• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Olá,
Hoje eu tenho na minha casa o roteador wifi 6 (escritório) da claro e o roteador Archer AX72 (meu quarto), mas hoje possuo dois pontos de sombra, aonde não funciona o wifi ou funciona muito mal, que é a cozinha/sala e o segundo quarto.
Então pensando em resolver esse problema de sombra na cobertura de internet resolvi comprar dois aparelhos Deco x50, porém estou com dúvida de como devo fazer a configuração destes aparelhos, a posição deles está definida, um no quarto e outro na sala, a minha dúvida é em relação ao meu roteador archer AX72 que gostaria de manter no meu quarto, não é possível conectar os Deco diretamente nele por conta da tecnologia mesh deles serem diferentes.

O que eu estou pensando em fazer é conectar os mesh no modem da claro e o Archer AX72 também no modem, só que dessa maneira o modem do meu quarto vai ter um wifi diferente e não vai funcionar no mesh.

Essa configuração seria a melhor ou vocês me sugerem outra?

segue abaixo o mapa do apartamento, fora de escala, os cômodos entre as linhas vermelhas tem sinal do wifi



image0.jpg
 
Boa noite rapaziada, estou com algumas dúvidas, aqui em casa tenho oi fibra com 500 megas, Como moro em um geminado e tem dois andares, coloquei um moden/roteador em baixo,
(Tplink wdr4300) e conectei via cabo em cima onde recebe a fibra o molden principal (hg8145v5-v2). No molden debaixo, o tplink, diz na caixa q no 5g bate até 450 mbps, sendo que o máximo fica em 300, e usando o aplicativo de velocidade 80 Mbps de média. Lá em cima, chega a 600 mbps, mais utilizando o aplicativo chega na média de 300 mbps. (Cat6 entre os moldens)
Oque eu posso fazer pra melhorar isso?
 
O que eu estou pensando em fazer é conectar os mesh no modem da claro e o Archer AX72 também no modem, só que dessa maneira o modem do meu quarto vai ter um wifi diferente e não vai funcionar no mesh.
não vai funcionar Mesh, mas vai ter outr Wifi disponível..
E cuidado para ajustar todos os outros roteadores fora o da claro para modo Access Point, ou vc pode criar uma rede em cada equipamento, levando a erro de endereçamento e perda de pacotes.

Boa noite rapaziada, estou com algumas dúvidas, aqui em casa tenho oi fibra com 500 megas, Como moro em um geminado e tem dois andares, coloquei um moden/roteador em baixo,
(Tplink wdr4300) e conectei via cabo em cima onde recebe a fibra o molden principal (hg8145v5-v2). No molden debaixo, o tplink, diz na caixa q no 5g bate até 450 mbps, sendo que o máximo fica em 300, e usando o aplicativo de velocidade 80 Mbps de média. Lá em cima, chega a 600 mbps, mais utilizando o aplicativo chega na média de 300 mbps. (Cat6 entre os moldens)
Oque eu posso fazer pra melhorar isso?
Aposentar o wdr4300 (por que ele é Wifi4) e não tem suporte a 80MHz e colocar um rotador como o hg8145, que é Wifi5..

Existe mesmo a necessidade de vc ter os 600mbps no andar de baixo?
 
Aposentar o wdr4300 (por que ele é Wifi4) e não tem suporte a 80MHz e colocar um rotador como o hg8145, que é Wifi5..

Existe mesmo a necessidade de vc ter os 600mbps no andar de baixo?
Cara e que eu peguei ele que tava parado, ja que tinha problema de wifi em baixo, as vezes quero ver alguma série ou espelhar o celular na TV pra assistir algo que na TV não tem, e trava ... por isso botei um ponto, então a solução melhor é trocar o molden kkk
 
Cara e que eu peguei ele que tava parado, ja que tinha problema de wifi em baixo, as vezes quero ver alguma série ou espelhar o celular na TV pra assistir algo que na TV não tem, e trava ... por isso botei um ponto, então a solução melhor é trocar o molden kkk
Para espelhar celular, 50mbps é mais que suficiente. Colocar um roteador mais forte no lugar do WDR4300 não irá alterar em nada sua experiência.
E lembre-se que MODEM é o dispositivo que converte mídia, seja coaxial, fibra, ethernet. Roteador é quem roteia.
 
Uma duvida atualmente tenho a ONT ZTE F689 da claro em bridge com um AX53, no wifi consigo 480 down e 350 up no AX53 e direto ao modem 610 down e 360 up. Tá certo isso, tecnicamente meu roteador não deveria entregar mais que o modem? Tem alguma configuração a se fazer? Eu tentei um reset do modem e continua na mesma. :feelbad:
 
Uma duvida atualmente tenho a ONT ZTE F689 da claro em bridge com um AX53, no wifi consigo 480 down e 350 up no AX53 e direto ao modem 610 down e 360 up. Tá certo isso, tecnicamente meu roteador não deveria entregar mais que o modem? Tem alguma configuração a se fazer? Eu tentei um reset do modem e continua na mesma. :feelbad:
esses 610 é pico ou estavel?
na claro não sei te dar uma solução, mas a vivo quando discamos pppoe no roteador ele come um pouco de banda mesmo.
 
esses 610 é pico ou estavel?
na claro não sei te dar uma solução, mas a vivo quando discamos pppoe no roteador ele come um pouco de banda mesmo.
eu fiz varios testes e eles ficam entre 580-600. Acho estranho pq o AX53 tem Wifi 6 logo deveria entregar mais. Na claro eu coloco IP dinâmico.
 
Entrei em contato com a TP Link e eles me passaram que era normal uma perda. Mas eu acho que o problema é a comunicação do modem em bridge com o roteador. Fiz o teste como AP e tudo funcionou como antes, mas eu prefiro que o TPLink gerencie a rede então vou deixar como esta e esperar a oportunidade de mudar a ONT da claro.
 
eu fiz varios testes e eles ficam entre 580-600. Acho estranho pq o AX53 tem Wifi 6 logo deveria entregar mais. Na claro eu coloco IP dinâmico.
O Archer AX53 tem apenas uma CPU Dual de 880MHz.. isso não dá muita liberdade pra discar e rotear 600mbps..
Nao sei do F689, mas o ZTE F680 tem CPU Dual de 1GHz.. pode ser aí que esteja acontecendo o gargalo..
 
Boa noite!
O wifi 5G do meu D-link 882 não está funcionando. A luz verde do 5G não acende no aparelho. Isso me leva a pensar que há algum problema de hardware. Isso é normal? O 5g de um roteador dual band pode deixar de funcionar, enquanto o 2,4g opera normalmente? Eu estou inclinado a pensar que não se trata de um problema de configuração ou de interferência de sinal... Alguém poderia me ajudar? Obrigado!
 
Ola pessoal!
Gostaria de uma ajuda, instalei openwrt no meu Xiaomi AX3600, porem estou com o seguinte problema;

Possuo um link de 1Gb, no cabo com a velocidade chega 940 megas, até ai ok
estou com software flow offloading
e o hardware low offloading ativos na configuracao..

No xiaomi configurado a 160mhz, conectado a 2401 no celular, porem ao medir a velocidade consigo apenas média de 520 megas,
Alguem poderia me explicar ou auxiliar o porque de não conseguir chegar aos 940 megas igual ao cabo
 
Ola pessoal!
Gostaria de uma ajuda, instalei openwrt no meu Xiaomi AX3600, porem estou com o seguinte problema;

Possuo um link de 1Gb, no cabo com a velocidade chega 940 megas, até ai ok
estou com software flow offloading
e o hardware low offloading ativos na configuracao..

No xiaomi configurado a 160mhz, conectado a 2401 no celular, porem ao medir a velocidade consigo apenas média de 520 megas,
Alguem poderia me explicar ou auxiliar o porque de não conseguir chegar aos 940 megas igual ao cabo
Isso acontecia também no firmware original?

Edit: Qual era a velocidade no Wifi pelo firmware original?

Pergunto isso pois obter 940mbps no Wifi não é algo fácil, mesmo com a conexão negociada a 2400mbps.
Usar 160MHz de largura vai te exigir 8 canais livres, sem interferencias, para chegar em algo próximo dos 2gbps.
Como sua WAN é gigabit, não há necessidade de usar os 160MHz de largura, visto que a velocidade de internet que seu roteador irá te oferecer será em torno doa 940mbps que você citou.
com 80MHz de largura você ainda teria uma velocidade negociada a 1200mbps e ainda te abriria a possibilidade de usar os canais 149-161 a 5.8GHz , além dos ranges 26-48 e 52-64 a 5.2GHz
com 160MHz o único range disponível são os canais 36-64.
 
Última edição:
Ola pessoal!
Gostaria de uma ajuda, instalei openwrt no meu Xiaomi AX3600, porem estou com o seguinte problema;

Possuo um link de 1Gb, no cabo com a velocidade chega 940 megas, até ai ok
estou com software flow offloading
e o hardware low offloading ativos na configuracao..

No xiaomi configurado a 160mhz, conectado a 2401 no celular, porem ao medir a velocidade consigo apenas média de 520 megas,
Alguem poderia me explicar ou auxiliar o porque de não conseguir chegar aos 940 megas igual ao cabo
Troque o canal (36 - 44) para evitar dfs. Parece ser este o problema.
 
Isso acontecia também no firmware original?

Edit: Qual era a velocidade no Wifi pelo firmware original?

Pergunto isso pois obter 940mbps no Wifi não é algo fácil, mesmo com a conexão negociada a 2400mbps.
Usar 160MHz de largura vai te exigir 8 canais livres, sem interferencias, para chegar em algo próximo dos 2gbps.
Como sua WAN é gigabit, não há necessidade de usar os 160MHz de largura, visto que a velocidade de internet que seu roteador irá te oferecer será em torno doa 940mbps que você citou.
com 80MHz de largura você ainda teria uma velocidade negociada a 1200mbps e ainda te abriria a possibilidade de usar os canais 149-161 a 5.8GHz , além dos ranges 26-48 e 52-64 a 5.2GHz
com 160MHz o único range disponível são os canais 36-64.
Com o firmware original, crava em 940megas

Em 80mhz consigo no máximo 350 megas
 
Olá,

Por que tantos usuários recomendam colocar o modem roteador (da operadora) em bridge se é possível um resultado melhor apenas fixando um IP (fora da faixa de distribuição do modem) e desativando o DHCP em cada um dos outros roteadores?
Assim mantendo todo os roteadores na mesma rede, com mesmo gateway, sem duplo NAT e ainda sobrando portas no modem.
 
Olá,

Por que tantos usuários recomendam colocar o modem roteador (da operadora) em bridge se é possível um resultado melhor apenas fixando um IP (fora da faixa de distribuição do modem) e desativando o DHCP em cada um dos outros roteadores?
Assim mantendo todo os roteadores na mesma rede, com mesmo gateway, sem duplo NAT e ainda sobrando portas no modem.
Eu diria que o motivo é o firmware: Muita gente recomenda colocar o equipamento da operadora em Bridge pois na grande maioria dos casos, o roteador da operadora usa firmware modificado, muitas vezes limitado apenas às funções básicas.
Mas concordo contigo que em 80% dos casos, colocar um roteador próprio configurado para o modo AP (IP fixo e DHCP desligado) iria suprir sem maiores dificuldades. Mas existem algumas funções que funcionam apenas no modo Roteador do equipamento.
Quando usava Vivo Fibra, essa era a única forma de adicionar outro roteador, senão perdia a TV.
Hoje uso NET e coloquei o modem em bridge para montar a rede pelo meu roteador.
 
Viram que a Xiaomi lançou um roteador Wi-Fi 7 de entrada? Dá pra pegar por menos de 50 dólares e fugir do Remessa Desconforme
O "único problema" é que ele vem com SoC Qualcomm, o que torna o processo de portarem o Openwtr mais complicado comparado com o mediatek
 
Olá,

Por que tantos usuários recomendam colocar o modem roteador (da operadora) em bridge se é possível um resultado melhor apenas fixando um IP (fora da faixa de distribuição do modem) e desativando o DHCP em cada um dos outros roteadores?
Assim mantendo todo os roteadores na mesma rede, com mesmo gateway, sem duplo NAT e ainda sobrando portas no modem.
Porque colocando em bridge é 1 aparelho a menos para gerenciar.
 
Olá, Um usuário perguntou em privado se eu poderia explicar melhor como fazer a configuração para não precisar do modo brigde.

Então resolvi dar uma resposta publica, porque pode ser útil para outros.

Usar o modem roteador da operadora em bridge você perde, praticamente, todas as funções (portas LAN, Wifi, etc..) desse aparelho.
Colocar em bridge é mais complicado do que a configuração que eu mencionei no post e pode haver problemas com certas operadoras que dificultam esse modo.

Basicamente o que eu comentei alguns posts atrás é;

1º - Ter apenas um aparelho na rede com o servidor DHCP ativo.

2º - Configurar o aparelho que estiver com esse serviço DHCP ativo para entregar uma faixa de IP que não conflite com os aparelhos que tiverem IP fixado.

Exemplo: Se eu tiver 5 aparelhos roteadores na rede eles precisam estar com IP fixado;
|___Exemplo: Aparelho 1 fixado como 192.168.0.1, Aparelho 2 fixado como 192.168.0.2, e assim por diante.
E nesse caso o DHCP deve distribuir IP a partir do 192.168.0.6 em diante para não conflitar com os aparelhos com IP fixo.

Na imagem abaixo;
|_Caso for o modem roteador da operadora; você configura a faixa do DHCP (Starting/Ending).
|_Caso for os demais roteadores; você define o IP e desativa o DHCP (No caso da imagem; Desative "Use Router as DHCP Server").
qbrDwYg.jpeg


3º - Fixar o IP nos dispositivos roteadores na mesma rede (Você pode fixar o IP em outros dispositivos que achar melhor/necessário).

Para saber se os IP estão na mesma rede basta ver se os 3 primeiros conjuntos de números do IP são os mesmo em todos os IP.
Exemplo de rede A: 192.168.0.(outros números)
Exemplo de rede B: 192.168.1.(outros números)
Exemplo de rede C: 192.168.100.(outros números)

O importante é;
* Não haver conflito de IP.
* Os endereços devem estar na mesma rede.
* Existir apenas 1 gateway na rede (tem que ser o endereço do modem roteador da operadora).
|___ Geralmente não precisa configurar isso nos dispositivos, exceto alguns roteadores e outros dispositivos com IP fixo.
 
Boa tarde! Tenho internet de 1gb aqui em casa… no cabo tá passando a velocidade normal, porém Wi-Fi só dá até 200mb… uso cat6 já descartando a possibilidade de ser cabo… a onu já foi trocada, já troquei roteador também e continua a mesma coisa.
Só no cabo a velocidade bate 1gb.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Qual é o seu roteador e qual é o equipamento que vc tá usando pra medir a velocidade?
você já chegou a pegar 1gbps no Wifi nesse equipamento alguma vez?
Pergunto isso pois o mínimo para se obter 1gbps por Wifi é usando Wifi6 com quatro canais (80MHz de largura) e duas streams simultaneas..
E mesmo assim, se tiver muito Wifi próximo, a velocidade nao passar dos 800mbps..
 
Tenho a possibilidade de trocar o ZTE da TIM por aparelho próprio?!

ex.: TP-Link Roteador Dual Band XX230V WiFi 6
 
Bom dia, senhores.

Estou querendo montar uma rede utilizando o easymesh.
A rede que tenho em mente seria composta por um roteador principal TP-Link AX72 (cabeado no modem), um switch cabeado que leva a um roteador satélite que ainda vou adquirir (cabeado) e mais dois repetidores talvez uns RE450 V4 (sem cabo os dois).
Só que me surgiu uma dúvida, os repetidores "satélites" teriam que ficar pegando rede perto do roteador principal ou eles podem ser colocados perto do roteador satélite?
Outra coisa, alguma sugestão de aparelhos "satélites"?
 
Bom dia, senhores.

Estou querendo montar uma rede utilizando o easymesh.
A rede que tenho em mente seria composta por um roteador principal TP-Link AX72 (cabeado no modem), um switch cabeado que leva a um roteador satélite que ainda vou adquirir (cabeado) e mais dois repetidores talvez uns RE450 V4 (sem cabo os dois).
Só que me surgiu uma dúvida, os repetidores "satélites" teriam que ficar pegando rede perto do roteador principal ou eles podem ser colocados perto do roteador satélite?
Outra coisa, alguma sugestão de aparelhos "satélites"?

O local é muito grande? Você quer Wifi 6 em todos os comodos?
De qualquer forma eu conectaria todos os roteadores e switchs direto no modem.
Vai desativar o Wifi do modem?
 
O local é muito grande? Você quer Wifi 6 em todos os comodos?
De qualquer forma eu conectaria todos os roteadores e switchs direto no modem.
Vai desativar o Wifi do modem?
Sim, a casa é grande, com lajes e paredes mais grossas que o normal e sem qualquer estrutura de rede lógica (os cabos de telefone passavam junto à fiação de energia).
Consegui uma forma de passar um cabo para um dos pontos sem quebradeira, mas mais que isso não é possível.
A wifi do modem vai ser desativada, volta e meia pego uns modens com problema (cheguei a trocar 3).
Quanto a wifi 6, só preciso junto ao roteador principal pra falar a verdade.

A minha dúvida maior é se repetidores teriam que ficar por perto do roteador principal ou se só por receberem a rede do roteador satélite cabeado já seria suficiente para integrar a rede através do easymesh.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo