[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Achei esse video:



Ví que vc tb perguntou no tópico https://forum.adrenaline.com.br/threads/eliminar-ou-trocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243
Realmente lá vc vai conseguir mais informações sobre se é possível essa substituição.

Só recomendo que você dê todos os detalhes do qe já foi tentado e os problemas que vc está enfrentando para que alguém possa te dar uma dica mais certeira..

Obrigado pela informação

Segui o passo-a-passo do vídeo, porém sem sucesso.
 
Boa tarde tenho um mercurys AC12g versão 1 não tem mas atualizações para o mesmo , parece que faz uns meses que começou dar gargalo com velocidade de 200 MB que tenho em um provedor ,fica desligado a fequencia de 5GHZ cade o tempo todo , pensava que era só meu celular , mas depois percebi que roteador que esquenta muito com a fequencia de 5GHZ .
Eu tentaria forçar um reset e restaurar o roteador com o ultimo firmware (mesmo que não tenha versão nova).
Se o problema se mantiver, provavelmente algum componente do hardware pode estar na eminência de uma falha.
 
Boa tarde pessoal!

Uma dúvida, por favor: a rede de visitante que esse modem (Huawei Ws7000 Ax1500 Harmony) disponibiliza é separada da rede "normal" (não visitante)? O tráfego feito por ela é completamente separado do tráfego da rede principal? Como funciona a segurança do tráfego dessa rede visitante, no que se refere a possibilidade de uma pessoa má intencionada poder monitorar o tráfego da rede principal (como costumam sugerir cuidado ao usar um rede pública de um aeroporto, por exemplo).

Alguem poderia me explicar essa questão, por gentileza?

Obrigado!

Segundo a página de configuração do Roteador, a rede é independente e não dará acesso à sua rede particular..

H4sIAAAAAAAAAD2QzU7DMBCE38XnUnm99m7MCSdpVC6IQzlXpnaDpTat8lMEiHfHjSL2sNJoR_uN5kdMQ-x3X9coHgWIlQiXz26RmOUxneKLP99l7B6mYZ_Ovo17OQ8ASy2VYrW-du3ifvXjR3aTYvLSGFscgwYTPJACKPKiYILx2f2evp9Dtm7d0_wbTCEJSefToY9-TJdul-5oIGk1ZhRk6EoMqe38OPVzZIZSy5oBkXEjwRZIztblpmIskA1hY2vU6KqmgoqoYQdUW82lcg2wyqybP6Xw9t_C2E9xzra0sHXi9w8g4FbBJgEAAA%3D%3D.png
 
Boa noite, sou novo aqui. Comprei um Huawei AX3 v2 no Paraguai pois minha Internet da vivo não chegava no meu quarto, onde tenho uma Tv 4k. O problema é que percebi que a velocidade do meu novo roteador está bem menor que o Vivo que vem alugado. Enquanto no roteador da Vivo chega os 300 megas contratados, no ax3 chega no máximo 30 megas. Estou usando o cabo que veio na caixa e o roteador está um do lado do outro. Isto interfere?

Coloquei o Ax3 em AP como sugerido na primeira mensagem aqui e não mudou. Usei o app wifi analyzer e mudei o canal, mas também não observei mudanças. Nunca configurei uma rede, estou aprendendo tudo hoje aqui neste post. O que será que pode estar acontecendo?

Muito obrigado
 
Tenho um xiaomi AX1800, como sei se ele é versão global ou chinesa?
 
Boa noite, sou novo aqui. Comprei um Huawei AX3 v2 no Paraguai pois minha Internet da vivo não chegava no meu quarto, onde tenho uma Tv 4k. O problema é que percebi que a velocidade do meu novo roteador está bem menor que o Vivo que vem alugado. Enquanto no roteador da Vivo chega os 300 megas contratados, no ax3 chega no máximo 30 megas. Estou usando o cabo que veio na caixa e o roteador está um do lado do outro. Isto interfere?

Coloquei o Ax3 em AP como sugerido na primeira mensagem aqui e não mudou. Usei o app wifi analyzer e mudei o canal, mas também não observei mudanças. Nunca configurei uma rede, estou aprendendo tudo hoje aqui neste post. O que será que pode estar acontecendo?

Muito obrigado
Os roteadores da Huawei vendidos no Paraguai normalmente são Globais, o que significa que possuem a potência bem limitada (200mW), muitas vezes bem menores que a potencia dos roteadores da operadora.
Roteadores Mistrastar da Vivo podem fornecer quase 900mW de potência (GPT-2541GNAC 802.11ac / 5725 – 5850MHz: 0,89374W).. isso é quase 5 vezes mais que o AX3 Global.

Mas confira qual a velocidade que você obtem próximo ao roteador. Acredito que você também tenha desligado o Wifi da Vivo para não causar interferências.
Se vc obter algo próximo dos 300mbps próximos ao AX3 e apenas 30 no quarto, é por que realmente não há potência suficiente para atravessar os obstáculos.

Tenho um xiaomi AX1800, como sei se ele é versão global ou chinesa?
Se na configuração do roteador pelo IP tiver a opção de alterar a linguagem para inglês, ele é global. Se só tiver opção em chinês, então ele é chinês.
 
Alguém sabe o porquê não consigo
Acessar meu roteador Huawei em modo AP pelo navegador ? Só funciona se eh tiver na mesma rede.

Aqui tenho um
AX88u roteador principal
Huawei AX2 em modo AP
 
Alguém sabe o porquê não consigo
Acessar meu roteador Huawei em modo AP pelo navegador ? Só funciona se eh tiver na mesma rede.

Aqui tenho um
AX88u roteador principal
Huawei AX2 em modo AP
Podem ser vários os motivos.. Mas o principal seria você explicar exatamente o que vc tá fazendo e qual o erro que tá dando..

Por exemplo: Você pode estar tentando conectar no IP da etiqueta do AX3, sendo que na verdade ele está usando o IP fornecido pelo Asus..
 
Última edição:
Podem ser vários os motivos.. Mas o principal seria você explicar exatamente o que vc tá fazendo e qual o erro que tá dando..

Por exemplo: Você pode estar tentando conectar no IP da etiqueta do AX3, sendo que na verdade ele está usando o IP fornecido pelo Asus..
Vamos lá:

Asus como roteador principal

Huawei em modo AP (cabo saindo do asus e indo pra porta WAN do Huawei)

Wi-Fi ta com o mesmo nome. Internet funcionando normalmente.

O problema que só consigo acessar o roteador da huawei se eu tiver perto do mesmo.

Se eu me afastar , o celular conectar no asus , daí já não consigo mais acessar as configurações do huawei. Não sei se eh algum bloqueio.

Tenho um tp-link antigão e conectei do mesmo jeito e consigo acessar pelo IP que o ASUS atribuiu, o da huawei não.
 
Vamos lá:

Asus como roteador principal

Huawei em modo AP (cabo saindo do asus e indo pra porta WAN do Huawei)

Wi-Fi ta com o mesmo nome. Internet funcionando normalmente.

O problema que só consigo acessar o roteador da huawei se eu tiver perto do mesmo.

Se eu me afastar , o celular conectar no asus , daí já não consigo mais acessar as configurações do huawei. Não sei se eh algum bloqueio.

Tenho um tp-link antigão e conectei do mesmo jeito e consigo acessar pelo IP que o ASUS atribuiu, o da huawei não.

pode ser roteamento, ou seja, ele pode estar com uma rede diferente da sua principal

pode ser questão de bloqueio por zona, qnd vc esta conectado nele, ele entende q vc vai conectar via LAN, qnd muda a rede passa a ser WAN e existe um bloqueio de acesso

enfim, são vários os casos... tente fixar um IP nele q seja do mesmo da rede principal e veja como se comporta
 
Se na configuração do roteador pelo IP tiver a opção de alterar a linguagem para inglês, ele é global. Se só tiver opção em chinês, então ele é chinês.
Maravilha, é chinês.
Comprei um Ax3000, tô na torcida pra ser china para fazer mesh cabeado.
Qual recomenda ser o principal que estará conectado na ONT, o 1800 ou 3000?

Sobre o Ax1800, ele está na rom 1.0.506, sabe se existe uma mais atual?
 
Maravilha, é chinês.
Comprei um Ax3000, tô na torcida pra ser china para fazer mesh cabeado.
Qual recomenda ser o principal que estará conectado na ONT, o 1800 ou 3000?

Sobre o Ax1800, ele está na rom 1.0.506, sabe se existe uma mais atual?
O AX1800 é Quadcore.. o 3000 é Dualcore..
Sobre a ROM, a mais nova é a 1.0.93:

Redmi router AX1800 stable version log 1.0.93 (updated on February 27, 2023)​

update content:
1. Solve browser compatibility issues in some special scenarios

 
Boa noite gostaria de uma ajuda do pessoal aqui recentemente comprei o TP link Archer AX80,e no meu pc tenho uma placa de rede sem fio AX210 com Wifi 6E,o que acontece em testes de transferencia local chega tranquilamente 1gb porém quando se trata da internet ele sofre para se manter nos 700mb sendo que no cabo na porta de 2.5gbps bate torno de 770-800mbit,fiz também o teste o meu pc conectado na rede 5ghz e o outro pc no cabo(1gbps) não teve dificuldade nenhuma em manter 90-110mb/s,no 2.4 achei fraco o rendimento no meu asus ac68u no 2.4 wifi ac batia 100-120mb e nesse no maximo 50-70mb abaixo as configurações que eu fiz e se alguém tiver alguma dica agradeço,observação meu pc está proximo ao roteador.

Canal 2.4 largura de banda 40mhz TWT Off OFMDA + MIMO ATIVO
Canal 5ghz Largura de banda 20/40/80/160mhz
ambos WPA2/WPA3
 
Bom dia pessoal, recentemente troquei o aparelho da Claro por um TP-link XZ000-G3 e um roteador Archer AX12 seguindo os passos que o @_dsouza_ tinha feito no tópico dedicado a isso.

Update: ao instalar a ONU CPRO X1000, notei uma redução de ˜20Mbps em média na velocidade máxima de download nos speedtests (caiu de uma média de ~700Mbps para ˜680Mbps). Não sei se foi coincidência, mas ao colocar a VSOL de volta esse problema desapareceu.

A VSOL está funcionando bem, mas por questão somente de preciosismo meu (i.e. chatice mesmo) estou buscando uma ONU APC e que funcione bem. Resolvi testar mais duas, e depois escolho qual uso em definitivo:

1. TP-Link XZ000-G3 v1: configurei e está funcionando bem com a Claro Fibra com firmware original. O telnet dessa ONU é limitado e não permite configurações (ou pelo menos não descobri como). Mas consegui configurar via edição do HTML (Chrome Inspect) para habilitar uma página escondida. Em termos de desempenho está funcionando tão bem quanto a VSOL e HGU original. Abaixo detalhes de configuração. Pontos negativos para meu uso dessa ONU que não verifiquei corretamente na hora de comprar: (a) Não tem na parte inferior furação para fixar na parede, que preciso. Daria para usar fita dupla face, mas melhor que seja com encaixe por parafuso para fixar melhor, (b) a fonte é 9V, e quero uma 12V pois uso a fonte da HGU da Claro (novamente preciosismo para facilitar o chavemento para a HGU da Claro caso precise chamar suporte técnico), (c) Telnet com acesso limitado, minha tentativa de customização do firmware de acordo com esse modkit deu erro e não achei firmware com telnet liberado (todos sites apontam para o modkit, porém o mesmo é só uma ferramenta para customização do firmware, teria que pesquisar o que precisa ser modificado para habiliar o telnet e também como fazer funcionar com o firmware da TP-Link BR) e (d) Somente bridge, não tem funções de roteamento nem PPPoE - não afeta meu caso, mas pode ser relevante para quem tiver pensando em usar PPPoE na ONU com outros provedores. Porém como pontos positivos está funcionando com a Claro Fibra e aparentemente não impactou a velocidade de download como aconteceu com a CPRO.

Código:
-------------------------------------
Acesso
-------------------------------------
- Configurações default: 192.168.1.1 admin/admin (com DHCP ativo)
- Telnet habilitado mas não consegui usar para configurar (parece limitado)

-------------------------------------
Configurações Claro Fibra
-------------------------------------

1) Configurações da Rede -> Certificação PON
    - Alterar GPON SN. Formato é como segue:
        - 8 primeiros dígitos são as quadro letras do Vendor ID convertidos para Hexa
        - Exemplo: "HWTC" é "48575443"
        - 8 últimos dígitos são os valores hexa do SN mesmo. Ex: : "AABBCCDD"
        - Então nesse exemplo o que deve ser preenchido é "48575443AABBCCDD"

2) Configurações da Rede -> Configuração de Vlan (VLAN 11 Claro Fibra POA)
    - Model VLAN: Modo TAG VLAN
    - VLAN Vid: 11
    - Prioridade: 0

4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information"
    <li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="dev_info" onclick="return menuClick(this);" class="sel">Device Information</a></li>

5) Gestão -> Device Information (página habilitada no passo anterior):
    - Vendor ID: HWTC (para caso HGU Huawei)
    - Serial Number: colocar mesmo valor do passo 1
    - OMCC version: 0x86 (manter default)

6) Reinicializar

2. Intelbras R1: comprei e estou aguardando chegar. Vai ser minha última tentativa de achar uma ONU com porta APC, com fonte 12V e idealmente preta. Assim que chegar coloco aqui os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@KILLME já preenchi teu formulário para adicionar os casos de sucesso da CPRO X1000 e TP-Link XZ000-G3 com a Claro Fibra na tabela do primeiro post.

Tudo estava funcionando normalmente mas o sinal de Wi-Fi no quarto estava meio fraco, para resolver o problema resolvi pegar um roteador Archer AX72 e deixar como principal e usar o Archer AX12 como AP no quarto, puxando um cabo do AX72 até ele. Só que o Archer AX72 não conecta na internet nem com reza brava. Não manjo muito de redes mas conferi e todas as configurações estão iguais as que estava usando no AX12, a única diferença que percebi é que não achei opção para CWMP no AX72, mesmo eu tendo desligado no AX12 pra não ter nenhum perigo da Claro alterar as configurações do meu roteador não sei se a ausência disso no AX72 pode interferir. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!

Archer AX12 conectado na internet:
X9LknpK.png


Archer AX72 fica com o status de "Conectando" infinitamente:
jts5XMJ.png
 
Bom dia pessoal, recentemente troquei o aparelho da Claro por um TP-link XZ000-G3 e um roteador Archer AX12 seguindo os passos que o @_dsouza_ tinha feito no tópico dedicado a isso.



Tudo estava funcionando normalmente mas o sinal de Wi-Fi no quarto estava meio fraco, para resolver o problema resolvi pegar um roteador Archer AX72 e deixar como principal e usar o Archer AX12 como AP no quarto, puxando um cabo do AX72 até ele. Só que o Archer AX72 não conecta na internet nem com reza brava. Não manjo muito de redes mas conferi e todas as configurações estão iguais as que estava usando no AX12, a única diferença que percebi é que não achei opção para CWMP no AX72, mesmo eu tendo desligado no AX12 pra não ter nenhum perigo da Claro alterar as configurações do meu roteador não sei se a ausência disso no AX72 pode interferir. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!

Archer AX12 conectado na internet:
X9LknpK.png


Archer AX72 fica com o status de "Conectando" infinitamente:
jts5XMJ.png
Eu resetaria o AX72 e tentaria de novo.. teoricamente ele conseguiria puxar um IP da claro pelo ONT..

Se continuar dando problema, tente alterar o pool de IP do DHCP.. O AX12 tá no range 192.168.3.xxx e o AX72 ta em 192.168.0.xxx.. Pode ser que esteja rolando algum conlito..
 
Eu resetaria o AX72 e tentaria de novo.. teoricamente ele conseguiria puxar um IP da claro pelo ONT..

Se continuar dando problema, tente alterar o pool de IP do DHCP.. O AX12 tá no range 192.168.3.xxx e o AX72 ta em 192.168.0.xxx.. Pode ser que esteja rolando algum conlito..

Eu tinha alterado os IPs pra conseguir acessar a interface web dos 2 ao mesmo tempo, um via cabo e outro Wi-Fi pra ver se as configurações tavam realmente batendo. Depois que postei aqui, resetei o AX72 e a ONT, configurei tudo do zero e ele ainda fica com o status de "Conectando" infinitamente :pepe:

Sabe se tem alguma forma de abrir um console pra ver o que ele estar tentando fazer? Talvez dê pra dar um troubleshooting vendo o que ele tá arrumando da vida. Brigadão por ter respondido!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo