Bom, hoje "terminei" meu primeiro setup custom. Recentemente tive que fazer um upgrade e decidi fazer algo customizado.
Meu atual setup:
CPU: Ryzen 5 5600x
Mobo: Asus TUF B450M-PRO Gaming
RAM: 32x GB - Corsair Vengance 3200MHZ
Armazenamento: WD Black M2 500GB, Kingston 480GB e 1TB HD
GPU: Asus TUF RTX 3070TI
Fonte: XPG Core Reactor 850W
Pump: Corsair XD5 Preta
Blocos, fittings, tubos: Bykski
Pasta térmica: Thermal Grizzy
Commander Pro e RGB HUB corsair
Fluido: Hexa Pro
Fans: Corsair SP120 PRO RGB
Gabinete: Deepcool CL500
Splitter conversor de cabo RGB da Corsair
Sobre a montagem:
Recebi as encomendas na semana passada, todas elas vieram bem embaladas e eu não fui taxado pela PF. O radiador de 240mm veio sem a furação para rosca no lado esquerdo, detalhe que só fui observar durante a montagem do sistema. A Bkyski precisa, e muito, melhor seu apoio ao cliente.. os manuais são uma porcaria, não vem em inglês e apresentam poucas informações. Vou ter que retirar o sensor de LED pq não sabia da orientação interna dele (Ele esta numa parte em que o fluido passa da esquerda para direita, sendo que ele vem da direita para esquerda.
Tive trabalho de 3 dias para montagem e alguns detalhes que atrapalharam influenciaram isso.
1 - O radiador sem a furação (tive que correr o Rio de Janeiro para procurar a ferramenta, mas não achei). Perdi pelo menos 5 horas de trabalho
2 - Planejamento dos tubos. Um dos tubos que moldei estava com um leve vazamento devido a curva em que ele estava. Tive que refazer, levando mais tempo
3 - Tive um vazamento em cima do fitting da GPU, não estava bem apertado
4 - O bloco da GPU tem pouca orientação de montagem. Infelizmente coloquei um thermalpad de 2.0mm e assim a pasta térmica não fez contato com o chip
Em relação a temperatura: a CPU caiu uns 15-20 graus e agora está rodando com 60 graus no load. Com o meu ML240L ela ficava com 90 graus
De resto, o trabalho foi cansativo, mas prazeroso. Moldar as tubulações é algo muito bom de se fazer e com muita paciência vc faz um trabalho maravilhoso.
As próximas etapas são:
Trocar a direção do display de LED da Bykski
Colocar o segundo radiador
E acertar a iluminação do bloco da GPU (Está tudo ligado no commander pro, mas só o bloco da GPU não liga), talvez eu coloque ele na placa mãe, já que o software da Asus ta sincronizado com o iCUE
Seguem fotos
Parabéns ai pelo primeira montagem , e sempre um desafio, e concluir e sempre prazeroso, só desculpe a opinião, mas quando for colocar o 2 radiador refaça as curvas de forma que fiquem em ângulos corretos, visualmente está muito "feio", a ligação entre a GPU e CPU poderia ser um 90C perfeito ali, sem usar tantos fittings, a ligação do radiador e reservatório e a coisa mais horrenda que já vi na vida em WC Custom hehe , sei que e dificil , mas petg e relativamente barato, da pra perder alguns pra deixar tudo perfeito.