• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Depende. Se o problema nas temperaturas era por alguma outra variável como bomba não dando conta do loop ou pasta térmica e/ou bloco aplicados de forma inadequada, e não a capacidade de dissipação do radiador em si, colocar mais um não resolveria. Esse seu amigo roda com OC elevado? Eu acredito que um único radiador de 360mm seria suficiente para um 9700K + 3090, ambos stock, porém com OC eu não sei, talvez um único 360 seja limitante mesmo.



É basicamente um reservatório (alguns com bomba embutida) projetados para modelos específicos de gabinete. Não é pior ou melhor que uma bomba + reservatório tradicional, é só uma opção pra quem procura deixar o loop com uma cara mais profissional. Faz mais sentido com tubos rígidos. Onde o distro ficar não há como colocar fans, pois os espaços para fixação serão utilizados para fixar o próprio distro.
Vlw, na internet pesquisando sobre isso para o corsair 7000d, teve um cara falando que precisava de um radiador de 480mm para fixar ele, é necessário? E também sabe me dizer se tem como eu acoplar essa bomba aqui nele
 
Vlw, na internet pesquisando sobre isso para o corsair 7000d, teve um cara falando que precisava de um radiador de 480mm para fixar ele, é necessário? E também sabe me dizer se tem como eu acoplar essa bomba aqui nele

Não é que precisa de um radiator de 480mm, é que o 7000D aceita radiador de 480mm na parte da frente e na lateral, portanto você poderia instalar o distro nessas duas regiões. No topo esse gabinete aceita um radiador de até 360mm, portanto não há espaço para caber o distro (pelo menos para aquele modelo que você enviou que inclusive dá pra selecionar a bomba embutida, sugiro que faça isso se pegar aquele distro, é uma bomba suficiente pra 1 radiador e você não vai encontrar problemas de incompatibilidade). Recomendo assistir bastante vídeo no YT de montagens de WC custom que aos poucos suas dúvidas vão sendo sanadas.
 
Depende. Se o problema nas temperaturas era por alguma outra variável como bomba não dando conta do loop ou pasta térmica e/ou bloco aplicados de forma inadequada, e não a capacidade de dissipação do radiador em si, colocar mais um não resolveria. Esse seu amigo roda com OC elevado? Eu acredito que um único radiador de 360mm seria suficiente para um 9700K + 3090, ambos stock, porém com OC eu não sei, talvez um único 360 seja limitante mesmo.



É basicamente um reservatório (alguns com bomba embutida) projetados para modelos específicos de gabinete. Não é pior ou melhor que uma bomba + reservatório tradicional, é só uma opção pra quem procura deixar o loop com uma cara mais profissional. Faz mais sentido com tubos rígidos. Onde o distro ficar não há como colocar fans, pois os espaços para fixação serão utilizados para fixar o próprio distro.

Ambos em stock, até pensei ser pasta termica na CPU, por causa do bloco ser extremamente ruim de colocar, é um da Bykski e usa parafuso com mola bem rigida
mas a pasta termica estava bem espalhada, limpei e coloquei uma nova e apertei bem.
Talvez na primeira vez que montei, o parafuso do bloco entrou de meio de lado e não tenha dado pressão no die, na sexta ele irá fazer mais testes.
 
Bom dia pessoal, sou novo nessa area do Constom, se possivel um alxilio!!
Estou montando o 7600x com uma B650m Elite, como estou saindo da plataforma Intel que usei durante anos,
então vendo temperaturas do 7600x to querendo modificar de inicio o meu WC H100i V2 de 280mm que tenho aq,
a ideia seria colocar / acressentar mais um Radiador de 360mm no Loop, e penso em colocar os 2 do lado de fora do gabinete, nesse inicio devido ao
investimento usaria mangueiras, não ligo para leds e tal, sou mais do funcional, pensei em manter os Radiadores do lado de fora do gabinete acho que deve ter uma melhor eficiencia. Tenho pesquisado tb sobre o uso de Pastilhas de peltier completando o loop,
Duvidas:
-- Vcs acham que a bomba do H100i v2 empura dois radiadores, o de 280mm + o de 360mm?
ou devo investir em utra bomba para ajudar a empurra junto com a do H100i v2 ?
-- Vejo poucos projetos sobre Pastilhas de Peltier pq? custo? não funcionamento "eficiente" no Loop ? o pq?
-- como estou a começar no Hobby / projeto melhor seria fazer o Fluido eu mesmo ou Temos hoje fluidos de boa qualidade / Eficiente no mercado ?
-- o radiador 360mm de Cobre vale o investimento ou o de aluminio como terei mais de um no meu loop resolveria bem ?

Agradecimentos desde já, para todos que colocaram um tempo para ver minha duvidas.
Valeu X2cid.
 
Bom dia pessoal, sou novo nessa area do Constom, se possivel um alxilio!!
Estou montando o 7600x com uma B650m Elite, como estou saindo da plataforma Intel que usei durante anos,
então vendo temperaturas do 7600x to querendo modificar de inicio o meu WC H100i V2 de 280mm que tenho aq,
a ideia seria colocar / acressentar mais um Radiador de 360mm no Loop, e penso em colocar os 2 do lado de fora do gabinete, nesse inicio devido ao
investimento usaria mangueiras, não ligo para leds e tal, sou mais do funcional, pensei em manter os Radiadores do lado de fora do gabinete acho que deve ter uma melhor eficiencia. Tenho pesquisado tb sobre o uso de Pastilhas de peltier completando o loop,
Duvidas:
-- Vcs acham que a bomba do H100i v2 empura dois radiadores, o de 280mm + o de 360mm?
ou devo investir em utra bomba para ajudar a empurra junto com a do H100i v2 ?
-- Vejo poucos projetos sobre Pastilhas de Peltier pq? custo? não funcionamento "eficiente" no Loop ? o pq?
-- como estou a começar no Hobby / projeto melhor seria fazer o Fluido eu mesmo ou Temos hoje fluidos de boa qualidade / Eficiente no mercado ?
-- o radiador 360mm de Cobre vale o investimento ou o de aluminio como terei mais de um no meu loop resolveria bem ?

Agradecimentos desde já, para todos que colocaram um tempo para ver minha duvidas.
Valeu X2cid.
--Bomba de watercooler selado são BEM FRACAS, não vale a pena usar isso num loop custom.
--Misturar alumínio e cobre vai causar corrosão galvânica, essa é uma das razões de WC selado dificilmente durar mais de 5 anos, então não vale a pena reaproveitar esse radiador num loop novo.
-- Considerando os dois pontos anteriores, vale muito mais a pena vender esse seu WC, que funciona perfeitamente e investir o dinheiro no loop custom.
-- Pastilhas de paltier são uma porcaria, consomem muita energia e produzem muito calor (necessitando de um sistema de resfriamento só pra ela).
-- Se seu loop for full cobre e novo, apenas água destilada é o suficiente, aqui mesmo nesse forum tem várias pessoas, que usam apenas água destilada a anos em seus loops sem problemas.
-- Radiador de 360mm de cobre no aliexpress é bem barato e ainda evita as dores de cabeça no alumínio, não vejo porque não pagar a diferença.

Por ultimo, dá pra montar um loop full custom com apenas barrow/bykski por um valor de 900 a 1200 reais no aliexpress, e depois ir adicionando as inutilidades que você gostar ou expandir o loop. Por essas razões não vejo motivo nenhum pra desperdiçar seu h100i v2 nisso, venda ele e invista o dinheiro no loop.
 
Última edição:
--Bomba de watercooler selado são BEM FRACAS, não vale a pena usar isso num loop custom.
--Misturar alumio e cobre vai causar corrosão galvânica, essa é uma das razões de WC selado dificilmente durar mais de 5 anos, então não vale a pena reaproveitar esse radiador num loop novo.
-- Considerando os dois pontos anteriores, vale muito mais a pena vender esse seu WC que funciona perfeitamente e investir o dinheiro no loop custom.
-- Pastilhas de paltier são uma porcaria, consomem muita energia e produzem muito calor (necessitando de um sistema de resfriamento só pra ela).
-- Se seu loop for full cobre e novo, apenas água destilada é o suficiente, aqui mesmo nesse forum tem várias pessoas que usam apenas água destilada a anos em seus loops sem problemas.
-- Radiador de 360mm de cobre no aliexpress é bem barato e ainda evita as dores de cabeça no alumínio, não vejo porque não pagar a diferença.

Por ultimo, dá pra montar um loop full cunstom com apenas barrow/bykski por um valor de 900 a 1200 reais no aliexpress, e depois ir adicionando as inutilidades que você gostar ou expandir o loop. Por essas razões não vejo motivo nenhum pra desperdiçar seu h100i v2 nisso, venda ele e invista o dinheiro no loop.
Valeu pela rapida resposta, entendo o que fala.
levando em consideração o que gastaria no Radiador, saira um pelo outro com a venda do meu.
vou levantar custos dos produtos recomendados, não ligo para leds e tal, e sim eficiencia.
penso em um Loop de 2 radiadores externos do gabinete, acho que deve dar uma eficiencia maior.

valeu, obrigado.
 
Bom dia pessoal,

Estou ajudando um amigo a fazer a montagem de um WC Custom.

- RTX 3090 EKWB (A GPU já é blockada de fábrica)
- CPU Ryzen 9 5950x

Dúvidas:
É recomendado já partir para 2 radiadores? Pensamos inicialmente em 1x360mm e 1x240mm


Estamos em dúvida em relação à bomba, qual seria a especificação mínima para a bomba suportar esse loop completo?
 
Bom dia pessoal,

Estou ajudando um amigo a fazer a montagem de um WC Custom.

- RTX 3090 EKWB (A GPU já é blockada de fábrica)
- CPU Ryzen 9 5950x

Dúvidas:
É recomendado já partir para 2 radiadores? Pensamos inicialmente em 1x360mm e 1x240mm


Estamos em dúvida em relação à bomba, qual seria a especificação mínima para a bomba suportar esse loop completo?
Se tiver orçamento suficiente pode partir sim para dois radiadores, em relação a bomba acredito que no seu caso seria uma de no mínimo 800l/h
 
--Bomba de watercooler selado são BEM FRACAS, não vale a pena usar isso num loop custom.
--Misturar alumínio e cobre vai causar corrosão galvânica, essa é uma das razões de WC selado dificilmente durar mais de 5 anos, então não vale a pena reaproveitar esse radiador num loop novo.
-- Considerando os dois pontos anteriores, vale muito mais a pena vender esse seu WC, que funciona perfeitamente e investir o dinheiro no loop custom.
-- Pastilhas de paltier são uma porcaria, consomem muita energia e produzem muito calor (necessitando de um sistema de resfriamento só pra ela).
-- Se seu loop for full cobre e novo, apenas água destilada é o suficiente, aqui mesmo nesse forum tem várias pessoas, que usam apenas água destilada a anos em seus loops sem problemas.
-- Radiador de 360mm de cobre no aliexpress é bem barato e ainda evita as dores de cabeça no alumínio, não vejo porque não pagar a diferença.

Por ultimo, dá pra montar um loop full custom com apenas barrow/bykski por um valor de 900 a 1200 reais no aliexpress, e depois ir adicionando as inutilidades que você gostar ou expandir o loop. Por essas razões não vejo motivo nenhum pra desperdiçar seu h100i v2 nisso, venda ele e invista o dinheiro no loop.
Bom dia poderiam me tirar essa duvida, nas pesquisas que estou a fazer tenho encontrado dois tipos de radiadores de -Cobre- onde nas especificações tem
1- Material: câmara de água + tubo plano (latão), aleta (cobre), placa de guarda (ferro inoxidável sus430) e o 2 modelo tem - Cobre completo.
Claro que no segundo os valores sobem bastantes. Ai vem minha pergunta: para os mais entendido, essa mistura de Cobre e Latão, pois pelo que percebir o Aço inox so vai para os parafusos, então essa mistura do Cobre e o Latão calsa algum tipo de corrozão? ou ele é mais aceitavel dentre do loop do que o Cobre e o Aluminio?

Posso comprar sem medo esse que informa do Cobre junto ao Latão?

Ex: Cobre e Latão - https://pt.aliexpress.com/item/1005...bb16796682124412750ead23!12000029667034107!sh

Cobre Completo - https://pt.aliexpress.com/item/1005003638818905.html?spm=a2g0o.productlist.main.77.2a413fdegaTkQN&algo_pvid=c10d5577-767f-4eb5-82fd-956f4f71b3fa&algo_exp_id=c10d5577-767f-4eb5-82fd-956f4f71b3fa-38&pdp_ext_f={"sku_id":"12000029016641129"}&pdp_npi=3@dis!BRL!877.7!623.18!!!!!@211bd7d616796673942894887d0718!12000029016641129!sea!BR!4469249120&curPageLogUid=eJNWxLV9iOvn

Att: Cid Villaça
 
Última edição:
Bom dia poderiam me tirar essa duvida, nas pesquisas que estou a fazer tenho encontrado dois tipos de radiadores de -Cobre- onde nas especificações tem
1- Material: câmara de água + tubo plano (latão), aleta (cobre), placa de guarda (ferro inoxidável sus430) e o 2 modelo tem - Cobre completo.
Claro que no segundo os valores sobem bastantes. Ai vem minha pergunta: para os mais entendido, essa mistura de Cobre e Latão, pois pelo que percebir o Aço inox so vai para os parafusos, então essa mistura do Cobre e o Latão calsa algum tipo de corrozão? ou ele é mais aceitavel dentre do loop do que o Cobre e o Aluminio?

Posso comprar sem medo esse que informa do Cobre junto ao Latão?

Ex: Cobre e Latão - https://pt.aliexpress.com/item/1005004570772503.html?spm=a2g0o.store_pc_groupList.8148356.32.204292c2rdm4M4&pdp_npi=2@dis!BRL!R$ 286,63!R$ 252,24!!!!!@210318bb16796682124412750ead23!12000029667034107!sh

Cobre Completo - https://pt.aliexpress.com/item/1005003638818905.html?spm=a2g0o.productlist.main.77.2a413fdegaTkQN&algo_pvid=c10d5577-767f-4eb5-82fd-956f4f71b3fa&algo_exp_id=c10d5577-767f-4eb5-82fd-956f4f71b3fa-38&pdp_ext_f={"sku_id":"12000029016641129"}&pdp_npi=3@dis!BRL!877.7!623.18!!!!!@211bd7d616796673942894887d0718!12000029016641129!sea!BR!4469249120&curPageLogUid=eJNWxLV9iOvn

Att: Cid Villaça
Latão é uma liga metálica feita a base de cobre, por isso não tem problema misturar com cobre. A grande maioria dos radiadores usam latão na parte onde se coloca os fittings, pois cobre puro não é forte o suficiente pra aguentar o esforço de rosquear o fitting (fittings são de latão pela mesma razão).

Esse "cobre completo" com certeza deve ter latão também, pelas razões acima.
 
Latão é uma liga metálica feita a base de cobre, por isso não tem problema misturar com cobre. A grande maioria dos radiadores usam latão na parte onde se coloca os fittings, pois cobre puro não é forte o suficiente pra aguentar o esforço de rosquear o fitting (fittings são de latão pela mesma razão).

Esse "cobre completo" com certeza deve ter latão também, pelas razões acima.
Muito obrigado mais uma vez @Tensai Kuro
 
Montei para um amigo o WC Custom dele para a seguinte config
i7 9700KF
RTX 3090
E o loop ficou assim, Reservatório > GPU > CPU > Radiador > Reservatório. Mas não tá dando conta, CPU está esquentando muito, se colocar um radiador de 120mm entre a VGA e CPU será que da uma ajuda ? Mais uma dúvida, radiador tem entrada e saída ?

Tanto faz a ordem do loop, não faz diferença nenhuma*. Monta na sequência que for mais fácil instalar e fazer manutenção. Lembre-se: water loop. Já viram a velocidade que o fluído passa pelos blocos?
Fonte: eu.
"Mas você é só um Zé Mané postando num fórum!" Concordo plenamente. Há zilhões de tutoriais, testes, vídeos, etc. na internet. Tudo de graça.


*pode haver pequena e insignificante diferença se blocar até o pen drive, um monte de radiador mega high-end, etc.

Bom dia pessoal,

Estou ajudando um amigo a fazer a montagem de um WC Custom.

- RTX 3090 EKWB (A GPU já é blockada de fábrica)
- CPU Ryzen 9 5950x

Dúvidas:
É recomendado já partir para 2 radiadores? Pensamos inicialmente em 1x360mm e 1x240mm


Estamos em dúvida em relação à bomba, qual seria a especificação mínima para a bomba suportar esse loop completo?

Sempre compre o máximo de superfície que couber no seu orçamento e gabinete, caso não queira radiador externo (não recomendo pra quem tem bicho, criança ou Dona Onça bem feroz em casa).

Pra cada config, sempre tem um limite em que mais radiador não vai mudar nem um décimo de grau, mas vai diminuir a carga das fans. Se estiver no limite pra sua carga e componentes no loop, vai ser uma desgraça de barulho. Eu tenho um 5800X3D e só tô esperando chegar o bloco com backplate ativo da Bykski pra minha TUF 3090. Vou com 3x 360 que já tenho: um de 60mm e dois de 45mm, tudo com Phanteks T30. É overkill? Totalmente, mas vai dar pra ouvir um peido de rato mesmo em full load.

Sobre bomba, veja abaixo.

Edit: se ele ainda vai montar o loop, ainda não comprou a GPU ou já tem comprou mas tá parada?

Estamos cotando algumas de 1000l/h do aliexpress: https://pt.aliexpress.com/item/4000....0.0.76777f06XA697L&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Nesse caso qual seria a melhor ordem para o Loop?

Sobre ordem, veja acima.

Essa não é uma D5 original Laing/Xylem. Pessoalmente, se tem um negócio que NÃO economizo um centavo é na bomba. Uma original dura décadas. A segunda pior coisa que pode acontecer num loop é a bomba peidar.
 

Caparroz,​


A VGA ele já comprou.

Ainda está esperando algumas peças, a montagem preliminar está assim:
3lxaUir.jpg
 
A VGA ele já comprou.

Ainda está esperando algumas peças, a montagem preliminar está assim:

Putz, espero que ele tenha comprado usada por uma pechincha. A 3090 sem o backplate ativo ainda vai ficar com a temp da Vram meio alta. Mesmo que o backplate ativo da EK encaixe nesse bloco, vai ser um parto pra achar e uma fortuna pra comprar e importar. Ainda bem que ele tem um desses cases doidões, não vai fazer muita diferença ele usar radiador externo.

Desculpe a indelicadeza, mas qual é o budget dele?
 
Hoje fiz umas mudanças, mangueira estava soltando um resíduo há algumas semanas (talvez meses), deixando a água meio turvada. Substituí por uma mangueira de silicone e aproveitei pra remover o radiador de 360mm que sinceramente não tem mais utilidade.

Esse exagero de radiador é da época que eu usava um Ryzen 3600 com vcore no talo e a 5700 XT com bios mod pra >300W. Hoje uso um 5700X que mesmo em stock é gelado e deixo a placa com undervolt. Foi legal a brincadeira, mas atualmente a jogatina tá bem escassa e fui perdendo interesse em algumas coisas. Quando me der vontade de montar uma nova configuração com certeza será air cooled (mas vou deixar o rad no armário por via das dúvidas :coolface:)






 
São pads da Arctic
Hum, vou blockar minha rtx 4080 da ax gaming, quase não achei o waterblock dela, até ver que o pcb dela é o mesmo da inno3d por serem da mesmas fabricantes, tem alguma recomendação de fazer para não dar merda?
 
Hum, vou blockar minha rtx 4080 da ax gaming, quase não achei o waterblock dela, até ver que o pcb dela é o mesmo da inno3d por serem da mesmas fabricantes, tem alguma recomendação de fazer para não dar merda?

Geralmente o fabricante envia pads do tamanho correto junto com o bloco. No meu caso a bykski enviou pads de 1.25mm, usei por um tempo e depois troquei por uns Arctic de 1.5mm, são mais altos, porém eles comprimem melhor, nesse caso funcionou tranquilo. É importante vc medir qual a espessura do pad que o fabricante utilizou para o modelo do seu bloco pra depois não ficar usando um muito fino ou muito grosso.
 
O pessoal, o fluido hexa pro é bom? Queria pegar um da thermaltake só que não tô vendo disponível na cor branca.

Aproveitando a pergunta, o Pre loop deles é bom para limpar por dentro o radiador?
 
Usou quais thermal pads para blockar a Gpu?

Hoje chegou isso:

9rFtLjJ.jpg


Tá uma mega zona aqui, mas estou testando enquanto não chega o bloco da 3090. Além de acabar com a adivinhação, empatou com a Laird Tflex 700 (nada científico, mas meu escritório tem AC) e custa uma ninharia em comparação.




O pessoal, o fluido hexa pro é bom? Queria pegar um da thermaltake só que não tô vendo disponível na cor branca.

Aproveitando a pergunta, o Pre loop deles é bom para limpar por dentro o radiador?

Não precisa gastar dinheiro à toa. É só dar uns flushes com água destilada e depois com umas gotas de vinagre de álcool.

Nunca usei desse cara, mas, sinceramente, fluído é quase tudo a mesma coisa desde que não tenha corante e siga a receita básica sem maluquices. Eu ainda tenho uns frascos de concentrado da Primochill e, não estando fora da data, vou usar com água destilada. Caso contrário, vou comprar desse maluco mesmo, parece ser o mais barato com certa reputação.
 
Hoje chegou isso:

9rFtLjJ.jpg


Tá uma mega zona aqui, mas estou testando enquanto não chega o bloco da 3090. Além de acabar com a adivinhação, empatou com a Laird Tflex 700 (nada científico, mas meu escritório tem AC) e custa uma ninharia em comparação.






Não precisa gastar dinheiro à toa. É só dar uns flushes com água destilada e depois com umas gotas de vinagre de álcool.

Nunca usei desse cara, mas, sinceramente, fluído é quase tudo a mesma coisa desde que não tenha corante e siga a receita básica sem maluquices. Eu ainda tenho uns frascos de concentrado da Primochill e, não estando fora da data, vou usar com água destilada. Caso contrário, vou comprar desse maluco mesmo, parece ser o mais barato com certa reputação.

Acho uma chatisse ter que tentar adivinhar o tamanho dos thermalpads, já aconteceu de eu comprar num tamanho e na hora da troca ser de tamanho diferente... sem falar quando o troço usa 4 tamanhos diferentes...
 
Hoje fiz umas mudanças, mangueira estava soltando um resíduo há algumas semanas (talvez meses), deixando a água meio turvada. Substituí por uma mangueira de silicone e aproveitei pra remover o radiador de 360mm que sinceramente não tem mais utilidade.

Esse exagero de radiador é da época que eu usava um Ryzen 3600 com vcore no talo e a 5700 XT com bios mod pra >300W. Hoje uso um 5700X que mesmo em stock é gelado e deixo a placa com undervolt. Foi legal a brincadeira, mas atualmente a jogatina tá bem escassa e fui perdendo interesse em algumas coisas. Quando me der vontade de montar uma nova configuração com certeza será air cooled (mas vou deixar o rad no armário por via das dúvidas :coolface:)

Man, comprei mangueiras de epdm da IceMan por indicação de um broder, mas achei uma mierda federal. Qual você tá usando?

É só dar uns flushes com água destilada e depois com umas gotas de vinagre de álcool.

Só pra deixar claro, flush é encher o radiador com funil, chacoalhar uns 5 minutos e despejar. Não fecha o loop e liga a bomba antes disso que vai dar merda. Na minha época, a gente fazia com os blocos também, mas acho que hoje em dia nem precisa. Já fiz cirurgia em lugar mais sujo, impressionante.

Se já falaram, reforço berrando:

Compra a porra do termômetro que custa uns 30 reais e ajusta as curvas das fans e bombas pela temperatura do fluído!!!

"Mas minha placa mãe não tem T sensor!" Compra ou faz um, não precisa comprar mobo nova nem telinha de 500 conto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo