Dependendo das outras variáveis é possível que qualquer AIO de 360m/420mm continue batendo 100c mesmo, eu pessoalmente acho interessante fazer undervolt e/ou limitar um pouco do consumo máximo porque convenhamos que não tem uma diferença super significativa de desempenho na prática
pra maioria das pessoas pelo menos, aí tem a opção de montar um WC custom ou comprar um WC melhor e extrair uma mixaria a mais de desempenho ou de dar uma segurada no TDP e continuar quase com a mesma performance, aí vai de cada um o que é melhor fazer
Pegando do TechPowerUp os
testes do 14900k em diferentes TDPs, com 253w sendo 100% de performance, descendo pra 200w manteve 97,6% da performance e sem dúvidas facilita e
muito a refrigeração, não sei qual o seu uso exato e se faz questão de extrair até o último % de performance mesmo que custe caro (temperatura mais alta, possível troca de cooler, maior consumo/menor eficiência energética) mas eu pessoalmente se usasse um CPU desses sacrificaria um tiquinho de performance em prol de fazer ele rodar de maneira eficiente, mas há quem pense o contrário e ache que compensa ir atrás de 2-3% de performance que seja mesmo que tenha que desembolsar uma nota e consumir 50-100w a mais
Atualmente quero apenas tentar manter ele abaixo de 100ºC, se ficar em torno de 90ºC pra baixo tá ok já....
Uso comum, internet, uso de VPN, programação, youtube, tá de boas, fica bem baixo a temperatura entre 40ºC~55ºC.
Quanto a games aí depende, CyberPunk 2077, já fica acima dos 90ºC e batendo nos 100°C. notei que a partir dos 95 +- já começa o Thermal Throttle. BF 2048 que é bem CPU Bound e usa muito Multi Thread, aí fica batendo em 100 todos núcleos, fica oscilando o tempo todo, batendo em 100, faz thermal throttle e baixa, e assim vai indo, nesse loop de altos e baixos, bem ruim isso. O desempenho do jogo tá ok, mas a vida últil da CPU com isso, acho que vai pra banha.
Pra meu uso o desempenho do i9 14900KF já é muito bom, nem precisa over, é um baita processador, só quero que ele pare de esquentar tanto quando em uso intenso, como nos casos acima, por exemplo. Se eu chegar a testar no Cinebench, aí é um abraço, todos núcleos a 100ºC e thermal throttle a milhão. Nem tô aí pra esses benchs, quero apenas que fique legal no meu uso diário e games, principalmente os mais pesados, com muito uso de CPU.
Meu gabinete é bem ventilado, tem 6 FANs 120mm empurrando ar pra dentro, 1 atrás de 120mm e mais os 2 de 140mm do AIO em cima empurrando para fora. A sala é ventilada, claro se por o ar condicionado a mil fica melhor, ma aí quem trava sou eu, congelado, kkkkk.
Enfim, eu já consegui alguma coisa de undervolt, pra que ele não bata tanto em 100ºC, já ajuda, mas contiua batendo, mas menos vezes, a idéia e fazer chegar nunca a 100ºC, mas undervolt é problema também, se exagera faz game fechar ou travar, ou as vezes tela azul no Windows e reboot, como disse tá difícil eu domar a fera.
Ainda vou fazer algumas coisas com meu AIO, tipo por em baixo no gabinete, tirando as 3 Fans de 120mm que jogam ar para cima, a idéia é fazer os FANs do radiador pegar ar fresco direto de fora. Atualmente ele está no topo, como exaustor do gabinete, mas assim ele pega muito ar quente, principalmente da VGA. Mesmo que tenha os FANS que jogam ar para dentro, lá dentro provável esteja mais quente que de fora.
Se ficar legal, baixar um pouco as temp, vou pensar em colocar um de 360mm nessa posição em baixo, que pode acabar refrigerando mais ainda, depende se melhorar um pouco com o meu AIO atual. Ainda tem a possibilidade de fazer um Push and Pull