[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Obrigado vocês que responderam, vou comprar esse AK~AG400 air cooler, então!

Só para ver se estou certo. O AG400 seria esse? Ele está R$ 140 em um site brasileiro.

61RxVVWPpIL._SX522_.jpg
Sim esse mesmo pode comprar 👍

Mover o fan do meio para traseira pode ser melhor.
5Tmf133.png

Para evitar mais ruído devido a turbulência tem que haver um espaço entre o fan e o dissipador.

Aqui um Thermalright FC140 com o fan na traseira ficou melhor(temperatura/ruído).
Usei 2 pedaços de bastão de cola quente como "fan spacer".
O gabinete é horizontal e os fans são presos com um elástico para cabelo. 😃
95vVdQn.jpg

Última edição:
5Tmf133.png

Para evitar mais ruído devido a turbulência tem que haver um espaço entre o fan e o dissipador.

Aqui um Thermalright FC140 com o fan na traseira ficou melhor(temperatura/ruído).
95vVdQn.jpg

Maneira essa criatividade.

5Tmf133.png

95vVdQn.jpg

Ficou bem melhor essa fan na traseria fora que esteticamente melhorou as temperaturas,

5Tmf133.png

95vVdQn.jpg

É um teste interessante a se fazer, eu diria que 86.3c e 85.9 é basicamente margem de erro e realisticamente o fan no meio provavelmente talvez seja mais fácil de montar por causa de heatsink do VRM, fan traseiro (maioria não usa open-bench) que talvez influencie minimamente etc, seria interessante mais gente reproduzir o teste em diferentes plataformas e situações pra ver se o resultado sustenta

Eu no 7800x3D com o PS120 por exemplo testei com os 2 fans stock ou usando só 1 XPG Vento Pro no meio não consegui registrar qualquer diferença de temperatura, mas nesse caso é um CPU de baixo consumo que sequer chega a esquentar o heatsink, o gargalo na refrigeração parece não ser heatsink/fan e sim a incapacidade do die transferir calor rápido suficiente pro IHS e pro coldplate pra ser dissipado, outra hora vou ver se testo com ele 100% passivo kkkkkk

Cooler Master anuncia o G11 AIO com bombas e câmaras duplas
Apresentando um design de bomba dupla e câmara dupla para eficiência de resfriamento sem precedentes, este cooler AIO é perfeito para CPUs de alto desempenho. Não se trata apenas de resfriamento; trata-se de personalização, estilo e estabelecimento de novos padrões na indústria. Descubra como o G11 AIO eleva o desempenho e a estética do seu PC.

Por que escolher o G11 AIO
O G11 AIO é mais do que um sistema de refrigeração; é um compromisso com tecnologia inovadora e design centrado no usuário. É perfeito para entusiastas que exigem o melhor em desempenho, estilo e personalização

ds8or0V.jpg

2rq7g0M.jpg

Mantenha-se informado
Para obter as últimas atualizações sobre o G11 AIO e outras inovações da Cooler Master, siga nossos canais de mídia social e inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Características principais
  • Bomba Dupla, Design de Câmara Dupla: Aumenta significativamente a pressão e a eficiência de dissipação de calor.
  • Componentes de alta qualidade: a produção assistida por IA garante qualidade e precisão de alto nível.
  • Refrigeração Potente: Suporta um radiador de 360 mm com duas ventoinhas Mobius, ideal para CPUs com TDP superior a 300 W.
  • Opções de personalização: Oferece peças imprimíveis para personalização estética e de desempenho.
  • Gerenciamento simplificado de cabos: Design inovador para uma configuração limpa e eficiente.

Ufa…. Até q enfim um luz no fim do túnel rs. Esses aios estão precisando evoluir.

Fato, já deveriam ter evoluído a tempo mas quem sabe agora vai.

As bombas e os blocks dos AIO estão em um bom nível. Os radiadores continuam "finos" e não usam cobre, mas só pra refrigerar o CPU está de bom tamanho. WC custom sempre é uma opção, mas pra mim faz mais sentido pra um ecossistema com mais componentes. Tenho um certo preconceito com AIO, mas vejo que eles ainda têm pra onde evoluir. Já os air coolers parece que deram uma estagnada.

As bombas e os blocks dos AIO estão em um bom nível. Os radiadores continuam "finos" e não usam cobre, mas só pra refrigerar o CPU está de bom tamanho. WC custom sempre é uma opção, mas pra mim faz mais sentido pra um ecossistema com mais componentes. Tenho um certo preconceito com AIO, mas vejo que eles ainda têm pra onde evoluir. Já os air coolers parece que deram uma estagnada.
Esta evoluindo aos poucos mas poderia aprimorar mais principalmente a bomba que é um fator essencial para o funcionamento do WC.

Esta evoluindo aos poucos mas poderia aprimorar mais principalmente a bomba que é um fator essencial para o funcionamento do WC.
Na real, tudo precisa evoluir, até os Air coolers estavam parado depois da noctua e dos designs baseados nele, vamos ver se a noctua lança um novo design em breve....

Na real, tudo precisa evoluir, até os Air coolers estavam parado depois da noctua e dos designs baseados nele, vamos ver se a noctua lança um novo design em breve....
Sim mas fazia tempo que o AIO estavam parado, hoje em dia tem bons AC com desempenho melhores que muitos WC mas toda mudança é bem vinda ainda mais parte de refrigeração.

Eu tenho um plano reserva. Se meu ls720 babar, eu vou lançar um nh-d15+2 phanteks t30. Até o aio voltar da garantia. Nao vou esperar essa evolução. Se os air coolers, evoluíssem até 250w, nem aio usaria. Já vou lavar o Noctua com água destilada + detergente neutro.

Sim mas fazia tempo que o AIO estavam parado, hoje em dia tem bons AC com desempenho melhores que muitos WC mas toda mudança é bem vinda ainda mais parte de refrigeração.
Que eu saiba todos os AIO hoje em dia são baseado em um projeto específico que pagam royalties, com algumas exceções, como esse da deepcool.

Eu tenho um plano reserva. Se meu ls720 babar, eu vou lançar um nh-d15+2 phanteks t30. Até o aio voltar da garantia. Nao vou esperar essa evolução. Se os air coolers, evoluíssem até 250w, nem aio usaria. Já vou lavar o Noctua com água destilada + detergente neutro.
Aqui funcionou de boas desde que troquei o único fã que veio com problema, mas eu realmente queria ver uma evolução nos AC, tipo o que a noctua fez :)

Que eu saiba todos os AIO hoje em dia são baseado em um projeto específico que pagam royalties, com algumas exceções, como esse da deepcool.
Não recordo desse projeto, mas toda mudança é bem vinda ainda mais na parte de refrigeração que é um sistema fundamental.

Não recordo desse projeto, mas toda mudança é bem vinda ainda mais na parte de refrigeração que é um sistema fundamental.
Vi algum membro dizer, que a maioria dos AIO usa um sistema de bomba patenteado, com algumas exceções, como a deepcool.

Coolers líquidos GIGABYTE AORUS WATERFORCE X II e WATERFORCE II instalados e funcionando na CES 2024
A GIGABYTE também trouxe seus novos refrigeradores líquidos AORUS WATERFORCE X II e WATERFORCE II para a CES 2024, mostrando todos esses novos recursos, incluindo Fan EZ-Chang para ventoinhas, design de bloco de água giratório, bomba totalmente nova e atualizada e muito mais.

Disponíveis nas versões 360 mm e 240 mm, tanto o AORUS WATERFORCE X II quanto o WATERFORCE II estarão disponíveis em preto e na popular opção de cor branca (ICE), apresentam design universal para controle de RPM de ventoinha e bomba, o que os torna compatíveis com todas as marcas de placas-mãe. , o novo design das pás do ventilador aumenta o fluxo de ar e a pressão, ao mesmo tempo que reduz o ruído, e o recurso Fan EZ-Chain, que permite o encadeamento do ventilador para uma conectividade mais fácil e um gerenciamento de cabos muito melhor. O AORUS WATERFORCE X II vem com LCD Edge View, que é uma tela LCD circular na parte superior da bomba, enquanto o AORUS WATERFORCE II possui o logotipo RGB AORUS.

0dxU7hY.jpg

cFpbs5u.jpg

rEYIeJt.jpg

XBMQtuZ.jpg

6OwR7Va.jpg

A GIGABYTE fez questão de observar que elas suportam placas-mãe Intel 1700, 1200 e 115x e AMD AM5 e AM4, e combinam bem com o resto da linha branca da GIGABYTE, conforme foi orgulhosamente apresentada na CES 2024.

L4wK1NN.jpg

Fonte: GIGABYTE

Thermaltake revela nova linha de refrigeradores de ar da série ASTRIA na CES 2024
A Thermaltake revelou e lançou seus mais novos coolers de ar da série ASTRIA na feira CES 2024, incluindo os coolers ASTRIA 200, ASTRIA 400 e ASTRIA 600 ARGB. Toda a série ASTRIA ARGB está equipada com as novas ventoinhas CT120 ARGB. De acordo com a Thermaltake, a ventoinha CT102 ARGB pode fornecer um fluxo de ar de 65 CFM com pressão estática de 2,56 mm-H2O com um nível de ruído máximo de 26,8 dBA. A série ASTRIA ARGB é baseada no design de torre padrão, onde o ASTRIA 200 ARGB e o ASTRIA 400 ARGB aderem a um design de torre única e ventilador único, enquanto o ASTRIA 600 ARGB usa um design de torre dupla e ventilador duplo. O ASTRIA 200 ARGB usa quatro heatpipes em forma de U de 6 mm, enquanto o ASTRIA 400 ARGB e o ASTRIA 600 ARGB apresentam seis dos mesmos heatpipes.

Toda a linha suporta os mais recentes soquetes Intel e AMD e pode suportar CPUs TDP de até 210 W, 230 W e 265 W, respectivamente. O que torna a linha de coolers ASTRIA ARGB especial é o fato de que você pode ajustar a posição da ventoinha para alinhá-la com a altura da memória, proporcionando alguma flexibilidade adicional na instalação. A linha de coolers ASTRIA ARGB também apresenta os novos efeitos de iluminação Meteor Shower, graças aos 18 LEDs localizados na tampa superior e sincronizados com 9 LEDs nas ventoinhas CT120 ARBG.

jOiyO6C.jpg

ucQ3eVz.jpg

pVS3IZ9.jpg

GAMDIAS Next Gen Boreas M2-51D e E2-410D Tower Type Coolers com displays digitais encaixados
GAMDIAS na 2024 International CES exibiu suas atualizações para as linhas Boreas M2-51 e E2-41 de coolers para CPU tipo torre. Os novos M2-51D e E2-410D, juntamente com suas variantes brancas M2-51DWH e E2-410DWH, vêm com um display de segmento digital ao longo da placa superior. A pilha de aletas de alumínio é ligeiramente recuada, criando espaço para alguns componentes eletrônicos, que são conectados à base. Além do RPM da ventoinha, esta tela mostra a temperatura da CPU, embora não tenhamos certeza de como isso acontece.

A maneira mais fácil seria conectar esse monitor a um dos conectores USB 2.0 e um aplicativo ler a temperatura da CPU e as RPM do ventilador no chip super I/O; embora ficaríamos surpresos se ele seguisse o difícil caminho do controle localizado do ventilador e de suas próprias medições térmicas usando um termistor. Tanto o M2-51D quanto o E2-410D são dissipadores de calor quase idênticos, mas diferem na contagem de heatpipes – 5 versus 4, respectivamente; e assim, enquanto o M2-51D é classificado para cargas térmicas de até 240 W, o E2-410D é classificado para até 230 W. A tela está escondida atrás de um painel de policarbonato colorido, para que pareça nivelada. Embora não esteja em exibição na CES, a GAMDIAS revelou que está trabalhando em um cooler dual fin-stack de última geração que usa a vasta área da placa superior disponível para exibir uma tela LCD colorida.

X7pCdRl.jpg

dqvkplN.jpg

SslfNGl.jpg

Eg2ojHY.jpg

VwkkQ0o.jpg

Bom dia. Pessoal, eu atualizei meu pc, saí de um 1600af para um 5600g, mas tenho uma dúvida sobre o cooler box dele.

Não farei oc nele, vou usar em stock, usava o 1600af em stock com a rtx 2060 e estava satisfeito com a performance, então o 5600g deve ser melhor ainda.

Só que não queria usar o ac que tenho no momento, um notus b da pcyes. Algo que não gosto dele é o suporte de fixação na placa mãe, são dois laterais, sendo que o dissipador é parafusado entre os dois, no meio.

O que estou notando é que o ac meio que está ficando torto, a parte superior está mais inclinada que a inferior. Eu ia comprar o ag400 para o lugar dele, pois o suporte do ag400 é mais robusto, é todo quadrado e parafusado nos quatro cantos, dando uma ótima sustentação para o ac, diferente do notus b.

Mas só vou poder comprar apenas em maio, pois gastei muito na troca de peças, aí a solução seria usar o box mesmo do 5600g. Vou usar a pasta térmica ts cold no lugar da pasta original, que é horrível pra remover.

O box com a ts cold seguraria bem as temperaturas do 5600g enquanto compro ou ac?

Users who are viewing this thread

Voltar