[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Montando em paralelo vc soma o eixo da pressão (ou seja, dobraria a pressão pra mesma rpm, o que é melhor porque vc poderia rodar as bombas em menos rpm).
Em série vc soma a vazão

É o contrário, man. Deve ter dado um tilt aí na hora de digitar...

Agora o maior problema é a bomba

Nem, serão as fans. Mesmo com umas Sunon de 38mm, o modelo novo com PMW e controladora no hub central, vai ser meio barulhento esse seu projeto.

mas se eu montar os dois radiadores ai vou precisar de outra bomba ajudando no caso iria colocar uma D5 no case com os dois radiadores ajudando, mas será q dá certo isso ? uma bomba DDC dentro do tower 300 e outra bomba D5 dentro do case dos radiadores ?

Não, nem de longe. O Nemesis segura mais que a média, mas rads em geral tem fluxo aberto.

Seu Nemesis segura bem mais do que a média, 1psi em 1gpm. Isso equivale aos blocos mais recentes de game média-baixa. O Phobya eu não sei, mas certamente é mais aberto, características das empresas.

Hoje em dia, tem um monte de bloco de 1.5psi ou mais. Cpu, claro. Pra GPU nem faço ideia. Coloca de 1 a 2psi só do resto e mesmo seu Nemesis bem restrito vai sumindo no meio de tudo.

Uma D5 em 40% leva com o pé nas costas. Não tenho muita intimidade com DDC, mas pela lógica, com pouca coisa a mais já entra no platô até os 100%. Ficar metendo um monte de tranqueira inútil no loop que caga tudo.

Eu curto muito esses absurdos porque eu faço pior, mas se você prioriza silêncio, dois rads 4x140 de 60mm. Nem sei quais fans te recomendar, tô por fora de 140mm. Só indico com muita firmeza ir de push-pull, óbvio.

Rapidamente sobre a arquitetura do loop:

Ter duas ou mais bombas em série dá um trabalho do cão pra acertar bem. Pra desempenho puro, tem gente que prefere, tipo o Luumi. Mas ele é o Luumi. Pra redundância, configura um killswitch na BIOS mesmo e tenha uma de reserva.

Sobre loops paralelos, não vejo nenhum sentido no paralelo fechado, como está sendo discutido.

O paralelo verdadeiro é outra história. Dá trabalho, mas indico com entusiasmo pra diversas situações. A mais indicada é separar CPU e GPU.

Eu só monto quando tem algum campeonato. Minha 3090 bate 440W com mods e não dá pra ficar com nenhum CPU, um 5800x3d e um 5950x em 90% das vezes. A 3090 fica com 3x360, um de 45 e dois de 60. CPU fica com um 360 de 45.
 
É o contrário, man. Deve ter dado um tilt aí na hora de digitar...



Nem, serão as fans. Mesmo com umas Sunon de 38mm, o modelo novo com PMW e controladora no hub central, vai ser meio barulhento esse seu projeto.



Não, nem de longe. O Nemesis segura mais que a média, mas rads em geral tem fluxo aberto.

Seu Nemesis segura bem mais do que a média, 1psi em 1gpm. Isso equivale aos blocos mais recentes de game média-baixa. O Phobya eu não sei, mas certamente é mais aberto, características das empresas.

Hoje em dia, tem um monte de bloco de 1.5psi ou mais. Cpu, claro. Pra GPU nem faço ideia. Coloca de 1 a 2psi só do resto e mesmo seu Nemesis bem restrito vai sumindo no meio de tudo.

Uma D5 em 40% leva com o pé nas costas. Não tenho muita intimidade com DDC, mas pela lógica, com pouca coisa a mais já entra no platô até os 100%. Ficar metendo um monte de tranqueira inútil no loop que caga tudo.

Eu curto muito esses absurdos porque eu faço pior, mas se você prioriza silêncio, dois rads 4x140 de 60mm. Nem sei quais fans te recomendar, tô por fora de 140mm. Só indico com muita firmeza ir de push-pull, óbvio.

Rapidamente sobre a arquitetura do loop:

Ter duas ou mais bombas em série dá um trabalho do cão pra acertar bem. Pra desempenho puro, tem gente que prefere, tipo o Luumi. Mas ele é o Luumi. Pra redundância, configura um killswitch na BIOS mesmo e tenha uma de reserva.

Sobre loops paralelos, não vejo nenhum sentido no paralelo fechado, como está sendo discutido.

O paralelo verdadeiro é outra história. Dá trabalho, mas indico com entusiasmo pra diversas situações. A mais indicada é separar CPU e GPU.

Eu só monto quando tem algum campeonato. Minha 3090 bate 440W com mods e não dá pra ficar com nenhum CPU, um 5800x3d e um 5950x em 90% das vezes. A 3090 fica com 3x360, um de 45 e dois de 60. CPU fica com um 360 de 45.
Só vou usar na CPU, se um dia sair alguma VGA com block de fabrica ai coloco uma, mas tá difícil, pois parece q a única coisa no estilo q aparece por aqui são as Gigabytes waterforce

Sobre as fãs já tenho 8x Corsair ML140 e são super silenciosas, eram elas q eu usava nesses radiadores pra segurar as RTX 2080S minerando

Sobre a bomba eu já tenho essa DDC granzon e estou esperando esse reservatório da Iceman do Ncase chegar, só não boto fé q ela dá conta dos dois radiadores de 560mm mais um CPU block com tudo sendo montado de forma externa por isso a intenção de colocar outra bomba D5 ou até msm outra DDC

h7jOrd3.png

UFNRGE1.jpeg




Fora a segunda bomba e mais 2m de mangueira só me falta mais uma coisa q é o water block para CPU e tb me passou pela cabeça pegar esse block q vem com bomba DDC e reservatório integrado, nesse caso eu colocaria essa bomba q vem nele no reservatório da iceman no case dos radiadores externo e usava a bomba da granzon no water block, mais ai a duvida será q as duas bombas DDC dão conta tranquilo

JOyFita.png
 
Última edição:
Só vou usar na CPU, se um dia sair alguma VGA com block de fabrica ai coloco uma, mas tá difícil,

Vou ser completamente honesto contigo:

Pra um 7600x, sabe a diferença entre usar um rad de 420, três de 360, dois de 560, um Alphacool Supernova 1260?

-Maior ruído em ordem crescente.
-Custo crescente com as fans necessárias.
-Manutenção cada vez mais constante, maçante e interminável.
-Teste, dúvidas e verdadeira paranoia em qualquer percalço, mínimo que seja.
-Picos de 95°C inexplicáveis com o Supernova 1260. Porque Física...
-Quer se divertir um pouco e experimentar um ice bath? Ou pegar o que sobrou do etilenoglicol pra fazer umas misturas? Boa sorte com um radiador de 560 ou maior.

Sabe a constante e absoluta igualdade entre todos eles?

-Média de temperatura, performance e boost idênticos em:

>renderização no Blender,​

>qualquer jogo,​

>qualquer benchmark,​

>qualquer coisa​

Water cooling já diz o que faz no título: resfria "água". Claro que um único rad de 420 vai saturar o sistema e atingir equilíbrio térmico muito antes dos outros.

Mas pra um 7600X, com um bloco bom, porém de entrada? Tanto faz, bicho.

Sobre as fãs já tenho 8x Corsair ML140 e são super silenciosas, eram ela q eu usava nesses radiadores pra segurar as RTX 2080S minerando

Não estou sugerindo que tudo é uma porcaria, só vale Delta de 28W pra cima. Mas toda empresa define parâmetros e cenários adequados para cada produto. Tudo é publicado em documentações técnicas.

Eu garanto pra você que qualquer representante da Corsair na área de suporte, se questionado sobre o funcionamento da ml140 nesse cenário, a resposta será:

"Senhor, a ML 140 é compatível com seus equipamentos, mas a Corsair não recomenda esse tipo de uso. Nosso produto não foi projetado para essa situação. Não podemos oferecer suporte e a garantia não poderá ser acionada em caso de mau funcionamento do nosso produto.

Posso auxiliar em outra coisa, senhor?"

Sobre a bomba eu já tenho essa DDC granzon e estou esperando esse reservatório da Iceman do Ncase chegar, só não boto fé q ela der conta dos dois radiadores de 560mm mais um CPU block com tudo sendo montado de forma externa por isso a intenção de colocar outra bomba D5 ou até msm outra DDC

Sem problema nenhum. Dinâmica de Fluídos não precisa de fé para funcionar. Equações de gradiente hidráulico dão conta do recado. :isquero:

Foi mal, não resisti. Só zuando.

Os radiadores estando no mesmo CEP da bomba, o fato de estarem fora do case é absolutamente inconsequente. Não entendi a lógica...

Enfim...

Como costumo dizer, você nunca deve num estranho qualquer na internet.

Você está certíssimo em me questionar, ainda mais porque estou contestando suas certezas e suposições.

Apenas insisto, até suplico que você faça sua própria pesquisa. Colha informações pra você mesmo poder confirmar seu raciocínio ou, talvez, reconsiderar seu planejamento.

Caso eu tenha lhe dado impressão de estar sendo debochado, o famoso "puta maluco forgado", garanto que você não é o primeiro... As vezes eu me empolgo e acaba saindo umas groselhas sem querer.
 
É o contrário, man. Deve ter dado um tilt aí na hora de digitar...
Verdade, me confundi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só vou usar na CPU, se um dia sair alguma VGA com block de fabrica ai coloco uma, mas tá difícil, pois parece q a única coisa no estilo q aparece por aqui são as Gigabytes waterforce

Sobre as fãs já tenho 8x Corsair ML140 e são super silenciosas, eram elas q eu usava nesses radiadores pra segurar as RTX 2080S minerando

Sobre a bomba eu já tenho essa DDC granzon e estou esperando esse reservatório da Iceman do Ncase chegar, só não boto fé q ela dá conta dos dois radiadores de 560mm mais um CPU block com tudo sendo montado de forma externa por isso a intenção de colocar outra bomba D5 ou até msm outra DDC

h7jOrd3.png

UFNRGE1.jpeg




Fora a segunda bomba e mais 2m de mangueira só me falta mais uma coisa q é o water block para CPU e tb me passou pela cabeça pegar esse block q vem com bomba DDC e reservatório integrado, nesse caso eu colocaria essa bomba q vem nele no reservatório da iceman no case dos radiadores externo e usava a bomba da granzon no water block, mais ai a duvida será q as duas bombas DDC dão conta tranquilo

JOyFita.png
Meu lian li tem 3 rads 360 (27/40/28), CPU, GPU, dois filtros, Ram, waterway, muitos bends... A d5 leva numa boa, deixo ela geralmente em 60%.
 
Bloco de ram equivale a uns 3 blocos de 3090, que precisa do backplate ativo. O meu bichou. Preciso achar e ver se faço uma funilaria. Fora que é pra ddr3.


Fiz uma dissertação sobre a inutilidade disso há umas 37 páginas atrás... pra alegria de 0 pessoas.

Em 25 anos de discussões, ninguém me convenceu de uma única utilidade. Sempre ganho com "então... vai precisar drenar e desmontar tudo do mesmo jeito." :pense:
🤣
 
Última edição:
Bloco de ram equivale a uns 3 blocos de 3090, que precisa do backplate ativo. O meu bichou. Preciso achar e ver se faço uma funilaria. Fora que é pra ddr3.



Fiz uma dissertação sobre a inutilidade disso há umas 37 páginas atrás... pra alegria de 0 pessoas.

Em 25 anos de discussões, ninguém me convenceu de uma única utilidade. Sempre ganho com "então... vai precisar drenar e desmontar tudo do mesmo jeito." :pense:
🤣
Ah, eu já tenho então eu deixo no loop, mas comprar de novo eu não compraria xD
 
Um filtro meio chulé, principalmente o de malha, acho que é a única coisa num loop custom que a posição faz diferença de verdade... Pra pior, claro.

Quando os blocos modernos de fluxo restrito começaram a se popularizar, apareceu um tópico no xtremesystems com a GPU tostando e o resto tudo normal.

Loop impecável, era membro antigo e sabia o que tava fazendo, nada estranho nas fotos. Fluxo ok, temp do líquido ok, tudo ok. Desmontou e montou o bloco uma 87 vezes. Aí postou uma foto e alguém identificou um filtro de malha uns 4 dedos antes da entrada do full block. Tirou e resolveu. Era 2012, 2013. Precisava de umas 749 fotos pra conseguir identificar alguma coisa...
 
@PlayerSolo

Os fittings da Bykski são bons. O problema foi montar sem flush, iria detonar de qualquer modelo ou marca.

O bloco deve estar com as canaletas cheias de ranhuras e desbaste pelo atrito. A olho nu não dá pra ver, mas com um daqueles "microscópios" de vídeo do ML já dá pra ver.

A bomba deve ser uma DDC ou D5 (ou clones). Desmonta e dá uma boa olhada no rotor e na cavidade do motor. Quase impossível que vá notar alguma coisa, mas como é coisa de 2 minutos, não custa nada.

Não vou listar as coisas que você precisa prestar atenção com ela funcionando, senão vou ficar uma hora escrevendo. Dá uma pesquisada. Tem um tópico de referência no r/watercooling com 300 links pra fóruns e sites de referência. Não vai se meter nessas bibocas tipo fórum do LTT e semelhantes. E lembrando que material de 2014 é a mesma coisa que de 2024. Do essencial, apenas os blocos evoluíram, o resto continua igual.

Eu duvido que haja qualquer problema com sua bomba. Primeiro que você não relatou nada específico. Segundo que essas fila da mãe precisam de muito abuso e/ou negligência absoluta por parte do usuário (tipo ligar a bomba por 15 minutos a seco)
Hmmm Acho que vou desmontar tudo e limpar, deixar guardado e depois remontar com fittings novos e um radiador de cobre, acha que o bloco já era? Obrigado Pelas informações.
 
acha que o bloco já era?

Não, apenas sugeri verificar.

Qual é o bloco mesmo? Cobre niquelado ou alumínio?

Se os filetes estiverem muito machucados, na prática está inutilizado. Se quiser deixar pra uma emergência ou usar noutro PC pra testar... Não é que vai explodir, virar um geiser ou rodar uma simulação do RS na sua máquina.
 
Só abrindo, limpando bem e se debruçar com uma lupa sobre ele.

Ainda no loop podem ser micro-turbulências, fenômenos óticos comums, fluxo (velocidade do fluido) acima do ideal, etc. Tudo coisa normal do dia a dia, é o mais provável.

Quando falei na possibilidade de a xepa do radiador ter feito um estrago considerável, não quis dizer essa aparente ecatombe. Se fosse real, foi nível Alexandre, O Grande e depois Gengis Khan. :medo: 🤣
 
💀.... Vou desmontar limpar e jogar os fittings fora, o radiador provavelmente tbm vai embora.
Higienizar a bomba e o bloco e deixar guardado por enquanto até arrumar um radiador de cobre.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo