• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Depende do firmware dessa HGU.. Tem alguns que são fáceis, tem outros que o firmware nem permite.. Depende de como seu firmware está..


Não conheço essa ONU, mas se tiver porta gigabit, deve aguentar sim, o que não significa que dá pra comprar e usar por conta própria, pois em muitos sistemas Fibra é o Serial da ONU ou HGU que autenticam na rede da operadora.
Eu tenho acesso total ao equipament: VLAN ID, Login e senha PPoE e não tem nada bloqueado até onde eu vi, mas realmente essa parte de ser atrelado ao MAC/Serial eu fiquei na dúvida.
 
Para o wifi não utilizo o modem fornecido, fica caindo, não acessa toda a casa. Comprei o tp-wr941hp (fura parede) e o acesso wi-fi é só por ele agora.
 
Eu tenho acesso total ao equipament: VLAN ID, Login e senha PPoE e não tem nada bloqueado até onde eu vi, mas realmente essa parte de ser atrelado ao MAC/Serial eu fiquei na dúvida.
Você pode verificar a configuração de WAN para ver se a VLAN de internet para trabalhar em Bridge ao invés de Outer..
Ou então ver se a operação inteira da HGU funciona em Bridge e vc faz o VLAN no seu roteador..
 
E ai pessoal!

Eu tenho um plano de fibra ótica de 500Mb que também inclui um pacote de IPTV.

A box de TV fica na sala, e a conexão tem de ser cabeada saindo direto do modem. Como o wifi do modem que a operadora fornece é muito fraco, e o espaço da sala é maior e mais utilizado, eu tenho um roteador D-link DIR-809 que recebe um cabo de rede vindo do Modem e redistribui o sinal de internet via WI-FI pra mais 11 aparelhos na rede, bem como uma ligação cabeada com a BOX de TV.

Ocorre que ja a bastante tempo a rede como um todo vem apresentado instabilidades, com dificuldades pra achar a impressora e com a TV constantemente ficando indisponível e perdendo sincronia com o provedor de serviço.

Uma ligação pro suporte condenou o roteador e disse ser necessário comprar um swich gigabit cabeado (???) ou trocar para um plano superior...

A DUVIDA É: ao meu ver, um roteador com saída LAN gigabit daria conta possíveis gargalos pra transmissão, não? No caso daria pra deixar como Acces Point e o modem como servidor DHCP. Faz sentido isso?
 
A DUVIDA É: ao meu ver, um roteador com saída LAN gigabit daria conta possíveis gargalos pra transmissão, não? No caso daria pra deixar como Acces Point e o modem como servidor DHCP. Faz sentido isso?
Seu problema de instabilidade nao é gargalo de velocidade.. É o DuploNAT.. você está com a rede do DIR "competindo" com a rede do equipamento da provedora.

Se seus IPs estiverem no mesmo range 192.168.x.x, é batata.. A IPTV então precisa fazer um monte de manobra, pois o decoder está a procura de uma rede, mas acaba caindo no DIR e tem que refazer a procura..

Sim, a solução é deixar seu DIR como Access Point.. Assim ele fará a função do Switch Gigabit e Wifi.. Recomendo também desligar o Wifi do provedor para que os sinais não causem interferencia..
 
Sim, a solução é deixar seu DIR como Access Point.. Assim ele fará a função do Switch Gigabit e Wifi.. Recomendo também desligar o Wifi do provedor para que os sinais não causem interferencia..
obrigado por responder, cara.

Se eu me lembro bem, esse roteador eu ja tinha deixado como AP, com o modem fazendo o gerenciamento dos IPs. Foi até a galera do fórum que me ajudou na época, mas vou verificar.

O wi-Fi do modem eu ja desliguei pois completamente inutil. Fica ruim de pegar até do outro lado do quarto.
 
Última edição:
Verifiquei direitinho e o D-Link realmente tava em modo AP. Estranhamente o problema com a transmissão da TV até piorou ligando ela direto no ONT do provedor (cabo telecom).
Será que é o ONT deles que não ta aguentando ficar como roteador? Pq pelo que eu entendi, não é necessário um equipamento muito forte pra usar como Access Point.

To achando que vou ter de dar o braço a torcer e quebrar a cabeça com o suporte deles. O lado bom é que, por agora, acho que vou poder segurar o roteador novo.
 
EDIT: [RESOLVIDO] Só foi atualizar o firmware com a versão mais recente do site.

Vou copiar meu post de outro tópico pois creio que possa ser questão de configuração:

Boa noite,

recentemente comprei um TP-Link Archer C21, pois o roteador da Claro não estava alcançando todo o apartamento.
Cabeei a porta WAN dele para o roteador Claro e fiz a configuração básica para o modo Acess Point. Beleza, agora tenho um bom alcance e pra uso comum de internet ele funciona bem.

Agora pra jogar, é muita perda de pacote, oscilação de ping... se torna uma experiência frustrante. Se volto a conectar no da Claro, até rola uns warping mas não sobe os alarmes de packet loss e o ping também se mantém relativamente baixo (jogando BFV e Hunt, que tem essas indicações nativamente). O que pode ser?

i) Acessei mas não consegui desabilitar o wi-fi do roteador da claro. Será interferência\sobreposição de canal?
ii) Enquanto escrevo, estou buscando atualização de firmware. Tem histórico de algo?
iii) Antes de ser configurado como Acess Point, se deixasse ele como roteador a conexão simplesmente caía, sendo reestabelecida em seguida. Ainda assim, a qualidade da internet era igualmente ruim.

Sei lá se o hardware é ruim, está mal configurado, está rolando alguma interferência.... Deem uma luz aí porque estou realmente desapontado com o bichinho.

 
Última edição:
Pessoal, to com um problema de NAT em jogos, ja tentei abrir as portas tanto no modem quanto no roteador mas nada funciona, sempre ficam travadas e meu nat moderado, com isso to tendo problemas com o COD online.

Meus equipamentos:
Modem Fibra: HUAWEI HG8245Q2
Roteador: Xiaomi AX3600

Como instalei:
Eu apenas desliguei o Wifi (Horrivel) do modem Huawei, liguei o Xiaomi nele e passei a usar o wifi do Roteador, que é mais parrudo e pega sinal 5ghz no ap todo. Como uso o PC no quarto, o sinal ficou ótimo, quase zero perda pro cabo, minha net é Algar 300/200mb. Fui no modem e roteador, habilitei o Upnp, e fiz portforward nas portas tanto no modem quanto no roteador, e sempre colocando o IP do meu PC, mas o NAT não sai do moderado, e consequentemente nao consigo abrir portas.

Alguém sabe o que pode ser feito? A instalação que está errada?
 
Pessoal, to com um problema de NAT em jogos, ja tentei abrir as portas tanto no modem quanto no roteador mas nada funciona, sempre ficam travadas e meu nat moderado, com isso to tendo problemas com o COD online.

Meus equipamentos:
Modem Fibra: HUAWEI HG8245Q2
Roteador: Xiaomi AX3600

Como instalei:
Eu apenas desliguei o Wifi (Horrivel) do modem Huawei, liguei o Xiaomi nele e passei a usar o wifi do Roteador, que é mais parrudo e pega sinal 5ghz no ap todo. Como uso o PC no quarto, o sinal ficou ótimo, quase zero perda pro cabo, minha net é Algar 300/200mb. Fui no modem e roteador, habilitei o Upnp, e fiz portforward nas portas tanto no modem quanto no roteador, e sempre colocando o IP do meu PC, mas o NAT não sai do moderado, e consequentemente nao consigo abrir portas.

Alguém sabe o que pode ser feito? A instalação que está errada?

Quando você tá atrás de um duplo NAT, tem algumas coisas que se pode fazer:

1) Ativar o DMZ no modem para o IP do roteador;
2) Abrir a porta nos dois lugares.

Seu cenário reflete o caso 2, nesse caso:

1) Libere no roteador a porta para o IP da sua máquina;
2) Libere no modem a porta para o IP do roteador.

No seu texto parece que você liberou a porta pro seu PC nos dois dispositivos.
 
Quando você tá atrás de um duplo NAT, tem algumas coisas que se pode fazer:

1) Ativar o DMZ no modem para o IP do roteador;
2) Abrir a porta nos dois lugares.

Seu cenário reflete o caso 2, nesse caso:

1) Libere no roteador a porta para o IP da sua máquina;
2) Libere no modem a porta para o IP do roteador.

No seu texto parece que você liberou a porta pro seu PC nos dois dispositivos.
Foi exatamente isso meu amigo, liberei a porta pro meu pc nos dois dispositivos. Vou fazer o que me recomendou e testar novamente. Obrigado.
 
  • Curtir
Reações: sLk
Foi exatamente isso meu amigo, liberei a porta pro meu pc nos dois dispositivos. Vou fazer o que me recomendou e testar novamente. Obrigado.
Depois dê um retorno! :)
 
Instalei recentemente a Vivo Fibra em minha casa (plano 300mb) e farei a troca do roteador, pois o meu atual não dá conta do recado.
Vendo várias recomendações, optei pelo Xiaomi Ax6. A dúvida é: para colocar ele em modo AP (já que a HGU da Vivo tem que ficar no circuito), é só desabilitar o DHCP?

Vi vários vídeos, mas (para mim) não ficou muito claro.
Desculpe se a pergunta é muito simples, mas realmente mesmo depois de várias pesquisas não consegui entender se é só isso.

Obrigado
 
Instalei recentemente a Vivo Fibra em minha casa (plano 300mb) e farei a troca do roteador, pois o meu atual não dá conta do recado.
Vendo várias recomendações, optei pelo Xiaomi Ax6. A dúvida é: para colocar ele em modo AP (já que a HGU da Vivo tem que ficar no circuito), é só desabilitar o DHCP?

Vi vários vídeos, mas (para mim) não ficou muito claro.
Desculpe se a pergunta é muito simples, mas realmente mesmo depois de várias pesquisas não consegui entender se é só isso.

Obrigado
Não precisa desligar o DHCP. Ele tem o modo é Wired relay working mode (extend the existing network) que é o modo AP.

Mas também é possível fazer desligando o DHCP e setando manualmente a rede LAN para o IP do roteador da operadora.. Mas exige configuração off-line (sem tradutor) para setar o IP e vai perder uma porta LAN, já que a WAN deveria ficar desconectada.

Inclusive é possível fazer rede Mesh com o AX6 nesse modo Wired Relay usando o Firmware 1.1.4
 
Não precisa desligar o DHCP. Ele tem o modo é Wired relay working mode (extend the existing network) que é o modo AP.

Mas também é possível fazer desligando o DHCP e setando manualmente a rede LAN para o IP do roteador da operadora.. Mas exige configuração off-line (sem tradutor) para setar o IP e vai perder uma porta LAN, já que a WAN deveria ficar desconectada.

Inclusive é possível fazer rede Mesh com o AX6 nesse modo Wired Relay usando o Firmware 1.1.4
OK, obrigado pela ajuda.
Aproveitando, sobre o Firmware, pelo que pesquisei ele não atualiza automaticamente sendo necessário baixar o arquivo e executar manualmente.
Qual site é utilizado para verificar as versões atualizadas? Encontrei essa versão 1.1.4, mas parece que não é um site oficial da Xiaomi.

Outra dúvida é relação aquela opção de combinar as redes 2.4 e 5 tornando uma só. Vale a pena? Vi alguns relatos que não seria um bom.
 
Qual site é utilizado para verificar as versões atualizadas? Encontrei essa versão 1.1.4, mas parece que não é um site oficial da Xiaomi.
clique no botão ROM

Outra dúvida é relação aquela opção de combinar as redes 2.4 e 5 tornando uma só. Vale a pena?
Eu não gosto, pois as vezes preciso conectar IoT que usam apenas 2.4Ghz e pra garantir, separo o ssid das duas..

Mas fico sempre conectado em 5GHz, pois o alcance do AX6 cobre os 150m² da casa sem problemas..
 
Prezados, boa tarde!

Estou tentando colocar meu Switch na DMZ do meu modem, mas por ter duas redes interligadas estou tendo dificuldades.
Quando morava na cidade, essa configuração melhorava a velocidade para jogos online.
Como atualmente estou morando na zona rural tenho um Amplimax 4G com chip da Tim. Como o Amplimax não tem wifi, somente saída de rede, tenho ligado na saida de rede dele um roteador D-Link DI-624 que tinha guardado já há um bom tempo.
Já tentei colocar o roteador em modo bridge, para que o Amplimax faça a distrbuição de IP com seu DHCP próprio, possibilitando que lá eu coloque o Switch na DMZ. Mas quando desligo o DHCP do roteador, o DHCP do Amplimax não assume a tarefa, não consigo descobrir por qual motivo.
O IP do roteador está fixado no Amplimax. A mesma configuração está feita no roteador, colocando o IP do Amplimax como gateway padrão e servidor de DNS. A máscara de subrede está também no valor padrão em ambos os dispositivos: 255.255.255.0.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!
 
Prezados, boa tarde!

Estou tentando colocar meu Switch na DMZ do meu modem, mas por ter duas redes interligadas estou tendo dificuldades.
Quando morava na cidade, essa configuração melhorava a velocidade para jogos online.
Como atualmente estou morando na zona rural tenho um Amplimax 4G com chip da Tim. Como o Amplimax não tem wifi, somente saída de rede, tenho ligado na saida de rede dele um roteador D-Link DI-624 que tinha guardado já há um bom tempo.
Já tentei colocar o roteador em modo bridge, para que o Amplimax faça a distrbuição de IP com seu DHCP próprio, possibilitando que lá eu coloque o Switch na DMZ. Mas quando desligo o DHCP do roteador, o DHCP do Amplimax não assume a tarefa, não consigo descobrir por qual motivo.
O IP do roteador está fixado no Amplimax. A mesma configuração está feita no roteador, colocando o IP do Amplimax como gateway padrão e servidor de DNS. A máscara de subrede está também no valor padrão em ambos os dispositivos: 255.255.255.0.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!
Roteador próprio não se poe em Bridge.. Você pode coloca-lo em modo Access point. Quem poderia estar em Bridge seria o Amplimax.
Switch em DMZ? Ele é gerenciavel e conecta por iP?

Pelo que voce comentou, você tentou colocar seu DLink em AP.. DHCP desligado e IP fixado no amplimax estão corretos. Mas se o cabo entrar no DLInk pela porta WAN ele vai continuar roteando o que está entrando.

O correto nessa situação é entrar com o cabo de rede na porta LAN do DLink
 
Roteador próprio não se poe em Bridge.. Você pode coloca-lo em modo Access point. Quem poderia estar em Bridge seria o Amplimax.
Switch em DMZ? Ele é gerenciavel e conecta por iP?
Nas configurações do roteador não tem a opção de access point, mas vou tentar assim mesmo.
Sim, é o Nintendo Switch, se não ficou claro.
Pelo que voce comentou, você tentou colocar seu DLink em AP.. DHCP desligado e IP fixado no amplimax estão corretos. Mas se o cabo entrar no DLInk pela porta WAN ele vai continuar roteando o que está entrando.
Ok.
Pelo que voce comentou, você tentou colocar seu DLink em AP.. DHCP desligado e IP fixado no amplimax estão corretos. Mas se o cabo entrar no DLInk pela porta WAN ele vai continuar roteando o que está entrando.

O correto nessa situação é entrar com o cabo de rede na porta LAN do DLink
Vou tentar aqui, mas nunca tinha ouvido falar neste procedimento.
Como o roteador também já é bem velho, acho que ele está sofrendo os efeitos da idade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Roteador próprio não se poe em Bridge.. Você pode coloca-lo em modo Access point. Quem poderia estar em Bridge seria o Amplimax.
Switch em DMZ? Ele é gerenciavel e conecta por iP?

Pelo que voce comentou, você tentou colocar seu DLink em AP.. DHCP desligado e IP fixado no amplimax estão corretos. Mas se o cabo entrar no DLInk pela porta WAN ele vai continuar roteando o que está entrando.

O correto nessa situação é entrar com o cabo de rede na porta LAN do DLink
Aparentemente deu certo desligar o cabo da wan e ligar na lan 1.
Consegui receber IP com a faixa do amplimax.

Mas é normal perder acesso a as configurações do roteador via navegador?
Desde que liguei não consigo mais acessar. Só do amplimax.
 
Última edição:
Mas é normal perder acesso a as configurações do roteador via navegador?
Desde que liguei não consigo mais acessar. Só do amplimax.
Seu roteador não é mais roteador.. é um ponto de acesso tanto Wifi quanto cabeado, então algumas funções de roteamento não vão funcionar, pois ele apenas repassa o que está sendo roteado pelo Amplimax.

você deveria acessa-lo pelo IP que vc fixou no Amplimax.. ou ver na lista de clientes DHCP do Amplimax para qual IP seu Dlink foi direcionado
 
Seu roteador não é mais roteador.. é um ponto de acesso tanto Wifi quanto cabeado, então algumas funções de roteamento não vão funcionar, pois ele apenas repassa o que está sendo roteado pelo Amplimax.

você deveria acessa-lo pelo IP que vc fixou no Amplimax.. ou ver na lista de clientes DHCP do Amplimax para qual IP seu Dlink foi direcionado
Ele não aparece na lista de clientes DHCP e nem com o IP que fixei pra ele.
Que estranho.

Mas, enfim, está tudo funcionando como eu queria. Obrigado pelo auxílio!
 
Última edição:
Tenho vivo fibra 300/150, uso o modem da operadora como bridge, sai o cabo de rede e é ligado na porta wan do roteador na sala o asus ac59u, do asus sai um cabo de rede e conecto num switch no meu quarto, porém vou deixar de usar o swicth e instalei um router no meu quarto, (cabo ligado via a porta WAN ) asus ac68u, o cabo a faixa de ip que eu recebo na sala (192.168.50.xx) é diferente do que eu recebo no quarto (192.168.1.xx), como posso fazer para receber tudo na mesma faixa de IP? No caso acredito que seria a faixa de ip 192.168.50.xx.

Deixar o roteador do meu quarto como AP?
 
Tenho vivo fibra 300/150, uso o modem da operadora como bridge, sai o cabo de rede e é ligado na porta wan do roteador na sala o asus ac59u, do asus sai um cabo de rede e conecto num switch no meu quarto, porém vou deixar de usar o swicth e instalei um router no meu quarto, (cabo ligado via a porta WAN ) asus ac68u, o cabo a faixa de ip que eu recebo na sala (192.168.50.xx) é diferente do que eu recebo no quarto (192.168.1.xx), como posso fazer para receber tudo na mesma faixa de IP? No caso acredito que seria a faixa de ip 192.168.50.xx.

Deixar o roteador do meu quarto como AP?
Isso mesmo, pois no caso que você está usando hoje, o PC do seu quarto está em duplo NAT.
Esse roteador do quarto você deverá deixa-lo em modo AP para que funcione perfeitamente.
 
Isso mesmo, pois no caso que você está usando hoje, o PC do seu quarto está em duplo NAT.
Esse roteador do quarto você deverá deixa-lo em modo AP para que funcione perfeitamente.
Mas o cabo devo ligar na porta Lan ou Wan?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo