muito caro. Cobre niquelado, cobre e latão tem quase zero de contaminação. O único problema é misturar alumínio.
Veja a tabela 1b2:

Eu uso só agua destilada aqui num sistema full cobre/cobre niquelado/latão. Eu não caio nessa de fluído especializado, pra mim é óleo de cobra, marketing puro. Nada performa tão bem quanto água pura, e enquanto não vir testes reais de quanto tempo leva para absorver uma quantidade significativa de ions pra ficar condutivo, vou continuar usando e trocando de 6 em 6 meses.

Inclusive tenho a experiência na raça aqui. Em 1 mês, tive um vazamento catastrófico, não apertei direito uma mangueira que saiu inteira e vazou agua dentro da fonte de energia, estava do lado na hora desliguei no botão em 15 segundos. O PC nem desligou na hora. Fiquei um tempão com secador de cabelo, liguei de novo, de boa.


Vou expandir meu loop daqui um mês e vou medir a resistência da água com um multimetro pra ver se pegou alguns ions, duvido que seja significante mas veremos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existe materiais que seriam interessantes de se usar ao invés da água destilada no loop?

Acho que os AIO fechado vem uma solução de álcool (reduz a temperatura de congelamento do líquido no loop), eu já pensei em comprar um AIO usado, e fazer testes com álcool isopropílico, mas não sei como ficaria a questão da evaporação, principalmente aquecida.

O youtuber Boris usou Vodka em um custom loop, aparentemente funcionou, mas eu fico pensando devido a questão de ser um material condutivo, eu vejo como um ponto negativo.
Alcool tem uma condutividade térmica (calor específico) muito pior do que água. Faça o teste um dia: Mergulhe o seu dedo num copo de álcool e num de água na mesma temperatura. O alcool vai parecer mais quente no dedo mergulhado nele, a sensação de frio do álcool se dá graças à troca de calor na evaporação na passagem para o estado de gás, ele evapora numa temperatura mais baixa. Coisa que não vai acontecer, obviamente, num closed loop.

Não existe nenhum líquido mainstream que tenha maior especificidade térmica do que água. Glicois, alcoois, cetonas, óleos e fluorídeos são todos piores:
Única exceção é a Amônia, que é um gás usado em refigeração, mas não preciso dizer que não é uma boa ideia usar amônia puro no seu loop, kkkk
 
Última edição:
Galera, to querendo expandir meu loop. Tenho um radiador de 280mm. Tá dando conta da minha 3090 mas comprei um gabinete que cabe mais um radiador no topo.
A dúvida é, 360 ou 240mm?

Eu não precisaria de 360, 240mm daria conta, mas eu penso um pouco na questão do custo e revenda depois, 360mm ficaria mais bonito, mas teria que comprar 3 p12 com argb em vez de duas. Sairia 300 reais a mais e maior risco de ser parado na alfândega. 240mm eu economizaria agora, e seria um pouco mais fácil de montar, mas tenho a impressão que pra revender vai ser mais fácil o 360mm pro pouco pessoal que compra radiador, em geral vão logo pro maior que cabe no gabinete... Por outro lado, o mercado de mini itx tem muito gabiente que só cabe 240m...

Vou comprar um Magicool.

Também tinha cogitado comprar só mais um radiador de 120mm, assim mantendo os dois em exhaust em cima e duas ventoinhas frontais de intake não ficaria com pressão negativa, mas acho que o upgrade não seria significante.

FULL cobre é raríssimo hoje em dia. Maioria dos radiadores tem câmara de latão e os blocos são niquelados. Se fossem 100% cobre, custaria mais de 200 dólares facilmente. Cobre anda muito caro. Cobre niquelado, cobre e latão tem quase zero de contaminação. O único problema é misturar alumínio.
Veja a tabela 1b2:

Eu uso só agua destilada aqui num sistema full cobre/cobre niquelado/latão. Eu não caio nessa de fluído especializado, pra mim é óleo de cobra, marketing puro. Nada performa tão bem quanto água pura, e enquanto não vir testes reais de quanto tempo leva para absorver uma quantidade significativa de ions pra ficar condutivo, vou continuar usando e trocando de 6 em 6 meses.

Inclusive tenho a experiência na raça aqui. Em 1 mês, tive um vazamento catastrófico, não apertei direito uma mangueira que saiu inteira e vazou agua dentro da fonte de energia, estava do lado na hora desliguei no botão em 15 segundos. O PC nem desligou na hora. Fiquei um tempão com secador de cabelo, liguei de novo, de boa.


Vou expandir meu loop daqui um mês e vou medir a resistência da água com um multimetro pra ver se pegou alguns ions, duvido que seja significante mas veremos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alcool tem uma condutividade térmica muito pior do que água. Faça o teste um dia: Mergulhe o seu dedo num copo de alcool e num de água na mesma temperatura. O alcool vai parecer mais quente no dedo mergulhado nele, a sensação de frio do álcool se dá graças à troca de calor na evaporação na passagem para o estado de gás, ele evapora numa temperatura mais baixa. Coisa que não vai acontecer, obviamente, num closed loop.
Eu usei agua destilada em meus loops, (Cobre,latão e cobre niquelado dos blocos, e meu blocos ficaram pretos em menos de 5 meses, você tem sua experiência na raça e eu tenho a minha, não uso agua destilada mas nem de graça, prefiro pagar caro em um fluido de qualidade do que dar merda, por isso não indico nunca a usar agua destilada, mas cada um e cada um.
 
Eu usei agua destilada em meus loops, (Cobre,latão e cobre niquelado dos blocos, e meu blocos ficaram pretos em menos de 5 meses, você tem sua experiência na raça e eu tenho a minha, não uso agua destilada mas nem de graça, prefiro pagar caro em um fluido de qualidade do que dar merda, por isso não indico nunca a usar agua destilada, mas cada um e cada um.
A explicação é: Fornecedor ruim/contaminação. Não tava bem desmineralizada.
Outra coisa que pode ter ocorrido é contaminação por restos de solda/fluxo presente no radiador. Você lavou antes de usar?
Ai podemos entrar no mérito de que é arriscado usar água por falsa propaganda/qualidade dos fornecedores ruins e que um inibidor de oxidação, reduz o tempo de oxidação de um radiador que já tenha vindo com contaminação de fábrica. É um ponto valido.

Isso é uma coisa que eu fiquei preocupado quando fui comprar a que usei no meu. Procurei de um fornecedor grande e que estava espeficicado como bi-desmineralizado, destilada e esterilizada, usada em equipamentos médicos.
 
Última edição:
A explicação é: Fornecedor ruim/contaminação. Não tava bem desmineralizada.
Outra coisa que pode ter ocorrido é contaminação por restos de solda/fluxo presente no radiador. Você lavou antes de usar?
Ai podemos entrar no mérito de que é arriscado usar água por falsa propaganda/qualidade dos fornecedores ruins e que um inibidor de solda, reduz o tempo de oxidação de um radiador que já tenha vindo com contaminação de fábrica. É um ponto valido.

Isso é uma coisa que eu fiquei preocupado quando fui comprar a que usei no meu. Procurei de um fornecedor grande e que estava espeficicado como bi-desmineralizado, destilada e esterilizada, usada em equipamentos médicos.
Não foi so uma vez, então como falei, prefiro pagar por um fluido, do que arriscar perder meus blocos, e com fluido já fiz a troca dele 2x, 1 ano de intervalo, e sempre perfeito.
 
Não foi so uma vez, então como falei, prefiro pagar por um fluido, do que arriscar perder meus blocos, e com fluido já fiz a troca dele 2x, 1 ano de intervalo, e sempre perfeito.
Curiosidade, você mora no litoral?
 
pensei em entrar nesse mundo, larguei mão kkkk comprei um aio, e a placa de vídeo não rola blockar e perder a garantia, ainda mais q é asus com três anos ...
 
pensei em entrar nesse mundo, larguei mão kkkk comprei um aio, e a placa de vídeo não rola blockar e perder a garantia, ainda mais q é asus com três anos ...
Ué, e como a asus vai saber que você abriu se você comprar selos de reposição da china e thermal pads da mesma cor?
Eu consegui tirar o selo da minha MSI sem estragar com um estilete e álcool IPA 99%.

Rsrs.
 
Ué, e como a asus vai saber que você abriu se você comprar selos de reposição da china e thermal pads da mesma cor?
Eu consegui tirar o selo da minha MSI sem estragar com um estilete e álcool IPA 99%.

Rsrs.

Falar que eu pensei nisso ... pior que minha strix tá com um coil whine chato ... tou pensando o que fazer, mandar para o rma e trocarem e depois fazer isso ... inclusive eu achei um aio para ela, por 280 euros ...
 
Falar que eu pensei nisso ... pior que minha strix tá com um coil whine chato ... tou pensando o que fazer, mandar para o rma e trocarem e depois fazer isso ... inclusive eu achei um aio para ela, por 280 euros ...
Bloco da Bykski ta em média 600 reais na china, + 190 de um radiador de 240mm, 350 de uma bomba e 150 de fitting e mangueira sai 1290 reais.
 
Sobre usar água destilada/desmineralizada ou coolant (fluído), um tempo atrás coloquei um textão aqui neste mesmo tópico sobre o assunto, quem tiver paciência e quiser ler, segue o link:

 
Sobre usar água destilada/desmineralizada ou coolant (fluído), um tempo atrás coloquei um textão aqui neste mesmo tópico sobre o assunto, quem tiver paciência e quiser ler, segue o link:

texto bacana, mas como falei acima, posso não estar nesse mundo a 10 anos, mas em minhas experiências, só me fudi usando agua destilada, mesmo não usando alumínio em meu loop (Na época) , então resolvi tentar usar fluidos , comprei GBA, Hexa Pro e Zuim, GBA em 3 meses nos meus testes ficou preto (joguei fora) , Hexa pro (Power up) , está em teste desde fevereiro, alumínio já está branco e descascando , cobre preto e soltando resíduos, um lixo , e fluido Zuim em teste desde janeiro, e está perfeito, sem nenhuma oxidação, ou mudança de cor, ou resíduos, hoje infelizmente uso 1 radiador de alumínio, então e única coisa que me salvou.
E não ganho 1 real pra falar bem ou mal de ninguém.
 
Unico que uso e recomendo e fluido Zuim, o mesmo que o EmersonBR usa em suas montagens, ele é fornecedor de fluido da Kabum, que usa em seus projetos de WC Custom, fora os outros youtubers de hardware que só usam fluido dele.
Ele não tem loja e tudo por whatz.
Zuim (34) 99230-0074
Esse Zuim já começa Ruim pelo atendimento, mandei mensagem pelo whats pra esse número. Ninguém nunca respondeu. Tem um mês mais ou menos.
 
Esse Zuim já começa Ruim pelo atendimento, mandei mensagem pelo whats pra esse número. Ninguém nunca respondeu. Tem um mês mais ou menos.
Não sei se ele trocou de número, vou te passar da esposa dele, que é quem realmente vende e envia os fluidos.

34 991872999
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo