[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Acho que esse ag500 saiu muito bom, tava com medo de pegar um cooler mais pesado e estragar a placa mãe pelo peso,acabar empenando,uma duvida sobre esse assunto, deve se parafusar ate travar o parafuso ou aperto so um pouco?
Já vi bastante gente com medo de empenar mas até hoje não vi nenhum caso disso mesmo com coolers mais pesados como o NH-D14 e anos de uso contínuo então nem me preocuparia, e apertar até sentir chegar no limite mas sem forçar, e de preferência ir apertando aos poucos alternando o parafuso mas pra instalação não tem muito erro, só não forçar demais os parafusos e não deixar eles frouxos que dá certo

Jonsbo Outs HX5230 Resfriador de CPU tipo torre com capacidade de resfriamento de 230 W.

A Jonsbo lançou hoje o HX5230, um cooler de CPU tipo torre de gama média. O cooler apresenta um design tipo torre totalmente preto, Cinco heatpipes de cobre niquelado de 6 mm de espessura fazem contato indireto com o processador sobre uma base de cobre com acabamento espelhado, transmitindo calor através da pilha de aletas de alumínio anodizado, que é ventilada por uma ventoinha de 120 mm. A pilha de aletas é coberta por uma placa superior de alumínio fundido que tem uma aparência premium de metal escovado. O ventilador incluído possui um rolamento dinâmico de fluido, recebe entrada PWM de 4 pinos e gira em velocidades que variam entre 700 e 1.800 RPM, empurrando até 83,04 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de até 2,68 mm H₂O e até 37,6 saída de ruído dBA. Jonsbo afirma que o HX5230 suporta cargas térmicas de até 230 W. Com a ventoinha instalada, o cooler mede 128 mm x 75 mm x 158 mm (LxPxA), pesando 704 g. Entre os tipos de soquete suportados estão LGA1700, AM5, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

r0HIyku.jpg

c04kvwa.jpg

T7RT0rc.jpg

agItqbs.jpg

8Fl8PGW.jpg

Eu vi um video do Tio tech dizendo basicamente que watercooler's tem data de validade, e que apos 2 anos de uso,
eles começam a perder eficiencia....isso realmente procede? eu tenho um Deepcool 240mm L240T...atualmente eu uso um ryzen 3600...temp nao fica tao fria quanto gostaria, mas OKAY...acredito que nao baixa mais por conta dos fans do meu gabinete q gerem o fluxo de ar(nao sao tao bons), alem da pasta termica q eu acredito ser FALSA(MX4)....

Mas enfim...estou pra comprar um 5800x3d e eu estou com receio de que meu Watercooler nao vai aguentar...mas de fato, essa informação de que WC tem "validade" procede?(dessa forma como foi dito...)?!

Eu vi um video do Tio tech dizendo basicamente que watercooler's tem data de validade, e que apos 2 anos de uso,
eles começam a perder eficiencia....isso realmente procede? eu tenho um Deepcool 240mm L240T...atualmente eu uso um ryzen 3600...temp nao fica tao fria quanto gostaria, mas OKAY...acredito que nao baixa mais por conta dos fans do meu gabinete q gerem o fluxo de ar(nao sao tao bons), alem da pasta termica q eu acredito ser FALSA(MX4)....

Mas enfim...estou pra comprar um 5800x3d e eu estou com receio de que meu Watercooler nao vai aguentar...mas de fato, essa informação de que WC tem "validade" procede?(dessa forma como foi dito...)?!

O R5 3600 não é processador frio, ele esquenta consideravelmente dependendo do uso.
Tenho esse cpu com o wc de 240 da Corsair que segura bem de boa.

Quais as temperaturas que está tendo com o seu wc?

Um detalhe que pode passar despercebido é que a bomba precisa funcionar na máxima.
Verifique na bios se o conector da bomba está em full speed ou PWM.

Não sei aonde instalou o radiador se foi na frente ou no topo do gabinete.
Mas independente do local as fans frontais devem funcionar como injeção de ar e no teto como exaustão.

O R5 3600 não é processador frio, ele esquenta consideravelmente dependendo do uso.
Tenho esse cpu com o wc de 240 da Corsair que segura bem de boa.

Quais as temperaturas que está tendo com o seu wc?

Um detalhe que pode passar despercebido é que a bomba precisa funcionar na máxima.
Verifique na bios se o conector da bomba está em full speed ou PWM.

Não sei aonde instalou o radiador se foi na frente ou no topo do gabinete.
Mas independente do local as fans frontais devem funcionar como injeção de ar e no teto como exaustão.
Ola meu querido, obrigado pela reposta...
em idle ele fica na casa dos 50...se tiver frio, cai pra 43-46(em idle)..mas como esta fazendo bastante calor aqui em Sao paulo,(eu nao tenho AC), ele fica em idle na casa dos 50....as vezes cai pra 48C....
em 100% load chega a 84C d maxima....(cinebench)......em games, na casa de 70C a 80C..

Ola meu querido, obrigado pela reposta...
em idle ele fica na casa dos 50...se tiver frio, cai pra 43-46(em idle)..mas como esta fazendo bastante calor aqui em Sao paulo,(eu nao tenho AC), ele fica em idle na casa dos 50....as vezes cai pra 48C....
em 100% load chega a 84C d maxima....(cinebench)......em games, na casa de 70C a 80C..

Você comprou esse cpu novo ou usado?

Pois as temperaturas em jogos estão um pouco acima do que esperava.
Tem tópicos desse cpu com donos usando air cooler como o Gammaxx e também wc segurando de boas.

Para ter uma ideia aqui com o wc da Corsair Cinebench R15/R20 já vi próximo de 70 C, temperatura ambiente 26 C.
Em jogos as temperaturas ficam abaixo disso.

Não sei se poderia ser algum problema com o seu wc ou ter levado azar com um cpu com silicio ruim.

Você comprou esse cpu novo ou usado?

Pois as temperaturas em jogos estão um pouco acima do que esperava.
Tem tópicos desse cpu com donos usando air cooler como o Gammaxx e também wc segurando de boas.

Para ter uma ideia aqui com o wc da Corsair Cinebench R15/R20 já vi próximo de 70 C, temperatura ambiente 26 C.
Em jogos as temperaturas ficam abaixo disso.

Não sei se poderia ser algum problema com o seu wc ou ter levado azar com um cpu com silicio ruim.
Entao, comprei novos! Vc falou com relação a bomba estar em 100%,
eu acredito que esta, eu nao tenho certeza...entrei na bios, e nao tem nenhuma opção por la relacionado a CPU OPT...tenho uma tuf b550
p4oN0CI.jpg

eu acredito que esta, eu nao tenho certeza...entrei na bios, e nao tem nenhuma opção por la relacionado a CPU OPT...tenho uma tuf b550

Então o controle do cpu opt deve ser o mesmo do cpu fan que por padrão é PWM.
A bomba deve estar sim funcionando na máxima.

Acho que as temperaturas estão um pouco acima da média do que já vi nos fóruns.
Mas para ter certeza se o wc está ok só tendo outro igual ou similar para comparar.

Então o controle do cpu opt deve ser o mesmo do cpu fan que por padrão é PWM.
A bomba deve estar sim funcionando na máxima.

Acho que as temperaturas estão um pouco acima da média do que já vi nos fóruns.
Mas para ter certeza se o wc está ok só tendo outro igual ou similar para comparar.
Eu nao sei se fiz certo ou errado com relação aos fios ..ou seja
CPU_FAN e CPU_OPT ..
a bomba eu liguei no OPT e as ventoinhas no CPU_FAN...isso esta correto?

Eu nao sei se fiz certo ou errado com relação aos fios ..ou seja
CPU_FAN e CPU_OPT ..
a bomba eu liguei no OPT e as ventoinhas no CPU_FAN...isso esta correto?

Está correto, o mais importante para bomba é funcionar em 12V.
O cpu fan e cpu opt por padrão são conectores PWM 12V.

É só conferir a rotação da bomba na bios que deve ficar em torno de 2400 rpm.

Está correto, o mais importante para bomba é funcionar em 12V.
O cpu fan e cpu opt por padrão são conectores PWM 12V.

É só conferir a rotação da bomba na bios que deve ficar em torno de 2400 rpm.
sao 12v..acho que só muda o "Nome" mesmo, porque as entradas devem ter exatamente a mesma função, correto?
porque no manual da placa mãe esta assim

eu estava quase desmontando aqui e colocando CPU_OPT as fans do watercooler e CPU_FAN a bomba

EDIT: eu nao consigo controlar a rotação da Bomba porque ela esta ligada no CPU_OPT, mas ela gira em torno de 2330-2366RPM ..nao chega a 2400rpm
EDIT2: atualmente o WC esta instalado em cima, como exaustao..isso seria um problema? talvez instala-los na frente poderia ser melhor...ou nao..

Última edição:
sao 12v..acho que só muda o "Nome" mesmo, porque as entradas devem ter exatamente a mesma função, correto?
porque no manual da placa mãe esta assim

eu estava quase desmontando aqui e colocando CPU_OPT as fans do watercooler e CPU_FAN a bomba

EDIT: eu nao consigo controlar a rotação da Bomba porque ela esta ligada no CPU_OPT, mas ela gira em torno de 2330-2366RPM ..nao chega a 2400rpm
EDIT2: atualmente o WC esta instalado em cima, como exaustao..isso seria um problema? talvez instala-los na frente poderia ser melhor...ou nao..

O cpu fan e cpu opt compartilham o mesmo controle de rotação conforme descrito no manual.
A rotação está certa tem uma variação de +/- 10%.
Pode deixar como está.

O radiador no topo sem problemas também.
Gralmente no uso prático a diferença não é muita com o radiador em cima ou na frente.

Desconfio que possa ser o wc não performando como deveria, mas precisaria comparar com outro para ter certeza.
Já vi acontecer também de alguém ter tido azar com o cpu que aquece mais do que deveria, daí trocou por outro e esse era melhor.

O cpu fan e cpu opt compartilham o mesmo controle de rotação conforme descrito no manual.
A rotação está certa tem uma variação de +/- 10%.
Pode deixar como está.

O radiador no topo sem problemas também.
Gralmente no uso prático a diferença não é muita com o radiador em cima ou na frente.

Desconfio que possa ser o wc não performando como deveria, mas precisaria comparar com outro para ter certeza.
Já vi acontecer também de alguém ter tido azar com o cpu que aquece mais do que deveria, daí trocou por outro e esse era melhor.
Talvez não possa ser dissipação ruim ? Eu tenho aerocool 800, mas os fans q uso na frente e atrás são os mais genéricos da deepcool …pasta térmica comprei no mercado livre. Uma da mx4 q tenho quase certeza ser falsa.

Edit: meu receio se o WC tiver com problema eh a questão de ficar sem usar o Pc por ter q mandar pra garantia… e são enrolada essas coisas no Brasil …e foi comprado 2 fevereiro de 2021…capaz q não esteja mais na garantia q eu acho ser de 2 anos..
Masss eu acho q esse não eh o problema

Edit2: esqueci de mensionar, quando eu comprei este processador, eu usei o cooler box que veio junto, e ele rapidamente atingia 90° 95 graus, quando eu fazia teste de stress, foi isso que me influenciou a comprar o watercooler. Lembro q fiz até um undervolt pra contornar isso.

Última edição:
Bom dia gente, eu to com um problema de aquecimento na minha CPU

Minhas config:
Asus H510M-D
RTX 3070 Galax
i7 10700f (com o box cooler da intel)
Gabinete Hayom gb1713

No Cyberpunk 2077 com tudo no ultra a 3070 chega no máximo a 75 graus, já a CPU fica o tempo inteiro a 100 graus. Queria saber se colocar um cooler diferente na CPU resolveria esse problema ou é algo a mais (até pq 100 graus é mt coisa).
Já pensei em trocar a pasta térmica também, eu montei esse PC numa loja aqui na cidade (não tenho mt habilidade pra isso kkkk), então não sei se fizeram certo quando aplicaram ela.

p4oN0CI.jpg
Quando eu usava o R5 3600 Gold, eu usava com tensão fixa na BIOS em 1.15v em 4.2Ghz e as temperaturas eram muito menores e o desempenho bem maior, em jogos a temperatura não passavam de 50°C com o GAMMAXX GTE V2, não sei se você gosta de mexer com isso mas vale o teste de fazer o undervolt.

Bom dia gente, eu to com um problema de aquecimento na minha CPU

Minhas config:
Asus H510M-D
RTX 3070 Galax
i7 10700f (com o box cooler da intel)
Gabinete Hayom gb1713

No Cyberpunk 2077 com tudo no ultra a 3070 chega no máximo a 75 graus, já a CPU fica o tempo inteiro a 100 graus. Queria saber se colocar um cooler diferente na CPU resolveria esse problema ou é algo a mais (até pq 100 graus é mt coisa).
Já pensei em trocar a pasta térmica também, eu montei esse PC numa loja aqui na cidade (não tenho mt habilidade pra isso kkkk), então não sei se fizeram certo quando aplicaram ela.
Resolve 100% trocando o seu BOX da intel. tem esse modelo aqui com otimo cxb!

Talvez não possa ser dissipação ruim ? Eu tenho aerocool 800, mas os fans q uso na frente e atrás são os mais genéricos da deepcool …pasta térmica comprei no mercado livre. Uma da mx4 q tenho quase certeza ser falsa.

Edit: meu receio se o WC tiver com problema eh a questão de ficar sem usar o Pc por ter q mandar pra garantia… e são enrolada essas coisas no Brasil …e foi comprado 2 fevereiro de 2021…capaz q não esteja mais na garantia q eu acho ser de 2 anos..
Masss eu acho q esse não eh o problema

Edit2: esqueci de mensionar, quando eu comprei este processador, eu usei o cooler box que veio junto, e ele rapidamente atingia 90° 95 graus, quando eu fazia teste de stress, foi isso que me influenciou a comprar o watercooler. Lembro q fiz até um undervolt pra contornar isso.

Geralmente as fans que acompanham os gabinetes atendem a necessidade.
Já tive gabinete da Deepcool que vieram duas fans básicas e mesmo trocando não vi muito ganho.
Mas cada configuração pode ter um resultado diferente.

Se a dúvida for a pasta ser falsa, tem opções boas no mercado, acho que valeria a pena considerar a troca.

O cooler box do R5 3600 é o Wraith Stealth que é o mais básico da série.
Acho que a AMD poderia ter incluído um cooler melhor.

Pelo menos o wc em teste de stress manteve as temperaturas dentro do limite.
Não sei dizer se seria normal, mas acho que o resultado poderia ser melhor.

Última edição:
Geralmente as fans que acompanham os gabinetes atendem a necessidade.
Já tive gabinete da Deepcool que vieram duas fans básicas e mesmo trocando não vi muito ganho.
Mas cada configuração pode ter um resultado diferente.

Se a dúvida for a pasta ser falsa, tem opções boas no mercado, acho que valeria a pena considerar a troca.

O cooler box do R5 3600 é o Wraith Stealth que é o mais básico da série.
Acho que a AMD poderia ter incluído um cooler melhor.

Pelo menos o wc em teste de stress manteve as temperaturas dentro do limite.
Não sei dizer se seria normal, mas acho que o resultado poderia ser melhor.
Como eu nao estou satisfeito com a temp, por enquanto eu setei o core em 42.00 e baixei a voltagem pra 1.19v...
baixou 10 graus em todos os cenarios...
Idle agora fica na casa de 40, jogo de 55-70(depende do game)
e em full load 73 no cinebench....talvez deva testar baixando apenas a voltagem...

Como eu nao estou satisfeito com a temp, por enquanto eu setei o core em 42.00 e baixei a voltagem pra 1.19v...
baixou 10 graus em todos os cenarios...
Idle agora fica na casa de 40, jogo de 55-70(depende do game)
e em full load 73 no cinebench....talvez deva testar baixando apenas a voltagem...

O R5 3600 tem um algoritmo de boost mais agressivo sendo normal os picos de voltagem.

Sei que tem gente que optou pelo undervolt para manter temperaturas mais aceitáveis.
Mas o ideal seria não precisar mexer no vcore e deixar o próprio cpu controlar a voltagem conforme a necessidade.
A AMD mesmo não recomenda fazer o undervolt, mais detalhes aqui.

O R5 3600 tem um algoritmo de boost mais agressivo sendo normal os picos de voltagem.

Sei que tem gente que optou pelo undervolt para manter temperaturas mais aceitáveis.
Mas o ideal seria não precisar mexer no vcore e deixar o próprio cpu controlar a voltagem conforme a necessidade.
A AMD mesmo não recomenda fazer o undervolt, mais detalhes aqui.
mas é complicado, deixa-lo aquecer demais tambem rsrs...eu sei q tem algo que nao ta legal aqui, porque ele chega facil a 80C no flight simulator por exemplo..e acima de 70 em alguns outros games(sem fazer nada)..fico imaginando quando eu colocar um 5800x3d como vai ficar kkk....
...eu fiz uns testes utilizando offset -0.100v e nao mexendo no clock ratio,
mas achei q ele ficou melhor deixando o ratio no clock referencia que é 4.2ghz e setando manualmente a voltagem pra 1.2v...

Alguem sabe se vende essas fivelas separadas em algum lugar? Modelo Thermalright Peerless Assassin 120 SE
20 anos montando pc primeira vez que isso acontece. hahaha

Alguem sabe se vende essas fivelas separadas em algum lugar? Modelo Thermalright Peerless Assassin 120 SE
20 anos montando pc primeira vez que isso acontece. hahaha

Quebrou o parafuso central?

Se sim, eu furaria e colocava um parafuso, mais fácil

isso. será que é fácil fazer isso? não tem peça de reposição em lugar algum.
Dificil não é, mas tem quer um pouco de conhecimento de como usar furadeira pelo menos

Vc pode tentar entrar em contato com a fabricante pra saber se eles vendem e enviam para o BR tb

Users who are viewing this thread

Voltar