E pensar que em 2020/21 eu estava nesse forum vendo como funcionava watercooler custom porque eu achava lindo e queria somente por estética. Hoje finalmente consegui montar o meu, tanto por estética mas principalmente por necessidade de tentar controlar uma fonalha ambulante (14700KF).
Mas vamos lá, hoje em dia tenho o seguinte setup abaixo, e quando montei ele comecei a ter os primeiros problemas que todo usuário de intel 12/13 e 14gen sofrem, alto consumo e temp.
Mas eu já comprei sabendo disso e achei que eu fosse conseguir resolver com undervolts e ajustes, mas o tiro saiu pela culatra quando meu NZXT KRAKEN X73 começou a disparar as ventoinhas em full e o soc batendo 100 fucking graus em idle, não teve jeito, falei, vou tentar logo montar um custom pra esse pc e reduzir essas temps e consumo.
Core i7 14700KF
Asrock Z790 PG Lightning
CORSAIR VENGEANCE DDR5 64GB (2x32GB) 6400MHz CL32
RX 6900XT Sapphire Nitro
Gabinete Lian Li Dynamic
Water cooler
1 - Bomba Alphacool VPP655 1500l/h
1 - Reservatório 210mm
1 - Bloco CPU Bykski CPU-XPR-I-V3
1 - Bloco GPU Bykski A-SP6900XT-X
1 - Bloco Memórias Barrowch FBRWB-PA3-RAM
1 - Radiador de Cobre da Barrow Modelo: DABEL-20B 360
1 - Radiador de Cobre da Bykski CR-RD360RC-TN-V2
1 - Barrowch OLED Digital Display Termômetro de Água, FBFT07
Tudo conectado com fittings e mangueiras 5x8 10mmx16mm.
Minha saga começou quando comecei a comprar tudo aos poucos e tentando descobrir qual gabinete caberia no meu orçamento pois o meu antigo não dava pra colocar um custom com 2 radiadores ou mais, até que tive a sorte de achar uma pessoa vendendo um lian li dynamic pela metade do preço e foi nele que eu fui sem medo, pena que quando chegou o meu medo veio a tona, por imagens esse gabinete parece ser grande, mas na verdade o meu antigo (corsair carbide spec omega) era mais alto do que ele, kkkk ele só é mais largo. Logo me veio a preocupação se iria caber o reservatório tão grande, nisso eu já tinha a bomba e eu tinha comprado ela lá por 2022 e ela estava guardada desde então nem sabia se ela estava funcionando 100% pois nunca tinha testado. Com milhares de pesquisas no ali, olx e Mercado Livre, decide comprar os fittings de mangueira, CPU Bloco e Bloco de memória, já que eu ia fazer um compra no ali que fosse logo para resolver vários problemas de uma vez, vi um bloco de gpu usado no mercado livre por 350, não pensei duas vezes e comprei, chegando aqui o pior acontece, ele não deu na minha antiga placa sapphire rx 6800xt pulse, com sorte achei uma rx 6900xt compativel e comprei na esperança de vender a minha rx 6800xt e salvar meu preju, ainda está a venda kkk
Quando chegou gabinete, placa de video, blocos e as tralhas do ali começou minha dor de cabeça para montar sozinho algo que nunca tinha tentado montar, primeira coisa que fiz errado foi comprar uma mangueira errada porque era a unica barata e fácil que achei aqui perto, a mangueira ficou folgada na rosca de pressão do fittings e com isso ela se segurava só na pressão do 1/4 e na fé de Deus, claro que isso não iria dar bom.
Depois de 18hrs até 5hrs da manhã montando, conseguir conectar tudo e colocar o liquido e feliz da vida liguei o pc a primeira vez, coisa linda tudo funcionando, loop rodando, mas a felicidade de um brasileiro não poderia durar muito, alguns minutos depois começou o vazamento que quase arruinou meu setup, 1 dos radiadores furou com o parafuso do fan '-', consegui desligar rapidamente e para minha sorte eu coloquei um radiador no chão e outro na laterial se eu tivesse colocado ele no topo ia ser uma maravilha...consegui tirar o radiador furado e comprei outro rapidamente, quando o outro chegou montei de novo e tudo funfando por 1 dia, até que o primeiro susto de novo, começou a vazar porque a mangueira com a expessura fina não segurava na rosca do fitting, mais uma sorte do bom brasileiro, soltou somente em cima do reservatório e ficou segurando pela pontinha no que acarretou de somente vazar escorrendo pelo reservatório até o chão do gabinete, lá vai eu tirar tudo, tentar limpar um gabinete branco/cinza que manchou lindamente com liquido azul. Não teve jeito tive que comprar a mangueira certa e aproveitei para comprar uns fittings de 90 graus para melhorar as curvas que estava muito apertadas, quando chegou desmontei tudo para trocar as mangueira, no processo de remontagem....furei outro radiador com parafuso dos fans '-', mano, não faz sentido nenhum a porra desses radiadores terem furos de parafuso colado numa aleta, se o furo é vezado de um lado ao outro logo o parafuso não teria problema em atravessar, mas não é o caso pelo visto. 2 radiadores pro saco por que o parafuso não pode entrar muito no radiador....
Atualmente estou com 1 radiador para cpu, vga e memórias, nos teste a placa de video é a mais fria, idle ela fica até 36 graus e em jogos uns 50 e poucos, já o soc não consigo fazer milagres com ele, ele fica também entre 30/40 graus em idle, mas continua dando uns picos em jogos ou momentos de programas ou videos abertos que ele bate 70 graus e volta pra 40. Fiz o pedido de mais um radiador e quando ele chegar vou tomar todo cuidado do mundo para não furar a bendita aleta com parafuso e quero ver se ele baixa um pouco mais as temp, mas algo que estou estranhando é a quantidade de litros por minuto que o medidor está exibindo, ele varia de 2.30 a até 3.19 l/min que para essa bomba eu creio que seja ridiculamente baixo, se tiverem ideia do que possa estar acarretando isso, gostaria de saber. Há esqueci, uso um filtro na saida do reservatório e antes da gpu, o Bitspower-Touchaqua G1 BPTA-ILF, estou que ele está segurando a pressãou ou o tamanho da mangueira que estejam derrubando essa pressão, porque a bomba está na velocidade 5 de 4800rpm.