[TÓPICO OFICIAL] Dragon Age: The Veilguard

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Joguei uma horinha e deu pra sentir um gostinho de leve.

Gostei de rodar "nativamente" na Steam, sem precisar do asqueroso launcher da EA;
Os gráficos são impressionantes aliados a um desempenho muito bom (é moda jogo AAA sair todo cagado em desempenho);
Gostei do Varric trazer o mesmo dublador do Dragon Age 2 e 3;
O criador de personagens é completíssimo e fenomenal;
Gostei do combate até agora que, apesar de bem diferente dos demais Dragon Age (na verdade, todos os jogos da série têm o combate diferente entre si), me pareceu bem satisfatório e criativo, meio diferente de tudo o que já rola por aí;

Estou neutro no que diz respeito à direção de arte mais cartunesca. Em geral, eu a achei bem, mas bem bacana mesmo, mas não para um jogo da série Dragon Age. Uma pegada mais "realista" no que diz respeito ao rosto dos personagens, e aquele sexismo clássico do Dragon Age (1 e 2, no Inquisition os decotões já tinham sido extintos) me fez falta;
Estou neutro no que diz respeito ao ELU/DELU. Porém, como já dito antes, se tem nerdola puto com isso, então sou a favor.

Odiei de morte não poder configurar as setas direcionais do teclado para a movimentação. O mesmo me ocorreu no lançamento do Cyberpunk 2077 (posteriormente foi arrumado isso), me forçando a zerar o jogo no ASWD, e também no Wukong, me forçando a zerar o jogo no joystick. Terei que, por enquanto se não consertarem isso, jogar o jogo no joystick, coisa totalmente inadmissível para uma série de jogos que, originalmente, é para PC;
Não gostei do lipsync dos personagens. Embora movimentem os lábios conforme o idioma falado, ainda soa muito estranha e plástica a gesticulação.

Estou acompanhando o tópico desde o preview e não tinha manifestado. Não vou ficar batendo na mesma tecla sobre linguagem neutra, gênero e etc. Só acho desnecessário a inclusão dessas modernices em franquias já estabelecidas como DA, mas isso já sabemos o porquê. Sou muito fã da franquia, inclusive tenho o Origins versão em disco até hoje, e devo ter umas 100 horas no Inquisition. Com certeza darei uma chance ao game no futuro e tirarei minhas próprias conclusões. Espero que pelo menos fechem a história do Solas.

Não.

Tem que comparar dragon age com dragon age e entender que de repente o título nunca furou a bolha em sua época. Que é diferente da atual onde o gênero tem feito mais sucesso.

Acho que o ideal seria comparar com o valor que foi gasto no jogo. Dizem que para se pagar ele tem que vender 5 milhões de unidades. Qualquer coisa abaixo disso é flop.

Sendo sincero o jogo tem uma pegada Woman Power, pq basicamente só tem mulher na party (3 até agora), e todas com personalidade forte e independentes.

Também precisa tomar cuidado onde clicar, porque se clicar errado é caixão. Pelo menos tudo é opcional até agora, nada forçado (ainda não cheguei na qunari trans)

eg7rTwr.jpeg

por enquanto o unico bug que apareceu pra mim eh que meu personagem tem cabelo branco e agora ele ta com cabelo preto.

Sendo sincero o jogo tem uma pegada Woman Power, pq basicamente só tem mulher na party (3 até agora), e todas com personalidade forte e independentes.

Também precisa tomar cuidado onde clicar, porque se clicar errado é caixão. Pelo menos tudo é opcional até agora, nada forçado (ainda não cheguei na qunari trans)

eg7rTwr.jpeg
Por caixão você quer dizer: "Seu cu não será perdoado"

eg7rTwr.jpeg

Que personagem maluco é esse? Como é que vocês conseguem jogar uma primeira run com uns personagens tão zueiros? 😄

Não tem ninguém jogando o jogo pelo visto mas vamos lá:

- Hook da história principal maneiro.
- Não tem com criar mulher bonita.
- Criei um warrior boladão.
- É RPG mas não tem a trindade (tank / healer / dps)
- Combate maneiro.
- Não tem com dar dodge no teclado se você tem algum periférico Razer (ou aquele que emula joystick) instalado.

Minhas primeiras impressões:

-Direção de cena está fantástica. Desde movimentação dos personagens e atuação (movimentos corporais e expressões faciais enquanto se fala). Cada um tem a sua personalidade impressa dos gestos corporais. Não lembro de um jogo tão bem feito neste ponto. Realmente concordo com Michael Douse, da Larian.

-Diálogos iniciais de apresentação bem coerentes mostrando um pouco de cada um e ambientando o cenário para relembrar quem jogou a muito tempo ou quem nunca jogou.

-Gráficos muuuito bons, com paleta de cores que é bem coerente com o que se espera de Tevinter, pelas poucas descrições que lembro de Inquisition, ou do estilo do Dorian e Krem. A paleta também vai de encontro com o tom "blood mage" dos Venatori.

-Mudança no estilo gráfico dos personagens. Eu penso que seria uma evolução natural do jogo Fable quando se gasta bastante tempo em atualizar para os dias modernos. Isso em relação aos personagens. O cenário está bem coerente com o que vi em Inquisition, considerando que é uma nova área e com diferentes arquiteturas, o que é de se esperar. Achei interessante que os personagens lembram alguns filmes da Pixar/Disney. Até mesmo as expressões faciais fazem lembrar um pouco. Gostei. Diferente, mas gostei. É um jeito de melhorar a parte gráfica com mescla de expressões melhores, mas sem exagerar nos polígonos e usando mais shader. Então, você sente uma melhorar gráfica e o jogo não fica tão pesado como seria se tentassem melhorar os gráficos neste jogo se baseando no Inquisition, que puxaria para um aspecto mais realista, com mais polígonos e dificuldades de gerenciar as expressões. Não em relação a captura de movimentos em si, mas em gerenciar a quantidade de vértices na hora de movimentar eles.

-Músicas muito boas para o começo do jogo, imergindo o jogador na história.

-A narrativa está muito boa, por conta disso tudo. Você começa o jogo já entrando nele de fato.

-Essa coisa de gênero já vem vindo de outros jogos e, por enquanto, é muito opcional. Não me importo com isso. Em relação ao Veilguard, não interfere no jogo, se a pessoa não estiver previamente enviesada. O "eu" pode ser do jeito que eu quiser. Agora, em relação a outros personagens, DA sempre deu bastante ênfase em personagens de todos os espectros desde o primeiro. Lembro agora principalmente do primeiro jogo e do Inquisition. No Inquisition, o Dorian é um representante de Tevinter (um estilo de homem da era do Romantismo, tipo Lord Byron). E é isso que deram continuidade nesse jogo. Segue o exemplo do Dorian do Inquisition.

-Lutas bem dinâmicas, e estou curtindo. Mas é o começo, então, tenho que esperar mais.

Por enquanto, estou muito feliz de ser um jogo que realmente parece continuação da história do Inquisition.

Última edição:
Preciso zerar alguns jogos antes, mas estou animado para jogar esse dragon age.

Bom joguei só o inicio aqui para ver como estava.

E aquilo que foi dito no review da IGN se confirmou e um Dragon Age 2 mesmo, a escolha de classes e idêntica ao do Dragon Age 2. O que para mim e desperdício do que foi o Origins e ate mesmo o Inquisition.

Mas hoje eu vou jogar mais um pouco para ver como está.

Não.

Tem que comparar dragon age com dragon age e entender que de repente o título nunca furou a bolha em sua época. Que é diferente da atual onde o gênero tem feito mais sucesso.

Cada um tem o direito de se basear nos dados que escolher, mas apenas para vc ter em mente:
  • Inquisition nao tem dados do lançamento, já que saiu na steam apenas em 2020 (6 anos depois do lançamento oficial do jogo).
  • DA:O saiu em 2009 onde vendas fisicas eram mais relevantes e a Steam era muito menor do que hj.

Última edição:
Bom joguei só o inicio aqui para ver como estava.

E aquilo que foi dito no review da IGN se confirmou e um Dragon Age 2 mesmo, a escolha de classes e idêntica ao do Dragon Age 2. O que para mim e desperdício do que foi o Origins e ate mesmo o Inquisition.

Mas hoje eu vou jogar mais um pouco para ver como está.

Também estou achando bem linear, mas estou gostando. Preciso jogar mais um pouco também. Não dá pra tirar conclusões ainda, mas esse início está bacana. Não ótimo, mas o suficiente para me prender e querer continuar.

Cada um tem o direito de se basear nos dados que escolher, mas apenas para vc ter em mente:
  • Inquisition nao tem dados do lançamento já que saiu na steam apenas em 2020 (6 anos depois do lançamento oficial do jogo).
  • DA:O saiu em 2009 onde vendas fisicas ainda eram mais relevantes e Steam era muito menor do que hj.

Sobre isso, postei um link de uma matéria uns posts acima. O jogo bateu recorde da desenvolvedora, superando o remaster da trilogia Mass Effect.

@Chico está certo. Vocês ainda comparam um jogo single player com jogos multiplayer, jogos gratuitos, jogos que custam 1/5 do valor, e acham que é flop.

E não levam em conta os consoles. Ontem tinha mais de mil análises na loja do PS5, no dia do lançamento. Tinha mais análises na loja do PS5 que na Steam, só pra dar uma ideia que esse jogo no console também deve ter vendido bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O jogo fez mais páginas nesse tópico antes de lançar, wtf.

Continue por aqui, vamos fazer mais páginas :)

eg7rTwr.jpeg
kkk ke karaio tamo lascado mesmo.

Primeira impressões de cerca de 2hrs de jogo.

Coisas boas: Combate achei bom (jogando de mage) mas continua muito fácil mesmo no modo mais dificil nightmare (todos jogos da bioware sao faceis demais mesmo), desempenho ta ok não caiu abaixo dos 70 fps em 1440p tudo no máximo (Rtx 3080/5800x3D). visualmente os cenários do game estão bonitos

Coisas ruins: -Personagens chatos e irritantes demais, parece que contrataram adolescentes do tumblr pra escrever os diálogos, estilo filme da de heroi da marvel. Estou rejogando a trilogia Mass Effect e os diálogos não tem nem comparação o nivel de qualidade. - Companions femininos feios demais, acho que eles fazem isso de propósito pra não agradar homens héteros

Acho que por 80% de desconto vale a pena pegar se não tiver nada melhor pra jogar no momento. Jogos da EA geralmente ficam com desconto rápido, não duvido que no Natal já esteja com 40% de desconto.

Algumas prints:

Qunari não binária elu/delu com corte de cabelo feminazi
rT5m4sT.jpeg
qRYTAgy.jpeg
1jjA3lr.jpeg
Ox2Brlj.jpeg
KJOkaSd.jpeg
on2TfZq.jpeg
Se na dificuldade mais difícil está fácil, então provavelmente jogar nessa dificuldade só aumenta HP dos bichos (esponja) e o player morre com 2 hits ? Se for, é só perda de tempo isso, pra deixar as coisas mais longas.

Vou testar esse game no futuro, não parece de todo mal, mas no momento a vontade está nula.

Parece que os companions não tem barra de vida e nem podem cair em batalha. Basicamente servem apenas como skills extras pro personagem principal .
Fiz um teste aqui agora, fiquei correndo so desviando dos mobs e os ataques básicos deles praticamente não dão dano, Mass Effect 1 em 2007 era melhor que isso :limo:

Segue o vídeo:

Resumindo: seus 2 parceiros de pt so servem pra usar skills e mais nada.

Eu falo com propriedade no assunto, tenho fácil 1000+ hrs contando Dragon Age e Mass Effect.

aw é phoda em, retrocesso gigantesco.

1- Sobre isso, postei um link de uma matéria uns posts acima. O jogo bateu recorde da desenvolvedora, superando o remaster da trilogia Mass Effect.

2- @Chico está certo. Vocês ainda comparam um jogo single player com jogos multiplayer, jogos gratuitos, jogos que custam 1/5 do valor, e acham que é flop.

3- E não levam em conta os consoles. Ontem tinha mais de mil análises na loja do PS5, no dia do lançamento. Tinha mais análises na loja do PS5 que na Steam, só pra dar uma ideia que esse jogo no console também deve ter vendido bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Continue por aqui, vamos fazer mais páginas :)

1- Remaster do Mass Effect não acho que é comparavel, querendo ou não apenas o primeiro jogo teve melhoras significativas o 2 teve até o downgrade da Miranda que pra mim era um dos maiores ASSets do jogo. Mas fique a vontadepra considerar o ME Legendary como preferir.

2- Quando eu pude escolher os jogos para comparar nao inclui nenhum jogo destas categorias que vc citou, talvez vc não tenha visto...

25ddaTP.jpeg

3 - Para colocar consoles na comparacão teria que colocar para todos os jogos e estes dados não são de facil acesso que nem e no Steam. Mas se usar apenas o Steam como metrica de comparacao a analise faz sentido.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar