Boa noite pessoal, vou tentar explicar a minha grande dúvida que tenho faz tempo...
Atualmente tenho VIVO FIBRA de 300 down e 150 de up, uso o roteador/modem da vivo aquele HGU que é um lixo.. A internet funciona normalmente pelo cabo, sem reclamações, mas o problema mesmo é nas redes WIFI desse HGU, o wifi não consegue passar por uma única parede. Como solução comprei recentemente o roteador da Xiaomi AX1800, ótimo roteador, fiz a conexão desse jeito, em 1 porta LAN da HGU passei 1 cabo até o roteador da Xiaomi e conectei na porta WAN, fiz as configurações por DHCP (obs: não manjo quase nada) ativei IPV6 e tudo mais, funciona normalmente, até muito mais que o roteador/modem da vivo (HGU) só que o problema é que aparecem 2 redes WIFI aqui em casa, 1 do roteador/modem da vivo e 1 da Xiaomi e parece que eles ficam em conflito porém funcionam, só que o Xiaomi em uma certa distancia começa a falhar já.
Bom a minha dúvida é o seguinte se eu conseguiria eliminar esse roteador/modem da vivo e comprar uma ONT/ONU da vivo assim conectando a fibra na ONT e um cabo de rede da ONT até o roteador da XIAOMI, fazendo o trabalho dele normal sem ter esse bendito HGU, é fácil esse processo? quais são as melhores ONT/ONU para fazer isso..
OBS: eu não consigo deixar o HGU em modo bridge pois eu não consigo acessar as configurações dele, parece que a VIVO bloqueio o acesso do IP dele para mim.
Quero basicamente usar uma ONT para conectar a fibra e passar a internet para o AX1800 normalmente, e futuramente comprar mais 1 AX1800 e fazer uma rede MESH. Me desculpem qualquer erro, não manjo quase nada disso e por favor me ajudem estou tendo vários problemas de conexão WIFI e pelo cabo problemas com NAT dupla.