[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Boa noite galera recentemente comprei um r7 5700x e estou com dúvida se o cooler que possuo seria capaz de suportar este novo processador.
Modelo do cooler: DX-9107D

Sou bem leigo então agradeço desde já.
Sim ele é compatível mas nesse caso eu pegaria outro modelo como por ex o ak400.

60C8zdc.jpg

w1icaBg.jpg
Bom relato, devia ter mais gente fazendo o mesmo por aqui, é muito tópico de "se eu fizer X vai melhorar quanto?" e no fim quando a pessoa acaba trocando o setup não testa nem o mínimo pra dar um relato, que no final das contas é o único jeito de ter alguma informação concreta já que cada setup é diferente

Esse BeQuiet aí "avulso" no gabinete, é pra refrigeração de algum componente ali naquela região inferior? Ou tentativa de mandar ar frio diretamente pros fans da GPU? Troquei de gabinete e to com fan sobrando agora e to pensando em testar botar um Kaze Flex 120mm de maneira similar, já que agora os meus 2 M2 ficam nessa parte inferior, mas seria mais por curiosidade do que necessidade mesmo
LObxrT7.png

Bom relato, devia ter mais gente fazendo o mesmo por aqui, é muito tópico de "se eu fizer X vai melhorar quanto?" e no fim quando a pessoa acaba trocando o setup não testa nem o mínimo pra dar um relato, que no final das contas é o único jeito de ter alguma informação concreta já que cada setup é diferente

Esse BeQuiet aí "avulso" no gabinete, é pra refrigeração de algum componente ali naquela região inferior? Ou tentativa de mandar ar frio diretamente pros fans da GPU? Troquei de gabinete e to com fan sobrando agora e to pensando em testar botar um Kaze Flex 120mm de maneira similar, já que agora os meus 2 M2 ficam nessa parte inferior, mas seria mais por curiosidade do que necessidade mesmo
LObxrT7.png

O BeQuiet ali é para refrigerar o chipset X370, que é bem esquentadinho e fica colado na GPU.
Ajuda MUITO e deixo ele com uns 50% de rotação, o que é suficiente e deixa ele silencioso.
Vlw!

p1vas disse:
Boa noite galera recentemente comprei um r7 5700x e estou com dúvida se o cooler que possuo seria capaz de suportar este novo processador.

Esse DX-9107D é só dois heatpipes, mas num gabinete bem ventilado pode ser que mantenha temperatura abaixo dos 80ºC.

Se for substituir pegue o DeepCool AG400 PLUS - R$ 154,00
  • Dois fans em push-pull, em geral o segundo fan em air cooler de torre simples baixa só uns 2 graus, mas como esta levando um fan bom por mais R$ ~20,00 vale a pena.
  • O design do AG400 foi melhorado em relação ao AK400, pois os heatpipes inclinados não deixam o fan frontal ficar sobre a memória, e diminui 5mm na altura.

Última edição:
Esse DX-9107D é só dois heatpipes, mas num gabinete bem ventilado pode ser que mantenha temperatura abaixo dos 80ºC.

Se for substituir pegue o DeepCool AG400 PLUS - R$ 154,00
  • Dois fans em push-pull, em geral o segundo fan em air cooler de torre simples baixa só uns 2 graus, mas como esta levando um fan bom por mais R$ ~20,00 vale a pena.
  • O design do AG400 foi melhorado em relação ao AK400, pois os heatpipes inclinados não deixam o fan frontal ficar sobre a memória, e diminui 5mm na altura.
Essa PlayerID é confiável? Nunca ouvi falar nessa loja.

Sou bem leigo então agradeço desde já.
se voce ja tem entao use ele e monitore, mas se possivel coloque um aircooler de 120mm, esses de 90mm fazem muito barulho - procure tambem sistema de fixacao por parafusos, essa presilha de pressao eh muito ruim. O Ag400 que o pessoal esta recomendando eh otimo..

Comprei um na Amazon por R$ 399,00 em 5 vezes sem juros e frete grátis.
Tinha um Corsair H80i V2 de mais de 6 anos e que já estava mostrando reflexos de sua idade. A bomba passou a fazer mais barulho e a refrigeração não era mais a mesma.
Antes de trocar os coolers, fiz uns testes.
Primeiro tentei, ao máximo, regular os dois para que ficassem no mesmo nível de ruído (o Corsair a 40% e o Scythe com uma curva personalizada na BIOS).
Mesmo parecendo que o ruído estava na mesma altura, o som emitido pelo Fuma 3 é menos incômodo que o emitido pelo H80i V2.
Vejam:

kpMgYlY.jpg

Reparem que houve uma melhora sutil nas temps do processador.
Mas, nos outros componentes do PC, houveram mudanças significativas!
Acho que o motivo principal está no fato de que os fans do Fuma 3 ficam mais no meio do PC, ajudando no fluxo de ar interno.
Depois dos testes, tenho experimentado curvas dos fans do Fuma 3 e do restante do PC, procurando um equilíbrio entre boas temperaturas e baixo ruído.
Cheguei numa que acho que vou ficar.
BEM silencioso para o uso comum, mas com uma curva mais agressiva, conforme demande mais do PC.
Nunca tive um PC tão silencioso!
E, no geral, estou muito satisfeito com a compra. Bem bonito, de ótima qualidade e fácil instalação.
O H80i V2 me serviu muito bem. É meu terceiro WC e, muito provavelmente, o último.
Quero apostar numa vida mais longa de um air cooler e na tranquilidade de que não vai dar M com um possível vazamento.
E, pelo visto, era o que estava pra acontecer comigo.
No block junto à bomba, tinha pontos de zinabre, o que indica oxidação por conta de um início de vazamento...

Para terminar, fotos do antes e depois (desculpem pela qualidade das mesmas e do PC empoeirado).

60C8zdc.jpg

w1icaBg.jpg

Top brother e reduziu bem principalmente em jogos e fora que ele tem um design bem estiloso, parabéns pela compra 😉

Para vermos como o PBO ativo consome e aquece o CPU mais que o normal.
Coloquei o 3900X em 3.4GHz com 1.18V e as temps em jogos baixaram de 73 ℃ (numa configuração mais silenciosa que os testes iniciais) para 63 ℃.

Para vermos como o PBO ativo consome e aquece o CPU mais que o normal.
Coloquei o 3900X em 3.4GHz com 1.18V e as temps em jogos baixaram de 73 ℃ (numa configuração mais silenciosa que os testes iniciais) para 63 ℃.
Alguns casos ativando o PBO dependendo se o usuário tem um AC mais modesto não precisa nem trocar para manter as temperaturas mais baixas principalmente em jogos.

Alguns casos ativando o PBO dependendo se o usuário tem um AC mais modesto não precisa nem trocar para manter as temperaturas mais baixas principalmente em jogos.

Verdade.
Bem aqui caiu 7 ℃ jogando (CPU com PBO) e mais 10 ℃ mudando de PBO para 4.2GHz@1.18V fixo.
Não sei se uso com PBO ativo ou com over fixo em 4.2GHz.
Na primeira opção ganho no single thread, já na segunda ganho em multi thread e nas temps menores...

Verdade.
Bem aqui caiu 7 ℃ jogando (CPU com PBO) e mais 10 ℃ mudando de PBO para 4.2GHz@1.18V fixo.
Não sei se uso com PBO ativo ou com over fixo em 4.2GHz.
Na primeira opção ganho no single thread, já na segunda ganho em multi thread e nas temps menores...
Deixa a segunda opção caso seu foco seja games porque 10°C é bastante coisa.

Be quiet! Apresents os coolers de CPU Dark Rock Elite e Dark Rock Pro 5
fabricante alemão de componentes premium para PC, está anunciando Dark Rock Elite e Dark Rock Pro 5. Enquanto Dark Rock Pro 5 é o sucessor do premiado Dark Rock Pro 4, Dark Rock Elite é um produto completamente novo. Os novos coolers melhoram significativamente o desempenho, os recursos e a usabilidade do Pro 4. Dark Rock Elite é voltado para usuários que exigem o mais alto desempenho e fluxo de ar, integrando iluminação ARGB, um design premium para uma experiência de elite e um sistema ferroviário inovador que torna a liberação da RAM ainda mais fácil. Enquanto isso, Dark Rock Pro 5 oferece excelente desempenho de resfriamento com níveis de ruído extremamente baixos em todos os soquetes de consumo populares.

Dark Rock Elite oferece desempenho e potência de resfriamento sem precedentes por meio de tecnologia de ventoinha de ponta e combina-os com um design icônico. Os 7 tubos de calor de alto desempenho são acompanhados por duas ventoinhas PWM Silent Wings de 135 mm para máxima pressão de ar e fluxo de ar perfeito. Eles atingem até 2.000 rpm no modo de desempenho, liberando toda a potência do cooler, ou usam o modo silencioso para funcionar de forma praticamente inaudível a 1.500 rpm eficientes em construções de PC super silenciosas. Os usuários podem escolher facilmente entre os dois modos de resfriamento com o Speed Switch integrado.

Md4zLOd.jpg

rsjGHBm.jpg

HhxbWWz.jpg

M7jv531.jpg

sOCmlIU.jpg

Dark Rock Elite vem com vários recursos exclusivos de última geração, como um inovador trilho de montagem de ventoinha frontal com configurações de altura ajustáveis, até um espaço máximo de 69 mm no segundo slot de RAM. A folga máxima do dissipador de calor sobre o primeiro slot de RAM mede confortáveis 63,3 mm, enquanto a compatibilidade VRM ideal é obtida com recortes nas bordas do dissipador de calor. O seu design único e icónico com LEDs ARGB na tampa superior para efeitos visuais infinitos e o seu revestimento preto com partículas cerâmicas para uma transferência de calor ideal fazem do Dark Rock Elite um verdadeiro chamariz em qualquer sistema.

Além disso, Dark Rock Elite vem com uma tampa superior removível para fácil instalação, é compatível com pasta térmica de metal líquido graças à sua base niquelada e tem garantia do fabricante de 3 anos.

Dark Rock Pro 5: muito legal e refrescantemente silencioso
Para melhorar o premiado desempenho de resfriamento do Dark Rock Pro 4, fique quieto! melhorou seus 7 heat pipes de alto desempenho e duas ventoinhas Silent Wings PWM para Dark Rock Pro 5. Isso resultou em uma imensa capacidade de resfriamento e operação praticamente inaudível, ideal para sistemas com overclock intenso e estações de trabalho exigentes. A ventoinha frontal de 120 mm possui uma saída em forma de funil para distribuição ideal de ar e é ajustável em altura para acomodar módulos de alta RAM. A ventoinha intermediária de 135 mm é fixada na tampa superior para instalação superior. Graças a uma ponte de montagem fixa na base do cooler e à tampa superior removível, a instalação do Dark Rock Pro 5 é mais suave do que nunca. Ambos os ventiladores apresentam rolamentos fluidodinâmicos avançados, motores suaves de 6 pólos e pás de ventilador otimizadas para fluxo de ar.
120 milímetros
Dark Rock Pro 5 oferece o mesmo Speed Switch integrado do Elite, que permite aos usuários escolher entre um modo silencioso a 1500 rpm (ventilador frontal de 120 mm) e 1300 rpm (ventilador central de 135 mm), respectivamente, para aplicações normais - e um Modo Performance que libera toda a potência do cooler e eleva as rpm da ventoinha frontal até 2.000 rpm, enquanto a ventoinha do meio funciona a 1.700 rpm.

O Pro 5 não oferece apenas um desempenho excepcional: uma tampa superior de alta qualidade com design de malha e um revestimento preto especial com partículas de cerâmica para aumentar a transferência de calor dão a este refrigerador de ar uma aparência elegante que se sentirá em casa em qualquer sistema. Dark Rock Pro 5 também apresenta os recortes mencionados nas bordas para máxima compatibilidade VRM, é compatível com pasta térmica de metal líquido e tem garantia do fabricante de 3 anos.

Dark Rock Elite e Dark Rock Pro 5 estão disponíveis no varejo a partir de 24 de outubro a um preço de varejo recomendado de $ 114,90 / € 114,90 / £ 109,99 (Dark Rock Elite) e $ 99,90 / € 99,90 / £ 99,99 (Dark Rock Pro 5).

Tirando a aparência ... "it just got demolished on current processors by heat sinks that cost much much less".

Tirando a aparência ... "it just got demolished on current processors by heat sinks that cost much much less".

Scythe Fuma 3 fazendo bonito e custando menos da metade!

18bB8LU.png

ZALMAN apresenta cooler para CPU CNPS13X preto
A ZALMAN apresentou hoje o cooler para CPU tipo torre CNPS13X Black. A empresa possui uma longa linha de coolers tipo torre de fluxo lateral, mas este está entre os primeiros com placa superior iluminada e estilizada como é contemporânea. O cooler possui um típico dissipador de calor tipo torre de alumínio que é deslocado um pouco para o lado esquerdo, para reduzir a intrusão da ventoinha na área de memória da placa-mãe. Uma base de cobre niquelada faz contato com o processador, por onde passam cinco tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura, transportando calor para a pilha de aletas de alumínio, que é ventilada por uma ventoinha ZALMAN AF120 de 120 mm.

A base apresenta um arranjo de tubos de calor de toque direto reverso que reduz o espaço entre a fonte de calor e os tubos de calor, melhorando a condutividade. O ventilador incluído possui um rolamento hidráulico com capacidade para 40.000 horas e possui um impulsor alado que guia todo o fluxo de ar axialmente. Ele recebe entrada PWM de 4 pinos, gira em velocidades que variam entre 600 a 2.000 RPM, aumentando até 69,12 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de 2,01 mm H₂O e uma saída de ruído máxima de 29,7 dBA. A placa superior recebe entrada RGB endereçável de 3 pinos. O ZALMAN CNPS13X Black foi projetado para uma carga térmica de 240 W. O cooler mede 135 mm x 79 mm x 159 mm (LxPxA), pesando 810 g. A empresa não revelou preços.

ksmDRFu.jpg

jqVrgv8.jpg

jFgG8iL.jpg

MK8DQzT.jpg

19oGOrB.jpg

A ZALMAN apresentou hoje o cooler para CPU tipo torre CNPS13X Black. A empresa possui uma longa linha de coolers tipo torre de fluxo lateral, mas este está entre os primeiros com placa superior iluminada e estilizada como é contemporânea. O cooler possui um típico dissipador de calor tipo torre de alumínio que é deslocado um pouco para o lado esquerdo, para reduzir a intrusão da ventoinha na área de memória da placa-mãe. Uma base de cobre niquelada faz contato com o processador, por onde passam cinco tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura, transportando calor para a pilha de aletas de alumínio, que é ventilada por uma ventoinha ZALMAN AF120 de 120 mm.

A base apresenta um arranjo de tubos de calor de toque direto reverso que reduz o espaço entre a fonte de calor e os tubos de calor, melhorando a condutividade. O ventilador incluído possui um rolamento hidráulico com capacidade para 40.000 horas e possui um impulsor alado que guia todo o fluxo de ar axialmente. Ele recebe entrada PWM de 4 pinos, gira em velocidades que variam entre 600 a 2.000 RPM, aumentando até 69,12 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de 2,01 mm H₂O e uma saída de ruído máxima de 29,7 dBA. A placa superior recebe entrada RGB endereçável de 3 pinos. O ZALMAN CNPS13X Black foi projetado para uma carga térmica de 240 W. O cooler mede 135 mm x 79 mm x 159 mm (LxPxA), pesando 810 g. A empresa não revelou preços.

ksmDRFu.jpg

jqVrgv8.jpg

jFgG8iL.jpg

MK8DQzT.jpg

19oGOrB.jpg
A Zalman estava sumida hein, tomara que volte pro BR

Pessoal, estava lendo um pouco sobre os AG400/AG500 da DeepCool e apesar dos relatos fiquei com uma sombra de dúvida; eles vêm com sachê de pasta térmica (ou pré-aplicada)? Valeu!

Pessoal, estava lendo um pouco sobre os AG400/AG500 da DeepCool e apesar dos relatos fiquei com uma sombra de dúvida; eles vêm com sachê de pasta térmica (ou pré-aplicada)? Valeu!
Não me engano vem com a pasta pré-aplicada já na base do cooler.

ksmDRFu.jpg

jqVrgv8.jpg

jFgG8iL.jpg

MK8DQzT.jpg

19oGOrB.jpg
Nunca que esse vai aguentar 240w.

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda pra resfriar meu processador r7 5700x que está esquentando muito.

Nos dias de temperatura normal, ele chega 64°~69° em jogos, as vezes 72°.
Já nos dias de calor 32°~40° ele fica entre 75°~85° muito fácil. (meu quarto é quente)

Eu até cheguei a mudar de gabinete (Pouter 3 Pichau) com as 3 fans e uma na traseira mas não tive muito sucesso.

Cheguei a imaginar que o problema seria o cooler gammax gte v2, mas lendo os comentários aqui e outros lugares, era pra ele dar conta normalmente.

Comprei aquelas fans aigo12pro cfm72 pra ver se ajuda o airflow, e já estou considerando trocar o cooler por algo mais robusto. (fuma 3)

Enfim, meu setup roda com tudo em stock. Se alguém conseguir me dar um norte, ajudaria bastante.

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda pra resfriar meu processador r7 5700x que está esquentando muito.

Nos dias de temperatura normal, ele chega 64°~69° em jogos, as vezes 72°.
Já nos dias de calor 32°~40° ele fica entre 75°~85° muito fácil. (meu quarto é quente)

Eu até cheguei a mudar de gabinete (Pouter 3 Pichau) com as 3 fans e uma na traseira mas não tive muito sucesso.

Cheguei a imaginar que o problema seria o cooler gammax gte v2, mas lendo os comentários aqui e outros lugares, era pra ele dar conta normalmente.

Comprei aquelas fans aigo12pro cfm72 pra ver se ajuda o airflow, e já estou considerando trocar o cooler por algo mais robusto. (fuma 3)

Enfim, meu setup roda com tudo em stock. Se alguém conseguir me dar um norte, ajudaria bastante.
Não vai adiantar muito trocando seu v2 por outro AC mais robusto, teu problema é ambiente que favorece e muito a temperatura final do processador, tentaria fazar um UV no se 5700x que vai diminuir consideravelmente.

Users who are viewing this thread

Voltar