[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Na lan ou wan, funcionam do mesmo jeito.
Mas, o importante é deixar o mesmo em AP.

Nem todo roteador consegue alocar a porta WAN para a interface da rede LAN ao ativar o modo AP. Por via de regra é sempre bom ligar na porta LAN para evitar problemas.
 
Eu vou tentar na WAN, pois se não vou perder uma porta LAN, vai me fazer falta a porta LAN.
 
Eu vou tentar na WAN, pois se não vou perder uma porta LAN, vai me fazer falta a porta LAN.
Se o roteador tiver modo AP nativo e configurável pelo firmware, pode deixar na porta WAN.
Se você estiver forçando o modo AP no roteador desligando o DHCP e setando IP Fixo, aí deve-se conectar o cabo exclusivamente na porta LAN.
 
Pessoal,

Contratei um plano de 200mb de internet em casa. Em TODOS os aparelhos recebo até mais que 200mb, MENOS NO MEU PC. Meu PC, na rede 5GHz e 2,4GHz, chega de 1MB a 8MB no máximo....e o problema não está no PC, pois na casa dos meus pais tbm é 200mb e chega certinho nele.

Somente a minha internet em específico e no meu computador a internet fica limitada a isso...não fiz configuração nenhuma (o provedor do serviço nem passa a senha do modem, para alterar algo preciso chamar o técnico), tudo atualizado, Placa Z490G Wifi 6. Que tipo de configuração pode estar dando essa limitação? Alguma configuração do modem pode limitar a internet de um dispositivo especifico assim?

*Faz 2 meses que contratei o serviço e nos primeiros 40 dias pegava 200mb normal...mas ja tem 3 semanas que começou a ficar limitada do nada.
 
Pessoal,

Contratei um plano de 200mb de internet em casa. Em TODOS os aparelhos recebo até mais que 200mb, MENOS NO MEU PC. Meu PC, na rede 5GHz e 2,4GHz, chega de 1MB a 8MB no máximo....e o problema não está no PC, pois na casa dos meus pais tbm é 200mb e chega certinho nele.

Somente a minha internet em específico e no meu computador a internet fica limitada a isso...não fiz configuração nenhuma (o provedor do serviço nem passa a senha do modem, para alterar algo preciso chamar o técnico), tudo atualizado, Placa Z490G Wifi 6. Que tipo de configuração pode estar dando essa limitação? Alguma configuração do modem pode limitar a internet de um dispositivo especifico assim?

*Faz 2 meses que contratei o serviço e nos primeiros 40 dias pegava 200mb normal...mas ja tem 3 semanas que começou a ficar limitada do nada.
Qual o roteador que vc está usando? Também é Wifi 6? É o mesmo da casa dos seus pais? O Ajuste do Wifi está exatamente o mesmo, mesmos canais, larguras, da casa dos seus pais?

Pois pode ser que seu adaptador Wifi 6 esteja com limitação de canais usados nos roteadores das duas casas, visto que alguns canais são liberados em alguns países e outros não..
 
Boa noite. Comprei um Xiaomi AX6000 pelo Aliexpress e chegou ontem mas tô com um problema com ele e quero identificar se a é unidade defeituosa ou outro coisa. Eu tenho 600mb/s de internet em casa, pelo wi-fi no 5ghz eu consigo a mesma velocidade que no cabo, cerca de 650mb/s, mas pelo 2.4ghz chega algo perto de 25mb/s mesmo do lado do roteador, se eu mudar de cômodo já fica inutilizável o 2.4ghz, cai pra menos de 5mb/s e bem instável. O roteador que a vivo mesmo da entrega bem mais que isso no 2.4ghz mas não tem alcance tão bom. Então queria saber se tem algo que eu não tô percebendo ou se tá com defeito mesmo, o canal do wi-fi também está no menos congestionado, coloquei manualmente depois de dar uma olhada no WiFi Analyser.Boa noite. Comprei um Xiaomi AX6000 pelo Aliexpress e chegou ontem mas tô com um problema com ele e quero identificar se a é unidade defeituosa ou outro coisa. Eu tenho 600mb/s de internet em casa, pelo wi-fi no 5ghz eu consigo a mesma velocidade que no cabo, cerca de 650mb/s, mas pelo 2.4ghz chega algo perto de 25mb/s mesmo do lado do roteador, se eu mudar de cômodo já fica inutilizável o 2.4ghz, cai pra menos de 5mb/s e bem instável. O roteador que a vivo mesmo da entrega bem mais que isso no 2.4ghz mas não tem alcance tão bom. Então queria saber se tem algo que eu não tô percebendo ou se tá com defeito mesmo, o canal do wi-fi também está no menos congestionado, coloquei manualmente depois de dar uma olhada no WiFi Analyser.
 
O roteador que a vivo mesmo da entrega bem mais que isso no 2.4ghz mas não tem alcance tão bom. Então queria saber se tem algo que eu não tô percebendo ou se tá com defeito mesmo
Veja no roteador da Vivo quais são os valores usados para o Wifi em 2.4.. Canal usado, largura, potencia, etc, e desligue o Wifi da Vivo.
Depois tente replicar esses valores no AX6000 e veja se melhora.
 
Veja no roteador da Vivo quais são os valores usados para o Wifi em 2.4.. Canal usado, largura, potencia, etc, e desligue o Wifi da Vivo.
Depois tente replicar esses valores no AX6000 e veja se melhora.
Não consegui desligar o wi-fi da vivo, mesmo desativando ele na configuração da vivo ele ainda continua ativo por algum motivo, e se colocar pra esconder a SSID ainda aparece no wi-fi Analyser e no meu Pc um wi-fi com nome Hidden SSID com tudo desativado.
 
Galera, alguém sabe como por o ONT EG8145V5 em bridge? É possível? Não conseguia editar a configuração wan dele, resetei e mesmo assim não aparece pra adicionar uma nova wan.

Edit: Liguei um cabo de rede na saída lan da ONT e na wan do archer c6, botei o PPPOE no archer C6, não fiz nenhuma escolha na ONT (de bridge, PPPOE, etc), só desliguei o Wifi e DHCP dela e funcionou. A pergunta é, terei alguma problema(de navegação, etc) com essa configuração?
 
Última edição:
Galera, alguém sabe como por o ONT EG8145V5 em bridge? É possível? Não conseguia editar a configuração wan dele, resetei e mesmo assim não aparece pra adicionar uma nova wan.

Edit: Liguei um cabo de rede na saída lan da ONT e na wan do archer c6, botei o PPPOE no archer C6, não fiz nenhuma escolha na ONT (de bridge, PPPOE, etc), só desliguei o Wifi e DHCP dela e funcionou. A pergunta é, terei alguma problema(de navegação, etc) com essa configuração?
Veja se o IP que o C6 recebe é público ou se é algum IP fornecido pelo EG8145.. Se for público, melhor.. Se for pelo EG, você pode estar em DuploNAT..
 
@tecpix vamos falar de coisa boa... como está a configuração do wifi aí do seu AX6?

Aqui estou fazendo vários testes mas poderia falar como tá sua rede 2.4 e 5?
Aqui no 2.4 estou usando canal 11 em 40MHz
Já no 5Ghz estou usando canal 36 em 160/80/40/20MHz, mas vou mudar pra 80MHz.

Sempre WPA2, utilizando o hibrido de WPA2 e WPA3 alguns dispositivos aqui apresentou um comportamento estranho.
Força do sinal tá no máximo. Modo compatível com wifi5 desligado, MU-MIMO ativado e "conexão feliz" ativo.

Valeu!
 
Última edição:
@tecpix vamos falar de coisa boa... como está a configuração do wifi aí do seu AX6?

Aqui estou fazendo vários testes mas poderia falar como tá sua rede 2.4 e 5?
Aqui no 2.4 estou usando canal 11 em 40MHz
Já no 5Ghz estou usando canal 36 em 160/80/40/20MHz, mas vou mudar pra 80MHz.

Sempre WPA2, utilizando o hibrido de WPA2 e WPA3 alguns dispositivos aqui apresentou um comportamento estranho.
Força do sinal tá no máximo. Modo compatível com wifi5 desligado, MU-MIMO ativado e "conexão feliz" ativo.

Valeu!
Vamos falar de coisa boa..!
Wifi Dual desligado..
Na rede 2.4Ghz eu to com Strong WPA2 no canal 8 com 20/40MHz auto, Through the Wall.
Na rede 5Ghz eu to com Strong WPA2 no canal 36 com 20/40/80/160MHz auto, Through the Wall.
Compatibility desligado, Mu-Mimo ligado e Happily desligado.

ScreenShot718.png


4710062838.png
 
Gente, meu note não conecta na wireless do roteador xiaomi ax1800, ele encontra a rede, pede senha e tudo mas não conecta. Percebi que quando dou conectar o símbolo do wireless da rede que quero conectar fica apagado e torna a ficar normal quando termina de tentar conectar.

O que eu já tentei foi instalar outro driver e alterar algumas configurações do roteador wifi, mas nada adiantou.

Ah, com os celulares da casa ele conecta normalmente, tentei outro note antigo do trabalho e mesmo problema.
Uso Windows 10 e o note é um Avell antigo de 2010, a placa de rede é uma Realtek RTL8188CE Wireless LAN 802.11n PCI-E.

O que devo tentar? Talvez alterar o firmware do roteador, tenho um roteador antigo, um tplink daqueles simples que veio na instalação da fibra, com ele os dois notebooks conseguem conectar.

O que vocês sugerem?
 
Gente, meu note não conecta na wireless do roteador xiaomi ax1800, ele encontra a rede, pede senha e tudo mas não conecta. Percebi que quando dou conectar o símbolo do wireless da rede que quero conectar fica apagado e torna a ficar normal quando termina de tentar conectar.

O que eu já tentei foi instalar outro driver e alterar algumas configurações do roteador wifi, mas nada adiantou.

Ah, com os celulares da casa ele conecta normalmente, tentei outro note antigo do trabalho e mesmo problema.
Uso Windows 10 e o note é um Avell antigo de 2010, a placa de rede é uma Realtek RTL8188CE Wireless LAN 802.11n PCI-E.

O que devo tentar? Talvez alterar o firmware do roteador, tenho um roteador antigo, um tplink daqueles simples que veio na instalação da fibra, com ele os dois notebooks conseguem conectar.

O que vocês sugerem?
Pode ser que seu notebook antigo não tem capacidade de autenticar com a criptografia que vc usa no AX1800..
O que eu faria:
Retire o Wifi Dual e coloque um nome unico pra cada rede.
Remova também a opção de canal AUTO na rede 2,4Ghz. Deixe no primeiro canal
Faça um teste removendo a senha do Wifi e veja se conecta.
Deixe a largura do 2.4hz em 20MHz
Ative o WIfi5 Compatibility
 
Pode ser que seu notebook antigo não tem capacidade de autenticar com a criptografia que vc usa no AX1800..
O que eu faria:
Retire o Wifi Dual e coloque um nome unico pra cada rede.
Remova também a opção de canal AUTO na rede 2,4Ghz. Deixe no primeiro canal
Faça um teste removendo a senha do Wifi e veja se conecta.
Deixe a largura do 2.4hz em 20MHz
Ative o WIfi5 Compatibility
Funcionou, fiz conforme sua sugestão e está conectando normalmente agora.
Agora só resta eu fazer os testes para saber qual das configurações resolveu o problema, ou vai ver foram todas elas..

Muito obrigado
 
Descobri, quando coloco senha ele para de conectar, simplesmente não conecta, qq um dos protocolos, sem precisar de senha o note conecta sem problemas. O problema está na autenticação pelo jeito, alguém sabe o que pode resolver?
 
Vamos falar de coisa boa..!
Wifi Dual desligado..
Na rede 2.4Ghz eu to com Strong WPA2 no canal 8 com 20/40MHz auto, Through the Wall.
Na rede 5Ghz eu to com Strong WPA2 no canal 36 com 20/40/80/160MHz auto, Through the Wall.
Compatibility desligado, Mu-Mimo ligado e Happily desligado.

ScreenShot718.png


4710062838.png
Show, vou fazer uns testes aqui no canal 8.. estou com um pouco de variação do sinal na sala... no mais tá bem parecido as configurações.
 
O roteador que a vivo mesmo da entrega bem mais que isso no 2.4ghz mas não tem alcance tão bom.
Outra coisa que eu lembrei agora é que alguns HGUs da Vivo tem um Bug que faz com que a rede de 2.4Ghz também ative uma rede de 5Ghz com o mesmo SSID..
Isso significa que em muitos casos, a leitura de um canal que você imagina estar conectado em 2.4Ghz está na verdade usando 5Ghz pra comunicar, dando uma velocidade muito maior que o esperado..
Os valores normais de 2.4Ghz em locais com pouca interferencia não passam de 80~90mbps..

Show, vou fazer uns testes aqui no canal 8.. estou com um pouco de variação do sinal na sala... no mais tá bem parecido as configurações.
Eu uso o canal 8 por que aqui é o que tem menos gente usando nos 2.4Ghz.. aqui bate uns 85mbps..
 
@tecpix É sobre configuração. Lá no outro tópico mencionaste sobre a Vlan. Gpon ONU Fiberhome, acessei ela só tem como trocar a senha e reiniciar. O IP que recebo na WAN do roteador é diferente do IP público. Vai ter algum problema fazer PPPoE no AX6?
 
@tecpix É sobre configuração. Lá no outro tópico mencionaste sobre a Vlan. Gpon ONU Fiberhome, acessei ela só tem como trocar a senha e reiniciar. O IP que recebo na WAN do roteador é diferente do IP público. Vai ter algum problema fazer PPPoE no AX6?
Pelo que entendi, o PPoE já está sendo feito pela ONU.. se tentar discar do AX não vai conseguir..
 
PPPoE é feito no roteador. Quando conecta gera um IP da WAN que é diferente do IP público.
nao estou entendendo.. O que vc chama de roteador é o AX6 ou o Fiberhome?
Qual os prefixos dos IPs que vc está dizendo que são diferentes?
 
nao estou entendendo.. O que vc chama de roteador é o AX6 ou o Fiberhome?
Qual os prefixos dos IPs que vc está dizendo que são diferentes?
Fiberhome Gpon ONU e AX6 roteador. Quando PPPoE tá conectado ele gera um IP, como tu mencionou em post ele teria que ser igual o ip público, pra não ficar em duplo NAT, só que não é igual o público. Acredito ser IP da operadora.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo