[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Desempenho no geral não foge muito de um WC pra outro, os melhorzinhos aguentam 300w~ num i9 a depender de airflow/temp ambiente ou 200-250w num Ryzen 9, não tem muita diferença a não ser que descubram alguma mágica revolucionária pra dar alguma diferença significativa, tem também alguns que se dão melhor em Intel e outros em AMD com montagem offset

Pensando nisso é difícil dizer até que aguenta X watts porque depende de 500 variáveis, com <0c de temp ambiente talvez até um AK400 aguente una 250-300w
Te entendo perfeitamente, já que são muitas variáveis. Mas seria só uma ideia. Meu sonho seria um q tankasse uns 300-320 watts facilmente. E sei tb q parece q a evolução está no limite, como os AIO’s.

Te entendo perfeitamente, já que são muitas variáveis. Mas seria só uma ideia. Meu sonho seria um q tankasse uns 300-320 watts facilmente. E sei tb q parece q a evolução está no limite, como os AIO’s.
300-320w só se o airflow/temp ambiente colaborar, e ainda pra pra dissipar isso aí facilmente aí um WC custom mesmo infelizmente kkkk, não creio que WCs/ACs melhorem significativamente mesmo daqui 10 anos

SilverStone apresenta cooler soquete TR5 ou SP6 XE04-SP6P para gabinetes de servidor 4U

SilverStone apresentou hoje o XE04-SP6P, um cooler de CPU projetado para soquetes de servidor/estação de trabalho AMD sTR5 e SP6, destinado àqueles que usam chips Ryzen Threadripper como processadores de servidor em gabinetes montados em rack de até 4U. O cooler foi projetado para cargas térmicas de até 350 W, mas é um dissipador de calor de alumínio que mede 130 mm x 119 mm x 126 mm (LxAxP). Isso pode parecer um pouco pequeno para sua capacidade térmica em comparação com alguns coolers tipo D para desktop; mas este é um cooler de servidor, os padrões de ruído do ventilador de desktop vão embora e uma ventoinha de 92 mm de alta potência é usada para ventilar essa coisa. A capacidade do cooler se deve principalmente ao alto fluxo de ar.

A ventoinha de alta potência de 92 mm vem pré-instalada em uma cavidade entre a pilha de aletas. Ele gira em velocidades de até 5.000 RPM, empurrando 77,7 CFM de fluxo de ar a uma pressão estática fenomenal de 10,67 mm H₂O e uma saída de ruído de 43 dBA. O ventilador possui rolamentos de esferas duplos e é avaliado para 90.000 horas. A base de cobre niquelado vem com pasta térmica pré-aplicada. A partir desta base, seis heatpipes de cobre transmitem calor através da pilha de aletas em uma configuração semelhante à de um cooler tipo D. O cooler pesa 743 g, incluindo a ventoinha e o RM instalado de fábrica. A empresa não revelou preços.

hv8Q5xx.jpeg

S2mEnrg.jpeg

g9dV7jj.jpeg

ViUjgFY.jpeg

U5S0Tsm.jpeg

queria saber se o pessoal tem problemas ao instalar e usar o air cooler Cougar Forza 135

Estou vendo o Thermalright Peerless Assassin 120 SE no AliExpress, alguém que tenha um modelo desses para dar opinião e dizer em que sistema usa?

Fala pessoal blz? Estou querendo pegar um Cooler Master MasterAir MA824 Stealth para um 13600k, é uma boa opção?

muito interessante, esse protótipo pode dar ideia também de se usar algo mais volátil com aumento de temperatura e proporcionando uma refrigeração mais eficiente sem a necessidade de bomba

CaHYg9c.png

m2jHZDZ.png

ZwC23zy.png

Tem sempre que colocar um rgb nisso? WC deixa espaço para isso até os Air Coolers poderiam ter esse resultado se houvesse espaço. Cada 1°C a menos é muito relevante, porque o fluxo de calor é uma equação exponencial

Tem sempre que colocar um rgb nisso? WC deixa espaço para isso até os Air Coolers poderiam ter esse resultado se houvesse espaço. Cada 1°C a menos é muito relevante, porque o fluxo de calor é uma equação exponencial
Muito feio horrorosso com 1°C de diferença nem vale a pena pegar esse modelo.

Arctic lança coolers para CPU Freezer série 36

Após o anúncio da nova série de refrigeradores de água, a ARCTIC anuncia agora os próximos destaques do produto - desta vez na área de refrigeração de ar. Para comemorar seu 23º aniversário, a fabricante ainda está em clima de comemoração e também traz ao mercado o Freezer 36 com preços especiais. Com desempenho significativamente melhorado e montagem simplificada, o Freezer 36 não apenas supera seus modelos antecessores, mas também se destaca da concorrência.

Uma ventilação ainda mais eficiente é obtida graças ao dissipador de calor otimizado com design de fluxo lateral. Dois dos comprovados ventiladores P da ARCTIC, conhecidos por seu desempenho, são usados na configuração push-pull. O inovador sistema de fixação por clique permite uma instalação rápida e fácil e a substituição do ventilador. Para a próxima instalação LGA1851 e LGA1700, o Freezer 36 utiliza uma estrutura de contato especial que distribui a pressão de contato uniformemente. Isso minimiza o estresse mecânico na CPU e na placa-mãe e aumenta o desempenho de refrigeração.

qMxZ3y3.jpeg

Enhe8iR.jpeg

vwsAKVj.jpeg

Visualmente, o cooler de torre única causa uma forte impressão em qualquer construção de PC graças à tampa de alumínio parafusada. Estão disponíveis um total de cinco versões diferentes:
Para os puristas, existe o modelo padrão com dissipador prateado e heatpipes de cobre, uma versão preta com dissipador preto, uma versão CO equipada com rolamentos de esferas duplos e duas versões iluminadas em preto e branco com ventiladores A-RGB.

Disponibilidade
O novo Freezer 36 em todas as versões já está disponível a preços especiais na loja online ARCTIC, no eBay e Amazon:
  • Congelador 36: $ 25,40, normal: $ 45,99
  • Congelador 36 CO: $/€ 27,71, normal: $ 47,99
  • Freezer 36 (Preto): $/€ 27,71, normal: $ 51,99
  • Freezer 36 A-RGB (preto): $/€ 33,10, normal: $ 58,99
  • Freezer 36 A-RGB (branco): $ 33,87 €, normal: $ 59,99

Complementando sobre o Arctic Freezer 36

n7uO0EL.png

BRCSNYA.png
2LGwdUW.png

bUQELMf.png
sPfK3ZH.png

Última edição:
Desempenho no geral não foge muito de um WC pra outro, os melhorzinhos aguentam 300w~ num i9 a depender de airflow/temp ambiente ou 200-250w num Ryzen 9, não tem muita diferença a não ser que descubram alguma mágica revolucionária pra dar alguma diferença significativa, tem também alguns que se dão melhor em Intel e outros em AMD com montagem offset

Pensando nisso é difícil dizer até que aguenta X watts porque depende de 500 variáveis, com <0c de temp ambiente talvez até um AK400 aguente una 250-300w

Eu cai nessa realidade, instalei um i9 14900KF e meu AIO da assinatura não tá guentando, bate 100ºC fácil com stress em multi thread.
Estou tentando achar uma config estável com undervolt e limitando PL1 e PL2 em 253W, mas o bixinho não é fácil domar, ao menos o meu tá meio arredio.
Comecei a olhar outros AIO, mas não fiquei muito esperançoso, parece tudo mais do mesmo.
No fim fiquei com a impressão que o que pode ajudar mesmo é um WC Custom, mas teria de pesquisar muito ainda para entrar nesse mundo.
Olhando os AIO vi o Lian Li Galahad 2 Trinity 360mm, que me pareceu muito bom, mas depois vi que as primeiras versões apresentavam problema na bomba e fiquei com receio.
Aqui o review:

Eu cai nessa realidade, instalei um i9 14900KF e meu AIO da assinatura não tá guentando, bate 100ºC fácil com stress em multi thread.
Estou tentando achar uma config estável com undervolt e limitando PL1 e PL2 em 253W, mas o bixinho não é fácil domar, ao menos o meu tá meio arredio.
Comecei a olhar outros AIO, mas não fiquei muito esperançoso, parece tudo mais do mesmo.
No fim fiquei com a impressão que o que pode ajudar mesmo é um WC Custom, mas teria de pesquisar muito ainda para entrar nesse mundo.
Olhando os AIO vi o Lian Li Galahad 2 Trinity 360mm, que me pareceu muito bom, mas depois vi que as primeiras versões apresentavam problema na bomba e fiquei com receio.
Aqui o review:
Dependendo das outras variáveis é possível que qualquer AIO de 360m/420mm continue batendo 100c mesmo, eu pessoalmente acho interessante fazer undervolt e/ou limitar um pouco do consumo máximo porque convenhamos que não tem uma diferença super significativa de desempenho na prática pra maioria das pessoas pelo menos, aí tem a opção de montar um WC custom ou comprar um WC melhor e extrair uma mixaria a mais de desempenho ou de dar uma segurada no TDP e continuar quase com a mesma performance, aí vai de cada um o que é melhor fazer

Pegando do TechPowerUp os testes do 14900k em diferentes TDPs, com 253w sendo 100% de performance, descendo pra 200w manteve 97,6% da performance e sem dúvidas facilita e muito a refrigeração, não sei qual o seu uso exato e se faz questão de extrair até o último % de performance mesmo que custe caro (temperatura mais alta, possível troca de cooler, maior consumo/menor eficiência energética) mas eu pessoalmente se usasse um CPU desses sacrificaria um tiquinho de performance em prol de fazer ele rodar de maneira eficiente, mas há quem pense o contrário e ache que compensa ir atrás de 2-3% de performance que seja mesmo que tenha que desembolsar uma nota e consumir 50-100w a mais

Dependendo das outras variáveis é possível que qualquer AIO de 360m/420mm continue batendo 100c mesmo, eu pessoalmente acho interessante fazer undervolt e/ou limitar um pouco do consumo máximo porque convenhamos que não tem uma diferença super significativa de desempenho na prática pra maioria das pessoas pelo menos, aí tem a opção de montar um WC custom ou comprar um WC melhor e extrair uma mixaria a mais de desempenho ou de dar uma segurada no TDP e continuar quase com a mesma performance, aí vai de cada um o que é melhor fazer

Pegando do TechPowerUp os testes do 14900k em diferentes TDPs, com 253w sendo 100% de performance, descendo pra 200w manteve 97,6% da performance e sem dúvidas facilita e muito a refrigeração, não sei qual o seu uso exato e se faz questão de extrair até o último % de performance mesmo que custe caro (temperatura mais alta, possível troca de cooler, maior consumo/menor eficiência energética) mas eu pessoalmente se usasse um CPU desses sacrificaria um tiquinho de performance em prol de fazer ele rodar de maneira eficiente, mas há quem pense o contrário e ache que compensa ir atrás de 2-3% de performance que seja mesmo que tenha que desembolsar uma nota e consumir 50-100w a mais

Atualmente quero apenas tentar manter ele abaixo de 100ºC, se ficar em torno de 90ºC pra baixo tá ok já....
Uso comum, internet, uso de VPN, programação, youtube, tá de boas, fica bem baixo a temperatura entre 40ºC~55ºC.

Quanto a games aí depende, CyberPunk 2077, já fica acima dos 90ºC e batendo nos 100°C. notei que a partir dos 95 +- já começa o Thermal Throttle. BF 2048 que é bem CPU Bound e usa muito Multi Thread, aí fica batendo em 100 todos núcleos, fica oscilando o tempo todo, batendo em 100, faz thermal throttle e baixa, e assim vai indo, nesse loop de altos e baixos, bem ruim isso. O desempenho do jogo tá ok, mas a vida últil da CPU com isso, acho que vai pra banha.

Pra meu uso o desempenho do i9 14900KF já é muito bom, nem precisa over, é um baita processador, só quero que ele pare de esquentar tanto quando em uso intenso, como nos casos acima, por exemplo. Se eu chegar a testar no Cinebench, aí é um abraço, todos núcleos a 100ºC e thermal throttle a milhão. Nem tô aí pra esses benchs, quero apenas que fique legal no meu uso diário e games, principalmente os mais pesados, com muito uso de CPU.

Meu gabinete é bem ventilado, tem 6 FANs 120mm empurrando ar pra dentro, 1 atrás de 120mm e mais os 2 de 140mm do AIO em cima empurrando para fora. A sala é ventilada, claro se por o ar condicionado a mil fica melhor, ma aí quem trava sou eu, congelado, kkkkk.

Enfim, eu já consegui alguma coisa de undervolt, pra que ele não bata tanto em 100ºC, já ajuda, mas contiua batendo, mas menos vezes, a idéia e fazer chegar nunca a 100ºC, mas undervolt é problema também, se exagera faz game fechar ou travar, ou as vezes tela azul no Windows e reboot, como disse tá difícil eu domar a fera.

Ainda vou fazer algumas coisas com meu AIO, tipo por em baixo no gabinete, tirando as 3 Fans de 120mm que jogam ar para cima, a idéia é fazer os FANs do radiador pegar ar fresco direto de fora. Atualmente ele está no topo, como exaustor do gabinete, mas assim ele pega muito ar quente, principalmente da VGA. Mesmo que tenha os FANS que jogam ar para dentro, lá dentro provável esteja mais quente que de fora.

Se ficar legal, baixar um pouco as temp, vou pensar em colocar um de 360mm nessa posição em baixo, que pode acabar refrigerando mais ainda, depende se melhorar um pouco com o meu AIO atual. Ainda tem a possibilidade de fazer um Push and Pull

Última edição:
Atualmente quero apenas tentar manter ele abaixo de 100ºC, se ficar em torno de 90ºC pra baixo tá ok já....
Uso comum, internet, uso de VPN, programação, youtube, tá de boas, fica bem baixo a temperatura entre 40ºC~55ºC.

Quanto a games aí depende, CyberPunk 2077, já fica acima dos 90ºC e batendo nos 100°C. notei que a partir dos 95 +- já começa o Thermal Throttle. BF 2048 que é bem CPU Bound e usa muito Multi Thread, aí fica batendo em 100 todos núcleos, fica oscilando o tempo todo, batendo em 100, faz thermal throttle e baixa, e assim vai indo, nesse loop de altos e baixos, bem ruim isso. O desempenho do jogo tá ok, mas a vida últil da CPU com isso, acho que vai pra banha.

Pra meu uso o desempenho do i9 14900KF já é muito bom, nem precisa over, é um baita processador, só quero que ele pare de esquentar tanto quando em uso intenso, como nos casos acima, por exemplo. Se eu chegar a testar no Cinebench, aí é um abraço, todos núcleos a 100ºC e thermal throttle a milhão. Nem tô aí pra esses benchs, quero apenas que fique legal no meu uso diário e games, principalmente os mais pesados, com muito uso de CPU.

Meu gabinete é bem ventilado, tem 6 FANs 120mm empurrando ar pra dentro, 1 atrás de 120mm e mais os 2 de 140mm do AIO em cima empurrando para fora. A sala é ventilada, claro se por o ar condicionado a mil fica melhor, ma aí quem trava sou eu, congelado, kkkkk.

Enfim, eu já consegui alguma coisa de undervolt, pra que ele não bata tanto em 100ºC, já ajuda, mas contiua batendo, mas menos vezes, a idéia e fazer chegar nunca a 100ºC, mas undervolt é problema também, se exagera faz game fechar ou travar, ou as vezes tela azul no Windows e reboot, como disse tá difícil eu domar a fera.

Ainda vou fazer algumas coisas com meu AIO, tipo por em baixo no gabinete, tirando as 3 Fans de 120mm que jogam ar para cima, a idéia é fazer os FANs do radiador pegar ar fresco direto de fora. Atualmente ele está no topo, como exaustor do gabinete, mas assim ele pega muito ar quente, principalmente da VGA. Mesmo que tenha os FANS que jogam ar para dentro, lá dentro provável esteja mais quente que de fora.

Se ficar legal, baixar um pouco as temp, vou pensar em colocar um de 360mm nessa posição em baixo, que pode acabar refrigerando mais ainda, depende se melhorar um pouco com o meu AIO atual. Ainda tem a possibilidade de fazer um Push and Pull
Eita, não achei que com undervolt e "só" jogando estivesse batendo 100c e dando throttle assim, imaginei que fosse só nas situações de all-core batendo lá seus 250-300w mesmo, talvez um frame LGA1700 seja interessante de testar nesse caso também, no geral apesar dos i9 serem um forno em all-core vejo que a maioria tem temperaturas bem mais tranquilas usando só em jogos

Parece q seu uso não é tão pesado assim.
Trava ele em 90°C e vai pro abraço. Dificilmente vc sentirá uma diferença de desempenho entre 5.4 e 5.6 GHz, por exemplo.
Geralmente a temperatura e consumo aumentam exponencialmente a partir de um certo ponto. Não sei o ponto exato do 14900k, mas deve ser um pouco acima dos 5 GHz.
Travei um Ryzen 9 7900 (com TDP aumentado) em 82 °C e tá tranquilo.

Última edição:
Parece q seu uso não é tão pesado assim.
Trava ele em 90°C e vai pro abraço. Dificilmente vc sentirá uma diferença de desempenho entre 5.4 e 5.6 GHz, por exemplo.
Geralmente a temperatura e consumo aumentam exponencialmente a partir de um certo ponto. Não sei o ponto exato do 14900k, mas deve ser um pouco acima dos 5 GHz.
Travei um Ryzen 9 7900 (com TDP aumentado) em 82 °C e tá tranquilo.
No meu 13600K, até 5,4 Ghz Pcore/4,3 GHz Ecore aguentam baixas voltagens. Após aumento de mais 100 MHz no Pcore, precisei subir bastante o Vcore (1,20v para 1,275v).

Galera e quanto ao novo Deepcool Mystique sabem quando chega no mercado brasileiro?? To muito ansioso por ele!

Esses water coolers com tela lcd me conquistaram. Se nao pegar esse to querendo ir no Galahad lcd

Gamdias anuncia coolers para CPU da série Boreas Digital

GAMDIAS, uma marca líder de hardware e periféricos premium para jogos para PC, anunciou o lançamento dos coolers de ar para CPU da série BOREAS M2-51D e da série BOREAS E2-41D. Cada modelo possui tubos de calor de cobre avançados com tecnologia de contato direto, uma placa de base espessa e uma ventoinha PWM com rolamento hidráulico de alto desempenho de 120 mm e finalizado com uma tela digital cristalina para integrar o melhor desempenho de resfriamento e exibir a temperatura do seu sistema em tempo real.

O cooler da CPU é feito com tubos de calor e aletas atualizados, bem como uma placa de base espessa para fornecer desempenho de resfriamento poderoso e eficiente. Além disso, com o design de um revestimento totalmente preto (BOREAS M2-51D e BOREAS E2-41D)/revestimento totalmente branco (BOREAS M2-51D WH e BOREAS E2-410 WH) e coroado com uma tampa superior do display LCD, é a escolha perfeita para quem valoriza estética, desempenho e funcionalidade.

eeGFgUj.jpeg

GJieBzA.jpeg

9yAYJBQ.jpeg

Q5pK4VX.jpeg

O cooler está equipado com uma ventoinha de 120 mm de alta qualidade que pode fornecer fluxo de ar de até 72,94 CFM e pressão estática de 2,63 mmH2O. Com rolamento hidráulico premium e função PWM, o ventilador garante até 1800 RPM em operação silenciosa.

O cooler da CPU fornece acesso desobstruído aos slots DIMM que permitem aos usuários atualizar facilmente as placas-mãe. Além disso, o kit de montagem universal GAMDIAS está incluído para fácil instalação nas mais recentes plataformas Intel e AMD. (LGA1700/AM5)

Especificações para BOREAS M2-51D/BOREAS M2-51D WH
  • Monitor digital
  • Acabamento premium fosco preto/branco neve
  • 5 tubos de calor de cobre com tecnologia de contato direto
  • Placa base espessa de alto desempenho de resfriamento
  • Ventilador PWM com rolamento hidráulico de 120 mm com 72,94 CFM, 2,63 mmH2O
  • Compatível com altura de 159 mm
  • Suporta software ZEUS CAST
  • Kits de montagem universais, suporte LGA 1700 / AM5
Especificações para BOREAS E2-410/BOREAS E2-410 WH
  • Monitor digital
  • Acabamento premium fosco preto/branco neve
  • 4 tubos de calor de cobre com tecnologia de contato direto
  • Placa base espessa de alto desempenho de resfriamento
  • Ventilador PWM com rolamento hidráulico de 120 mm com 72,94 CFM, 2,63 mmH2O
  • Compatível com altura de 159 mm
  • Suporta software ZEUS CAST
  • Kits de montagem universais, suporte LGA 1700 / AM5
BÓREAS M2-51D , BÓREAS M2-51D WH , BÓREAS E2-41D , BÓREAS E2-41D WH .

Users who are viewing this thread

Voltar