To com quase 40h aqui, mas confesso já estar arrastando.. pra mim o jogo é legal, e só. Concordo com as reviews que o jogo teve tranquilamente.
A história tem picos interessantes, mas é muito mal contada. Parece que aceleram a história em certos pontos e ela ganha momento, que faz te empolgar, mas de repente bloqueiam ela e começam com fetch quests, vai ali e volta aqui. O game design do jogo é bem fraco. Isso fica nítido numa missão que precisa buscar suprimentos pra Rikki por conta do braço do Boozer. Iniciamos a missão no sul do mapa, e vc precisa buscar uma faca, scrap e outro negócio lá no extremo norte... sendo que existe isso dentro do acampamento, nas cidades em volta, etc... mesma coisa é a storyline secundária de ficar conversando no túmulo da Sarah, o local é no canto mais extremo na parte de cima do mapa, nitidamente feito pra ficar cruzando pra cima e pra baixo no mapa e assim aumentar artificialmente o tempo e área jogável do game. Enfim, game design é bem fraquinho e bem abaixo de outros games da Sony.
Sobre o protagonista.... é ok. Em algumas situações dá pra acreditar mais nele, toda a angústia, raiva e etc. Mas em outras parece raso. De qualquer maneira, não acho que é algo que afete tanto a qualidade assim.
Tem partes boas também, achei a customização e jogabilidade da moto bem legal, ela realmente parece ter peso. Achei bem interessante.
O gunplay é satisfatório pro estilo de jogo. As hordas também são um ponto forte, pois te forçam a adotar algumas estratégias diferentes pra matá-las.
E claro, o port do PC ficou muito bom mesmo. Em relação a isso é inegável a atenção que tiveram.
Enfim, jogo ok, nota 7 forçando, nada mais.
Sobre continuação, até gostaria de ver, pros produtores terem a chance de fazer um game com mais investimento e corrigirem essas coisas. Dá pra ver que realmente tem muito carinho pelo jogo que fizeram.
A história é meio merda mesmo, mas o sistema de viagem do jogo é um dos fortes do game design.
Os caras fizeram um sistema pra que você não fique zanzando por aí no apocalipse. Toda viagem importa, você precisa se preparar, fazer manutenção na moto, pensar na rota, se preocupar se é noite ou dia. Depois que você vai até um certo ponto, você precisa destruir os ninhos no caminho para liberar o fast travel. O jogo te obriga a tomar esses caminhos primeiro forçando o player a cruzar o mapa, mas de maneira nenhuma usa como uma forma artificial de prolongar o game, já que existe o fast travel.
Isso cria mais tensão para o game e etendo não gostar disso, muita gente não gostou do Mr X em RE2 Remake, ou da movimentação exacerbada em Doom Eternal. Para mim, são pontos somente positivos.
Inclusive acho que o game poderia ter explorado mais esse ponto, fazendo as noites serem realmente escuras, aumentando ainda mais a tensão e o planejamento do jogador.
E outras mecânicas legais do jogo é a liberdade criativa que ele te dá. Você chega em um acampamento de bandidos e pode fomular a estratégia que quiser: plantar bombas, atrair frenéticos, levar o grandão pra lá e ver ele dizimar todo mundo. Passei horas brincando com essas coisas, gosto desse tipo de jogabilidade. Ao invés dos cinematics gaming experiences em que você não pode fazer absolutamente nada fora do roteiro.
Para mim o maior bad design do game são os snipers nas árvores e os lobos correndo a 120km/h. Acho que estes pontos poderiam ter sido melhor formulados. Outra coisa seria interessante uma mecânica estilo Metro Exodus. Não é possível que você mate 8 pessoas em um acampamento e as outras 4 não pensem em se render. Teve até um momento engraçado em que eu matei 11 pessoas de um acampamento, sobrou somente uma mulher e ela disse pra mim "Largue a arma e talvez eu te deixe viver" hahaha.
Em fim, ainda acho que as notas 7 para baixo não condizem com a realidade do game. O combate é bom e te dá muitas opções, o controle da moto é bom, lutar contra hordas é animal, destravar acampamentos, etc... E além de ter muito conteúdo.
Vale lembrar, Aliens Isolation foi criticado por "ter conteúdo demais" e ganhou um 6 da IGN. Totalmente irrisório.
A história do jogo é passavel? Sim, é. Mas eu joguei 4 Uncharteds e não consigo me lembrar do que aquele game se tratava, além da aventura e do tiroteio...