Esse negócio de ganhar premiação ou não chega a ser meio irrelevante, sei lá, os critérios não são expostos e praticamente a votação popular agrega muito, então quem votar mais pode interferir. Red dead 2 perder para GOW e Uncharted 4 perder para Overwatch, por exemplo, não fazem tanto sentido na minha visão.
A maioria dos meus jogos favoritos não ganhou goty, apenas The Witcher 3 e Sekiro, mas RDR2, TLOU 1, Dark Souls, Yakuzas, Final Fantasy, RE, etc e etc, só perderam. E Elden Ring talvez perca também pra Zelda, mas não muda nada. A vibe que esses jogos me passaram e o que os jogos passam para cada um de vocês, é o que conta.
Goty é bom só para empresa, que vai ter um marketing gratuito, agregando muito valor ao produto e para a galera de consoles wars.
Eu acompanho muito grupos de Playstation, e mesmo o Horizon sendo jogão, uma grande parte perdeu o tesão no jogo, simplesmente pq tinha outro jogos com os holofotes, parece que pra eles Horizon perdeu o valor, isso é inacreditável kkkkk, pq o jogo é foda, o que importa é a experiência pessoal, então no fundo tudo está ligado a status, notas, mídia, etc. Eu acho muito estranho isso, de verdade.