O jogo é focado em PvP mas disfarça o foco em PvE... Ou o contrário, talvez.
O fato é que você grinda, grinda, farma, farma pra ficar forte justamente pra se dar bem no PvP... Porque se não for isso, não vi sentido nenhum em ficar forte no BDO, seria um jogo só pra curtir as skills acrobáticas, jogabilidade bem fluída e um tremendo Hack'n Slash Online. BDO é o MMORPG com action moves mais bonitos que já vi. Dá gosto de ficar lá matando bichos, mas o problema é que chega uma hora que enjoa e enjoa MUITO.
Comecei a jogar amarradão, passei vários dias só pensando no jogo. O pior é que quando comecei a jogar, minha mãe estava internada (nada grave, apenas uma cirurgia já programada que correu tudo muito bem) e eu e meu pai ficávamos revezando os dias que ficávamos lá com ela, e enquanto eu estava lá, só ficava vendo vídeos de BDO, de tão empolgado que eu estava.
Decidi que iria comprar todos os itens fortes pro meu personagem, um Wizard, já que tudo se encontrava no Market facilmente... Vários itens DUO, TRI, mas joguei por 1 semana e não tinha conseguido nem mesmo 10% da grana necessária pra comprar apenas um único item (de um total de uns 10 que eu iria precisar pra fazer meu char forte). Óbvio que eu jogava poucas horas, quem é que hoje em dia com faculdade, trabalho e outras preocupações consegue se manter quase o dia inteiro focado num jogo?
Velho, o jogo é um tesão, mas desisti. Se eu pudesse comprar uma conta com um personagem já forte, é o que eu faria... Sei que não passaria por nada que o jogo te oferece, compraria tudo de mão beijada, mas minha vontade de ter o personagem forte num jogo com gráficos muito bons e action moves que eu tanto gosto e focado em PvP (que é o que eu gosto)... Essa vontade foi toda por água abaixo quando me dei conta do tempo que eu teria que dedicar ao jogo, fora as vezes que eu ficava simplesmente estudando os sistemas de NODES, pesca, comércio imperial...
É meio irritante o fato de hoje nós ainda vermos jogos que parecem ser feitos pra pessoas que tem renda fixa, não precisam trabalhar, nem estudar... Paguei 170 reais pela versão mais cara do BDO e não joguei nem 2 semanas. Ainda tenho muita vontade de voltar a jogar, o jogo é lindo, mas só quando eu criar coragem pra comprar uma conta com um char já forte ou se alguém quiser me vender barato...
EDIT: Foi mal, foi um desabafo...
Ja eu sinto falta justamente disso cara, a DEMORA em conseguir algo, antigamente 95% dos jogos independente do GENERO, vc era obrigado a se DEDICAR pra ser alguem, hoje em dia vc ve jogos que em 2, 3 dias de lançamento vc ja ta no TOP Mundial, vc ve jogos em que o cara chega e compra Loot Box e ja ta PRO.
Antigamente ate os jogos que eram denominados PAY TO WIN, vc ainda dependia de "sorte" pra conseguir algo, Exemplo classico, Conquer Online é o jogo mais pay to win q joguei, pelas contas q fiz quando parei de jogar a 2 anos atras (joguei por 14 anos) creio q deva ter gasto entre 80 a 120 mil reais, e MESMO ASSIM eu dependia de "sorte".
A primeira Club Super 2 sockets do meu servidor, eu comprei de um cara, só q ela era +0, eu queria +6, eu tive q esperar quase 2 SEMANAS alguem tirar um Stone + 6 na loteria pra poder comprar (isso pq eu tinha a grana pra comprar pq eu tinha "depositado", só q nao tinha nenhum pra vender) e a unica forma de conseguir era indo na loteria, em que vc pagava uma quantia de CP's (cash) e vinha um item aleatorio dentre todos os existentes no jogo.
Ou seja mesmo GASTANDO DINHEIRO vc ainda tinha q esperar, tinha q tentar a sorte, tinha q farmar, hj em dia vc chega, deposita la seus 200 reais por mes, compra tudo, converte em gold vai na action house e em 2 horas monta um char, isso pra mim tira toda a graça do jogo.
Qual a finalidade de jogar um game se vc realmente nao quer JOGAR o game ??.
Te digo que se vc tiver TODA a GEAR FODA vc vai enjoar do game em 1 semana, pelo simples fato de que vc nao vai ter oq fazer, vc nao vai precisar farmar pra conseguir nada, vc nao vai precisar de grana pra nada etc, entao vc só vai ficar naquele ciclo, Loga >> faz as quests diarias/eventos >> vai PvP um pouco pra distrair >> desloga >> repete...
Perde a graça, quando vc tem um "objetivo" por mais q te fruste, q vc pare tipo 3, 4 dias pq fique PUTO em nao conseguir algo, vc vai voltar e vai ter uma META, um objetivo a alcançar e isso te motiva a jogar. (pelo menos pra mim).
EU to APAIXONADO no jogo, era oq eu tava buscando ja tem mais de um ANO, to no periodo de testes e ja to triste pq assim q acabar nao poderei jogar, Semana passada fui no Medico e descobri um problema grave na coluna e to gastando oq eu tenho e oq nao tenho pra evitar uma cirurgia, entao provavelmente nao terei dinheiro pra comprar o game (apesar de nao ser caro), mas o game é magnifico, tem sim seus problemas como qualquer jogo mas é de longe um dos melhores.
UMA DICA q eu dou pra geral q pensa em jogar um MMO, saiba seu LIMITE, se vc só pode jogar 3 horas por dia, Analise Chars de pessoas que jogam esse mesmo tempo q vc, busque formas de farming de gente que joga do mesmo jeito q vc, NAO tente competir com os caras que jogam 12~14 Horas por dia, vc só vai se frustar com o jogo, ACEITE que vc nao tem condiçoes de chegar no nivel daqueles caras q sao TOP 1~10, se contente com o TOP 100 por exemplo.
Voce continua se divertindo do mesmo jeito.