Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Verdade, pelo que to vendo, teria que quase gabaritar a prova para passar,
O problema é que tem que decorar aquele monte de artigos de direito administrativo
Eu ja prestei duas vezes e "passei" no último (to entre os aprovados, mas não fui chamado ainda e talvez nem vou). Vou prestar novamente agora.

Direito administrativo é o menor dos seus problemas. Ele, constitucional e penal são os mais fáceis. O calo aperta em processual civil.
A prova não é fácil, não. São 100 questões em 5 horas. Além de saber tudo, tem que treinar responder rápido porque não da pra moscar um momento sequer. Se parar muito pra pensar você perde tempo pra outras questões.

E a concorrência é absurda, até por ser ensino médio.

Se você ta perguntando isso pra começar a estudar agora até a data da prova, não da pra ir bem, mas da pra ir muito bem no próximo que tiver.

Dica: ta caro, mas gaste com o curso de atualidades do rodolfo graciolli
 
Eu ja prestei duas vezes e "passei" no último (to entre os aprovados, mas não fui chamado ainda e talvez nem vou). Vou prestar novamente agora.

Direito administrativo é o menor dos seus problemas. Ele, constitucional e penal são os mais fáceis. O calo aperta em processual civil.
A prova não é fácil, não. São 100 questões em 5 horas. Além de saber tudo, tem que treinar responder rápido porque não da pra moscar um momento sequer. Se parar muito pra pensar você perde tempo pra outras questões.

E a concorrência é absurda, até por ser ensino médio.

Se você ta perguntando isso pra começar a estudar agora até a data da prova, não da pra ir bem, mas da pra ir muito bem no próximo que tiver.

Dica: ta caro, mas gaste com o curso de atualidades do rodolfo graciolli
eu tinha essa duvida, por exemplo, se você foi aprovado... Eles não tem a obrigação de te chamar até acabar a validade do certame?

Psé, eu comecei a estudar somente no mês passado, mas ja vou fazer a prova com a expectativa baixa, acho muito difícil eu passar. Então, então quando eu digo que a prova é fácil, é porque a banca da Vunesp é mais objetiva, e as questões são claras e previsíveis... Então o povo estuda muito e a nota de corte fica muito alta. Mas claro que, qualquer erro te joga lá pra baixo, então você tem que fazer a prova pensando em gabaritar e errar o mínimo possível de questões.
 
eu tinha essa duvida, por exemplo, se você foi aprovado... Eles não tem a obrigação de te chamar até acabar a validade do certame?

Psé, eu comecei a estudar somente no mês passado, mas ja vou fazer a prova com a expectativa baixa, acho muito difícil eu passar. Então, então quando eu digo que a prova é fácil, é porque a banca da Vunesp é mais objetiva, e as questões são claras e previsíveis... Então o povo estuda muito e a nota de corte fica muito alta. Mas claro que, qualquer erro te joga lá pra baixo, então você tem que fazer a prova pensando em gabaritar e errar o mínimo possível de questões.

O órgão somente tem a obrigação de nomear até o fim do prazo de validade do concurso se você for aprovado dentro do número de vagas imediatas (o que chamamos de direito líquido e certo à nomeação).

Já se ficar no cadastro de reserva, você tem mera expectativa de nomeação, dependendo da discricionariedade e orçamento do órgão para ser nomeado no decorrer do prazo de validade do concurso.

Exemplo: edital com 2 vagas e que preveja classificar até o 80° colocado para determinado cargo.

Neste caso, os que têm direito líquido e certo à nomeação são apenas os 2 primeiros classificados, já os 78 restantes ficarão no cadastro de reserva, podendo ou não serem nomeados durante o prazo de validade do concurso, dependendo da existência de vagas, de disponibilidade orçamentária e da "vontade" do órgão nomear, já que é discricionário.
 
Última edição:
eu tinha essa duvida, por exemplo, se você foi aprovado... Eles não tem a obrigação de te chamar até acabar a validade do certame?

Psé, eu comecei a estudar somente no mês passado, mas ja vou fazer a prova com a expectativa baixa, acho muito difícil eu passar. Então, então quando eu digo que a prova é fácil, é porque a banca da Vunesp é mais objetiva, e as questões são claras e previsíveis... Então o povo estuda muito e a nota de corte fica muito alta. Mas claro que, qualquer erro te joga lá pra baixo, então você tem que fazer a prova pensando em gabaritar e errar o mínimo possível de questões.
Sim, a VUNESP tende a ser mais tranquila por cobrar mais literalidade da lei.

O TJ aprova uma certa quantidade de pessoas pra cada comarca. Na que prestei, eram 40. Porém vagas mesmo, tinham só 3 de prontidão então só esses 3 são obrigados a serem chamados.

TJ normalmente chamava todo mundo, mas isso mudou nos últimos concursos por questão de falta de dinheiro (é o que alegam). A zica é que to em último dos aprovados.
Acho que chamaram até o 16 até agora. O concurso vence no meio de 2022, pois foi prorrogado algumas vezes por causa da pandemia e falta de verba.
 
Última edição:
Pra ter uma ideia de quantos podem ser chamados no cadastro de reserva, é bom procurar o pedido original com o número de vagas.

Por exemplo na CGU fizeram pedido para 650 auditores, conseguiram 300. É provável que cheguem perto dos 650 até o final da validade do concurso. Claro, depende muito da disponibilidade orçamentária de cada ano e de alguns fatores internos (aposentadorias, mudanças de cargo, etc.)
 
Eu ja prestei duas vezes e "passei" no último (to entre os aprovados, mas não fui chamado ainda e talvez nem vou). Vou prestar novamente agora.

Direito administrativo é o menor dos seus problemas. Ele, constitucional e penal são os mais fáceis. O calo aperta em processual civil.
A prova não é fácil, não. São 100 questões em 5 horas. Além de saber tudo, tem que treinar responder rápido porque não da pra moscar um momento sequer. Se parar muito pra pensar você perde tempo pra outras questões.

E a concorrência é absurda, até por ser ensino médio.

Eu acho burrice quem tem ensino superior disputar vaga de ensino médio, a concorrencia é absurda, vai ganhar menos, claro no sufoco todos tentam tudo, mas é aquilo vc tem que sempre analisar onde vc pode ter a melhor classificação.
 
Eu acho burrice quem tem ensino superior disputar vaga de ensino médio, a concorrencia é absurda, vai ganhar menos, claro no sufoco todos tentam tudo, mas é aquilo vc tem que sempre analisar onde vc pode ter a melhor classificação.
Não me acho burro, não, mas cada um tem sua opinião.

Não vejo tantas outras opções com provas acontecendo onde posso aproveitar o conteúdo. Escrevente do TJ ainda tem frequência boa apesar dos pesares. Meu curso superior só me permite concursos onde aceita qualquer graduação, porque é bem específico (tecnólogo em automação industrial).
 
A maioria dos cargos de ensino médio dos principais órgãos (RFB, CGU, TCU e assim por diante) são ocupados por pessoas com ensino superior.

Acredito que aconteça também em outros concursos "menores" e é o motivo de serem tão concorridos.
 
A maioria dos cargos de ensino médio dos principais órgãos (RFB, CGU, TCU e assim por diante) são ocupados por pessoas com ensino superior.

Acredito que aconteça também em outros concursos "menores" e é o motivo de serem tão concorridos.
Sim. No meu grupo de aprovados do TJ a grande maioria possui superior.
 
Pra quem ta em necessidade, um cargo de nível médio pagando 2k~4k acho que tá ótimo hein. Depois vc se ajeita e estuda pra ganhar bem.
 
Não me acho burro, não, mas cada um tem sua opinião.
Pessoas inteligente podem fazer burrices mas com essa interpretação de texto ai sei não.
Vc tem que jogar onde tem melhores chances de ganhar, ou vai perder o $$ da inscrição e tempo.

Agora quer fazer prova junto com 1 milhão , vai lá, o golpe é o concurso, o esperto é a empresa que organiza é o resto vc completa ai.
 
Pessoas inteligente podem fazer burrices mas com essa interpretação de texto ai sei não.

Vc tem que jogar onde tem melhores chances de ganhar, ou vai perder o $$ da inscrição e tempo.

Agora quer fazer prova junto com 1 milhão , vai lá, o golpe é o concurso, o esperto é a empresa que organiza é o resto vc completa ai.
Certo.
Internet e fórum é assim mesmo, todo mundo acha que sabe mais que cada pessoa sobre a vida dela.

Eu já sou lotado em cargo técnico e ganho bem pra realidade do país e também passei no corte do último TJ que ja foi alto, então acho que tenho chances de passar novamente. Não vou deixar de prestar só porque exige somente médio.

Se surgir algo pra superior que abrange o que eu estudo, presto também. Não é 70 reais de inscrição que vai me matar.

Posso ir atrás de analista que exige superior em qualquer área, mas apesar do corte/concorrência talvez ser menor, a dificuldade da prova é maior e a frequência menor. Não adianta nada o corte ser menor se você nâo alcançar. TJ tem corte alto não só porque muita gente presta, mas também porque tem coisas relativamente fáceis.

Mas não é um milhão, não. Minha comarca teve 2000 inscritos. E esse ano diminui, ja que Campinas e São Paulo serão no mesmo dia. Não sei de onde vocês tiram esses números.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem ta em necessidade, um cargo de nível médio pagando 2k~4k acho que tá ótimo hein. Depois vc se ajeita e estuda pra ganhar bem.
Então. To em um que ganho 4.5k. Se não tivesse ido atrás por ser ensino médio, tava no meu anterior de 1.2k até hoje.
 
Última edição:
Pessoas inteligente podem fazer burrices mas com essa interpretação de texto ai sei não.
Vamos fazer um pequeno exercício de lógica proposicional (cai bastante em concurso!):

A: Eu acho burrice quem tem ensino superior disputar vaga de ensino médio

B: a pessoa X tem ensino superior e vai disputar vaga de ensino médio

C: eu acho a pessoa X burra


Se (A e B) for verdadeira, C também vai ser, por dedução.

Não sei de onde vocês tiram esses números.
Eu sei...
 
Eu acho burrice quem tem ensino superior disputar vaga de ensino médio, a concorrencia é absurda, vai ganhar menos, claro no sufoco todos tentam tudo, mas é aquilo vc tem que sempre analisar onde vc pode ter a melhor classificação.

Não acho que seja burrice. Geralmente as provas ocorrem em turnos diferentes (nível superior na parte da manhã e nível médio/técnico na parte da tarde). Se o cara pode tentar ambas, por que não tentar? É uma chance a mais a ser aproveitada, principalmente porque concursos demoram a sair novamente (geralmente no mínimo 4 anos).

No último concurso em que passei para Tribunal Federal eu fiz assim: fiz a prova de analista de manhã e a de técnico na parte da tarde. No fim das contas, acabou que não fui bem na de Analista, já na de Técnico fui bem, consegui ser classificado e fui nomeado no início de 2021.

Se tivesse tentado somente a de Analista por já ter nível superior teria me ferrado e até agora estaria no cargo antigo de Técnico no Executivo Federal que pagava bem menos.

Mesmo como Técnico minha renda líquida subiu pouco mais de 50% ao sair de um cargo de Técnico do Executivo Federal para um de Técnico no Judiciário Federal. Por isso entendo que é necessário sempre analisar todos os aspectos.
 
Última edição:
Ontem eu fiz um concurso pra um cargo q paga menos q o meu, apenas pra treinar. Tinha uma caralhada de inscrito e eu nem fui bem na prova hueeee
 
Verdade, pelo que to vendo, teria que quase gabaritar a prova para passar,
é quase isso
a nota de corte aqui na região q eu moro é a maior do Estado, toda vez
no último foi quase 90%
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim. No meu grupo de aprovados do TJ a grande maioria possui superior.
Eu acho burrice quem tem ensino superior disputar vaga de ensino médio, a concorrencia é absurda, vai ganhar menos, claro no sufoco todos tentam tudo, mas é aquilo vc tem que sempre analisar onde vc pode ter a melhor classificação.
conheço vários concursados escreventes e outros cargos de outras secretarias q exigiam nível médio

todos eles tem nível superior concluído, alguns até pós (dependendo do cargo vc ainda ganha adicional, escrevente é um deles)
n conheço ngm q trabalhe em cargo de nível médio q tenha só o médio
 
Os próximos concursos que forem saindo, provavelmente lá para 2023, quando acabar essa palhaçada de governo, serão os mais difíceis até hoje.
A galera jovem, ainda não economicamente atuante da nossa geração - entre seus 20 e 35 anos - estão vivendo em um país com duas opções: pular fora do barco para outro país ou estudar para concurso. Muitos desses, que fizeram boas faculdades, estão nas casas dos país estudando há anos esperando algo "bom" aparecer. Há alguns anos acredito que havia uma maior rotatividade de estudante. Digo que sempre tinha um concurso legal e aquele cara "foda de estudar" em 1 ou 2 anos estava em um cargo legal e ali ficava, fora a oferta maior que vagas que distribuía o pessoal.

O que quero dizer, na prática, está brigando por osso igual cachorro.
Mesmo concursos municipais tem pessoas atravessando estados quando tem um cargo que paga mais que 5k. Antes um cargo engenheiro de prefeitura, quando dava uns 20 por vagas era uma absurdo, hoje em dia menos que 200 já ficaria surpreso.
 
Não acho que seja burrice. Geralmente as provas ocorrem em turnos diferentes (nível superior na parte da manhã e nível médio/técnico na parte da tarde). Se o cara pode tentar ambas, por que não tentar? É uma chance a mais a ser aproveitada, principalmente porque concursos demoram a sair novamente (geralmente no mínimo 4 anos).

No último concurso em que passei para Tribunal Federal eu fiz assim: fiz a prova de analista de manhã e a de técnico na parte da tarde. No fim das contas, acabou que não fui bem na de Analista, já na de Técnico fui bem, consegui ser classificado e fui nomeado no início de 2021.

Se tivesse tentado somente a de Analista por já ter nível superior teria me ferrado e até agora estaria no cargo antigo de Técnico no Executivo Federal que pagava bem menos.

Mesmo como Técnico minha renda líquida subiu pouco mais de 50% ao sair de um cargo de Técnico do Executivo Federal para um de Técnico no Judiciário Federal. Por isso entendo que é necessário sempre analisar todos os aspectos.
Deu certo pra alguém ,vai dar certo pra todos? será? Muita gente com capacidade encostado em cargo de nível médio, depois que entra não tem tempo de estudar nunca vai conseguir um de nível superior, ou pelo menos as chances caem drasticamente.
Pq vamos olhar quem tem nível superior em cargo de nível medio e dizer deu certo, pq não olhamos as pessoas de ensino superior que tem menos capacidade e estão lá ganhando o dobro pra cima.

é quase isso
a nota de corte aqui na região q eu moro é a maior do Estado, toda vez
no último foi quase 90%
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



conheço vários concursados escreventes e outros cargos de outras secretarias q exigiam nível médio

todos eles tem nível superior concluído, alguns até pós (dependendo do cargo vc ainda ganha adicional, escrevente é um deles)
n conheço ngm q trabalhe em cargo de nível médio q tenha só o médio
Agora diz todos que tem ensino superior e perderam na prova de ensino médio?já ouviu falar do termo evidência anedótica?
 
Só lembrando que a reforma administrativa ainda não foi arquivada, o que estão tentando fazer é aprová-la em momento oportuno, na madrugada e quando ninguém estiver olhando. Esse é o estilo do legislativo trabalhar. Poderia ser uma boa reforma que tanto precisamos, mas virou oportunismo para favorecimento egocêntrico (e corrupto) dos próprios parlamentares defensores desse lixo.
 
Só lembrando que a reforma administrativa ainda não foi arquivada, o que estão tentando fazer é aprová-la em momento oportuno, na madrugada e quando ninguém estiver olhando. Esse é o estilo do legislativo trabalhar. Poderia ser uma boa reforma que tanto precisamos, mas virou oportunismo para favorecimento egocêntrico (e corrupto) dos próprios parlamentares defensores desse lixo.
Sim, o modus operandi tem sido esse. Cortina de fumaça e aprovações relâmpago em horários pouco convencionais.
 
Só lembrando que a reforma administrativa ainda não foi arquivada, o que estão tentando fazer é aprová-la em momento oportuno, na madrugada e quando ninguém estiver olhando. Esse é o estilo do legislativo trabalhar. Poderia ser uma boa reforma que tanto precisamos, mas virou oportunismo para favorecimento egocêntrico (e corrupto) dos próprios parlamentares defensores desse lixo.
como TUDO nesse país :kidding:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo