[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Eu não pegaria outro Box não, já pega um cooler bom visando o 3600 que você quer pegar, tu pode pagar o Hyper 212 ou Gammaxx 400 que estará bem servido.

E vale essa diferença de preço? O Hyper 212 seria mais que o dobro...
Bom, no meu caso tô procurando um cooler eficiente ja que tanto o gabinete que tenho agora , tanto o que pretendo comprar dps são bem fechados, será que o Gammax dá conta?

E vale essa diferença de preço? O Hyper 212 seria mais que o dobro...
Bom, no meu caso tô procurando um cooler eficiente ja que tanto o gabinete que tenho agora , tanto o que pretendo comprar dps são bem fechados, será que o Gammax dá conta?

Se tu não quer gastar muito vai no Gammax que vai segurar tranquilamente 👍

Opa pessoal, tenho um Ryzen 5 1600 (1st gen) que veio com o Wraith Spire, porém eu estou importando um 3600x e preferia comprar já um cooler melhor pra resfriar o mesmo.
Qual seria indicação de um bom air cooler que possa comprar até uns 300 reais?

Estava olhando este da CM: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100112 existe algum melhor nessa faixa?
Nessa faixa tu vai achar outros modelo da cooler master que tem praticamente o mesmo desempenho do MasterAir, como o 212 +RGB ou Black Edition mas estará bem servido para seu 3600x.

Opa pessoal, tenho um Ryzen 5 1600 (1st gen) que veio com o Wraith Spire, porém eu estou importando um 3600x e preferia comprar já um cooler melhor pra resfriar o mesmo.
Qual seria indicação de um bom air cooler que possa comprar até uns 300 reais?

Estava olhando este da CM: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100112 existe algum melhor nessa faixa?
eu peguei para meu 3600 um MA410P soh que esgotou - paguei 190 reais dois meses atras.

eu peguei para meu 3600 um MA410P soh que esgotou - paguei 190 reais dois meses atras.

É sobre questão de performance acho que qualquer um atenderia, até um Gammaxx 400.
No caso o MA410P é outro modelo né? Pelo visto estou pagando um pouco a mais pelas firulas RGB e o controlador que vem incluso.
Espero não me arrepender. Bom que vai combar com a placa mae TUF. :vish:

Achei dentro de um computador antigo um Cooler Master X6 Elite, porém ele é antigão e não tem suporte aos sockets novos, entrei em contato com a Cooler Master pra saber se tem algum kit upgrade que sirva nele. No momento ta servindo de decoração no meu escritório.

Última edição:
Última edição:
Não vale, teu cooler não ta aguentando teu processador? Eu acredito que esteja.

Aguentando, tá. Fazendo uns tweaks na voltagem e nos cores (tá a 4.0ghz e 1.25v) pelo Ryzen Master (vou fazer na BIOS depois, mas pelo Ryzen Master é mais fácil já que não manjo e eu queria ver os efeitos na temperatura de forma rápida), fica entre 65-72c em jogos mais pesados (RDR2 e Cyberpunk). Sem os tweaks, só no PBO, chega perto dos 80 nos dias mais quentes. No Cinebench e no Prime95 vai a 80 e poucos mas não bate os 85c do thermal throttling, só chega nos 85c com o Aida64.

A diminuição de 7c parece considerável, mas to por fora do preço/desempenho de coolers pra saber se esses 7c valem R$400.

Aguentando, tá. Fazendo uns tweaks na voltagem e nos cores (tá a 4.0ghz e 1.25v) pelo Ryzen Master (vou fazer na BIOS depois, mas pelo Ryzen Master é mais fácil já que não manjo e eu queria ver os efeitos na temperatura de forma rápida), fica entre 65-72c em jogos mais pesados (RDR2 e Cyberpunk). Sem os tweaks, só no PBO, chega perto dos 80 nos dias mais quentes. No Cinebench e no Prime95 vai a 80 e poucos mas não bate os 85c do thermal throttling, só chega nos 85c com o Aida64.

A diminuição de 7c parece considerável, mas to por fora do preço/desempenho de coolers pra saber se esses 7c valem R$400.
Meu ponto de vista tu só vai ganhar esses 7° ou mais se tu for montar um WC custon aí digo que vale o investimento, fora isso teu cooler ta segurando de boa em jogos que acho que é a sua finalidade.

Por esse preço que você acha até uns Cryorig R1, uns Noctuas D14 usados.
Mas pelo o que você falou, capaz de trocar uma pasta ou adicionar umas fans no gabinete, resolver bastante.
Além de que, está bem aceitável sua temperatura.

Aqui eu desencanei de overclock em processador, só faz gastar energia sem necessidade.

Galera atualmente tenho um 5600X com o cooler Deepcool GTE (acredito q performance seja a mesma do deepcool 400).

Minha GPU(6800) deve chegar em breve, e o problema é que meu gabinete é um pouco apertado (corsair 400C).

To usando o gabinete sem a lateral de acrilico pra ter uma temperatura menor(pq se deixar ela, esquenta bem o pc).

Tava pensando em fazer um upgrade de cooler e por um water de 240mm... oq acham? vale a pena? isso aliviaria a temperatura interna do pc? Ou é melhor eu manter o cooler atual, e pegar um gabinete maior/com airflow melhor?

Galera atualmente tenho um 5600X com o cooler Deepcool GTE (acredito q performance seja a mesma do deepcool 400).

Minha GPU(6800) deve chegar em breve, e o problema é que meu gabinete é um pouco apertado (corsair 400C).

To usando o gabinete sem a lateral de acrilico pra ter uma temperatura menor(pq se deixar ela, esquenta bem o pc).

Tava pensando em fazer um upgrade de cooler e por um water de 240mm... oq acham? vale a pena? isso aliviaria a temperatura interna do pc? Ou é melhor eu manter o cooler atual, e pegar um gabinete maior/com airflow melhor?
Esse gabinete merece um WC de 240mm, certamente vai melhorar a temperatura do 5600X, problema é achar um bom preço no WC.

Um WC só vai melhorar a temperatura da CPU e em contrapartida, vai piorar o fluxo de ar interno, principalmente nos VRM, sendo assim teria que, para equilibrar, melhorar ainda mais o fluxo de entrada de ar.

Esse gabinete merece um WC de 240mm, certamente vai melhorar a temperatura do 5600X, problema é achar um bom preço no WC.
Um WC só vai melhorar a temperatura da CPU e em contrapartida, vai piorar o fluxo de ar interno, principalmente nos VRM, sendo assim teria que, para equilibrar, melhorar ainda mais o fluxo de entrada de ar.

Tenho 5 coolers para colocar, os 2 que vieram com o gabinete (corsair 120 e corsair 140mm) e tb tenho 3 akasa viper 120m, que pelo q eu me lembre qnd comprei eles sao coolers mto bom.

Cogitei colocar um WT de 240mm ou 360mm.

O ideal é colocar o WT em cima ou na frente?

E oq acham destes modelos:

Eu não sei nem se o gabinete suporta o 360mm, acho que sim preciso olhar no site do fabricante kkk

Dessas marcas ai, pelo que vi galera falta muito bem da SILVERSTONE fora do brasil.

Tenho 5 coolers para colocar, os 2 que vieram com o gabinete (corsair 120 e corsair 140mm) e tb tenho 3 akasa viper 120m, que pelo q eu me lembre qnd comprei eles sao coolers mto bom.

Cogitei colocar um WT de 240mm ou 360mm.

O ideal é colocar o WT em cima ou na frente?

E oq acham destes modelos:

Eu não sei nem se o gabinete suporta o 360mm, acho que sim preciso olhar no site do fabricante kkk

Dessas marcas ai, pelo que vi galera falta muito bem da SILVERSTONE fora do brasil.
Eu pegar o modelo de 240mm e faria pull -push para melhorar a circulação e colocaria na frente do gabinete.

Achei interessante esse modelo.

Eu pegar o modelo de 240mm e faria pull -push para melhorar a circulação e colocaria na frente do gabinete.

Achei interessante esse modelo.

360 acho que não vai, por causa dos conectores do gabinete.
Mas dá pra instalar fans de boa.
Uma coisa que notei, que geralmente os fans traseiros fazem mais diferença, pra tirar o ar quente do gabinete.
Com esses seus, eu usaria os 2 originais do WC, e os 2 Viper (2 em cima e 1 atrás)

360 acho que não vai, por causa dos conectores do gabinete.
Mas dá pra instalar fans de boa.
Uma coisa que notei, que geralmente os fans traseiros fazem mais diferença, pra tirar o ar quente do gabinete.
Com esses seus, eu usaria os 2 originais do WC, e os 2 Viper (2 em cima e 1 atrás)

Entendi, então setup ideal seria o water cooler na frente.

2 akasa em cima
1 akasa atras.

E no Watercooler eu mantenho os 2 cooler de fabrica, e adiciono + 2 pra ter push/pull.

No caso iria me faltar 1 cooler de 120M, pois o de 140MM que tenho nao vai dar pra por no WT.

Mas comprar 1 cooler é de boa

Entendi, então setup ideal seria o water cooler na frente.

2 akasa em cima
1 akasa atras.

E no Watercooler eu mantenho os 2 cooler de fabrica, e adiciono + 2 pra ter push/pull.

No caso iria me faltar 1 cooler de 120M, pois o de 140MM que tenho nao vai dar pra por no WT.

Mas comprar 1 cooler é de boa
Se pudesse faria exatamente isso, vai melhorar e bem a circulação do gabinete e principalmente do processador.

Nesse preço aí, não.
Talvez pegando usado, saia mais barato e consiga vender por um preço próximo, o Prism.

Agora que vi o preço de um Prism novo. Sinceramente, acho que é meio overpriced e dava pra revender legal, mas decidi que vou esperar o Fuma 2 ou o Mugen 5 voltarem ao estoque, e se voltarem no preço que tavam eu pego um. Não é como se meu processador tivesse fritando nem nada.

Aqui da noite pro dia eu ganho uns 7c de temperatura, é foda. Agora em uso normal tá em 35c, mas o normal durante o dia é entre 40-44c.

Eu acho que pode ser a configuração dos fans do gabinete também. Sei lá, só refazendo tudo aqui eu acho. Foda que meu gabinete não cabe um cooler embaixo, acho que isso só ia melhorar o fluxo de ar bastante. Vou tentar remover o acrílico da frente do gabinete depois também, ver se improviso um painel furado ou algo do tipo, porque não gosto das laterais abertas.

Mas valeu!

Última edição:
Agora que vi o preço de um Prism novo. Sinceramente, acho que é meio overpriced e dava pra revender legal, mas decidi que vou esperar o Fuma 2 ou o Mugen 5 voltarem ao estoque, e se voltarem no preço que tavam eu pego um. Não é como se meu processador tivesse fritando nem nada.

Aqui da noite pro dia eu ganho uns 7c de temperatura, é foda. Agora em uso normal tá em 35c, mas o normal durante o dia é entre 40-44c.

Eu acho que pode ser a configuração dos fans do gabinete também. Sei lá, só refazendo tudo aqui eu acho. Foda que meu gabinete não cabe um cooler embaixo, acho que isso só ia melhorar o fluxo de ar bastante. Vou tentar remover o acrílico da frente do gabinete depois também, ver se improviso um painel furado ou algo do tipo, porque não gosto das laterais abertas.

Mas valeu!
Se estivesse chegando a 90°C aí sim seria preocupante.
Girar em torno de 70, não é nada.

O pessoal vê muito comparativo e acha que tem que sempre ser em temperatura abaixo de 60 e etc.

Se estivesse chegando a 90°C aí sim seria preocupante.
Girar em torno de 70, não é nada.

O pessoal vê muito comparativo e acha que tem que sempre ser em temperatura abaixo de 60 e etc.

Verdade. Aliás, a 2700x não chega nem a 90c por causa do thermal throttling que é 85c (geralmente na série 3XXX é 95c), no pior teste de stress que fiz (aida) fica capado nos 85c por segurança. Então dá pra dizer que enquanto eu tiver conseguindo 80c no máximo em jogos eu to tranquilo, e com os ajustes que fiz de voltagem raramente passa dos 70 e se passa é durante o dia e por pouco tempo. Mas queria também que eu não precisasse ter que ter ajustado nada pra temperatura estar do nível que eu esperava, mas acontece.

E tem aquilo né, todo mundo ficaria mais tranquilo se não chegasse no ponto do thermal throttling num teste de stress, mesmo sendo algo irreal como o aida.

Acho que to virando gamer de benchmark, rs.

Users who are viewing this thread

Voltar