Pessoal, vejo muita gente fazendo essa afirmação aqui no fórum. Mas, essa queda acentuada de performance só acontece quando você ativa o vsync sem utilizar em conjunto o buffering triplo (triple buffering ou TB). No pacote do RivaTuner, tem um pequeno programa chamado D3DOverrider, que pode ser inicializado junto com o Windows, que ativa o TB em jogos com Direct3D, que são a maioria absoluta. Com ele ativado, a queda de performance produzida pelo vsync é mínima. Pra falar a verdade, o único jogo onde pude notar alguma diferença com vsync ON+TB ou OFF foi em Crysis mesmo, e ainda assim, em média, foi de apenas uns 2 ou 3 fps. Espero ter ajudado. Um grande abraço.
O problema do Triple Buffer em jogos como o Crysis é o consumo extra de memória de vídeo, ponto onde Crysis é sensívelmente afetado... O Melhor ao meu ver é jogar em monitor LCD usando conexão DVI-D onde os quadros são enviado e exibidos inteiros, daí não tem problema de falta de sincronia...