Acho que o problemático fica na impossibilidade de resetar builds infinitamente. Significa que se você cagar sem querer na construção da build de pontos e já tiver esgotado seus resets, já era. Tem que upar char novo.
Acho que deveria ter resets ilimitados com um determinado cooldown, nem que fosse 1 semana - 1 mês de CD.
Não use as larvas a toa, quando você ver que vai querer resetar o personagem, faça backup do save e teste a nova build, se não gostar, aí volta o save, geral faz isso desde os DS.
Essa coisas de cooldown combina muito com mmo e tal, não vejo a From fazer algo do tipo, é a maioria acaba pegando dicas de build, calculadora etc para fazer pvp, se for ver bem, na real, nem é tão complicado, mas a liberdade e o não direcionamento acaba confundindo mesmo, principalmente pra quem está entrado nos jogos dela agora.
Tem jogos muito mais punitivos nessa questão de reset e build, um bom exemplo é o Pathfinder, além de ser complicado e extremamente complexo nesse sentido, eles colocam uma fortuna de dinheiro a cada reset, e tipo, controlamos 6 personagens e mais um monte fica de fora, acaba obrigando o jogador a fazer os "corres" (mods) para ter esse reset, nos jogos da From até que são bonzinhos nesse sentido kkk.
Mas eu também acho que deveria ter reset free, porque o pessoal acaba fazendo esquema de save para fazer esse reset, e eles sabem disso.