[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Boa Tarde
Qual o modelo da sua ONT ? A Huawei tem uns modelos ( Exemplo EG8145V5) tem um botão lateral que vc pode desabilitar o wi-fi ai vc liga um cabo da porta Lan da Huawei para a WAN do Roteador da TP-Link e cria a nova rede (nesse modelo vc vai ter o Huawei em modo Router) Outra opção é você desabilitar o wi-fi do modem da Huawei e ligar o Roteador novo (TP-LINK) em modo Acess Point, mas assim quem vai dar o IP é o Huawei o seu TP Llink vai ser apenas um ponto de acesso... Tem ainda a opção de comprar um modem Bridge (exemplo EG8010H) e remover o modem da Huawei... Mas ai não pode ser a V.Tal... Tem algumas possibilidaddes ai... Espero ter ajudado... Abraço
O modelo é HG8546M, eu quero trocar pois é um ONT antigo, sinal fraco, só 2,4 GHz e apenas 1 porta gigabit
Obs: não é o mesmo modelo que aparece no site oficial da Huawei quando você procura no Google, ele é parecido porém não tem os botões para desabilitar wifi, ele tem um botão que não é informado o que faz
 
Última edição:
O modelo é HG8546M, eu quero trocar pois é um ONT antigo, sinal fraco, só 2,4 GHz e apenas 1 porta gigabit
Obs: não é o mesmo modelo que aparece no site oficial da Huawei quando você procura no Google, ele é parecido porém não tem os botões pata desabilitar wifi, ele tem um botão que não é informado o que faz
Me adiciona no Discord caso queira uma ajuda pra fazer o que precisa. Te ajudo.
Discord: raelcx
 
Tudo certo com o pessoal que comprou o stick 2.5gb do Ali?
Nenhum defeito?

Sobre o aquecimento eu coloquei aqueles mini dissipadores estilo Raspberry para amenizar.
 
O modelo é HG8546M, eu quero trocar pois é um ONT antigo, sinal fraco, só 2,4 GHz e apenas 1 porta gigabit
Obs: não é o mesmo modelo que aparece no site oficial da Huawei quando você procura no Google, ele é parecido porém não tem os botões para desabilitar wifi, ele tem um botão que não é informado o que faz
Bom dia
Entra nas configurações do roteador Huawei (vc pode ver as configurações na etiqueta debaixo dele geralmente 192.168.18.1 ou 192.168.1.1. login e senha esta na etiqueta) ai entra em Wireless e desabilita o 2.4ghz... ai vai no router TP-Link (geralmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 login e senha admin) cria uma rede 2.4ghz e outra 5ghz... ai fechou... Espero ter ajudado... abraço
 
@feliphe_michelan, consegue ajudar o parceiro acima? Como vc conseguiu funcionar a Vsol na Oi, poderá ter alguma coisa faltando pro Felipe conseguir subir ela tmb
opa, foi mal pela demora, semana corrida.

Bom vamos la, não teve segredo nenhum, primeiro segui o post do @KILLME https://forum.adrenaline.com.br/thr...-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243/page-21, obrigado @KILLME por disponibilizar.

segundo acredito que a ONT que a operadora colocou aqui deve ser mais facil pegar as informações do que essas que você esta tentando, no caso a minha é um F670L.

terceiro setei tudo via CMD (TelNet) igual o post que eu citei acima, OBS: quando puxei a Vlan via comando # omcicli mib get 84 voltou uma vlan que dava IP mais não dava conexão, então usei a mesma que estava configurada na ONT da operadora, no caso da boi a 210.

Quarto, no meu roteador ( Asus RT ax88u ) setei o mac da ONT da operadora no mesmo, o meu roteador tem opção de clonar o nome do host no caso coloquei o serial Gpon da ONT da operadora. no caso da rede Vtal, não precisa mecher no mac da vsol, na verdade nem pode.

OBS: Vsol totalmente em bridge, quem manda na rede é meu Asus AX88U

na minha opinião o x da questão foi setar o serial number via Telnet GPON_SN (PON ID): flash set.







 
Última edição:
Pessoal, alguém que fez o procedimento com a Oi teve dificuldades em pegar a Vlan ID? Tentei diversas vezes aqui e não consigo, o comando trava e não exibe a vlan id
 
Pessoal, alguém que fez o procedimento com a Oi teve dificuldades em pegar a Vlan ID? Tentei diversas vezes aqui e não consigo, o comando trava e não exibe a vlan id
Geralmente quando o comando "omcicli mib get 84" retorna vazio é pq algum dado do "flash set" não está batendo

qual modem vc quer trocar? e quais comando está utilizando?
 
Geralmente quando o comando "omcicli mib get 84" retorna vazio é pq algum dado do "flash set" não está batendo

qual modem vc quer trocar? e quais comando está utilizando?
O modem é um G-140W-H.

Os settings estão dessa forma abaixo:

image.png
 
opa, foi mal pela demora, semana corrida.

Bom vamos la, não teve segredo nenhum, primeiro segui o post do @KILLME https://forum.adrenaline.com.br/thr...-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243/page-21, obrigado @KILLME por disponibilizar.

segundo acredito que a ONT que a operadora colocou aqui deve ser mais facil pegar as informações do que essas que você esta tentando, no caso a minha é um F670L.

terceiro setei tudo via CMD (TelNet) igual o post que eu citei acima, OBS: quando puxei a Vlan via comando # omcicli mib get 84 voltou uma vlan que dava IP mais não dava conexão, então usei a mesma que estava configurada na ONT da operadora, no caso da boi a 210.

Quarto, no meu roteador ( Asus RT ax88u ) setei o mac da ONT da operadora no mesmo, o meu roteador tem opção de clonar o nome do host no caso coloquei o serial Gpon da ONT da operadora. no caso da rede Vtal, não precisa mecher no mac da vsol, na verdade nem pode.

OBS: Vsol totalmente em bridge, quem manda na rede é meu Asus AX88U

na minha opinião o x da questão foi setar o serial number via Telnet GPON_SN (PON ID): flash set.








Quais foram os valores que você utilizou do F670L para o Vsol? Aqui não chega nenhum dado no comando omcicli mib get 84.
 
o software version tem que ser o da Nokia, nos dois campos, vc está usando o do ODI
Já tentei salvar algumas vezes o software version 1 e 2, mas sempre que reinício o ODI ele retorna a esses valores… tem alguma outra forma de setar isso sem ser pelo settings, pra ver se ele salva?
 
Tentei colocar todas as informações igual do ZTE pra ver se daria alguma diferença, mas num rolou.

B1AoqXh.png


@feliphe_michelan Faça esse comando aqui
Código:
omcicli mib get 131
e mostre qual é a OLT que é usada ai na sua região.
Você tem um zte ai?, por que não vai dar certo você colocar essas informações de um zte que não esta na base de dados deles né, não vai autenticar.

Mais facil você pedir pra trocar sua olt em uma zte igual a minha e pegar as info dela pra subir a vsol.

A minha vsol subiu pq a minha olt é uma zte f670L, então peguei os dados dela e coloquei na vsol e subiu.
 
Última edição:
Você tem um zte ai?, por que não vai dar certo você colocar essas informações de um zte que não esta na base de dados deles né, não vai autenticar.

Mais facil você pedir pra trocar sua olt em uma zte igual a minha e pegar as info dela pra subir a vsol.

A minha vsol subiu pq a minha olt é uma zte f670L, então peguei os dados dela e coloquei na vsol e subiu.
Você confundiu as informações, seu F670L é uma ONT, não OLT.

O Terminal de Linha Óptica (OLT) é o ponto de partida para a rede óptica passiva, a função primária da OLT é converter, enquadrar e transmitir os sinais para a rede PON e coordenar a multiplexação dos terminais da rede óptica para a transmissão upstream compartilhada.

olt_gpon_4pon_v1600g0_4sfp_2_10ge_uplink_1u_14737_1_20200902152954.jpg


O comando que pedi é justamente para saber qual é o equipamento que a BOI utiliza para fazer a sincronização ao seu ZTE, a resposta é um valor em HEX.
 
Já tentei salvar algumas vezes o software version 1 e 2, mas sempre que reinício o ODI ele retorna a esses valores… tem alguma outra forma de setar isso sem ser pelo settings, pra ver se ele salva?
Atualiza o firmware da VSol, aqui no fórum acho que tem até a v1.5
 
Já tentei salvar algumas vezes o software version 1 e 2, mas sempre que reinício o ODI ele retorna a esses valores… tem alguma outra forma de setar isso sem ser pelo settings, pra ver se ele salva?
Tenta
flash set OMCI_OLT_MODE 21
e setar novamente o software version 1 e 2


Atualiza o firmware da VSol, aqui no fórum acho que tem até a v1.5
O dele é o stick da ODI, então o firmware da Vsol não funciona
 
opa, foi mal pela demora, semana corrida.

Bom vamos la, não teve segredo nenhum, primeiro segui o post do @KILLME https://forum.adrenaline.com.br/thr...-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243/page-21, obrigado @KILLME por disponibilizar.

segundo acredito que a ONT que a operadora colocou aqui deve ser mais facil pegar as informações do que essas que você esta tentando, no caso a minha é um F670L.

terceiro setei tudo via CMD (TelNet) igual o post que eu citei acima, OBS: quando puxei a Vlan via comando # omcicli mib get 84 voltou uma vlan que dava IP mais não dava conexão, então usei a mesma que estava configurada na ONT da operadora, no caso da boi a 210.

Quarto, no meu roteador ( Asus RT ax88u ) setei o mac da ONT da operadora no mesmo, o meu roteador tem opção de clonar o nome do host no caso coloquei o serial Gpon da ONT da operadora. no caso da rede Vtal, não precisa mecher no mac da vsol, na verdade nem pode.

OBS: Vsol totalmente em bridge, quem manda na rede é meu Asus AX88U

na minha opinião o x da questão foi setar o serial number via Telnet GPON_SN (PON ID): flash set.








Aquele roteador da Asus é o RT AX88U?
 
Tenta
flash set OMCI_OLT_MODE 21
e setar novamente o software version 1 e 2



O dele é o stick da ODI, então o firmware da Vsol não funciona
Consegui setar o Software Version 1 e 2, com esse comando que você passou, porém não consigo descobrir a VLAN ainda, o comando continua travando. Alguma outra sugestão / ajuda?
 
Última edição:
Consegui configurar rede TIM (própria) na ONU V-Sol, porém toda vez que reinicio ela não consegue se conectar, preciso ficar recriando as interfaces para voltar a pegar IP, alguem já teve o mesmo problema? Reparei também que as vezes o meu IP é 179.X.X.X e as vezes 191.X.X.X...
 
Última edição:
Boa noite, estou tentando fazer a configuração da ont tp link xz000 - g3 + roteador tp link , ja vi videos de configuração e anotei todos os dados necessário , porém sou vivo região 2 e meu SLID aparece como 999999999 , alguem sabe me informar como posso proceder? Para fins de mais informação sou do RJ/RJ
 
Bom dia
Tenho um ONU UFiber Loco e gostaria de saber se alguem conseguiu fazer funcionar na Copel/LG ? Obrigado pela ajuda...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo