As principais tecnologias para conseguir uma instancia com 1000 players jogando num sistema solar inteio sao, Object Container Stream, ICache e Server Meshing. A primeira ja esta concluida e ~e justamente isso que vc falou, pouco importa para mim, o que um player esta fazedno do outro lado do sistema. Porem, para o servidor, isso ~e importante, pois tudo que acontece no sistema ~e persistido nos minimos detalhes, seja para alimentar a economia, ou ate mesmo, persistir um item que vc deixou no chao em um planeta qualquer. Esta tecnologia ~e o ICache que esta parcialmente implementada. Com tudo isso acontecendo, atualmente o tick rate do servidor fica em torno de 15, ou seja, fraps baixos quando tem muita coisa acontecendo, ai que entra o server meshing. Uma instancia espalhada por varios servidores. Esta tecnologia vem no final do ano e vai possibilitar, teoricamente, uma instancia de centenas de players com performance boa.
Mas concordo com o que vc falou sim. Elite ~e um jogo mais completo com bem menos bugs! Porem limitado e para conseguir o que o Star Citizen esta propondo, Elite teria que ser reescrito.
Mas elite nunca funcionaria se fosse feito como star citizen esse é o problema. Star citizen tem um espaço limitado e mesmo assim sofre e vai sofrer ainda mais até resolver os problemas de persistência. Imagina a galáxia inteira do elite, 400+ bilhões de estrelas, trilhões de planetas tudo funcionando em uma grande instancia, impraticável.
Dificilmente vai existir um jogo espacial igual elite com essa fidelidade astronômica. Star Citizen vai ter a ideia de imersão e tal, caso dê certo vai ser bom com certeza mas Elite é um orgasmo para quem ama astronomia e física. Tanto que foi elogiado inúmeras vezes por funcionários da nasa.