• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Bom, hoje "terminei" meu primeiro setup custom. Recentemente tive que fazer um upgrade e decidi fazer algo customizado.

Meu atual setup:
CPU: Ryzen 5 5600x
Mobo: Asus TUF B450M-PRO Gaming
RAM: 32x GB - Corsair Vengance 3200MHZ
Armazenamento: WD Black M2 500GB, Kingston 480GB e 1TB HD
GPU: Asus TUF RTX 3070TI
Fonte: XPG Core Reactor 850W
Pump: Corsair XD5 Preta
Blocos, fittings, tubos: Bykski
Pasta térmica: Thermal Grizzy
Commander Pro e RGB HUB corsair
Fluido: Hexa Pro
Fans: Corsair SP120 PRO RGB
Gabinete: Deepcool CL500
Splitter conversor de cabo RGB da Corsair

Sobre a montagem:
Recebi as encomendas na semana passada, todas elas vieram bem embaladas e eu não fui taxado pela PF. O radiador de 240mm veio sem a furação para rosca no lado esquerdo, detalhe que só fui observar durante a montagem do sistema. A Bkyski precisa, e muito, melhor seu apoio ao cliente.. os manuais são uma porcaria, não vem em inglês e apresentam poucas informações. Vou ter que retirar o sensor de LED pq não sabia da orientação interna dele (Ele esta numa parte em que o fluido passa da esquerda para direita, sendo que ele vem da direita para esquerda.

Tive trabalho de 3 dias para montagem e alguns detalhes que atrapalharam influenciaram isso.
1 - O radiador sem a furação (tive que correr o Rio de Janeiro para procurar a ferramenta, mas não achei). Perdi pelo menos 5 horas de trabalho
2 - Planejamento dos tubos. Um dos tubos que moldei estava com um leve vazamento devido a curva em que ele estava. Tive que refazer, levando mais tempo
3 - Tive um vazamento em cima do fitting da GPU, não estava bem apertado
4 - O bloco da GPU tem pouca orientação de montagem. Infelizmente coloquei um thermalpad de 2.0mm e assim a pasta térmica não fez contato com o chip

Em relação a temperatura: a CPU caiu uns 15-20 graus e agora está rodando com 60 graus no load. Com o meu ML240L ela ficava com 90 graus :(
De resto, o trabalho foi cansativo, mas prazeroso. Moldar as tubulações é algo muito bom de se fazer e com muita paciência vc faz um trabalho maravilhoso.

As próximas etapas são:
Trocar a direção do display de LED da Bykski
Colocar o segundo radiador
E acertar a iluminação do bloco da GPU (Está tudo ligado no commander pro, mas só o bloco da GPU não liga), talvez eu coloque ele na placa mãe, já que o software da Asus ta sincronizado com o iCUE

Seguem fotos


Parabéns ai pelo primeira montagem , e sempre um desafio, e concluir e sempre prazeroso, só desculpe a opinião, mas quando for colocar o 2 radiador refaça as curvas de forma que fiquem em ângulos corretos, visualmente está muito "feio", a ligação entre a GPU e CPU poderia ser um 90C perfeito ali, sem usar tantos fittings, a ligação do radiador e reservatório e a coisa mais horrenda que já vi na vida em WC Custom hehe , sei que e dificil , mas petg e relativamente barato, da pra perder alguns pra deixar tudo perfeito.
 
Parabéns ai pelo primeira montagem , e sempre um desafio, e concluir e sempre prazeroso, só desculpe a opinião, mas quando for colocar o 2 radiador refaça as curvas de forma que fiquem em ângulos corretos, visualmente está muito "feio", a ligação entre a GPU e CPU poderia ser um 90C perfeito ali, sem usar tantos fittings, a ligação do radiador e reservatório e a coisa mais horrenda que já vi na vida em WC Custom hehe , sei que e dificil , mas petg e relativamente barato, da pra perder alguns pra deixar tudo perfeito.
Eu corrigi o erro na ligação kkkkk também achava horrível. Achei a ferramenta para criar a marcação do furo e coloquei o rad de 240mm. Eu ainda tenho uns tubos sobrando e quando tiver um tempo (e disposição) vou tentar deixar mais perfeitinho.
 
Eu corrigi o erro na ligação kkkkk também achava horrível. Achei a ferramenta para criar a marcação do furo e coloquei o rad de 240mm. Eu ainda tenho uns tubos sobrando e quando tiver um tempo (e disposição) vou tentar deixar mais perfeitinho.

Excelente Build !

Uma duvida, onde comprou o XD5 ? Sempre fui meio apaixonada nela pelo design ...
 
Eu corrigi o erro na ligação kkkkk também achava horrível. Achei a ferramenta para criar a marcação do furo e coloquei o rad de 240mm. Eu ainda tenho uns tubos sobrando e quando tiver um tempo (e disposição) vou tentar deixar mais perfeitinho.

Top, so essa curva da GPU pra CPU ai já deu outra cara, hehee
 
Primeiro watercooler custom , saindo de um corsair h110igt aio, ao meu ver custom é o melhor investimento ao longo prazo , pela diferença de preço não ser tão grande desses em comparação desses selado de 360mm que vendem hoje , muito marketing e pouca qualidade, geralmente esses aio vem com radiador de aluminio , bomba fraca , sem manutenção , meu unico arrependimento é não ter montado isso antes, fora isso estou bem satisfeito , toda as peças são modulares, possibilidade de expansão , realmente gostei muito também pela qualidade e preço justo da barrow e bykski , achei muito satisfatório a qualidade dos componentes.

peças usadas
Block CPU - Barrow LTYK3-04-V2
Radiador bykski 280mm - Bykski B-RD280-TN,
bomba barrow 17w SPB17-S PLUS
Reservatório 90mm
fitting , 13x19mm bykski , escolhi essa mangueira pelo apelo visual , muitas pessoas usam o 3/8 10x13,preferi usar a maior medida disponível,
mangueira 1/2 -3/4 13x19
fan foi reaproveitado do wc antigo.

funcionando tudo corretamente , bomba com uma vazão incrivel , uso a mesma bomba com a rotação máxima , quase não se escuta barulho. vou adicionando futuros upgrades da torneira , termômetro com o tempo , mas de inicio estou bem satisfeito de primeira montagem ,futuramente ctz irei em tubulação rigida.

54He1Bql.jpg
 
Última edição:


Ola galera tudo bem ? sou novo no forum e estou montando um setup igual esse ,so estou esperando o wc chegar.

estou com umas duvidas e se alguem pude se responder eu agradeco ...

os tubo vou pintar de preto fosco tem algum problema ? e tenho uma 3080 ti da evga ultra ,quero block ela so que esta na garantia de 3 anos, o representante da evga confirmou que eu posso trocar tanto os thermal como a pasta, so pediu pra mim confirmar com a kabuum ( disse que o primeiro ano é com a kabuum e 2 direto com a evga) queria comprar o da evga hidro cooper so que nao encontro entao minha preferencia é da barrow .

O fluido eu andei olhado aqui no forum e vi que voces indicam um do "zuim" , qual a recomendacao na hora de por o liquido ?

ah ,e tambem vi que é bom colocar algum fluido para fazer a limpeza ,e como vou usar 2 radiadores algum sujeira de usinagem deve ter ... o zuim tb tem ?

conselhos sao bem vindos , mt obrigado.


edit: a parte laranja do gabinete vai ser pintada de preto tb, ou vou envelopar pra nao perder a tonalidade do laranja..
 
Alguém tem alguma recomendação de loja BR pra comprar Fittings, tubo rigido e kit dobrador ? Por enquanto só cotei na Power Up Info, sai 570 conto só q complica o frete pra mim (55 pila).
Fui cotar no Ali só q tá complicado de achar uma loja com os itens q preciso e frete gratis, no fim tá saindo quase o mesmo preço do BR
 
tenta pegar tudo da mesma loja q entra no aliexpress direct e o frete sai gratis. comprei o kit dobrador + garafinha pra por o fluido e paguei 87$ com cupom . os fitting paguei 360$ e comprei bastante deles e tem uns kit ja montado.
Alguém tem alguma recomendação de loja BR pra comprar Fittings, tubo rigido e kit dobrador ? Por enquanto só cotei na Power Up Info, sai 570 conto só q complica o frete pra mim (55 pila).
Fui cotar no Ali só q tá complicado de achar uma loja com os itens q preciso e frete gratis, no fim tá saindo quase o mesmo preço do BR
 
tenta pegar tudo da mesma loja q entra no aliexpress direct e o frete sai gratis. comprei o kit dobrador + garafinha pra por o fluido e paguei 87$ com cupom . os fitting paguei 360$ e comprei bastante deles e tem uns kit ja montado.
Não queria comprar da china por causa da demora (e da possivel taxação) porém acabei encontrando uma loja a qual saia em um preço camarada. Agora é torcer pro cara ter declarado um valor abaixo e a receita passar de boa ...
 
Alguém tem experiência/recomenda esses tipos de block para placa de video universal?
Ci9kz5Vm.png
 
Não queria comprar da china por causa da demora (e da possivel taxação) porém acabei encontrando uma loja a qual saia em um preço camarada. Agora é torcer pro cara ter declarado um valor abaixo e a receita passar de boa ...
meu kit todo passou sem ser taxado , isso q reservatorio e os radiadores sao grandes ,fora a caixa e protecao , so aguardando entrega.
 
Tô com um reservatório novo com a entrada lateral, que tá gerando um pouco de vortice de bolhas quando a bomba tá em carga alta. Se eu colocar aquelas esponjas para filtro de aquario na parte de cima do reservatório, será q resolve ?
 
Estou esperando minhas peças chegarem da China mas ainda não comprei coolant (o líquido de refrigeração) e os tubos PETG. Alguma recomendação de onde comprar no Brasil mesmo?

Recomendam o tal do coolant Hexa Pro ou o aquele "Pó de Diamante" da GBA?


Edit: Pessoal não recomenda fluídos nacionais. Vou de concentrados da gringa então EK CryoFuel ou PrimoChill Utopia transparentes, são os mais recomendados.
 
Última edição:
Chegaram todas as peças , comprei um aquecedor no Br paguei 50$ e os modeladores dos petg peguei em uma promo no ali .

Agora só falta pintar o gabinete e talvez vou blockar a 3080 ti da EVGA , vou ver como vai ficar .


uajjRUY.jpeg


Kp3NBuw.jpeg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô com um reservatório novo com a entrada lateral, que tá gerando um pouco de vortice de bolhas quando a bomba tá em carga alta. Se eu colocar aquelas esponjas para filtro de aquario na parte de cima do reservatório, será q resolve ?
Encheu o reservatório por completo ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou esperando minhas peças chegarem da China mas ainda não comprei coolant (o líquido de refrigeração) e os tubos PETG. Alguma recomendação de onde comprar no Brasil mesmo?

Recomendam o tal do coolant Hexa Pro ou o aquele "Pó de Diamante" da GBA?


Edit: Pessoal não recomenda fluídos nacionais. Vou de concentrados da gringa então EK CryoFuel ou PrimoChill Utopia transparentes, são os mais recomendados.
O que o pessoal recomenda bastante Br é do Fernando zuim , o mesmo q o Emerson BR utiliza nas montanhas de custom , estou 2 semanas tentando contato com ele e nada de respostas ,isso que estou comprando
 
Encheu o reservatório por completo ?
Não deixei uma certa quantidade, é que o reservatório que tô usando agora é pequeno, propiciando a formação de bolhas mesmo. Porém comprei uma esponja pra aquario e resolvi o problema.
 
Não deixei uma certa quantidade, é que o reservatório que tô usando agora é pequeno, propiciando a formação de bolhas mesmo. Porém comprei uma esponja pra aquario e resolvi o problema.
O meu estava assim também, bastou encher o reservatório todo e o problema de bolhas parou na hora.
 
Fala pessoal, só ta faltando o fluido pro meu primeiro WC Custom, as demais peças já comprei e estão pra chegar, li aqui que o pessoal não recomenda GBA nem Hexa pro e que esse tal de Zuim é bom, alguém ai conseguiu comprar dele recentemente? Tentei em vários números e nada!
 
Fala pessoal, só ta faltando o fluido pro meu primeiro WC Custom, as demais peças já comprei e estão pra chegar, li aqui que o pessoal não recomenda GBA nem Hexa pro e que esse tal de Zuim é bom, alguém ai conseguiu comprar dele recentemente? Tentei em vários números e nada!
Olha, recentemente eu sai da vibe de fluidos para somente agua destilada e um algicida, e tenho tido boas respostas dessas mudanças... fica a dica.
 
Olha, recentemente eu sai da vibe de fluidos para somente agua destilada e um algicida, e tenho tido boas respostas dessas mudanças... fica a dica.
eu usei durante um bom tempo tb uma mistura de Hexa PRO + água destilada e depois praticamente só água destilada, sem problemas aqui também.

Tenho até o fluído mágico do Zuin aqui mas nem usei ainda, quando montar o setup novamente devo usar ele.

Aproveitei pra encomendar uns fluídos da Bykski pra experimentar da série Milkshake.
 
Alguém tem experiência/recomenda esses tipos de block para placa de video universal?
Ci9kz5Vm.png

uso um bloco desse tipo a varios anos, ja passou por umas 6 placas de video nunca tive problemas, mas....

nesse caso vcoe tem que ter alguns cuidados, de preferencia por placas com blackplate para dar mais rigidez na pcb ja que ela vai perder a maioria do suporte que vem do cooler. Uma placa com dissipadores nas memorias e vrms é ainda melhor, voce pode procurar algum video ou analise e ver se o modelo tem ou nao dissipadores, mesmo assim eu procuro colocar dissipadores de aluminio em componentes de geram mais calor ja que sem as ventoinhas vai haver menos dissipacao de calor principalmente em partes que ficam em contato com aquelas borrachas no dissipador de calor da placa como vrms.

parece complicado mas na verdade nao e com a economia de nao precisar trocar a cada placa de video a vantagem é grande.
 
Olha, recentemente eu sai da vibe de fluidos para somente agua destilada e um algicida, e tenho tido boas respostas dessas mudanças... fica a dica.
Sistema full cobre e latão, nao vai ter problemas mesmo, manutenção em 8-8 meses no máximo, vai ficar show sempre.

Agora meter hexa pro e GBA nem se me pagarem e se for de graça.
 
Aproveitei pra encomendar uns fluídos da Bykski pra experimentar da série Milkshake.
E passa pela receita ? Sempre vi o pessoal comentando que a Receita/Anvisa retem item desse nivel ...
 
E passa pela receita ? Sempre vi o pessoal comentando que a Receita/Anvisa retem item desse nivel ...
Vou descobrir agora, mas tô achando que n passa não.
Mas Vamo ver né, espero que passe, esses China são sinistro rs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo