Uma coisa que eu acho meio ruim do "status quo" de jogadores MMO, e que vejo também ocorrendo com Elite: Dangerous, é como os jogadores não se apegam a lore de jogo, história, sobre o que está ocorrendo. Enfim, se "imergir" mesmo neste Role-Play, tentar ser parte da história, essas coisas. Acho que se os jogadores de MMO entrassem mais nesse "clima" dentro dos MMO's em geral, curtiriam mais.
Eu mesmo, passo bastante tempo lendo o que está acontecendo, e dá um senso muito maior de estar no universo, e acaba sendo muito mais legal, a minha experiência no jogo. Respeito o gosto de cada um, mas acho um desperdício e até "burrice", todos os jogadores de MMO entrarem em todo e qualquer jogo e querer fazer a mesma coisa. Só farmar, e ir atrás de ser o campeão de PvP e coisas assim. O cara nem sabe, na real, o que tá acontecendo e, faz coisas sem sentido, não se envolve com este lado que oferecem nos games, muitas vezes bem rico inclusive, acaba se direcionando a burlar as coisas que o jogo oferece, enfim.
Eu vejo todo o lore e os acontecimentos no Elite: Dangerous, como algo bem rico, inovador, interessante. Mas vejo, pelo menos nos forums, pouca gente falando ou se importando com isso. Como falei, um desperdício, e acho, como dev de games também, que isso é que desmotiva os devs a irem além, dentro de um cenário MMO, deixando as histórias nestes jogos cada vez mais superficiais e banais... a ponto da galera achar que a única solução é ter uma "campanha" single-player.
Acho isso mais um problema da cabeça dos jogadores, deste status quo de sempre querer jogar do mesmo jeito um jogo, não importa se é no espaço, um shooter, etc, sempre "jogam" ou querem fazer a mesma coisa, sem se envolver com o "universo" que aquele jogo te oferece para imergir-se.
Creio que a maioria sempre fica na defensiva. Acha que se diverte do que jeito que faz. Mas o que vejo, é gente com esta postura sempre infeliz, com todo e qualquer jogo que joga, não muito depois de começar a jogá-lo. Já acha que não tem nada. Que não tem nada pra fazer. Que é tudo a mesma coisa. Acho que isso é muito reflexo disso. Dos jogadores serem mais Role Play e participar do RPG deste jogos, ao invés de só ficar com a parte do ganhar experiência, farmar, ficar nas leaderboards, e ter riquezas.
Por isso que os MMO's estão cada vez mais, meio morrendo, e não há um que agrade por muito tempo. Falta de interesse. É tudo sobre esta "diversão" aí, que na minha opinião, é só gente que não sabe se divertir tanto assim com o que estes games oferecem.
Isto sendo dito, tomara que o pessoal de Elite não desanime nesse sentido também, e fique só focando mais e mais em agradar esses PvP'ers que nunca serão agradados de qualquer forma, pois pra eles, a satisfação é só matar e brincar no "playground" mas sem sentido algum do que aquele "playground" representa.
tl;dr Jogadores de MMO que percebo, e Elite não tem sido diferente, é como o cara ir na Disney, com vários parques temáticos de temas diferentes, e achar que tudo e todos é a mesma coisa, porque você não se imerge no "tema" de nenhum, aí, as brincadeiras acabam sendo as mesmas, ou você fica com esta sensação. Erro mais dos jogadores agirem assim, do que dos devs ao meu ver. Povo precisa voltar a mentalidade do Role Play, do foco em participar e se imergir em Lore, e parar com a mentalidade de Shooter Arena, ao jogar todo e qualquer multiplayer.
Inclusive, vejo que os jogadores que mais permanecem nestes jogos, e satisfeitos, são em geral, quem faz e joga exatamente desta forma que estou falando, não os "super PvP'ers, farmar/farmar, campeão sulamericano". Eternamente infelizes no geral, felicidades por pouco tempo, e nem percebem que o erro está na atitude deles para com o jogo, e não problema do jogo em si.