• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Se o RE018 tiver a função de trabalhar em AP pelo firmware, pode manter o cabo na WAN..

Se não tiver essa função, aí sim seria necessário forçar o modo AP ligando a entrada pela LAN, desligando o DHCP e fixando um IP LAN no range do RG1200..

Dei umas cabeçadas aqui mas tá funcionando agora, espero que fique estável. O RG1200 é IP 10.0.0.1 e o RE018 IP 192.168.1.1, fiz alguma cagada que não conseguia entrar mais no RE018 digitando esse IP, aí resetei o RE018 de fábrica.

Depois de quebrar a cabeça de alguma forma vi que para entrar no RE018 era com o endereço 10.0.0.11 pois o 192.168.1.1 não estava mais rolando, acredito que aí já era o RG1200 atuando sobre o RE018.

Quando consegui entrar no RE018 ele estava em modo Roteador e coloquei em modo AP e deixei o cabo em uma Lan, porem não achei em nenhum lugar o DHCP para desligar. Reiniciei ele e nesse momento está dessa maneira.

Agora vou aguardar para ver se a internet do wifi não cai mais...

Agradeço bastante a ajuda, não manjo muita coisa de rede.

:bat:
 
Quando consegui entrar no RE018 ele estava em modo Roteador e coloquei em modo AP e deixei o cabo em uma Lan, porem não achei em nenhum lugar o DHCP para desligar. Reiniciei ele e nesse momento está dessa maneira.
É isso aí.. Uma vez que ele está em modo AP, vc só vai acessa-lo pelo IP que o RG1200 fornecer pra ele.. O IP 192.168.1.1 nao vai mais funcionar pois o RE018 não é mais o gateway.

Se o Re018 estiver mesmo em modo AP, recomendo liga-lo pela WAN mesmo pra não bagunçar as conexões.. veja se funciona dessa forma..

Usei por muito tempo roteadores dessa forma.. e nunca tive problemas..
 
Opa, beleza.. não esqueça de resetar e atualizar o AX1800.. Para o primeiro ajuste, ligue o AX1800 por cabo no AX5..
Obrigado amigo!

Farei isso. Ele chega amanhã
 
É isso aí.. Uma vez que ele está em modo AP, vc só vai acessa-lo pelo IP que o RG1200 fornecer pra ele.. O IP 192.168.1.1 nao vai mais funcionar pois o RE018 não é mais o gateway.

Se o Re018 estiver mesmo em modo AP, recomendo liga-lo pela WAN mesmo pra não bagunçar as conexões.. veja se funciona dessa forma..

Usei por muito tempo roteadores dessa forma.. e nunca tive problemas..

Agradecer sua ajuda, até agora depois das alterações não tive mais o problema e alterei o cabo sim para a porta Wan do RE018.

:bat:
 
E ai? deu jogo? Imagino que sim, senão vc já tinha levantado a bandeira por aqui.. :haha:
Boa tarde amigo,

Ainda não tive tempo. Mas estou ansioso. Postarei aqui com certeza. Já recebi ajuda demais por aqui (em várias coisas).
 
galera tenho um archer c80 e uso internet oi fibra, qual o melhor modo de aproveitar esse roteador? atualmente ele está funcionando como access point
 
galera tenho um archer c80 e uso internet oi fibra, qual o melhor modo de aproveitar esse roteador? atualmente ele está funcionando como access point
mas você tem algum problema funcionando desse jeito?

O C80 não tem muita RAM, mas tem uma boa potencia no Wifi.. Coloca-lo como AP é sim uma boa opção..
A não ser que o roteador da principal tenha ainda menos de 64MB de RAM que o C80 possui. Aí pode ter gargalo dependendo da velocidade e numero de clientes conectados.
 
galera qual a melhor forma de configurar um roteador apenas para distribuir o sinal wifi e cabo de rede para outros computadores?
 
galera qual a melhor forma de configurar um roteador apenas para distribuir o sinal wifi e cabo de rede para outros computadores?
Assumindo que você já tenha um roteador que faça a distribuição de IPs, o modo é o Access Point.. Se ele tiver essa função, basta liga-la..
Só tenha em mente que dessa forma você só poderá acessa-lo pelo IP fornecido pelo seu roteador principal.
 
Pessoal estou em um empecilho com a operadora onde estão me forçando trocar para o plano business para ter acesso a configuração do roteador e poder trocar para bridge, vocês sabem se tem alguma lei da anatel onde eles devem me passar/liberar esse tipo de configuração?

Informaram que se eu quiser o modem em modo bridge devo trocar para o plano business, que para mim não faz sentido.
 
Pessoal estou em um empecilho com a operadora onde estão me forçando trocar para o plano business para ter acesso a configuração do roteador e poder trocar para bridge, vocês sabem se tem alguma lei da anatel onde eles devem me passar/liberar esse tipo de configuração?

Informaram que se eu quiser o modem em modo bridge devo trocar para o plano business, que para mim não faz sentido.


Sim muitas empresas fazem isso

mas também não sei pq não consegue usar o DHCP que vem no modem/roteador deles

não tem necessidade de botar em modo bridge
 
Pessoal estou em um empecilho com a operadora onde estão me forçando trocar para o plano business para ter acesso a configuração do roteador e poder trocar para bridge, vocês sabem se tem alguma lei da anatel onde eles devem me passar/liberar esse tipo de configuração?

Informaram que se eu quiser o modem em modo bridge devo trocar para o plano business, que para mim não faz sentido.
Teoricamente, dependendo como a operadora filtra as portas que podem ser abertas (no seu caso dele ser pelo roteador), pode ser que se eles permitirem a Bridge, iriam perder esse controle e todas as portas ficariam abertas, o que permitiria à voce rodar um servidor de internet, arquivos, email (spam), etc.. seria um motivo maior do que simplesmente te dar a opção de colocar seu roteador..

Eu não conheço alguma lei que permita um usuário PF ter a obrigação de ter todas as portas abertas, mas veja o que diz seu contrato. Se não houver restrição, você pode acionar a Anatel e esperar pela justificativa tecnica deles..

E espero que você não esteja em CGNAT com sua operadora, pois se estiver, não adianta muita coisa colocar o modem da operadora em bridge.

Existe a possibilidade de você colocar seu roteador em DMZ pelo IP fornecido pela operadora.. mas pelos motivos que citei acima, eles devem justificar a mesma coisa.
 
Pessoal estou em um empecilho com a operadora onde estão me forçando trocar para o plano business para ter acesso a configuração do roteador e poder trocar para bridge, vocês sabem se tem alguma lei da anatel onde eles devem me passar/liberar esse tipo de configuração?

Informaram que se eu quiser o modem em modo bridge devo trocar para o plano business, que para mim não faz sentido.
É possível monitorar as portas e tráfego da rede mesmo com o modem em Bridge.
Trocar de operadora não é uma opção?
 
Última edição:
Sim muitas empresas fazem isso

mas também não sei pq não consegue usar o DHCP que vem no modem/roteador deles

não tem necessidade de botar em modo bridge

Eu posso usar, mas é que foi comentado aqui no fórum, eu vou ter nat duplo, esse seria o principal motivo ...

Teoricamente, dependendo como a operadora filtra as portas que podem ser abertas (no seu caso dele ser pelo roteador), pode ser que se eles permitirem a Bridge, iriam perder esse controle e todas as portas ficariam abertas, o que permitiria à voce rodar um servidor de internet, arquivos, email (spam), etc.. seria um motivo maior do que simplesmente te dar a opção de colocar seu roteador..

Eu não conheço alguma lei que permita um usuário PF ter a obrigação de ter todas as portas abertas, mas veja o que diz seu contrato. Se não houver restrição, você pode acionar a Anatel e esperar pela justificativa tecnica deles..

E espero que você não esteja em CGNAT com sua operadora, pois se estiver, não adianta muita coisa colocar o modem da operadora em bridge.

Existe a possibilidade de você colocar seu roteador em DMZ pelo IP fornecido pela operadora.. mas pelos motivos que citei acima, eles devem justificar a mesma coisa.

Sim, e o mais interessante é que me deram um roteador que só funciona uma única porta, as demais são bloqueadas. Questionei sobre isso também, pois eu particularmente não acho correto. Sobre o contrato eu dei uma lida e não encontrei nada que permitisse eles bloquearem ou me fornecessem o acesso direto, e inclusive eles liberam para o plano business essa informação e estão batendo o pé para eu fazer essa troca.

É possível monitorar as portas e tráfego da rede mesmo com o modem em Bridge.
Trocar de operadora não é uma opção?

Mas não estou me importando com a monitoração no momento e sim o nat duplo citado acima, mas parando para pensar nenhuma aplicação minha tem problema com isso
 
Pessoal estou em um empecilho com a operadora onde estão me forçando trocar para o plano business para ter acesso a configuração do roteador e poder trocar para bridge, vocês sabem se tem alguma lei da anatel onde eles devem me passar/liberar esse tipo de configuração?

Nenhuma operadora tem obrigação legal de fornecer acesso aos seus equipamentos, não há na regulamentação da Anatel uma cláusula que determine que uma prestadora de serviço de internet deva fornecer acesso as configurações do roteador para um cliente doméstico. O principal motivo em não conceder acesso é o receio de que o cliente possa causar algum problema gerando chamado.

Você pode tentar negociar a liberação, algo mais fácil com provedores de pequeno e médio porte, ainda assim a empresa pode ser taxativa e negar.
 
Última edição:
Nenhuma operadora tem obrigação legal de fornecer acesso aos seus equipamentos, não há na regulamentação da Anatel uma cláusula que determine que uma prestadora de serviço de internet deva fornecer acesso as configurações do roteador para um cliente doméstico. O principal motivo em não conceder acesso é o receio de que o cliente possa causar algum problema gerando chamado.

Você pode tentar negociar a liberação, algo mais fácil com provedores de pequeno e médio porte, ainda assim a empresa pode ser taxativa e negar.

Isso que eu queria entender, de fato só estão deixando eu trocar quando for para o plano empresarial, eles deixam o aparelho em bridge, caso ao contrário não.

Aproveitando a deixa, o que pode me dar de 'problema' o duplo nat? se eu já estiver no cgnat, é triplo nat? Vou dar uma pesquisada também!
 
Aproveitando a deixa, o que pode me dar de 'problema' o duplo nat? se eu já estiver no cgnat, é triplo nat? Vou dar uma pesquisada também!

Para muitas pessoas o nat duplo pode passar desapercebido, uma parte pode enfrentar problemas com jogos online, fala-se em um aumento na latência, mas é mínimo e irrelevante, pode ter alguma dificuldade no acesso a certos serviços remotos. Se a migração para o segmento empresarial for um problema pra você (custo) e se a troca de provedor não for possível no momento, faça um teste e veja na prática se vai causar problema e em quais aplicações.
 
Aproveitando a deixa, o que pode me dar de 'problema' o duplo nat? se eu já estiver no cgnat, é triplo nat? Vou dar uma pesquisada também!
O problema é ter uma rede independente dentro de outra rede independente.
No caso de algum acesso externo, Se uma conexão externa procurar pelo seu PC, camera, servidor, ele vai parar na primeira NAT..
Se as duas redes estão sob seu teto, até daria para fazer o direcionamento de portas dentro dos dois roteadores..
Mas se estiver em CGNAT, você não terá acesso para configurar as portas no roteador do CGNAT..
 
Pessoal,

Boa tarde!

Meu ax 3000 chega amanhã, poderiam me ajudar com uma dica?

Basta colocar o modem da vivo (RTF3505VW-N1) em bridge pelo portal e desligar os wi-fi´s ?

Depois fazer a config no modem com cliente@cliente ?

É necessário habilitar o dmz no modem da vivo para o ip do router (ele cuidaria da segurança)?

Ah! Sobre o canal de 160 , deve ser forçado como principal no 5g e 2.4?

Muito obrigado!
Teoricamente, colocando em Bridge vc perde toda função de roteamento do equipamento, como DHCP, Wifi, VLAN, DMZ, Firewall.
A autenticação deverá ser feita pelo AX3000 como PPPoE.

Sobre a LARGURA de 160MHz, ela só funciona em 5GHz e deve ser setada no ajuste dessa banda. O canal usado deve ser o 36, dessa forma ele usará todos os canais adjacentes formar a largura de 160MHz.
 
  • Curtir
Reações: kig
Você sabe como? Entreguei nas configurações e usei o edge pra traduzir mais não sei qual o nome da função ou como faz.

Modelo é esse chinês:

Desde já agradeço 😁👍
Vai lá em Internet -> Switch -> Wireless Relay

how-to-configure-xiaomi-3c-wifi-router-to-be-repeater-picture-1-CrFOfmoss.jpg
 
  • Curtir
Reações: T3A
Teoricamente, colocando em Bridge vc perde toda função de roteamento do equipamento, como DHCP, Wifi, VLAN, DMZ, Firewall.
A autenticação deverá ser feita pelo AX3000 como PPPoE.

Sobre a LARGURA de 160MHz, ela só funciona em 5GHz e deve ser setada no ajuste dessa banda. O canal usado deve ser o 36, dessa forma ele usará todos os canais adjacentes formar a largura de 160MHz.
Obrigado!

O Router tinha sugerido o canal 48 (automático)...só de fixar o 36 já fica ok? A banda já está como 160/80/40/20...

Tem alguma maneira de testar e ver se essa banda está sendo utilizada?
 
Obrigado!

O Router tinha sugerido o canal 48 (automático)...só de fixar o 36 já fica ok? A banda já está como 160/80/40/20...

Tem alguma maneira de testar e ver se essa banda está sendo utilizada?
acho que 48 ou 36 na verdade vai dar na mesma, pq ele vai usar 8 canais para emitir os 160MHz de largura..

A forma que vc pode ver é usando algum Wifi Analyzer, como o Acrylic pra Windows. Lá vai mostrar quais canais estão sendo usados pelo roteador..

Se aparecer 36+40+44+48 ele estaria usando apenas 80MHz. Se aparecer tudo isso +52+56+60+64 ele estaria em 160MHz.

Agora, se seu laptop ou celular e capaz de usar tudo isso, depende de cada aparelho..
 
  • Curtir
Reações: kig
acho que 48 ou 36 na verdade vai dar na mesma, pq ele vai usar 8 canais para emitir os 160MHz de largura..

A forma que vc pode ver é usando algum Wifi Analyzer, como o Acrylic pra Windows. Lá vai mostrar quais canais estão sendo usados pelo roteador..

Se aparecer 36+40+44+48 ele estaria usando apenas 80MHz. Se aparecer tudo isso +52+56+60+64 ele estaria em 160MHz.

Agora, se seu laptop ou celular e capaz de usar tudo isso, depende de cada aparelho..
Perfeito, testado e 160 Mhz funcionando!

Obrigado man!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo